TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 13 a 19 de junho de 2022, “Não deixe que desejos malignos o controlem”, discurso preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 13 a 19 de junho de 2022, “Não deixe que desejos malignos o controlem”, discurso preparado.

“Não deixe que os maus desejos o controlem” (10 min.)

Os desejos podem se transformar em uma obsessão, e isso pode ser muito prejudicial ou quase mortal. Não é ruim ter desejos, desde que não se transformem em obsessões ou sejam maus desejos ou contrariem a vontade de Jeová.

Por exemplo, como servos de Jeová, talvez tenhamos o desejo de pregar em territórios necessitados ou distantes. Isso é muito bom, pois queremos ajudar pessoas e congregações que têm dificuldades para enfrentar seu território ou chegar a determinados lugares.

No entanto, pode se tornar uma obsessão, por exemplo, quando recebemos instruções para servir em nossa congregação porque há uma necessidade e insistimos em cumprir nosso desejo, ignorando as instruções dadas a nós e até pensando mal dos outros. querendo nos dar essa designação no serviço de campo.

Se isso pode acontecer, a priori, com um desejo bom, muito mais pode acontecer conosco se tivermos desejos ruins e deixarmos que eles nos controlem e se tornem uma obsessão.

Pode nos levar a pecar seriamente e nos separar por muito tempo do lado do Senhor, como aconteceu com Davi. Qual foi seu desejo maligno que o afastou de Jeová? O desejo pela carne, que afeta e contamina a sociedade atual. 

VAMOS LER: 2 Samuel 11:2,4.

2 Uma vez à noite, David levantou-se da cama e começou a andar no telhado da casa real. Dali ele viu uma mulher tomando banho, e ela era muito bonita. 3 Davi enviou alguém para descobrir quem era a mulher, e eles lhe disseram: "Ela é Bate-Sebaque, filha de Eliamd e mulher de Urias, o heteu". 4 Então Davi enviou mensageiros para trazê-la. Então a mulher entrou onde ele estava, e ele se deitou com ela. (Isso ocorreu enquanto ela estava se purificando de sua impureza). Depois, ela voltou para sua casa.

Um homem poderoso como Davi que tinha tudo o que queria e muito mais, que até tinha várias esposas... eles não precisavam pecar dessa forma com Jeová por outra mulher. No entanto, esse desejo maligno permitiu que ele o controlasse e ele perdeu o favor de Deus.

Davi, e esse desejo que o controlava, o fez esquecer tudo o que Jeová havia feito por ele, tudo o que ele havia providenciado para ele... todas as coisas, riquezas, prestígio e vitórias sobre seus inimigos. Tudo pelo que Davi era muito grato a Deus desapareceu por causa de um simples desejo ruim. Além disso, ele levou Davi a providenciar a morte de Urias.

O marido de Bat-Sheba com quem ela cometeu adultério e a engravidou durante seu período de purificação de sua impureza. Ele se esqueceu completamente de Jeová, até esqueceu que estava observando tudo o que fazia. Se algo assim aconteceu com um rei como Davi tendo tudo, também pode acontecer conosco com qualquer desejo ruim. Nunca devemos deixar que eles nos controlem, na verdade, devemos erradicá-los de nossas mentes e corações para que não nos levem a pecar contra Deus.

Como se não bastasse, como comentamos, Davi tentou esconder com o poder que tinha como Rei o pecado que havia cometido, incorrendo em uma conduta ainda pior. 

VAMOS LER: 2 Samuel 11:5, 14, 15.

5 E acontece que a mulher engravidou e disse a Davi: “Estou grávida”. 14 Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e a enviou por meio de Urias. 15 Em sua carta, ele escreveu o seguinte: “Coloque Urias na linha de frente da batalha, onde a luta é mais violenta. Então afaste-se e deixe-o sozinho para ser atacado e morto."

É este um modo de agir de uma pessoa a quem Jeová designou chefe de toda a nação de Israel? Claro que não. Podemos ter uma pequena ideia do que Jeová estava sentindo em relação a Davi ao vê-lo agir dessa forma, e tudo por causa do desejo que vemos na imagem desta semana no guia de atividades.

Davi cometeu erros graves durante seu mandato, sua posição de poder o fez fazer coisas muito boas e coisas muito ruins como acabamos de ler nestes versículos. E pelas quais ele teve que pagar as consequências, não importa o quanto mais tarde ele percebesse e se arrependesse por abrir seu coração a Jeová por meio da oração.

Davi teve boas intenções e ouviu conselhos de todo tipo de homens e mulheres, aprendeu com seus erros e concentrou sua vida em servir a Jeová, embora desejos ruins como o que mencionamos o tenham feito se afastar dele. Davi nos deixa um exemplo muito útil para que os atuais servos de Deus não caiam na mesma tentação e deixem que os maus desejos nos afastem de Deus. 

VAMOS LER: 2 Samuel 12:9-12.

9 Por que você desprezou as palavras de Jeová por fazer o que é errado aos olhos dele? Você matou Urias, o hitita, com a espada! E depois que você o matou com a espada amonita, você ficou com a esposa dele e se casou com ela. 10 Agora a espada nunca mais se afastará de sua casa, porque você me desprezou, tomando a mulher de Urias, o heteu, e se casando com ela.' 11 Assim diz Jeová: 'Agora vou enviar-te calamidades que sairão da tua própria casa. E, diante de seus olhos, tirarei suas esposas de você e as darei a outro, e ele se deitará com elas em plena luz do dia. 12 Você agiu em segredo, mas eu farei isso na frente de todo o Israel e em plena luz do dia.'”

Aprender com a Bíblia e seguir seus sábios conselhos nos impedirá de sofrer as consequências de possíveis atos impróprios para um cristão. Quando vemos ou sentimos um desejo ruim, sabemos pelo que a Bíblia nos ensina e pelos erros cometidos por outras pessoas no passado que estudamos na Bíblia como isso terminará.

E a primeira coisa que queremos, nosso maior desejo acima de qualquer outro, seja ele bom ou ruim, é fazer a vontade de Jeová. É por isso que fazemos como Provérbios 1:5 diz: "Os sábios ouvem e absorvem mais instrução". Sejamos pessoas sábias e ajamos de acordo com o que a Bíblia diz e não com o que nossos corações ou mentes dizem, movidos por desejos malignos. Não podemos deixar que eles nos controlem.

Vamos pensar no quanto Davi sofreu por desobedecer a Deus e cometer adultério com Bate-Seba. Vamos pensar em quanto outras pessoas bíblicas sofreram que foram contra a Palavra de Deus, a Bíblia. E pensemos em todos os servos fiéis, quão felizes eles viveram, vivendo em sujeição a Jeová.

Vamos pensar, estudar, meditar e refletir... Vamos nos fazer perguntas como:

Como Davi conseguiu se salvar de todo aquele sofrimento?

O que eu faria se me visse nessa situação?

Ele fugiria ou cairia em tentação?

Além disso, estudar esses exemplos e refletir profundamente tem um efeito duplo, pois por um lado tomamos consciência dos desejos que estão errados e por outro reforçamos o ódio que sentimos pelas coisas ruins.

Claro, isso nem sempre é fácil, pois exige muita disciplina, estudo e autocontrole de nós para descartar de nossas mentes e corações desejos e sentimentos contrários à Bíblia e que a sociedade de hoje tanto enraizou em nossas vidas. O autocontrole é essencial para não olhar para as coisas ruins, nem pensar nelas, muito menos fazê-las nós mesmos. 

VAMOS LER: Gálatas 5:16,22,23.

16 Mas eu digo: Continue andando por espírito e você não realizará nenhum desejo carnal. 22 Por outro lado, o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, 23 brandura, domínio próprio. Contra tais coisas não há lei.

Por outro lado, o fruto do espírito é amor, felicidade, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio. Não há lei contra tais coisas.

Nem a lei nem o mau desejo podem ser colocados contra Ele, mas para isso realmente temos que trabalhar e cultivar essas boas qualidades que Jeová nos transmite, confiando em sua palavra, orando a Deus e pedindo sua ajuda. Temos que estudar e meditar em sua Palavra, a Bíblia.

Este é um trabalho contínuo e começa por nos perguntarmos: «Em que situações tenho de controlar melhor os meus sentimentos para que não me controlem mal?

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários