Encontré Joyas Espirituais: 18 a 24 de julho de 2022, 2 Samuel 22.
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
2Sa 22:36. Como a humildade de Jeová tornou Davi grande? (w12 15/11 17 ¶7)
Tornou Davi grande porque a humanidade de Jeová lhe deu coragem e força para fazer algo em Israel e Davi, sendo humilde, deixou Jeová usá-lo para ajudar em Israel da mesma forma quando recebemos um privilégio de Jeová em sua organização tornamo-nos grandes quando deixamos Jeová nos usar e somos grandes porque ajudamos tanto a congregação como os nossos irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Essa qualidade de Jeová causou uma profunda impressão em Davi. Por isso cantou para ela: "Você me dará seu escudo de salvação, e sua humildade é o que me engrandece". O salmista considerou que qualquer grandeza que ele tivesse em Israel era porque Deus era humilde, condescendente ou dignava-se a prestar atenção a ele. E nosso caso não é diferente. Afinal, que qualidade, capacidade ou privilégio temos que não recebemos de Jeová? Então, por que é "ótimo" quem se comporta como "um dos menores"? Em parte, porque ele se torna um servo mais valioso de Jeová. Vamos refletir sobre essa ideia.
Davi considerou que qualquer grandeza que ele tivesse em Israel era porque Deus era humilde ou dignou-se a prestar atenção nele. Da mesma forma, toda qualidade, capacidade ou privilégio que temos é graças a Jeová, a humildade nos torna servos valiosos para ele.
Se Davi não tivesse sido escolhido por Jeová como futuro rei e depois instalado como tal, jamais saberíamos de sua existência. O salmista considerou que qualquer grandeza que ele tivesse em Israel se devia ao fato de Deus ser humilde, condescendente ou digno de prestar atenção a ele. É por isso que a humildade de Jeová em escolhê-lo como seu representante na terra tornou conhecida sua grandeza como rei de Israel.
E nosso caso não é diferente. Afinal, que qualidade, capacidade ou privilégio temos que não recebemos de Jeová? Então, por que alguém que se comporta como "um dos menores" é "grande"? Em parte, porque se torna o servo mais valioso de Jeová. Qualquer privilégio que temos é graças à humildade de Jeová em nos escolher para realizá-lo.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
2 Samuel 22:1,2. Vemos que Davi compôs o cântico para Jeová e vemos a fé que ele tinha em Jeová e também vemos que essa fé foi baseada em evidências de como Jeová libertou seu povo através do tempo, o que nos ensina é que se também queremos temos uma fé forte devemos ter um estudo da Bíblia e meditar nos atos de Jeová para o seu povo.
2 Samuel 22:1,3. David ficou agradecido porque apesar de ter passado por situações bastante difíceis, Jeová o livrou e isso nos ensina que o povo de Jeová pode ter que sofrer às vezes, mas não devemos perder a esperança porque Jeová agirá no devido tempo.
2 Samuel 22:2,3. Davi foi alguém que aproveitou ao máximo a segurança fornecida pelo nome de Deus, Jeová, e um dos cânticos que compôs expressa fortemente essa verdade. Davi considerava Jeová como uma torre. Nos tempos antigos, uma torre forte foi construída para defesa e segurança.
2 Samuel 22:3. Davi reconhecia que Jeová era seu único lugar seguro a quem recorrer durante os problemas e dificuldades que estava passando, ele era sua rocha segura, seu refúgio, seu escudo e seu salvador, essa mesma segurança que podemos mostrar quando enfrentamos as dificuldades da vida , podemos sempre recorrer à proteção de Jeová.
2 Samuel 22:8-15. Davi aparentemente usa uma tremenda tempestade para representar o efeito da intervenção de Deus em seu favor para livrá-lo de seus inimigos. A intensidade dessa tempestade simbólica abala o fundamento dos céus, que se 'curvam' com nuvens baixas e escuras, essa descrição do poder de Jeová nos faz confiar ainda mais nele.
2 Samuel 22:17. Podemos nos sentir afogados nas dificuldades da vida, mas isso nos lembra que Jeová está disposto a nos dar uma mão de cima, para nos agarrar e nos tirar das águas profundas do desespero e da angústia, Jeová sempre virá em nosso auxílio. resgatando.
2 Samuel 22:23. Fala das decisões judiciais de Jeová e podemos aplicar isso quando um parente é expulso, é uma decisão judicial que foi feita por Jeová, então devemos permanecer leais a Deus e à congregação porque isso pode servir de lição para o transgressor e se arrepender e voltar para a congregação.
2 Samuel 22:24,25. Davi conhecia muito bem a Jeová. Ela o tinha visto como seu Salvador, mas também sabia que ele exigia justiça de seus servos. Ao longo de sua vida ele experimentou seus tratos com um Deus justo que não deixou os erros passarem por esse merecido castigo. Mas ele também reconheceu que Jeová apreciava a lealdade de seus servos e os recompensava de várias maneiras, mostrando seu profundo amor por eles.
2 Samuel 22:25. Davi estava ciente de que Jeová estava ciente de tudo o que ele havia feito, inclusive das coisas ocultas, e o que ele nos ensina é que não podemos esconder nada da vista de Jeová e que ele trará à justiça, como diz Eclesiastes, tudo o que está escondido se for bom ou mau.
2 Samuel 22:26. Diz que para Jeová ser leal a nós devemos também ser leais no caso dos anciãos mostramos que somos leais quando apreciamos o alimento espiritual quando apreciamos o alimento espiritual que Jeová provê por meio do escravo fiel e discreto e como Testemunhas de Jeová mostramos que somos leais quando não misturamos seus ensinamentos com os ensinamentos da religião, crenças ou festividades falsas.
2 Samuel 22:28. A vida que Davi teve fugindo em diversas ocasiões, seja por medo de Saul, Absalão e outros, era uma demonstração de confiança em Jeová, mas também de ver como os arrogantes tinham que pagar caro por sua maneira de agir contra o ungido de Jeová. Cada um deles percebeu que Jeová escolheu alguém que preenchia os requisitos para ser usado para o que Deus precisava.
2 Samuel 22:29. Jeová pode iluminar nosso caminho como uma lâmpada, e isso é possível quando nos deixamos guiar pelas luzes que sua palavra inspirada contém e permitimos que elas guiem nossas decisões e nosso modo de agir, assim nos afastamos do escuridão do mundo.
2 Samuel 22:42. Os inimigos dos servos de Deus podem clamar por ajuda e proteção, mas aqui diz que não serão ouvidos, isso implica que quem for contra Jeová e seu povo será ignorado devido à sua clara oposição.
2 Samuel 22:49. Davi tinha certeza de que Jeová sempre salva seus servos de seus inimigos, essa mesma segurança que podemos ter quando Deus nos salva do ataque de nossos inimigos durante o Armagedom.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário