O Estudo de A Sentinela, “Artigo 17”, Semana 20-26 de junho de 2022, Mães, Sigam o Exemplo de Eunice, Respostas.
O Estudo de A Sentinela, “Artigo 17”, 20-26 de junho de 2022, Mães, Sigam o Exemplo de Eunice, Respostas.
1, 2. (a) Quem era Eunice, e que obstáculos ela teve de superar como mãe?
Vamos imaginar a cena: com certeza você fica muito orgulhoso quando vê seu filho na água, prestes a ser batizado. Eunice suspira de excitação e prende a respiração quando Timothy é colocado na água. Lágrimas vêm aos seus olhos quando ela ouve o barulho da água e vê seu filho sair dela com um sorriso gigantesco no rosto. Embora não tenha sido fácil, conseguiu ensinar Timóteo a amar a Jeová e seu Filho, Jesus Cristo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os pais de Timothy não tinham a mesma religião. Seu pai era grego, e sua mãe e avó eram judias. Timothy era aparentemente um adolescente quando Eunice e Lois se tornaram cristãos. Mas seu pai não mudou de religião.
Eunice era mãe de Timóteo, como toda judia, havia abraçado a verdade e se tornado discípula de Cristo, mas também queria que Timóteo o fizesse discípulo de Cristo, por isso teve que passar por obstáculos como o pai ser grego e ainda adolescente tomou a decisão de ser batizado.
O marido era grego, então eles não tinham a mesma religião. Parece que Eunice e Lois se tornaram cristãs quando Timóteo era adolescente. Mas ele foi ensinado nas tradições judaicas desde criança.
Eunice era a mãe de Timóteo, ela era uma judia cristã vivendo em uma família dividida religiosamente com seu marido grego, então com certeza esse foi um dos muitos obstáculos que ela teve que passar, o fato de seu filho ter que escolher entre sua religião e a de seu pai .
b) Descreva a imagem da capa.
Podemos ver que Eunice e Loida, mãe e avó de Timóteo, ficam muito orgulhosas ao verem que ele foi batizado para ser discípulo de Cristo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Na imagem da capa, vemos Timóteo saindo da água e também podemos ver a alegria que sua mãe e sua avó sentem quando ele é batizado e vemos como estão felizes por terem conseguido criar seu filho.
Eunice na foto da capa parece muito feliz com sua mãe alada e também com Timóteo. Todo mundo está muito feliz.
Na imagem da capa podemos ver Timóteo no dia do seu batismo, muito feliz com a decisão que tomou e de fato ao fundo vemos Loida. sua avó e Eunice, seus rostos cheios de satisfação pelo jovem Timothy ter tomado o caminho certo.
3. De acordo com Provérbios 1:8, 9, como Jeová encara tudo o que as mães fazem para ajudar seus filhos a serem amigos dele?
Como Eunice, as mães cristãs hoje amam suas famílias. Deus vê e valoriza o esforço que as mães fazem em ensinar seus filhos a amá-lo e servi-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Acima de tudo, eles querem ajudar seus filhos a se tornarem amigos de Jeová. E nosso Deus valoriza muito todos os esforços que eles fazem.
Jeová valoriza muito os esforços das mães cristãs e as ajuda a ensinar seus filhos a amá-lo e servi-lo.
Jehová, sin duda valora muchísimo todos los esfuerzos que hacen por ayudar a sus hijos a amarlo, por hacer todo lo posible por enseñarles la verdad, y como dice el final del párrafo él les ayuda a muchas madres a enseñarles a ir por el camino correcto a seus filhos.
Provérbios 1:8,9 menciona que Jeová exorta os jovens a não abandonar o ensino de suas mães e isso porque ele valoriza muito os esforços que as mães fazem para ensinar seus filhos a amar a Jeová.
4. Que dificuldades as mães enfrentam hoje?
Muitas mães têm dificuldade em criar os filhos sem marido ou com um marido que não serve a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Naturalmente, uma mãe às vezes se pergunta se seus filhos tomarão a decisão de servir a Jeová, como fez Timóteo. Afinal, os pais sabem muito bem que seus filhos enfrentam muitas pressões no mundo de Satanás. Por exemplo, uma irmã chamada Christine diz: “Meu marido era um bom pai e nos amava muito, mas não me deixava criar nossos filhos como Testemunhas de Jeová. Muitas vezes, em lágrimas, me perguntei se meus filhos um dia viriam a servir a Jeová.”
Algumas criam seus filhos sem marido ou com um marido que não serve a Jeová. Christine diz: “Meu marido era um bom pai e nos amava muito, mas não me deixou criar nossos filhos como Testemunhas de Jeová. Muitas vezes, em lágrimas, me perguntei se meus filhos um dia serviriam a Jeová.
Por exemplo, tendo dúvidas se seus filhos tomarão a decisão de servir a Jeová, pois é sabido que os jovens enfrentam cada vez mais pressão no mundo de Satanás, além disso, algumas mães têm que criar seus filhos sozinhas, ou se eles têm um marido, ele não é cristão.
E o fato de estarem sozinhas na verdade na hora de criar seus filhos, isso as deixa um pouco desanimadas, como é o caso dessa irmã chamada Christime, ela diz que seu marido era um bom pai e muito amoroso, mas ele não deixou. criou seus filhos como Testemunhas de Jeová, o que a deixou muito triste porque não sabia se um dia seus filhos seriam servos de Deus.
Eles se deparam com a decisão de seus filhos escolherem servir a Jeová ou não e isso é uma dificuldade porque é em um mundo onde está cheio de pessoas que não adoram a Jeová mesmo muitas de nossas irmãs têm que criar seus filhos sozinhas na verdade, visto que seu marido não serve a Jeová.
5. O que veremos neste artigo?
Neste artigo, veremos como você pode continuar seu exemplo e ensinar seus filhos pelo que diz e pelo que faz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Veremos como as mães podem seguir o exemplo de Eunice e como podem ensinar seus filhos tanto pelo que dizem quanto pelo que fazem e, por fim, de que maneira Jeová a ajudará nessa obra.
Neste artigo, veremos como você pode seguir o exemplo deles e ensinar seus filhos pelo que diz e pelo que faz. Veremos também como Jeová a ajudará.
Veremos como as mães podem seguir o exemplo de Eunice e ensinar seus filhos tanto pelo que é dito quanto pelo que é feito.
Neste artigo, vamos aprender muito com o exemplo de Eunice e como ensinar as crianças pelo que se faz e pelo que se diz e também veremos como Jeová ajuda as mães a serem bem-sucedidas na criação de seus filhos. filhos.
ENSINE SEUS FILHOS COM O QUE VOCÊ DIZ
6. Tal como se indica en 2 Timoteo 3:14, 15, ¿Cómo llegó a hacerse cristiano Timoteo?
A partir de que Timoteo nació, Eunice se esforzó por enseñarle “los santos escritos”, según los entendían los judíos. Aun de esta forma, lo cual Timoteo aprendió de las Escrituras era una buena base que lo podía contribuir a hacerse cristiano. Sin lugar a dudas, los esfuerzos de su mamá influyeron en que Timoteo fuera “persuadido a creer” la realidad sobre Jesús.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Desde o nascimento de Timóteo, Eunice se esforçou para ensinar-lhe "os escritos sagrados" como os judeus os entendiam. Claro, seu conhecimento era limitado porque ele não sabia nada sobre Jesus Cristo. Ainda assim, o que Timóteo aprendeu nas escrituras foi um bom alicerce que poderia ajudá-lo a se tornar cristão. Mas ele tomaria essa decisão? Ele tinha idade suficiente para decidir por si mesmo o que faria com sua vida.
Embora Eunice não soubesse nada sobre Jesus Cristo, ela tentou ensinar-lhes os escritos sagrados de acordo com os judeus. Assim, Timóteo tinha uma boa base para se tornar um cristão. Quando ele tinha idade suficiente para decidir por si mesmo o que faria com sua vida, ele se tornou um discípulo de Cristo.
Bem, sua mãe se esforçou muito para ensinar-lhe os escritos sagrados, desde que ele era muito pequeno, e mesmo que seu conhecimento fosse muito limitado, o que ela ensinou ao filho foi uma boa base que o ajudou a se tornar um cristão. .
Timóteo tornou-se cristão através dos ensinamentos de sua mãe porque, como diz em 2 Timóteo 3:14,15 desde que Eunice nasceu, ele se esforçou para ensiná-la sobre a Bíblia e embora seu conhecimento fosse limitado, era uma boa base para Timóteo quando eu era adolescente para tomar uma boa decisão.
7. O que Eunice fez para ajudar seu filho a continuar a prosperar após o batismo?
Isso o ajuda por continuar a incutir nele profundo amor a Jeová e gratidão por Jesus. Alcançar o coração de um filho para que ele se torne um fiel servo de Jeová não é um desafio só para os pais que ficam sozinhos na realidade. Também é um desafio quando os dois servem a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eunice não podia decidir por Timothy, mas podia ajudá-lo. Como? Por continuar a incutir nele profundo amor a Jeová e gratidão para com Jesus. Agora, tocar o coração de um filho para se tornar um servo fiel de Jeová não é um desafio apenas para os pais que estão sozinhos na verdade. Também é um desafio quando ambos servem a Jeová.
Continuando a incutir profundo amor por Jeová e gratidão por Jesus, ele tentou tocar o coração do filho para que ele usasse seu tempo, suas energias e sua juventude a serviço de Jeová.
O que ele fez foi continuar incutindo nele um grande amor por Jeová e gratidão por Jesus, e gratidão por Jesus, pois sua obra não havia terminado com o batismo de seu filho, pois Timóteo era jovem e estava cercado de pessoas que não serviam. Jeová, ou ele pode até ter sido pressionado pelo pai ou outros parentes para ir estudar em Atenas.
Embora soubesse que ele e Timóteo enfrentariam muitos testes, seja por influência de más companhias de filósofos ou por seguir. A exemplo de outros jovens Eunice nunca ficou de braços cruzados, sempre procuro continuar incutindo em Timóteo um profundo amor por Jeová e gratidão para com Jesus.
8. Como uma mãe pode ajudar seu marido Testemunha de Jeová a cuidar das necessidades espirituais de seus filhos?
Se seu marido está na verdade, Jeová quer que você o ajude a cuidar das necessidades espirituais dos filhos dele. Além disso, se algum de seus filhos tiver idade suficiente para aprender a peça Enjoy Life, talvez você possa cooperar com seu marido nesse trabalho.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Talvez você possa ajudar seu marido a planejar um projeto de estudo bíblico ou outra atividade especial. Além disso, se algum de seus filhos tiver idade suficiente para estudar o livro Aproveite a Vida, talvez você possa trabalhar com seu marido nessa tarefa.
Uma maneira é apoiar o culto familiar semanal. Falando bem de como esta ocasião é útil para todos. Talvez você possa ajudar a planejar um projeto de estudo bíblico ou alguma outra atividade especial. Ou ajudar o marido com um de seus filhos a estudar o livro e aproveitar a vida.
Por exemplo, você pode apoiar o culto em família todas as semanas, pode falar sobre o quanto se diverte no culto em família e pode até fazer algumas coisas para tornar essa ocasião tranquila e agradável, talvez fazer a sobremesa depois do estudo, ou você pode ajudar seu marido planeja um projeto de estudo bíblico ou outra atividade.
A esposa pode ser de grande ajuda para o marido, por exemplo, no culto familiar, pode ajudar a tornar essa ocasião calma, agradável e estimulante para os filhos, também pode ajudar espiritualmente, como planejar projetos familiares ou estudos juntos.
9. Que ajuda está disponível para uma mãe que não tem um marido cristão?
Várias mães devem se encarregar de aprender a Bíblia com seus filhos, elas podem não ter marido ou o marido pode não acreditar. Além disso, peça a Jeová que o ajude a se comunicar bem com seus filhos para saber o que eles realmente pensam e sentem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová está lá para ajudá-la. Aproveite as boas ferramentas que sua organização lhe dá para estudar com seus filhos. Converse com outros pais para ver como eles usam essas ferramentas no culto familiar* (Pv 11:14). Além disso, peça a Jeová que o ajude a se comunicar bem com seus filhos para saber o que eles realmente pensam e sentem.
Primeiro há Jeová como seu ajudador e peça que ele o guie para se comunicar bem com seus filhos e saber o que eles têm no coração. Eles também têm muitas ferramentas fornecidas pela organização para estudar com seus filhos de acordo com suas idades. Você pode consultar outros pais e aprender como eles usam essas ferramentas no culto familiar.
Jeová lhe deu ferramentas muito boas através de sua organização para que você possa estudar com seus filhos, então você deve aproveitá-las ao máximo, você também pode conversar com outros pais para ver como eles usam essas ferramentas, e você deve pedir a ajuda de Jeová ajudá-lo a ter uma melhor comunicação com seus filhos.
Tem muitas ferramentas, uma dessas são as publicações que a organização dá para estudar com as crianças.Também na congregação, você pode perguntar aos pais cristãos como eles usam essas ferramentas e também pode pedir a Jeová que o ajude a se comunicar com seus filhos.
10. O que mais você pode fazer para ajudar seus filhos a conhecer a Jeová?
O que podemos fazer às vezes é ensinar seus filhos sobre Jeová. Isso é especialmente crítico se você não conseguir aprender com seus filhos em casa. O que você diz sobre eles pode dar a seus filhos a confiança de ir até eles quando precisarem.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Procure ocasiões para ensinar seus filhos sobre Jeová. Conte a eles sobre Jeová e todas as coisas boas que ele fez por você (Dt 6:6, 7; Is 63:7). Isso é especialmente importante se você não puder estudar com seus filhos em casa. Além disso, fale bem da organização de Jeová e dos irmãos. Não critique os mais velhos. O que você diz sobre eles pode dar a seus filhos a confiança de ir até eles quando precisarem.
Procure oportunidades para conversar sobre coisas espirituais com seus filhos. Fale bem da organização de Jeová e dos irmãos, especialmente dos anciãos, para que mais tarde tenham a confiança de ir a eles quando necessário. Christine: “Nós saíamos para uma caminhada ou todos pegávamos uma canoa e nos afastávamos um pouco da praia para falar sobre a preciosa criação de Jeová e muitos assuntos espirituais. Quando meus filhos tinham idade suficiente, eu os encorajei a estudar a Bíblia por conta própria.”
Você pode contar a eles sobre todo o bem que Jeová fez por você. E se você não pode estudar com seus filhos em casa, talvez por causa de um cônjuge não cristão, você pode encontrar ou criar oportunidades para ensiná-los, por exemplo. essa irmã mencionada no parágrafo diz que aproveitou qualquer momento. eles saíam para passear ou
pegavam uma canoa e se afastavam da praia e ela começava a falar com eles sobre a bela criação de Jeová. e quando seus filhos ficaram um pouco mais velhos, ela os encorajou a estudar a Bíblia por conta própria.
E algo muito importante é mencionado é que você deve sempre falar bem da organização de Jeová e dos irmãos, pois se você criticar os anciãos é muito provável que quando eles precisarem, seus filhos não confiarão nos anciãos.
Ela pode aproveitar todas as oportunidades que tem com seus filhos para falar das coisas boas que Jeová faz e da irmã que tinha um marido que não era testemunha, porque ela diz que o que ela fazia era dar uma volta ou ir em uma canoa e esses momentos bem acostumados a conversar com seus filhos sobre a criação de Jeová.
E algo interessante que o parágrafo menciona é que se ela é mãe solteira ou seu marido não está na verdade, ela nunca deve criticar os anciãos, para que os filhos quando precisarem de conselhos espirituais, tenham confiança para ir a esses irmãos maduros.
11. De acordo com Tiago 3:18, por que é importante promover a paz no lar?
Temos que ter o hábito de expressar amor ao marido e aos filhos. Fale de seu marido com bondade e respeito, e ensine seus filhos a fazerem o mesmo. Isso ajudará a criar um ambiente pacífico onde será mais fácil aprender com Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Adquira o hábito de expressar seu amor ao seu marido e filhos. Fale de seu marido com bondade e respeito, e ensine seus filhos a fazerem o mesmo. Isso ajudará a criar um ambiente pacífico onde será mais fácil aprender com Jeová.
Isso ajudará a criar um ambiente pacífico onde será mais fácil aprender com Jeová. Jozsef: "Minha mãe fez o possível para deixar a casa em paz, ela conversou conosco sobre as boas qualidades do pai e nos ajudou a entender por que devemos respeitá-lo."
Porque ter um ambiente tranquilo. certamente será mais fácil para seus filhos aprenderem de Jeová, por isso você deve sempre expressar seu amor ao seu marido e aos seus filhos, deve falar do seu marido com bondade e respeito. por exemplo, este irmão chamado Jozsef diz que sua mãe fez de tudo para manter a paz no lar. porque quanto mais desagradável seu marido era, mais bondosa ela era, e quando eles, quando crianças, tiveram dificuldade em obedecer ao pai, ela os fez analisar Efésios 6: 1-3. e ele falou com eles sobre todas as coisas boas sobre seu pai.
É importante promover a paz porque em um ambiente pacífico será mais fácil para as crianças aprenderem sobre Jeová e temos o exemplo desse pioneiro da Romênia do que sua mãe porque mesmo quando seu pai era desagradável ela sempre o respeitava e fazia seus filhos também respeitá-lo dessa forma que a paz foi mantida em casa.
ENSEÑE A SUS HIJOS CON LO QUE HACE
12. Com base em 2 Timóteo 1:5, que efeito o exemplo de Eunice teve em Timóteo?
Eunice deu um bom exemplo para Timóteo. Timóteo viu que as ações de sua mãe eram resultado de seu profundo amor a Jeová. Timothy tinha uma fé como a de sua mãe.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Certamente lhe ensinou que a verdadeira fé é demonstrada pelas obras. Não há dúvida de que Timóteo via as ações de sua mãe como resultado de seu profundo amor a Jeová. Ela também deve ter notado que servir a Jeová a deixou feliz.
Timothy tinha uma fé como a de sua mãe. E não foi por acaso. Timóteo notou o profundo amor que sua mãe tinha por Jeová. Ele tinha uma fé como a de sua mãe desde que percebeu o exemplo dela e quis copiá-lo.
Teve um grande efeito, pois o apóstolo Paulo disse que Timóteo tinha uma fé como a de sua mãe, pois havia notado como sua mãe demonstrava sua fé com obras, ele viu o profundo amor que ela sentia por Jeová e quão feliz era servi-lo .
Teve um grande efeito, pois muitas das coisas que ela aprendeu foi vendo sua mãe, por exemplo, ela percebeu que servir a Jeová é o que a fazia feliz e que tudo o que ela fazia era porque ela tinha um amor profundo por Jeová, então Eunice poderia ensinar seu filho a amar a Jeová de coração.
13. Por que a mãe deve colocar sua amizade com Jeová em primeiro lugar?
Precisamos ter tempo para orar com Jeová e ir às reuniões. Dessa forma, podemos fortalecer nossa amizade com Jeová e ele dará um bom exemplo para sua família e outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mas você nunca deve estar tão ocupado a ponto de negligenciar sua amizade com Jeová. Reserve um tempo para oração particular, estudo bíblico pessoal e ir às reuniões. Assim, você fortalecerá sua amizade com Jeová e dará um bom exemplo para sua família e outros.
Porque além de fortalecer sua amizade com Jeová, você dará um bom exemplo para sua família e outros.
Sabemos bem que as mães estão muito ocupadas criando seus filhos, mas por esse motivo você nunca deve negligenciar sua amizade com Jeová, por isso você deve reservar um tempo para orar em particular, para seu estudo pessoal e para ir às reuniões, pois isso é como você fortalecerá a amizade dele com Jeová.
Ela deve colocar sua amizade com Jeová em primeiro lugar porque ao criar seus filhos ela estará muito ocupada e isso pode fazer com que nosso relacionamento com Jeová vacile e ela não dará um bom exemplo para seus filhos.
14, 15. O que você aprende com os exemplos de Leanne, Maria e João?
Leanne, uma das filhas de Christine, diz: “Não podíamos estudar a Bíblia quando papai estava em casa. Mas a mãe nunca faltou às reuniões. Eles não tinham muito conhecimento da Bíblia, mas seu exemplo os ajudou a ter uma fé forte. Maria diz: “Minha mãe é uma das irmãs mais corajosas que conheço. Sempre coloco Jeová em primeiro lugar, ele me ajudou a vencer o medo dos outros.” João explica: “Acho que o que mais me impressionou foi que, para agradar o papai, a mamãe estava disposta a sacrificar qualquer coisa, menos seu amor por Jeová.”
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aprendemos com os exemplos que nenhuma mãe deixou Jeová de lado, pelo contrário, fizeram um esforço para não negligenciar Jeová. Isso também ajudou muito seus filhos a serem corajosos e determinados.
Leanne: “Não podíamos estudar a Bíblia quando papai estava em casa. Mas mamãe nunca faltou às reuniões, seu exemplo e sua determinação nos ajudaram a ter uma fé forte. Maria: "Minha mãe é uma das irmãs mais corajosas que conheço. Ver que minha mãe era tão corajosa e que sempre colocava Jeová em primeiro lugar me ajudou a superar o medo dos outros" João: "Mamãe estava disposta a sacrificar qualquer coisa, menos o amor dele por Jeová."
Pessoalmente, aprendo que apenas com o exemplo de fé e perseverança da mãe, ela pode ajudar seus filhos a ter uma fé forte e conscientizá-los de que essa é a verdade, também, como diz Maria, no caso dela, vendo que sua mãe foi tão corajosa e sempre colocando Jeová em primeiro lugar a ajudou a superar o medo dos outros.
O que aprendemos é que as mães podem ensinar muito pelo exemplo no caso de Leanne e vemos que ela aprendeu com a mãe que nunca faltou às reuniões e isso a ajudou a ter uma forte determinação de ficar do lado de Jeová.
María também aprendeu muito com sua mãe sobre coragem, já que às vezes seu pai os castiga por irem à reunião, mas sua mãe sempre colocou Jeová em primeiro lugar e isso a ajudou a ser corajosa e vencer o medo dos outros.
16. Que efeito o exemplo de uma mãe pode ter sobre os outros?
Pense no efeito que o exemplo de Eunice teve sobre o apóstolo Paulo. É claro que a conduta dessa mulher deixou uma profunda impressão no apóstolo Paulo e em muitos outros cristãos do primeiro século. Se você cria seus filhos sozinha ou se seu marido não serve a Jeová, pode ter certeza de que seu exemplo de fé fortalecerá e motivará todos ao seu redor.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É claro que a conduta dessa mulher deixou uma profunda impressão no apóstolo Paulo e provavelmente em muitos outros cristãos do primeiro século. Se você está criando filhos sozinha ou se seu marido não está servindo a Jeová, pode ter certeza de que seu exemplo de fé fortalece e motiva as pessoas ao seu redor.
A fé de Eunice teve um bom efeito sobre o apóstolo Paulo e ele reconheceu essa fé quando escreveu a segunda carta a Timóteo 15 anos depois e mencionou publicamente essa fé. Portanto, a fé das mães que criam seus filhos sozinhas ou com um marido que não serve a Jeová será um excelente exemplo de fé para outros.
Pode ser muito influente e deixar uma impressão profunda, por exemplo, Paulo possivelmente notou pela primeira vez a fé de Eunice durante sua primeira viagem missionária, e quando escreveu a Timóteo foi 15 anos depois, e ele ainda se lembrava da grande fé de Eunice, então as irmãs que criam seus filhos sozinhas na verdade podem ter certeza de que seu exemplo de fé fortalece e motiva as pessoas ao seu redor.
Causa um grande efeito, pois em Paulo também causou um grande efeito. O exemplo de uma Eunice para isso é que sempre destaco em Timóteo a fé que sua mãe tinha, ele até a deu como exemplo e outros cristãos do primeiro século e com certeza eles aprenderam muito com sua forma de criar Timóteo.
17. O que você deve fazer se achar que seu filho não está respondendo aos seus esforços?
Criar um filho leva tempo. Você não pode saber ou garantir o resultado, mas tem que continuar regando para que tenha as melhores condições e possa crescer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Lembre-se que criar um filho leva tempo. Como visto nas imagens, quando você planta uma semente, às vezes você pode se perguntar se crescerá uma planta que dará frutos. Embora você não possa garantir o resultado, continue regando para que tenha as melhores condições e possa crescer.
Criar um filho leva tempo. É como quando uma semente é plantada, não se sabe quando aquela planta dará frutos. Se for regada e houver as melhores condições, pode crescer. Se uma mãe fizer tudo ao seu alcance para educá-lo, ele terá as melhores condições para crescer espiritualmente.
Você deve continuar fazendo todo o possível ou tudo ao seu alcance para educá-lo, assim como quando plantamos uma semente, não sabemos se nascerá ou dará frutos no final, mas continuamos a regá-la para que cresça em algum ponto.
Para entendê-lo, o parágrafo menciona uma ilustração de quem semeia uma semente, embora não saiba sem fazê-lo ou se dará fruto, ele sempre continua a regar e é o que se faz com os filhos, mesmo quando é visto que eles não estão respondendo, ele continua a fazer todo o possível para educá-lo para finalmente ver os resultados.
ILUSTRACION:
Serie de imágenes: Se compara el crecimiento espiritual de un hijo al crecimiento de un árbol. 1. Alguien siembra una semilla. La foto debajo muestra a una madre leyendo a su hijito el libro “Lecciones que aprendo de la Biblia”. 2. Alguien riega un arbolito. La foto debajo muestra al hijo, casi adolescente, con una pelota en la mano mientras la madre está lista para estudiar la Biblia con él. 3. Alguien recoge un fruto del árbol. La foto debajo muestra al hijo, ya adolescente, bautizándose mientras la madre lo observa con una sonrisa de satisfacción.
Ayudar a un hijo a crecer en sentido espiritual toma tiempo. ¡No se rinda! (Vea el párrafo 17).
CONFÍE EN LA AYUDA DE JEHOVÁ
18. Como Jeová pode ajudar seus filhos a crescer espiritualmente?
Desde os tempos bíblicos, Jeová tem ajudado inúmeros jovens a serem seus amigos. Assim, você também pode ajudar seus filhos a crescer espiritualmente, se eles quiserem. Jeová também pode ajudá-lo a dizer as palavras certas na hora certa, exatamente quando seus filhos precisam ouvi-las.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Você também pode incentivar um irmão ou irmã na congregação a dar atenção e cuidado. Mesmo quando adultos, Jeová pode lembrá-los de algo que você lhes ensinou no passado. — João 14:26. Se você continuar a ensinar seus filhos pelo que diz e pelo que faz, dá a Jeová muitos motivos para abençoá-lo.
Jeová cuidará deles com grande afeição. Quando nosso ao menor sinal de ter a atitude certa lhes dará uma mão. Também ajudará as mães a dizer as palavras certas na hora certa que fazem o maior bem. Ou você pode empurrar um irmão ou irmã para dar-lhes atenção e amor. Quando adultos, isso os ajudará a lembrar de algo que a mãe lhes ensinou.
Jeová ajuda muito os jovens porque, mesmo quando parecem desgarrados, ele continua a zelar por eles com muito carinho, e se mostrarem uma atitude correta. ele
estende a mão para eles, ou pode também ajudar a mãe a dizer as palavras certas na hora certa, ou também pode encorajar um irmão na congregação a dar-lhes atenção e afeto.
Jeová estará pronto para ajudá-los quando eles mostrarem a atitude certa se se afastarem dele, mas ele também ajuda de outras maneiras, como ajudar a ter as palavras certas para quando o jovem precisa ouvi-los ou ele também pode encorajar um irmão ou irmã a dar-lhes a atenção e o carinho de que precisam ou pode fazê-los lembrar de algo no passado que lhes ensinou.
19. Por que você pode ter certeza de que tem a aprovação de Jeová?
Ele te ama porque você o ama. Se você está criando seus filhos sozinha ou se seu marido não está na verdade, lembre-se de que Jeová promete protegê-la e ser como um pai para eles.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O amor de Jeová por você não depende das escolhas que seus filhos fazem. Ele te ama porque você o ama. Se você está criando seus filhos sozinha ou se seu marido não está na verdade, lembre-se de que Jeová promete protegê-la e ser como um pai para eles.
O amor de Jeová pelas mães não depende das escolhas que seus filhos fazem. É um amor entre a mãe e Jeová. Independentemente da decisão dos filhos de servir ou não a Jeová, nosso Deus sempre os aprovará enquanto continuarem a confiar nele.
Porque a aprovação de Jeová não depende das decisões que seus filhos tomam na vida, mas eles têm a aprovação de Deus porque o amam e continuam confiando totalmente na ajuda de Jeová e fazendo tudo que está ao seu alcance.
Porque o que Jeová sente por você não depende da decisão de seus filhos, além disso, você já deve ter visto que fizemos todo o esforço necessário para que os filhos decidissem servir a Jeová, mas essa é uma decisão que não podemos controlar.
O QUE VOCÊ RESPONDE?
Como as mães podem ensinar seus filhos com o que eles dizem?
Estude a Bíblia com seus filhos. Se seu marido está na verdade, Jeová quer que você o ajude a cuidar das necessidades espirituais dos filhos dele. Uma maneira de fazer isso é apoiar o culto familiar semanal. Talvez você possa ajudar seu marido a planejar um projeto de estudo bíblico ou outra atividade especial.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Eles devem incutir profundo amor a Jeová e a Jesus por estudar a Bíblia com os filhos. Apoiar o culto familiar toda semana, eles devem usar as ferramentas fornecidas pela organização para estudar a Bíblia com seus filhos. Peça a Jeová que o ajude a se comunicar bem com eles. E procure ocasiões para ensiná-los sobre Jeová.
Eles podem fazer isso estudando a Bíblia com eles e ensinando-os a gostar desse estudo, encontrando ocasiões para ensiná-los sobre Jeová, talvez observando a criação e promovendo a paz no lar.
Você pode usar qualquer oportunidade para falar sobre quão bom Jeová é, e se seu marido não for uma Testemunha, você pode ensinar seus filhos através de um estudo bíblico, e você também pode trabalhar com seu marido Testemunha para ajudar a planejar projetos de estudo bíblico. o culto familiar seja edificante.
Como as mães podem ensinar seus filhos com o que eles fazem?
Eunice também, pois não há dúvida de que Timóteo via as ações de sua mãe como resultado de seu profundo amor por Jeová. Ela também deve ter notado que servir a Jeová a deixou feliz. Timothy tinha notado seu exemplo e queria copiá-lo. Da mesma forma, muitas mães alcançaram o coração de seus familiares "sem uma palavra".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A mãe deve demonstrar a fé que tem para que tenha um bom efeito em seus filhos. Que fique claro que eles colocam sua amizade com Jeová em primeiro lugar. Este exemplo servirá não apenas para seus filhos, mas também para outros que a observam.
Eles podem fazê-lo se sempre colocarem sua amizade com Jeová em primeiro lugar, porque vimos alguns casos em que muitas crianças começaram a ter fé devido ao exemplo e determinação de suas mães.
Porque pelo exemplo podem ensinar muito.Vimos no estudo que muitas mães ensinaram seus filhos a serem corajosos, a não ter medo dos homens e a colocar a amizade de Jeová em primeiro lugar.
Como as mães podem mostrar que confiam na ajuda de Jeová?
Desde os tempos bíblicos, Jeová tem ajudado inúmeros jovens a serem seus amigos. Assim, você também pode ajudar seus filhos a crescer espiritualmente, se eles quiserem. Mesmo que seus filhos pareçam se desviar do caminho, Jeová continuará a zelar por eles com amor. E, assim que eles mostrarem o menor sinal de ter “a atitude certa”, ele estará pronto para alcançá-los. Jeová também pode ajudá-lo a dizer as palavras certas na hora certa, exatamente quando seus filhos precisam ouvi-las.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Fazendo-lhes a parte que lhes corresponde e deixando o resto nas mãos de Jeová. Se ele perceber o menor sinal de que a criança tem a atitude correta, fará o possível para ajudá-la a crescer espiritualmente. A mãe cristã deve reconhecer que Jeová a ama por seu relacionamento pessoal e não depende das decisões de seus filhos.
Demonstram isso por continuarem a fazer tudo o que podem para criar os filhos, fazendo todo o possível porque sabem que Jeová está com ela porque prometeu protegê-la e ser como um pai para os filhos dela.
Bem, Jeová ao fazer tudo ao seu alcance para ajudar seus filhos em suas mãos a ajudar seus filhos em sentido espiritual, tendo em mente que se fizerem isso, Jeová abençoará seus esforços.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário