TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 27 de junho a 3 de julho de 2022, “Absalão se rebelou porque era orgulhoso”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 27 de junho a 3 de julho de 2022, “Absalão se rebelou porque era orgulhoso”, discurso preparado.

“Absalão se rebelou porque era orgulhoso” (10 min.)

Sentir orgulho de algo que fizemos não é de todo ruim. Quando alguém sente aquela satisfação de ter feito as coisas da maneira correta, de uma maneira que traz verdadeira satisfação, então podemos nos sentir orgulhosos. Mas quando esse orgulho tem outro propósito de nos exaltar ou acreditar em nós mais do que os outros, aí vem o problema. E mesmo às vezes podemos ir manipulando ou tramando certas situações para atingir um propósito.

E é sobre isso que vamos falar em Tesouros da Bíblia: "Absalão se rebelou porque era orgulhoso". Esse é o tema que vamos tratar. E orgulho ruim é o que vamos falar. O que exatamente é esse orgulho? É uma auto-estima excessiva, um sentimento irracional de superioridade em termos de talentos, sabedoria, beleza, riqueza ou posição. Geralmente é exibido externamente por um comportamento arrogante, vaidoso ou vaidoso.

Na semana anterior já falávamos de Absalão, que vinha de uma família onde se distinguiam por serem bonitos, tanto sua irmã Tamar quanto sua filha, que também passou a se chamar Tamar. Eles tinham uma beleza extraordinária e isso o fez se sentir mais arrogante e ele tentou buscar o apoio dos israelitas para usurpar, para roubar o trono de Davi, seu pai. Ele gostava de chamar muita atenção. 

VAMOS LER: 2 Samuel 15:1.

1 Depois de tudo isso, Absalão fez com que uma carruagem, cavalos e 50 homens corressem à sua frente.

Era uma forma de chamar a atenção. De acordo com o livro Insight menciona no volume dois na página 693, que era muito comum no Oriente fazer com que as pessoas fossem à frente da carruagem real, correndo para se preparar para anunciar a chegada do rei, bem como emprestar-lhe qualquer ajuda que ele precisava. Você pode imaginar 50 homens que estavam correndo na frente de sua carruagem para chamar a atenção, para adicionar prestígio e aparente aprovação a essas rebeliões que estavam começando.

Ele tentou tirar proveito de sua beleza e, claro, se chamar filho do rei Davi. No nosso caso, se examinarmos a situação e a aplicarmos a nós mesmos, o que você tem que pode atrair a atenção dos outros? Talvez ele seja muito habilidoso em fazer um discurso da plataforma. Os irmãos dizem palavras de admiração a ele por quão bem ele atua. Ao fazer um discurso, usar ilustrações muito boas, usar a Bíblia apropriadamente para tocar o coração das pessoas?

Bem, se assim for, você tem que admitir que tem um belo presente. Mas para que ele está usando? Para chamar a atenção para si mesmo ou fazer com que as pessoas sejam tocadas em seus corações pela verdade? Devemos examinar a razão do que estamos fazendo. E é que Absalão aqui queria atrair a atenção, mas não apenas liderando 50 homens à frente de sua carruagem. 

VAMOS LER: 2 Samuel 15:2,6.

2 E Absalão levantava-se cedo e ficava à beira do caminho que dava para a porta da cidade. Quando um homem tinha que levar um caso legal perante o rei por justiça, Absalão o chamava e perguntava: "De que cidade você é?" O homem respondeu: "O teu servo é de uma das tribos de Israel." 3 E Absalão lhe disse: “Veja, o que você pede é justo e razoável. Mas não há ninguém do lado do rei para ouvir o seu caso." 4 Então Absalão acrescentou: “Se ao menos me designassem juiz na terra! Dessa forma, qualquer pessoa que tivesse um caso legal ou uma disputa poderia vir me ver e eu cuidaria para que a justiça fosse feita.” 5 Quando um homem se ajoelhou diante dele, Absalão estendeu a mão, levantou-o e beijou-o. 6 Absalão fez isso com todos os israelitas que foram ver o rei para pedir justiça. Desta maneira,

Qual foi a intenção de Absalão ao dar esse tratamento ao povo? Ganhe sua aprovação, roube seus corações e busque seu apoio. Não apenas para ser juiz, como solicitado aqui, mas para se tornar rei. Possivelmente ele tinha a capacidade de ouvir os outros, mas ele teria usado esse dom para ajudá-los sinceramente, para encorajar outros a apreciar mais seu pai, que tinha pessoas que se importavam, mas que estavam sempre direcionando a atenção para o rei, o ungido de Jeová .

Se continuarmos dando o aplicativo para nós. Se somos bons oradores, se você faz um bom discurso público, qual é a sua intenção? Por que não ajudar a entender melhor os textos bíblicos. Que os irmãos tenham um valor prático no que dizemos, que saibam aplicá-lo, seja na vida pessoal, no ministério ou no trato com outras pessoas em diferentes campos. Queremos ser bons instrutores com a verdadeira motivação certa, ensinar a verdade e fazer com que os irmãos amem mais a Jeová.

VAMOS LER: 2 Samuel 15:10,12.

10 Absalão então enviou espiões por todas as tribos de Israel com estas instruções: “Assim que ouvirem o som da buzina, anunciem isto: 'Absalão se tornou rei em Hebrom!'”11 E acontece que 200 homens de Jerusalém tinha ido para lá com Absalão. Eles foram convidados e foram sem suspeitar de nada porque não sabiam o que estava acontecendo. 12 Além disso, quando ofereceu os sacrifícios, Absalão mandou chamar Aitofel, o gilonita, que era conselheiro de Davi e estava em Gilo, sua cidade. A conspiração continuou a ganhar força e mais e mais pessoas estavam apoiando Absalão.

Essa era a verdadeira razão de tanto interesse nas pessoas. Dizer-lhes que, se houvesse alguém na corte real que os tratasse com justiça, seria ele. Seu verdadeiro motivo veio à tona. Conspire contra o trono de Davi. Tudo foi bem planejado. Ele procurou a cidade de Hebron para usurpar ou tentar usurpar o trono de Davi, seu pai. É provável que ele o tenha escolhido ali porque era de importância histórica. Esta cidade, além disso, era a cidade natal do próprio Absalão.

Este homem, em vez de usar seus dons para promover a adoração de Jeová e o respeito por seu pai, procurou chamar a atenção para si mesmo. Também queremos ter cuidado com o dom que temos. Sempre queremos fazer as coisas como para Jeová. Que ele receba a honra que merece e que nós sejamos um mero instrumento para direcionar nosso grande Criador para que as pessoas amem profundamente a Jeová.

Como é bom quando um cristão tem o desejo fervoroso de ajudar outros, instruir outros, sempre orientando para que Jeová receba honra e glória. Que nossos motivos estão corretos e esses motivos têm o único propósito de louvar a Jeová com o presente que ele mesmo nos deu.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários