Estudo de A Sentinela, Dar a Jeová o nosso melhor nos faz felizes, Semana de 13 a 19 de junho de 2022, comentários práticos e respostas.

Estudo de A Sentinela, Dar o nosso melhor a Jeová nos deixa felizes, 13-19 de junho de 2022, comentários e respostas.

1. O que nos faz sentir felizes?

Sentimo-nos felizes por estar ocupados no ministério cristão e também por ajudar nossos irmãos, pois, como diz Atos 20:35, há mais felicidade em dar do que em receber.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque a felicidade faz parte do fruto do espírito.

E como se menciona Atos 20:35, a maior felicidade vem de doar e nada melhor do que doar nosso tempo e nossas energias na pregação ou também ajudar nossos irmãos quando eles precisam.

Em Gálatas 5:22 é mostrado que a felicidade é um fruto do espírito, portanto, quando damos em atividades que nos expõem ao Espírito Santo, deixamos acontecer e é por isso que somos felizes. 

2, 3. a) Dado o que Gálatas 6:4 diz, o que nos ajudará a não perder a alegria? 

O que nos ajudará a não perder a alegria é sempre dar o melhor de nós mesmos a Jeová, e também não nos compararmos com os outros, pois cada um dá o melhor a Jeová de acordo com suas habilidades ou capacidades.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Examine nossas próprias ações para ter certeza de que estamos dando a Jeová o melhor de nós mesmos e, ao mesmo tempo, não nos comparando com outros.

E também sentir e demonstrar o que Mateus 22:36 a 38 diz que amamos a Jeová de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de toda a nossa mente.

E a segunda coisa que podemos fazer é não nos comparar com os outros se a saúde a capacidade que definimos nossas habilidades nos permite fazer algo de bom no serviço de Jeová agradeçamos porque tudo o que temos na verdade nos foi dado por dele.

E no parágrafo já é introduzida uma ideia que é desenvolvida posteriormente no artigo é quem tem habilidades e claro que o problema é o equilíbrio se alguém tem habilidades há algo errado em mostrá-las porque como diz aqui para não se exibir ou para seu próprio benefício, mas aqueles de nós que não os têm devem sentir que temos que entrar em uma competição para mostrar que somos melhores que os outros. 

b) O que vamos analisar neste artigo?

Discutiremos o que nos ajudará a não desanimar se acharmos que não podemos fazer por Jeová tanto quanto gostaríamos, e também veremos como podemos usar bem as habilidades que temos e o que podemos aprender com os outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Veremos como podemos fazer isso quando pregamos, vamos às reuniões e quando falamos.

Y es que como queremos agradar a Jehová no solo vamos a evitar el lenguaje obsceno sino que también nos vamos a esforzar por usar nuestra capacidad de hablar de la manera correcta de la mejor manera qué es para alabar a Jehová y es lo que vamos a ver como fazê-lo.

SE PARECEMOS QUE NÃO PODEMOS FAZER TUDO QUE QUEREMOS

4. O que poderia nos desencorajar? Dê o exemplo de Carol.

Pode nos desencorajar que por velhice ou problemas de saúde não possamos mais fazer tanto quanto antes, e temos o exemplo de Carol, ela conseguiu servir em lugares com maior necessidade, liderou muitos cursos bíblicos e ajudou várias pessoas se batizou, mas depois que ela ficou doente ela não podia mais sair de casa, e agora ela sente que não é mais tão fiel quanto as outras.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bom, isso pode nos desencorajar de não podermos fazer o que queremos seja por causa da nossa saúde ou por causa dessa idade é o exemplo da Carol que em um determinado momento de sua vida por ser eloquente ela pregava muito ela tinha 35 estudos e eles foram batizados e então veio a ela um problema doentio e ela não podia mais fazer o que ela queria fazer mas ela não podia então sua saúde a impediu e ela reconheceu este assunto.

E essa irmã sabia que não poderia ser mais, ou seja, que estaria fazendo tudo o que pudesse, mas mesmo assim, lembrando o que havia feito em outra época da vida, sentia-se como se não fosse tão fiel quanto as outras pessoas. ou como ela queria fazer, então ela reconhece que tem uma luta entre o que ele quer fazer e o que ele pode fazer também vemos o perigo de nos compararmos com nós mesmos em outro momento de nossas vidas quando tivemos outras circunstâncias.

Isso pode nos consolar porque sabemos que Jeová não é injusto e não se esquece do que fazemos por ele, então, se fizermos o nosso melhor, podemos ter certeza de que Jeová valorizará e valoriza nossa boa disposição.

5. (a) De que devemos nos lembrar se nos sentirmos desanimados por não podermos fazer tudo o que queremos? 

Devemos sempre ter em mente que o que Jeová espera de nós é que sempre lhe dêmos o melhor de acordo com nossas circunstâncias.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, devemos lembrar que Jeová não espera que todos nós lhe demos a mesma coisa porque ele sabe que isso é impossível dependendo de nossas circunstâncias e nossas limitações, mas ele espera que lhe demos tudo o que pudermos e o melhor de acordo com nossas limitações e circunstâncias.

Sim, o que temos que lembrar é que não somos nós que decidimos do que Jeová gosta e do que ele não gosta, mas é o próprio Jeová que conhece nossos motivos e nossas intenções e é ele quem julga e decide.

E um exemplo muito gráfico nos vem, uma irmã de 80 anos que está dando o máximo que pode nesses 80 anos e com certeza não era o mesmo que ela poderia dar a ela quando tinha 40 anos, a diferença em idade faz suas asas no ministério Bom, eles têm que ser diferentes e ele nos disse no final do parágrafo que comparamos com Mateus 25:20 a 23 e lá foi mostrado que havia escravos diferentes, um é dado cinco talentos, ele os dobra e os outros dois os dobra e nos dois casos em que não foi a mesma quantia que dobra, diz-se bem feito, o que nos mostra essa ideia de que o que Jeová espera de nós é que lhe demos tudo podemos de acordo com nossas circunstâncias.

(b) Como o irmão nas imagens deste artigo sempre deu o melhor de Jeová a Jeová?

Ele sempre deu a Jeová o melhor de acordo com cada etapa de sua vida, quando jovem solteiro vemos que serviu em betel, depois casado é pioneiro e quando já tem suas filhas se esforça para ensinar-lhes o verdade e os ensina a dar testemunho e, finalmente, quando envelhece, prega por meio de cartas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E observamos uma sequência de imagens em diferentes fases da vida deste irmão durante sua juventude serviu em Betel depois se casou e junto com sua esposa serviu como pioneiro, depois se tornou pai de família e cuida de sua responsabilidade muito bem instruindo seu pequeno para a pregação e finalmente chega a um estágio de ser mais velho mas continua a dar a Jeová o melhor da pregação por carta, então vemos como em cada etapa de sua vida este irmão tem dado o melhor a Jeová em seu ministério.

E se esse irmão agora acha que meu melhor estágio foi quando eu estava em Betel ou quando fui pioneiro, isso tiraria a alegria que ele tem agora em tudo que ele parece feliz porque para Jeová não há estágio que valha mais do que outro em todos eles fez o que poderia ter sido forçado ao máximo e é por isso que ele ainda está feliz agora.

6. O que o exemplo de Maria nos ensina?

Ensina-nos que nos sentiremos mais felizes se nos concentrarmos no que podemos fazer em vez do que não podemos fazer ou do que não está ao nosso alcance, por exemplo, esta irmã sentiu-se deprimida porque devido a uma doença ela não podia fazer tanto quanto antes Então ele notou que outra irmã de sua congregação estava na cama e procurou uma maneira de ajudá-la, então combinou de ir até a casa dela e pregar com ela por telefone.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ensina-nos que algo que nos ajudará a não perder a alegria é focar no que podemos fazer em vez de focar no que não podemos.

Bem, ela se viu com a situação de que como ela estava com a saúde precária, então ela achava que não tinha valor, ela estava se valorizando, mas o que ela tem que valorizar é aquele Jeová, então o que ela fez foi tudo que ela podia, ela descobriu que na congregação havia uma irmã que estava na cama então tentei ajudá-la e preguei por telefone e por carta e agora ela se sentia satisfeita porque com base no que ela não podia fazer o que ela não podia agora ela estava feliz e satisfeita por tendo prestado este serviço.

E neste caso vemos que esta irmã é um exemplo de não pensar que sou eu quem precisa de ajuda e os outros têm que me ajudar, talvez outros na congregação a ajudaram, mas ela também pensou em como poderia ajudar alguém em mais e diz que sempre voltou para casa feliz e satisfeita por ter podido ajudar e pregaram juntas escrevendo uma carta junto com alguém essa irmã realmente é um exemplo em termos de buscar possibilidades de fazer o que podemos fazer. 

ILUSTRAÇÃO:

Imagens de um irmão que dá o melhor de si a Jeová em diferentes fases de sua vida. 1. Quando jovem, ele trabalha na lavanderia de Betel. 2. Mais tarde, ele é pioneiro com sua esposa. 3. O irmão está pregando com sua esposa e duas filhas. 4. Agora que ele é mais velho, ele prega por carta.

Jeová fica feliz se lhe dermos o nosso melhor em todas as fases da vida. (Ver parágrafos 4 a 6). 

SE VOCÊ TEM UM PRESENTE, USE-O

7. Que bom conselho o apóstolo Pedro deu aos cristãos?

O apóstolo Pedro disse por inspiração que devemos usar quaisquer talentos ou habilidades que tenhamos para servir melhor a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E pode acontecer que haja irmãos que, por sua humildade ou porque não querem causar inveja nos outros, se abstenham de mostrar ao máximo suas habilidades, mas fazendo isso não estariam dando a Jeová o melhor.

Vamos usar qualquer dom ou talento que temos para encorajar nossos irmãos a usar nossas habilidades ao máximo, qualquer que seja a capacidade que tivermos, porque assim estaremos dando a Jeová o melhor de nós.

Bem, o medo de que outros possam ficar com inveja ou desanimados por nossas realizações, mas como diz o parágrafo, se fizéssemos isso, não estaríamos dando a Jeová o melhor de nós.

8. De acordo com 1 Coríntios 4:6, 7, por que não devemos nos gabar de nossas habilidades?

Porque dessa forma não seremos cheios de orgulho, e o parágrafo menciona um exemplo muito simples, podemos ter a capacidade de iniciar cursos bíblicos, e um dia de pregação conseguimos um, e talvez com boas intenções queremos dizer aos outros como conseguimos um curso porque com certeza vai animar o grupo. Mas ouvimos que uma irmã está contando como conseguiu fazer uma revisita a alguém. Então faremos bem em mostrar bondade e não contar nossa experiência nesta ocasião para não tirar a felicidade da irmã.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque se temos alguma fraqueza, afinal, não é mérito nosso desde que a recebemos, por isso não devemos nos gabar disso ou pensar que isso nos torna superiores ou diferentes dos outros.

Além disso, se fizéssemos isso, poderíamos fazer outras pessoas se sentirem mal, como a experiência que vem no parágrafo de que se alguém está dizendo que deixou uma revista para uma pessoa e acontece que começamos um curso bíblico e deixamos escapar a coisa típica, ah bem, eu comecei um estudo bíblico, onde deixamos a pessoa vai se sentir insegura.

Você tem que mostrar bondade para com os irmãos, às vezes há situações em que é melhor ficar calado mesmo que se possa dar encorajamento porque outros irmãos também estão dando e estavam fazendo tudo o que podem para Jeová, então isso não significa que se alguém tem um dom vá deixar sua saúde mas claro que a primeira coisa a fazer é mostrar bondade para com os irmãos e achar que eles são superiores a nós.

O raciocínio é muito claro: diz que não temos nada que não tenhamos recebido de Jeová, então sim, por que devemos nos gabar de algo que não alcançamos, mas que Jeová nos deu.

O versículo 6 adverte sobre o perigo se não nos lembrarmos que o que temos é porque nos foi dado porque podemos cair no orgulho ou naquele espírito de competitividade você fez isso, mas veja o que eu fiz, então isso não é o que se trata de lembrete é muito oportuno porque o que temos é porque nos foi dado.

9. Como devemos usar nossos talentos?

Devemos usá-los para o benefício da congregação, para encorajar nossos irmãos e louvar a Jeová, não para se exibir ou tentar se destacar dos outros ou fazê-los sentir que são menos do que nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Para encorajar a congregação a nunca se exibir, temos que pensar que sempre há alguém que não se destaca em alguma coisa, mas que acima de tudo adorar a Jeová não significa que temos que nos destacar ou fazer alguém se sentir inferior.

Como Filipenses 2:3 diz que temos que usar esses talentos e os temos com humildade. 

10. Por que é absurdo nos compararmos com os outros?

É um absurdo porque cada um tem habilidades diferentes que são igualmente importantes ou valiosas, por exemplo, um irmão pode ser muito bom em fazer discursos, e por isso se acha superior a um irmão que talvez ache muito difícil esse assunto, mas este outro irmão talvez se destaque por outras coisas, como ser muito hospitaleiro, ou estar educando muito bem seus filhos ou estar muito entusiasmado no ministério.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque todos nós temos pontos fracos e pontos fortes e podemos cair em que estamos comparando nossos pontos fortes com os pontos fracos de outro irmão e não levando em conta que esse irmão tem outros pontos fortes que talvez não sejam os nossos, por isso o o bom é que cada um nos deixe usar nossas habilidades para servir e ajudar na congregação que todos louvemos a Jeová.

Bem, eles não devem acreditar que somos superiores a outros se não for para servir a Jeová e louvar os irmãos na congregação.

E que se temos esses dons é graças a Jeová, ou seja, não é mérito nosso. 

APRENDAMOS COM OS OUTROS

11. Por que devemos nos esforçar para seguir o exemplo de Jesus?

Porque, embora diferentes dele, somos imperfeitos, podemos aprender muito com suas belas qualidades e sua maneira de agir, e se fizermos o possível para imitá-lo, sem dúvida nos tornaremos melhores cristãos e teremos melhores resultados na pregação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Sim, bem, sabemos que Jesus é o nosso melhor modelo a seguir, de fato, 1 Pedro 2:21 nos diz que Cristo sofreu por nós para que seguíssemos fielmente seu exemplo, então se aprendermos com suas qualidades e seu modo de agindo podemos ser melhores servos de Jeová e teremos melhores resultados na pregação.

Bem, há algo muito importante que ele diz no início e isso é verdade quando pensamos em nossos irmãos e irmãs, sempre vemos algo que dizemos isso eu tenho que melhorar e copiar, então isso é o bom de se olhar o exemplo dos outros, mas sem nos compararmos com eles. 

12, 13. O que aprendemos do Rei Davi?

Quando eles corrigiram, não estou procurando desculpas. Em vez disso, ele aceitou a disciplina estrita de Jeová e se desculpou sinceramente pelo que havia feito. Por isso Jeová o perdoou, com isso aprendemos a atitude correta que devemos ter quando alguém nos aconselha, e que quando erramos devemos aceitar nossos erros sem dar desculpas ou culpar os outros. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, Davi cometeu muitos erros graves, mas mesmo assim, quando o corrigiram, ele não tentou dar desculpas, mas sim aceitou a disciplina firme e se arrependeu de coração pelo que havia feito, e por isso Jeová o perdoou.

Este exemplo ensina a cada um de nós, por exemplo, quando recebemos conselhos, como será nossa atitude se reconhecermos os erros que cometemos ou, pelo contrário, tentarmos dar desculpas e também devemos pensar precisamente quando receber conselhos, assimilá-los e trabalhar para não repetir os erros que cometemos.

E com o exemplo de Davi que é mencionado aqui, bem, aprendemos algo muito importante, também somos imperfeitos, vamos cometer erros graves, mas aprendemos com Davi, ele é um exemplo de arrependimento na atitude que temos ter diante do pecado e como mostra o Salmo 51:10 quando Davi, magoado pelo que havia feito, pediu a Jeová que criasse em mim um coração puro, colocasse dentro de mim um espírito novo, um espírito firme, eis o que temos tem que se concentrar e aprender com esses personagens.

14. Como podemos nos beneficiar olhando o exemplo de outros cristãos?

Ao olharmos para o exemplo de irmãos que podem estar enfrentando provações com fé, como pressão de colegas, oposição familiar ou problemas de saúde, certamente aprenderemos qualidades ou coisas que nos ajudarão a lidar com nossas próprias dificuldades pessoais.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E com certeza em nossa congregação haverá irmãos que passam por várias provações e sabendo que as enfrentam e permanecem fiéis a Jeová, isso nos dá inúmeros motivos para valorizá-los e seguir seu exemplo.

Gosto de pensar nos jovens. Na verdade, vejo como eles têm que ser corajosos no mundo em que vivemos. Valorizo ​​muito isso. Vejo a coragem deles se mantendo firmes diante de Jeová, que é um exemplo para mim quando Eu também tenho que lutar com minhas dificuldades.

Os jovens também em pessoas mais velhas e em irmãos que têm alguma doença mas permanecem fiéis ali estão dando tudo o que podem a Jeová para que sejam um exemplo para nós.

Também posso pensar em outro grupo que são irmãos que estão sozinhos na verdade, eles também precisam muito da congregação e é por isso que também estamos atentos às suas necessidades, porque isso também contribuirá para a alegria deles.

Como já foi mencionado anteriormente, as provas nos ajudam a cultivar uma qualidade essencial, como diz Santiago, o que é a perseverança, portanto, suportar uma prova atrás da outra ou ver nossos irmãos que conseguem superar uma prova atrás da outra, isso também nos faz crescer. qualidades como perseverança, constância, integridade, e que também nos fortalecerão para resistir no futuro aos ataques que virão de Satanás.

E continuar nessa linha é motivo de alegria porque temos uma fé comprovada, então vemos o que é uma fé de qualidade e precisamos ter uma fé de qualidade para poder enfrentar o que vem no futuro. 

SERVIMOS A JEOVÁ COM FELICIDADE

15. Que conselho do apóstolo Paulo nos ajudará a continuar servindo a Jeová com alegria?

Paulo disse aos efésios que cada um deve fazer todo o possível para edificar o corpo de Cristo, e também disse que se cada membro cumprisse bem sua função, tudo correria bem na congregação, então se cada membro da congregação der o seu melhor a Jeová e ele cumpre bem o seu papel, a paz e a união reinarão nas congregações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos aqui neste parágrafo é que damos a Jeová o melhor de nós que o que devemos fazer como os cristãos do primeiro século fizeram que eles tinham papéis e responsabilidades diferentes e a chave está em Primeira Coríntios 12:4 que diz que existem dons diferentes, mas mesmo espírito, há a chave para a congregação se manifestar.

E outro conselho que o apóstolo Paulo deu é o de Efésios 4:2 onde ele diz ser completamente humilde e depois diz fazer todo o possível para manter a unidade e isso é pensar que somos todos uma equipe e que temos a oportunidade colaborar uns com os outros para trabalhar em equipe e tudo é para o louvor de Jeová não apenas promove a paz e a união, mas nos deixa felizes e, o mais importante, deixa Jeová feliz.

16. Que meta você deve definir? (Hebreus 6:10).

O objetivo é nos compararmos com os outros, em vez disso, esforcemo-nos para imitar as qualidades de Jesus e de outros servos fiéis de Jeová, além disso, continuemos sempre a dar o melhor ao nosso Deus, porque sabemos bem que ele não esquecerá tudo o que fazer em favor do seu reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, o objetivo de não nos compararmos com os outros, mas sim de olhar para Jesus e fazer um esforço para copiar suas qualidades.

Sim também aprender com os exemplos de fé do passado e dos nossos dias.

Como o texto que lemos diz que Jeová não se esquece do que lhe demos, portanto, concentremo-nos em dar-lhe o melhor, sejam quais forem as nossas circunstâncias. 

O QUE VOCÊ RESPONDE?

Por que não devemos nos comparar com os outros?

Como isso pode nos desanimar muito, lembremos também que cada um tem circunstâncias e habilidades diferentes, mas que são igualmente importantes ou valiosos no povo de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vimos que cada um de nós tem circunstâncias diferentes e Jeová não vai nos pedir mais se lhe dermos o melhor de nós, ele não vai nos pedir mais e vimos duas ideias muito interessantes, uma que era essa temos de fazer o melhor em nosso serviço a Jeová e também não nos compararmos com outros.

E também porque podemos perder a alegria em nosso serviço e é por isso que em vez de competir com nossos irmãos é melhor não destruir essa paz que existe na congregação e não nos comparar.

Não é bom nos compararmos com o que nós mesmos fizemos no passado, porque talvez isso possa nos desanimar, mas levar em conta as circunstâncias atuais e dar o melhor a Jeová.

Por que continuamos a servir a Jeová com alegria mesmo quando não podemos fazer tudo o que queremos?

Porque sabemos bem que o que Jeová espera é que façamos tudo o que pudermos por ele de acordo com nossas circunstâncias, e como aprendemos hoje, nos sentiremos mais felizes se nos concentrarmos no que podemos fazer em vez do que não está ao nosso alcance.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Hebreus 6:10 diz que Jeová não se esquece de nossos esforços, então isso nos encoraja e nos dá a confiança de que ele valoriza tudo o que fazemos em nosso serviço a ele.

E também foi mencionado que é Jeová quem decide o que lhe agrada e o que não agrada, por isso vimos o exemplo dos escravos que recebem os talentos se fizermos o possível, Jeová também nos dirá bem feito como aquele senhor fez para os escravos.

O que podemos fazer para nos beneficiar do bom exemplo de outros?

O que podemos fazer é olhar para o exemplo de irmãos que podem estar enfrentando provações com fé, como pressão de colegas, oposição familiar ou saúde precária, certamente aprenderemos qualidades ou coisas que nos ajudarão a enfrentar nossas próprias dificuldades pessoais.

COMENTÁRIO ADICIONAL

E bem, podemos olhar para suas qualidades, já vimos vários exemplos de fé no passado, como Jesus Cristo, o Rei Davi, e também temos muitos exemplos em nossa congregação hoje, exemplos atuais em revistas, que ajudarão que dêmos o melhor a Jeová e tenhamos em mente que ele não se esquece de nossas obras e que valorizam nossos esforços e de certa forma o servem com felicidade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários