Encontré Joyas Espirituais, Semana de 25 a 31 de julho de 2022, 2 Samuel 23 a 24, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 25 a 31 de julho de 2022, 2 Samuel 23 a 24.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

2Sa 23:15-17. Por que Davi se recusou a beber a água? (w05 15/5 19 ¶6)

Enquanto fugia, Davi ansiava por beber da água da cisterna em Belém, que estava então sob o controle de uma guarnição filistéia. Seus homens descobriram que ele estava com muita sede, então eles entraram em território inimigo e arriscaram suas vidas para conseguir água para ele. Mas, quando foi trazido a Davi, ele não quis beber e disse: Como eu poderia beber o sangue desses homens, que foram arriscar a vida? Para Davi, aquela água representava a vida de seus homens. Ele entendeu quão valiosos são a vida e o sangue para Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, ele evitou fazer qualquer coisa que parecesse ser uma violação da lei sobre o uso impróprio de sangue. Mas também nos ensina a não colocar em risco a vida de nenhum ser humano ou promover atividades que possam causar danos temporários ou permanentes sem uma possível razão justificada. Pelo amor de Deus, os servos de Deus respeitam a santidade do sangue e obedecem a tudo o que serve para mantê-lo sob os padrões de Jeová.

Davi tinha tanto respeito pela lei de Deus com relação à vida e ao sangue de seus homens que, nessa ocasião, ele se absteve de fazer qualquer coisa que parecesse apenas uma violação dessa lei. Essa é a atitude que devemos cultivar em relação a todos os mandatos divinos.

Porque seus homens para obter essa água foram para o território inimigo e arriscaram suas vidas para obtê-la, então para Davi, aquela água representava a vida de seus homens, ele entendia o quanto a vida e o sangue são valiosos para Deus e tinha tanto respeito por sua lei que ele se absteve de fazer qualquer coisa que apenas parecesse ser uma violação dela.

E o mesmo é realmente esperado dos cristãos hoje, pois sabemos que Jeová é a fonte da vida e que Jeová é a fonte da vida e que a vida de todos os seres vivos lhe pertence, e já que reconhecemos que o Sangue é sagrado e representa a vida, e é por isso que nos certificamos de manter os princípios bíblicos em mente antes de tomar uma decisão sobre tratamentos médicos que usam sangue.

Ele se recusou a beber porque a lei de Deus mostrava que a vida e o sangue eram preciosos, portanto não poderiam ser colocados em perigo e aqueles homens colocaram suas vidas em perigo para trazer a água para Davi e ele respeitou a lei de Jeová devemos também cultive esse mesmo respeito pelos mandatos divinos.

Porque David entendeu muito bem no início o que estava por trás da lenda sobre o sangue, aos olhos de David aquela água que seus guerreiros lhe trouxeram era equivalente ao seu sangue ou sua vida, por isso ele estava com muita sede ele se recusou a beber Jeová, desta vez Davi se absteve de fazer algo que só poderia parecer uma violação da lei de Jeová, então também podemos copiar este exemplo de Davi também se recusando a fazer algo que poderia parecer que estamos ignorando algum princípio bíblico.

Porque Davi tinha muito respeito pela lei de Deus sobre a vida e o sangue, ele simplesmente disse que estava com sede e esses três homens arriscaram suas vidas indo buscar água para ele, então ele disse que desta vez ele não iria beber a água porque embora pareça apenas uma violação da lei.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?

2 Samuel 23:1. Ao se referir a Davi, ele diz o exaltado, o ungido de Deus, agradável, e isso me faz refletir sobre como gostaria de ser lembrado, como servo fiel e agradável ou como desobediente? É por isso que devemos agora trabalhar em nossa espiritualidade e em nosso registro perante Jeová.

2 Samuel 23:2. Davi sendo o primeiro rei em Jerusalém e um excelente compositor de cânticos de louvor a Jeová e também citou algumas profecias que tiveram seu cumprimento durante o reinado de Jesus Cristo. No entanto, ele reconheceu que tudo o que dizia vinha de Jeová.

2 Samuel 23:2. O espírito de Jeová falou através de mim, o que nos lembra que todas as partes da Bíblia são inspiradas por Deus, pois por meio de sua força ativa ou espírito, ele guiou os escritores da Bíblia, então esse é um versículo que também podemos usar no ministério para ensinar esta verdade.

2 Samuel 23:3. A Bíblia compara Jeová a coisas inanimadas; diz, por exemplo, que é "a Rocha de Israel", a ideia que esta imagem transmite é que, como uma grande e sólida rocha, Deus é um porto seguro para nós, que a segurança nos ajudará a resistir à oposição e aos problemas. gravamos no mundo agora ou no futuro.

2 Samuel 23:3. Para se referir a Jeová ele diz a rocha de Israel, então isso nos ensina de Jeová que como uma grande e sólida rocha, Deus é um refúgio seguro para nós, e sem dúvida podemos ir a ele em qualquer situação difícil que tenhamos que cara. .

2 Samuel 23:3. Ele chama Jeová a rocha de Israel, essa ideia transmite que como uma grande rocha sólida Deus é um porto seguro para nós, isso nos ensina que se nos esforçarmos para ter um relacionamento próximo com Jeová Como uma rocha ele pode nos dar estabilidade à nossa mente e coração.

2 Samuel 23:3,4. A palavra de Deus enfatiza a necessidade de quem tem autoridade temer a Jeová Deus. Por isso foi solicitado que o governante que exercesse autoridade sobre o povo de Deus, lesse a lei todos os dias para que ele se lembrasse da norma correta de fazer as coisas e tratar o povo como Jeová faria, garantindo assim a felicidade do povo. e aprovação do governador.

2 Samuel 23:4. Jeová representou as bênçãos de um governo justo como a alegria de acordar com um sol radiante e um céu claro e ter encharcado o chão de chuva, a vegetação crescer com frescor, é a mesma alegria e satisfação que poderemos expressar quando nós no Novo Mundo que Jeová prometeu.

2 Samuel 23:5. David diz porque ele fez uma aliança eterna comigo, então aqui eu noto como é que Davi reconheceu seu lugar na aliança eterna e hoje muitas pessoas sabem sobre o sacrifício de Jesus, mas não o vêem como aplicado a eles pessoalmente, então tendo um ministério especificamente em um curso bíblico posso usar as ferramentas do exemplo de perguntas ponderadas para fazer a pessoa ver o que o resgate se aplica a ela.

2 Samuel 23:6. Fala-se de um tipo de pessoa que não deveríamos ser, ele os compara a espinheiros que são desprezíveis e que você não pode nem pegar com as mãos por causa dos espinhos que eles têm. Em alguns casos, eles até se tornam venenosos, não queremos ser como espinheiros, pessoas grosseiras e até venenosas com a nossa fala, pelo contrário, podemos pegar nossos irmãos pela mão, quando eles estão passando por preocupações ou problemas e que podemos ser um conforto e uma ajuda tanto por palavras quanto por ações.

2 Samuel 23:8. Lemos o feito de Joseb-Basébet que certa vez matou 800 homens com sua lança então lemos no versículo 10 podemos concluir que este feito foi graças a Jeová, hoje o povo de Jeová também alcançou conquistas impensáveis, por exemplo, o alcance da obra de pregação, os idiomas em que a Bíblia foi traduzida ou a unidade que desfrutamos, podemos chegar à conclusão lógica de que tudo isso só é possível graças à ajuda de Jeová.

2 Samuel 23:14-17. Vemos que David evitou beber a água, pois as pessoas que a obtiveram colocaram suas vidas em perigo, o que ele nos ensina. É que devemos valorizar a vida e se tivermos algum meio de transporte devemos garantir que esteja em boas condições pois a vida das pessoas estará em nossas mãos.

2 Samuel 23:15-17. Outra coisa que nos ajuda a ver o valor do sangue é algo que Davi fez quando estava lutando contra os filisteus. Seus homens descobriram que ele estava com muita sede, então eles entraram em território inimigo e arriscaram suas vidas para conseguir água para ele. Mas, quando trouxeram para Davi, ele não quis beber e derramou, para Davi, aquela água representava a vida de seus homens, ele entendeu o quanto a vida e o sangue são valiosos para Deus.

2 Samuel 23:8-22. Jeová usou esses homens poderosos para dar vitória a Israel e o que ele nos ensina é que se formos humildes e deixarmos Jeová usar nossas habilidades, seremos de grande ajuda na congregação e para nossos irmãos.

2 Samuel 24:1. Quem levou Davi a fazer um censo dos israelitas? Não foi Jeová. O texto diz: "quando alguém fez Davi agir contra eles." Em 1 Crônicas 21:1 diz: "Satanás: 'um resistente', passou a se levantar contra Israel e incitar Davi a numerar Israel." Deus estava insatisfeito com os israelitas e, portanto, permitiu que Satanás, o Diabo, os fizesse cair nesse pecado.

2 Samuel 24:1. Fazer um censo não era per se proibido pela Lei, mas a Bíblia não diz qual o propósito de Davi em contar as pessoas e então em 1 Crônicas 21:1 indica que foi Satanás quem o incitou a fazê-lo, em qualquer caso , Joabe, seu chefe do exército, sabia que a decisão de Davi de fazer um censo do povo foi imprudente e tentou dissuadi-lo.

2 Samuel 24:1. Diz que no que diz respeito ao censo que incitou Davi contra eles dizendo para fazer a contagem, parece ter dado um pouco de cavar em 1 Crônicas 21:1 em vez de dizer que diz que Satanás começou a se levantar, mas não ainda há estudos suficientes entre os diferentes manuscritos porque existe até uma tradução bíblica que diz que o traduz não como satanás, mas como satanás, então o livro de insights diz que existe a possibilidade de que aquele que impulsionou Davi possa ser um mau conselheiro humano .

2 Samuel 24:3. O que aconteceu com Davi e Joabe me faz pensar na importância de talvez parar para pensar quando um irmão vier nos avisar que estamos prestes a cometer um erro porque pensamos que somos experientes ou por qualquer outro motivo decido não ouvi-lo, mas vamos pensar que se David tivesse aceitado o conselho ele teria se poupado de amargas consequências, isso me encoraja a parar e meditar sobre os conselhos e também vê-los como um sinal de amor muito bem. 

2 Samuel 24:10. Nesta ocasião, o Rei Davi de Israel fez um censo da nação. A Bíblia descreve como a percepção de que ele havia pecado afetou Davi. Mostrando a consciência em operação, a Bíblia diz que "seu coração o condenou". Isso porque o criador fez o homem à sua imagem, com inteligência e senso moral, assim como o próprio Deus tem essas coisas.

2 Samuel 24:10. Ao perceber o grave erro que havia cometido, a consciência de Davi o levou ao arrependimento e ele pediu a Jeová que perdoasse o erro que havia cometido, pois reconheceu que havia se comportado como um tolo, seu exemplo pode nos levar a fazer um auto-exame e perguntemos a nós mesmos se nossa consciência é sensível o suficiente para responder da mesma maneira quando sabemos que cometemos um pecado.

2 Samuel 24:10. Vemos como a consciência de Davi permitiu que ele visse que havia feito algo errado e isso o fez se arrepender de suas ações, vemos a importância de ter uma consciência bem treinada porque graças a ela podemos ver o que fizemos de errado e corrigi-lo.

2 Samuel 24:14. Davi sabia muito bem que Jeová é mais misericordioso que os seres humanos e poderia dizer que por ter visto ao longo de sua vida como Jeová é com seus servos leais, também devemos ter essa mesma convicção, desta forma mostraremos que confiamos em Deus acima de todas as coisas.

2 Samuel 24:1,16. Davi mostrou que seu temor a Deus havia enfraquecido e embora ele tenha se arrependido mais tarde, tanto ele quanto o povo sofreram consequências amargas, o que ele nos ensina é que mesmo quando nos arrependemos de coração depois de ter cometido um pecado, teremos que sofrer as consequências do Oriente.

2 Samuel 24:17. Davi sentiu pena que seu pecado trouxe sofrimento a toda a nação. O pecador arrependido deve sentir remorso pela desgraça que sua ação pode ter causado à congregação.

2 Samuel 24:17. Também nos é mostrado como Davi foi um bom exemplo de verdadeiro arrependimento porque vemos que ele não se importava tanto com o pecado que havia cometido, mas também com o efeito que os outros causavam, ele estava preocupado com o que estava acontecendo com a nação de Israel, então isso também nos mostra como um sinal de arrependimento do verdadeiro arrependimento é que pensamos nas consequências que nossas ações têm sobre os outros e especialmente a congregação.

2 Samuel 24:21,24. Podemos ver como Araúna quis pagar os sacrifícios que Davi devia e isso me faz pensar que é possível que quando cometemos um pecado alguém próximo de nós que nos amou queira se responsabilizar por nós pagarmos as consequências de nosso erro, porém devemos agir como Davi e assumir nossa responsabilidade e pagar o preço que devemos por nosso próprio erro.

2 Samuel 24:24. Ensina-me que os sacrifícios devem ser feitos voluntariamente e com esforço a Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários