Estudo de A Sentinela, Semana de 11 a 17 de julho de 2022, A Mensagem de Revelação para os Inimigos de Deus, Respostas Sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 11-17 de julho de 2022, A mensagem de revelação aos inimigos de Deus, respostas sublinhadas.
1. De acordo com o livro de Apocalipse, o que Satanás faz contra os servos de Deus?
O livro do Apocalipse mostra que o Reino de Deus já está governando no céu e que Satanás foi lançado na Terra (Ap 12:1-9). Isso foi um alívio para quem mora no céu, mas nos trouxe mais problemas. Por quê? Porque Satanás desencadeia sua fúria contra os servos de Jeová que vivem na terra (Ap 12:12, 15, 17).
2. O que nos ajudará a permanecer firmes?
Como podemos permanecer firmes contra os ataques de Satanás? (Apoc. 13:10). Algo que vai nos ajudar é saber o que vai acontecer no futuro. Por exemplo, em Apocalipse, o apóstolo João fala de algumas das bênçãos que em breve virão para nós. Um deles será a destruição dos inimigos de Deus. Vejamos a descrição que o Apocalipse faz deles e o que os espera.
INIMIGOS DE DEUS SÃO DESCRITOS “EM SINAIS”
3. Quais são alguns dos sinais ou símbolos usados em Apocalipse?
O primeiro versículo do Apocalipse deixa claro que o que está escrito neste livro é apresentado "em sinais" ou símbolos (Ap 1:1). Os inimigos de Deus são apresentados de forma simbólica, como se fossem feras. Por exemplo, fala de "uma fera que subiu do mar" e "tinha 10 chifres e 7 cabeças" (Ap 13:1). Isto é seguido por "outra fera subindo da terra". Ele fala como um dragão e “chama fogo do céu” (Ap 13:11-13). Daí , há menção de “uma fera vermelho-escarlate” na qual uma prostituta está sentada. Essas três feras representam inimigos que há muito se opõem a Jeová e ao seu Reino. É por isso que é importante que saibamos quem eles são (Ap 17:1, 3).
4, 5. Como Daniel 7:15-17 nos ajuda a entender o significado dos símbolos em Apocalipse?
Antes de descobrirmos quem são esses inimigos, precisamos entender o que esses símbolos representam. Para isso, é melhor deixar a Bíblia explicar. Muitos dos símbolos do Apocalipse já são mencionados em outros livros da Bíblia. Por exemplo, o profeta Daniel teve um sonho em que viu “quatro grandes animais subindo do mar” (Dn 7:1-3). E o próprio Daniel nos diz que esses enormes animais representam quatro “reis” ou governos (leia Daniel 7:15-17). Essa explicação clara nos ajuda a entender que as bestas do Apocalipse também devem representar governos políticos.
Vamos dar uma olhada em alguns dos símbolos no livro do Apocalipse. Nesta análise, a Bíblia nos ajudará a entender seu significado. Vamos começar com os animais selvagens. Primeiro veremos quem eles representam. Depois falaremos sobre o que acontecerá com essas feras. E, finalmente, mencionaremos algumas lições práticas para nós.
OS INIMIGOS DE DEUS SÃO IDENTIFICADOS
6. O que representa a fera de sete cabeças mencionada em Revelação 13:1-4?
O que representa a fera de sete cabeças? (Leia Apocalipse 13:1-4). A Bíblia diz que esta besta se parece com um leopardo, mas seus pés são como os de um urso e sua boca é como a de um leão, e tem 10 chifres. As quatro bestas de Daniel capítulo 7 também têm essas características, mas separadamente. No entanto, Apocalipse fala de uma única besta que tem todas essas características. Portanto, esta fera não representa um único governo ou império mundial. Apocalipse diz que ele tem “autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação”. Assim, seu poder é maior do que o de qualquer governo de um país (Ap 13:7). Portanto, esta fera representa todos os governos que dominaram a humanidade ao longo da história.(Ecl. 8:9).
7. O que representam as sete cabeças da fera?
O que as sete cabeças representam? Encontramos uma pista em Apocalipse capítulo 17, onde é descrita uma imagem da besta que é mencionada no capítulo 13. Apocalipse 17:10 diz: “Há 7 reis: 5 caíram, um existe e o outro ainda não veio ; mas quando ele chega, ele tem que ficar por um curto período de tempo.” De todos os governos que Satanás usou, há sete que podem ser comparados a "cabeças" porque tiveram um papel de destaque. São impérios mundiais que tiveram um grande impacto sobre o povo de Deus. Nos dias do apóstolo João, cinco desses impérios já haviam governado e caído: Egito, Assíria, Babilônia, Medo-Pérsia e Grécia. A sexta, que era Roma, estava no poder quando João recebeu esta revelação. Qual seria o sétimo e último império ou cabeça?
QUATRO BESTAS ENORMES
ILUSTRAÇÃO:
As quatro enormes bestas de Daniel capítulo 7 saem do mar, representando a humanidade. A primeira besta é como um leão e tem asas de águia. O segundo é como um urso e tem costelas na boca. O terceiro é como um leopardo e tem quatro asas e quatro cabeças. O quarto é extremamente forte e tem dentes de ferro e dez chifres.
Eles vêm “do mar” (Dn 7:1-8, 15-17). Eles representam potências mundiais que tiveram um relacionamento proeminente com o povo de Deus desde os dias de Daniel. (Ver parágrafos 4 e 7).
8. Quem representa a sétima cabeça da fera?
Como veremos, as profecias do livro de Daniel nos ajudam a conhecer a identidade da sétima e última cabeça da fera. Que potência mundial tem governado neste tempo do fim, “no dia do Senhor”? (Apoc. 1:10). A potência mundial formada pelo Reino Unido e os Estados Unidos. Assim, podemos dizer que esta é a sétima cabeça da fera de Apocalipse 13:1-4.
A BESTA SELVAGEM DE SETE CABEÇAS
ILUSTRAÇÃO:
A fera de sete cabeças surge do mar, representando a humanidade. Tem 10 chifres e 10 coroas, e se parece com um leopardo com pés de urso e boca de leão.
Ele surge “do mar” e tem 7 cabeças, 10 chifres e 10 coroas (Ap 13:1-4). Representa todos os governos que dominaram a humanidade ao longo da história. As sete cabeças representam sete potências mundiais que tiveram um relacionamento notável com o povo de Deus. (Ver parágrafos 6 a 8).
UMA BESTA SELVAGEM QUE TEM DOIS CHIFRES COMO UM CORDEIRO
9. A quem representa a fera que tem “dois chifres semelhantes a um cordeiro”?
A seguir, o capítulo 13 de Apocalipse nos conta como atua o poder representado pela sétima cabeça, ou seja, o Reino Unido e os Estados Unidos. Ele a apresenta como outra besta e a descreve assim: "Tinha dois chifres como um cordeiro, mas começou a falar como um dragão". Esta fera “faz grandes sinais; Ele até mesmo faz descer fogo do céu à terra à vista dos homens” (Ap 13:11-15). E os capítulos 16 e 19 de Apocalipse a chamam de “a falsa profeta” (Ap 16:13; 19:20).Falando sobre o que a potência mundial formada pelo Reino Unido e os Estados Unidos está fazendo, Daniel mencionou algo semelhante, pois disse: “Causará grande destruição” (Dan. 8:19, 23, 24, nota de rodapé). E foi exatamente isso que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. As duas bombas atômicas que levaram ao fim desse conflito foram resultado do trabalho conjunto de cientistas britânicos e americanos. Foi assim que a potência mundial formada pelo Reino Unido e os Estados Unidos fez “descer fogo do céu à terra”.
ILUSTRAÇÃO:
A fera que tem dois chifres como um cordeiro que é mencionado em Apocalipse. Ele emerge da sétima cabeça da fera de sete cabeças e termina no lago de fogo.
Ele se ergue “da terra” e fala “como um dragão”. Ele faz "descer fogo do céu" e, em seu papel de "falso profeta", realiza sinais (Ap 13:11-15; 16:13; 19:20). A potência mundial formada pelo Reino Unido e os Estados Unidos é representada como uma besta de dois chifres e um falso profeta porque engana "os que vivem na terra" e lhes diz para "fazer uma imagem" da "fera" de 7 cabeças e 10 chifres. (Ver parágrafo 9).
10. O que representa “a imagem da fera”? (Apocalipse 13:14, 15; 17:3, 8, 11).
Agora vemos outra fera. Parece muito com a fera de sete cabeças, mas esta é vermelha escarlate. Apocalipse a chama de “a imagem da fera” e diz que é “um oitavo rei” (leia Apocalipse 13:14, 15; 17:3, 8, 11). * Diz-se que este "rei" apareceu, depois desapareceu e depois reapareceu. Isso se encaixa muito bem com o que aconteceu com a Organização das Nações Unidas, que promove os interesses do sistema político mundial. Em seus primórdios, era chamada de Liga das Nações. Em seguida, deixou de existir durante a Segunda Guerra Mundial. E com o tempo ressurgiu como a conhecemos hoje.
11. O que as feras políticas farão, e por que não devemos ter medo?
Com sua propaganda, as feras políticas incitarão as pessoas a se oporem a Jeová e seu povo. Por assim dizer, eles reunirão “os reis de toda a terra habitada” para o Armagedom, “a guerra do grande dia de Deus, o Todo-Poderoso” (Ap 16:13, 14, 16). Mas não devemos ter medo. Nosso grande Deus, Jeová, reagirá imediatamente para salvar todos aqueles que apóiam seu governo (Ez 38:21-23).
12. O que acontecerá com todas as feras?
O que acontecerá com todas as feras? Apocalipsis 19:20 da la respuesta: “La bestia salvaje fue atrapada, y junto con ella el falso profeta que realizó delante de ella las señales con las que engañó a los que recibieron la marca de la bestia salvaje ya los que adoran a la imagen dela. Enquanto ainda estavam vivos, os dois foram lançados no lago de fogo que arde com enxofre”. Assim, enquanto eles ainda estiverem governando, os inimigos políticos de Deus serão destruídos para sempre.
13. Que situação difícil os cristãos enfrentam por causa dos governos?
Lições para nós. Os cristãos devem ser leais a Deus e seu Reino (João 18:36). Para conseguir isso, devemos ser neutros e não nos envolvermos nos assuntos políticos deste mundo. Mas isso pode ser muito difícil, pois os governos querem que lhes dêmos todo o nosso apoio, tanto em palavras quanto em ações. Aqueles que cedem a essa pressão recebem a marca da fera (Ap 13:16, 17). E aqueles que têm a marca perdem a aprovação de Jeová e a oportunidade de viver para sempre (Ap 14:9, 10; 20:4). Quão importante é permanecermos totalmente neutros, não importa o quanto os governos nos pressionem para apoiá-los.
UM VERGONHOSO FIM PARA A GRANDE PROSTITUTA
14. O que o apóstolo João vê que o surpreende totalmente? (Apocalipse 17:3-5).
O apóstolo João diz que viu outra coisa que o deixou “totalmente atônito”. Que era? Uma mulher que estava sentada em uma dessas feras ferozes (Ap 17:1, 2, 6). Ela é descrita como uma "grande prostituta" e seu nome é "Babilônia, a Grande". Ela tem "relações sexuais imorais" com "os reis da terra" (leia Apocalipse 17:3-5).
15, 16. O que é “Babilônia, a Grande”, e como sabemos?
O que é “Babilônia, a Grande”? Esta mulher não pode representar uma organização política porque o Apocalipse diz que ela tem relações sexuais imorais com os líderes políticos do mundo (Ap 18:9). O fato de ela estar sentada na fera mostra que ela está tentando controlá-los. Tampouco pode representar as gananciosas organizações comerciais do mundo de Satanás, pois o Apocalipse fala delas mais tarde e as chama de "comerciantes da terra" (Ap 18:11, 15, 16).
Na Bíblia, as idéias de prostituição e adultério são frequentemente usadas em um sentido espiritual. Eles podem se referir a alguém que afirma servir a Deus, mas pratica alguma forma de idolatria ou faz amizade com o mundo de alguma outra forma (1 Crônicas 5:25; Tg 4:4). Em vez disso, para falar de uma pessoa que é fiel a Deus, as palavras casta ou virgem são usadas (2 Coríntios. 11:2; Apoc. 14:4). A antiga Babilônia era uma cidade onde abundava a religião falsa. Assim, Babilônia, a Grande, tem de representar a adoração falsa em todas as suas formas. Na verdade, é a coleção de religiões falsas no mundo (Ap. 17:5, 18; veja o artigo do jw.org “O que é Babilônia, a Grande?”).
17. O que acontecerá com Babilônia, a Grande?
O que acontecerá com Babilônia, a Grande? Revelação 17:16, 17 diz: “Os 10 chifres que viste e a fera odiarão a prostituta e a deixarão arruinada e nua. Eles comerão sua carne e ela será completamente queimada pelo fogo. Porque Deus colocou em seus corações para realizar o seu pensamento.” Sim, Jeová fará com que as nações usem a fera vermelha escarlate, isto é, as Nações Unidas, para atacar as falsas religiões deste mundo e destruí-las completamente (Ap 18:21-24).
UMA BESTA SELVAGEM VERMELHA ESCARLATE
ILUSTRAÇÃO:
Uma prostituta sentada em uma fera vermelha escarlate que tem 7 cabeças e 10 chifres. A besta acaba no lago de fogo.
Nela está sentada uma prostituta, Babilônia, a Grande. Esta besta é considerada o oitavo rei (Ap 17:3-6, 8, 11). No início, a prostituta controla a fera, mas depois a fera a destrói. A prostituta representa o conjunto das falsas religiões do mundo. A besta hoje representa a Organização das Nações Unidas, que promove os interesses do sistema político mundial. (Ver parágrafos 10 e 14 a 17).
18. O que devemos fazer para não ter nada a ver com Babilônia, a Grande?
Lições para nós. É importante que nos apeguemos à “forma de adoração” que Deus considera “pura e imaculada” (Tg 1:27). Nunca permitamos que Babilônia, a Grande, nos influencie com seus ensinos falsos, celebrações pagãs, padrões morais permissivos e práticas espíritas. E vamos continuar dizendo às pessoas: "Saiam disso". Se o fizerem, Deus não os considerará cúmplices dos pecados de Babilônia, a Grande (Ap 18:4).
A CASTIGO QUE ESPERA O MAIOR INIMIGO DE DEUS
19. Quem é o “grande dragão cor de fogo”?
O livro de Apocalipse também fala de "um grande dragão de fogo" (Ap 12:3). Este dragão luta contra Jesus e seus anjos (Ap 12:7-9). Além disso, ele ataca o povo de Deus e dá poder às feras políticas (Ap 12:17; 13:4). Quem é esse dragão? É "a serpente original, a quem chamam Diabo e Satanás" (Ap 12:9; 20:2). Ele é quem controla todos os outros inimigos de Jeová.
ILUSTRAÇÃO:
Um gráfico com um dragão que, com seu sopro, dá poder às feras dos livros de Daniel e Apocalipse. As quatro enormes feras de Daniel capítulo 7 saem do mar, representando a humanidade, e apontam para a fera de sete cabeças, que também sai do mar da humanidade. A sétima cabeça da fera de sete cabeças aponta para a fera que tem dois chifres. E isso aponta para a fera vermelho-escarlate, na qual uma prostituta se senta. O dragão, a fera de dois chifres e a fera vermelho-escarlate terminam no lago de fogo. As imagens são repetidas nos parágrafos 4, 6, 9, 10 e 19.
20. O que acontecerá com o dragão?
O que acontecerá com o dragão? Apocalipse 20:1-3 diz que um anjo lançará Satanás no abismo, e será como uma prisão para ele. Satanás ficará preso por 1.000 anos e não "enganará as nações" novamente até que esse período de tempo termine. E, finalmente, Satanás e seus demônios serão lançados "no lago de fogo e enxofre". Isso significa que eles serão destruídos de uma vez por todas (Ap 20:10). Você pode imaginar como será a vida sem Satanás e demônios? Será maravilhoso!
O DRAGÃO COLORIDO DE FOGO
ILUSTRAÇÃO:
Um dragão de cor de fogo com 7 cabeças, 10 chifres e 7 coroas. Com seu sopro ele dá poder às bestas dos livros de Daniel e Apocalipse. O dragão acaba no lago de fogo.
Satanás dá autoridade à fera de sete cabeças (Ap 12:3, 9, 13; 13:4; 20:2, 10). Satanás, o maior inimigo de Jeová, ficará preso em um abismo por 1.000 anos. Então ele será lançado no "lago de fogo e enxofre". (Ver parágrafos 19 e 20).
21. Por que o que lemos no livro de Apocalipse nos deixa felizes?
Não nos encoraja a entender o que significam os sinais ou símbolos do livro do Apocalipse? Além de descobrir quem são os inimigos de Jeová, também vimos o que acontecerá com eles. Isso mesmo, “feliz aquele que lê em voz alta as palavras desta profecia, e felizes os que ouvem [...] as coisas escritas nela” (Ap 1:3). Agora, que bênçãos os seres humanos fiéis desfrutarão quando os inimigos de Deus forem destruídos? Veremos isso no último artigo desta série.
ELE LEMBRA?
O que podemos fazer para entender o significado dos símbolos do Apocalipse?
A Bíblia nos ajudará a entender seu significado. Muitos dos símbolos do Apocalipse já são mencionados em outros livros da Bíblia. Por exemplo, o profeta Daniel teve um sonho em que viu “quatro animais enormes subindo do mar”. E o próprio Daniel nos diz que esses enormes animais representam quatro “reis” ou governos. Essa explicação clara nos ajuda a entender que as bestas do Apocalipse também devem representar governos políticos.
Por que devemos ser neutros e não nos envolver em assuntos políticos?
Devemos ser neutros e não nos misturar nos assuntos políticos deste mundo. Mas isso pode ser muito difícil, pois os governos querem que lhes dêmos todo o nosso apoio, tanto em palavras quanto em ações. Os que cedem a essa pressão recebem a marca da fera. E os que têm a marca perdem a aprovação de Jeová e a oportunidade de viver para sempre. Quão importante é permanecermos totalmente neutros, não importa o quanto os governos nos pressionem para apoiá-los.
O que devemos fazer para que “Babilônia, a Grande” não nos influencie?
É importante que nos apeguemos à "forma de adoração" que Deus considera "pura e imaculada". Nunca permitamos que Babilônia, a Grande, nos influencie com seus ensinos falsos, celebrações pagãs, padrões morais permissivos e práticas espíritas.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário