Estudo de A Sentinela, Semana de 18 a 24 de julho de 2022, A Mensagem de Revelação para Você no Futuro, Respostas Sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 18-24 de julho de 2022, Mensagem do Apocalipse para você no futuro, respostas sublinhadas.

1. Que decisão importante todos devem tomar?

Hoje, todos têm uma decisão muito importante a tomar: apoiarão Jeová como o governante legítimo do universo ou ficarão do lado de Satanás, o inimigo perverso de Deus? Você não pode ser neutro sobre isso. Ganhar a vida eterna depende dessa decisão (Mt 25:31-33, 46). Durante a “grande tribulação”, os servos fiéis de Jeová serão marcados para sobreviver (Ap 7:14; Ez 9:4, 6). E o povo que tiver a marca da fera será destruído (Ap 14:9-11).

2. a) O que Hebreus 10:35-39 nos encoraja a fazer? (b) Como o livro de Apocalipse nos ajuda?

(Leia Hebreus 10:35-39). Se você já está do lado do governo de Jeová, tomou uma boa decisão. Certamente agora você quer ajudar os outros a fazer o mesmo. Bem, o que o livro de Apocalipse diz pode ser muito útil para você. Por um lado, este livro nos diz o que acontecerá com aqueles que se opõem a Jeová. E, por outro, ele destaca as bênçãos que virão para aqueles que apoiam lealmente seu governo. Faremos bem em considerar esses ensinamentos importantes, porque isso nos ajuda a estar mais determinados a continuar servindo a Jeová. Além disso, podemos usar o que aprendemos para encorajar outros a tomar a decisão certa e não recuar.

3. Que perguntas responderemos neste artigo?

Neste artigo, responderemos a estas perguntas: O que espera aqueles que apoiam o governo de Deus? E o que acontecerá com aqueles que decidirem apoiar a fera vermelha escarlate mencionada no livro de Apocalipse?

O QUE ESPERA AQUELES QUE SÃO FIÉIS

4. Que grupo o apóstolo João vê junto com Jesus no céu?

O apóstolo João vê em uma visão dois grupos que apoiam o governo de Jeová e recebem a vida eterna com todas as suas bênçãos. O primeiro grupo é formado por 144.000 indivíduos (Ap 7:4). Eles são da Terra, e vão para o céu para formar, junto com Jesus, um governo ou Reino. Todos juntos reinam sobre a Terra (Ap 5:9, 10; 14:3, 4). João os vê de pé com Jesus no Monte Sião celestial (Ap 14:1).

5. O que acontecerá em breve com os restantes cristãos ungidos na Terra?

Desde o tempo dos apóstolos até os dias atuais, milhares de pessoas foram selecionadas para fazer parte dos 144.000 (Lucas 12:32; Romanos 8:17). Mas Juan é informado de que durante os últimos dias apenas um remanescente, ou uma pequena parte, desse grupo seria deixado vivo na Terra. Antes de começar a grande tribulação, esses cristãos ungidos “restantes” receberão o “selo” definitivo, isto é, a aprovação final de Jeová. Rev. 7:2, 3; 12:17. Então, em algum ponto da grande tribulação, esse remanescente será levado ao céu para estar com o restante dos 144.000 que morreram fiéis e já estão lá. Eles governarão com Jesus no Reino de Deus (Mt 24:31; Ap 5:9, 10).

6, 7. (a) Que grupo João vê em seguida, e o que sabemos sobre eles? (b) Por que o restante dos cristãos ungidos e a “grande multidão” devem estar interessados ​​em Revelação, capítulo 7?

Depois de ver o grupo no céu, João vê "uma grande multidão". Ao contrário dos 144.000, este segundo grupo não pode ser contado (Ap 7:9, 10). O que sabemos sobre eles? Foi dito a João: “Eles são os que saem da grande tribulação; lavaram as suas vestes compridas e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Ap 7:14). Depois de sobreviver à grande tribulação, esta “grande multidão” viverá na terra e desfrutará de maravilhosas bênçãos (Sal. 37:9-11, 27-29; Prov. 2:21, 22; Ap. 7:16, 17).

Independentemente de termos sido escolhidos para ir para o céu ou para ficar na Terra, todos devemos nos ver “na imagem” descrita em Apocalipse capítulo 7, certo? Será um momento muito emocionante para esses dois grupos de servos de Deus! Ficaremos muito, muito felizes por termos decidido apoiar o governo de Jeová. O que mais o livro de Apocalipse nos diz sobre a grande tribulação? (Mt 24:21).

O QUE ESPERA AQUELES QUE SE OPOSTAM A DEUS

8. Como a grande tribulação começará e qual será a reação da maioria das pessoas?

Como vimos no artigo anterior, as organizações políticas deste mundo em breve atacarão Babilônia, a Grande, a coleção de falsas religiões do mundo (Ap 17:16, 17). Com esse ataque começará a grande tribulação. Isso fará com que as pessoas se agrupem para adorar a Jeová? Não, muito pelo contrário. De acordo com Apocalipse capítulo 6, naquele momento decisivo, aqueles que não servem a Jeová buscarão proteção nos sistemas políticos e comerciais deste mundo, que neste capítulo da Bíblia são comparados a montanhas. Como essas pessoas não tomarão o lado do Reino de Deus, Jeová as considerará seus inimigos (Lucas 11:23; Apoc. 6:15-17).

9. Por que o povo de Jeová chamará muita atenção durante a grande tribulação, e qual será o resultado?

Os servos fiéis de Jeová sem dúvida chamarão muita atenção durante esse período de tribulação e aflição. Eles serão o único grupo na terra que continua a servir a Jeová e se recusa a apoiar “a fera” (Ap 13:14-17). Ao vê-los tão firmes, os que se opõem a Jeová ficarão furiosos. Como resultado, uma coalizão ou grupo de nações atacará o povo de Deus em toda a Terra. A Bíblia se refere a esse ato insano de agressão como o ataque de Gogue de Magogue (Ezequiel 38:14-16).

10. De acordo com Apocalipse 19:19-21, qual será a reação de Jeová quando seu povo for atacado?

Qual será a reação de Jeová quando esse ataque cruel contra seu povo ocorrer? Ele mesmo nos diz: “A minha grande fúria será desencadeada” (Ez 38:18, 21-23). Apocalipse capítulo 19 explica o que acontecerá a seguir. Jeová enviará seu Filho para defender seu povo e derrotar seus inimigos. E Jesus não estará sozinho; “os exércitos do céu” o acompanharão, isto é, os anjos fiéis junto com os 144.000 (Ap 17:14; 19:11-15). Como essa guerra vai acabar? Na destruição total de todas as pessoas e organizações que se opõem a Jeová (leia Apocalipse 19:19-21).

DEPOIS DA GUERRA, UM CASAMENTO É REALIZADO

11. Qual é o evento mais emocionante do livro de Apocalipse?

Como os cristãos fiéis na Terra se sentirão quando virem que sobreviveram à aniquilação dos inimigos de Deus? Eles não serão capazes de conter a alegria! E, embora haja gritos de alegria no céu quando Babilônia, a Grande, desaparecer, haverá uma causa ainda maior de felicidade (Ap 19:1-3). Na verdade, é o evento mais emocionante do livro de Apocalipse: “as bodas do Cordeiro” (Ap 19:6-9).

12. Quando será o casamento do Cordeiro? (Apocalipse 21:1, 2).

Quando será o casamento? Embora todos os 144.000 estejam no céu pouco antes do início do Armagedom, não será a hora de celebrar as bodas do Cordeiro (leia Apocalipse 21:1, 2). O casamento acontecerá após a guerra do Armagedom, quando todos os inimigos de Deus forem eliminados (Sl. 45:3, 4, 13-17).

13. Que significado tem as bodas do Cordeiro para quem delas participa?

Que significado tem as bodas do Cordeiro para quem delas participa? Em um casamento, um homem e uma mulher se reúnem. Pois bem, neste casamento simbólico, o Rei, Jesus Cristo, e sua “noiva”, os 144.000, se reúnem. Com este evento emocionante, Jesus e os 144.000 começarão a reinar juntos na Terra por 1.000 anos (Ap 20:6).

UMA CIDADE ESPLENDIDA E NOSSO FUTURO

14, 15. A que se comparam os 144.000 em Apocalipse 21? (Veja o desenho da capa.)

A seguir, em Apocalipse capítulo 21, os 144.000 são comparados a uma bela cidade chamada “a Nova Jerusalém” (Ap 21:2, 9). Esta cidade tem “12 pedras para os seus fundamentos”, e nelas estão escritos “os 12 nomes dos 12 apóstolos do Cordeiro”. Certamente isso chama a atenção de Juan. Por quê? Porque você vê seu nome escrito em uma dessas pedras. Que grande honra! (Ap. 21:10-14; Ef. 2:20).

Esta cidade simbólica é diferente de qualquer outra. Sua rua principal é de ouro puro, seus 12 portões são 12 pérolas, a parede e os fundamentos são adornados com pedras preciosas, e tem a forma de um cubo perfeito (Ap 21:15-21). Mas Juan percebe que algo está faltando. O que será? Ele diz: “Não vi nenhum templo nela, porque Jeová Deus, o Todo-poderoso, é o seu templo, assim como o Cordeiro é. A cidade não precisa do sol nem da lua para brilhar sobre ela, porque a glória de Deus a ilumina e sua lâmpada é o Cordeiro” (Ap 21:22, 23). Aqueles que fazem parte da Nova Jerusalém terão acesso direto a Jeová (Heb. 7:27; Ap. 22:3, 4). É por isso que se diz que Jeová e Jesus são o templo da cidade.

16. Que bênçãos a humanidade terá durante o Reinado Milenar do Reino de Deus?

Os cristãos ungidos estão muito animados ao pensar nesta cidade. Mas também deve interessar aos cristãos que esperam viver na Terra. Durante o Reinado Milenar do Reino de Deus, a Nova Jerusalém derramará inúmeras bênçãos sobre a Terra. João vê que essas bênçãos fluem como “um rio de água da vida” e que em ambas as margens há “árvores da vida” que produzem folhas “para curar as nações” (Ap 22:1, 2). Todos os seres humanos que vivem nessa época terão a oportunidade de desfrutar de todas essas dádivas. E aqueles que são obedientes aos poucos alcançarão a perfeição. Não haverá mais doença ou dor ou lágrimas de tristeza. (Apoc. 21:3-5).

ILUSTRAÇÃO:

A cidade simbólica chamada Nova Jerusalém desce do céu e brilha. Um rio flui dessa cidade. Nas duas margens do rio há árvores que dão frutos.

Apocalipse capítulo 21 diz que a Nova Jerusalém desce “do céu, de onde Deus está”. Durante o Reinado de Mil Anos, esta cidade simbólica derramará inúmeras bênçãos sobre os seres humanos obedientes. (Ver parágrafos 14 a 16).

17. Quem desfrutará das bênçãos do Reinado Milenar? (Apocalipse 20:11-13).

Quem vai curtir esses presentes maravilhosos? Em primeiro lugar, a grande multidão que sobreviverá ao Armagedom e os filhos que nascerão no novo mundo. Mas não são os únicos. Apocalipse capítulo 20 promete que os mortos serão ressuscitados (leia Apocalipse 20:11-13). E quem retornará à vida na Terra? Tanto os “justos”, isto é, servos fiéis de Jeová que morreram no passado, quanto os “injustos”, isto é, aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer a Jeová (Atos 24:15; João 5:28, 29). ). Isso significa que todos serão ressuscitados na Terra durante o Reinado de Mil Anos? Não. Aqueles que recusaram propositalmente a oportunidade de servir a Jeová antes de morrer nunca mais viverão. Eles já tiveram sua chance e provaram que não mereciam viver no Paraíso (Mateus 25:46; 2 Tessalonicenses 1:9; Apoc. 17:8; 20:15).

ILUSTRAÇÃO:

Um grupo de pessoas aproveita a vida no paraíso. Ao fundo está um rio que flui da cidade simbólica chamada Nova Jerusalém. Nas duas margens do rio há árvores frondosas.

Quem receberá as bênçãos representadas por “um rio” e por “árvores”? (Ver parágrafos 16 e 17).

O FINAL

18. Em que situação estará a humanidade ao final dos 1.000 anos?

No final dos 1.000 anos, todos os que vivem na Terra terão alcançado a perfeição. Ninguém sofrerá os efeitos do pecado que Adão nos deixou como herança (Rm 5:12). Nenhum vestígio da maldição do pecado de Adão permanecerá. Pode-se dizer que, ao final dos 1.000 anos, os habitantes da Terra voltarão à vida porque serão seres humanos perfeitos (Ap 20:5).

19. Por que será necessário um teste final?

Sabemos que Jesus, que era um homem perfeito, permaneceu fiel a Deus apesar de tudo que Satanás fez para testá-lo. Mas todos os seres humanos perfeitos farão o mesmo quando Satanás tiver a chance de testá-los? Cada um deles terá que responder a esta pergunta quando os 1.000 anos terminarem e Satanás for libertado do abismo (Ap 20:7). Aqueles que forem fiéis durante a prova final receberão a vida eterna e finalmente desfrutarão a verdadeira liberdade (Rm 8:21). Mas aqueles que se rebelarem serão destruídos para sempre, assim como o diabo e seus demônios (Ap 20:8-10).

20. Como você se sente depois de analisar as emocionantes profecias do Apocalipse?

Como você se sente após esta breve revisão do livro de Apocalipse? Você está animado para se ver “na foto”, vivendo o cumprimento dessas impressionantes profecias? Sente o desejo de convidar outros a participar na adoração pura de nosso Deus? (Apoc. 22:17). Depois de considerar esses emocionantes eventos futuros, com certeza ficaremos entusiasmados e queremos dizer o que o apóstolo João disse: “Amém! Vem, Senhor Jesus” (Ap 22:20).

O QUE VOCÊ RESPONDE?

Que decisão devemos tomar agora?

Todos têm uma decisão muito importante a tomar: apoiarão Jeová como o governante legítimo do universo ou ficarão do lado de Satanás, o inimigo maligno de Deus?

O que é "as bodas do Cordeiro"?

Pois bem, neste casamento simbólico, o Rei, Jesus Cristo, e sua “noiva”, os 144.000, se reúnem. Com este evento emocionante, Jesus e os 144.000 começarão a reinar juntos na Terra por 1.000 anos.

Que bênçãos aguardam os servos fiéis de Jeová?

João vê que essas bênçãos fluem como "um rio de água da vida" e que em ambas as margens há "árvores da vida" que produzem folhas "para curar as nações". Todos os seres humanos que vivem nessa época terão a oportunidade de desfrutar de todas essas dádivas. E aqueles que são obedientes aos poucos alcançarão a perfeição. Não haverá mais doença ou dor ou lágrimas de tristeza.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários