Encontré Joyas Espirituais, Semana de 27 de junho a 3 de julho de 2022, 2 Samuel 15 a 17, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 27 de junho a 3 de julho de 2022, 2 Samuel 15 a 17.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

2Sa 16:4. O que a decisão precipitada de David nos ensina? (w18.08 6 ¶11).

Por outro lado, cada um de nós pode ser vítima de uma injustiça devido a uma meia verdade ou informação incompleta que circula sobre nós. Vamos ver o que aconteceu com o rei Davi e Mefibosete. Davi foi generoso com ele e lhe devolveu as terras de seu avô Saul. Mas algum tempo depois ele recebeu um relatório negativo sobre Mefibosete. Sem checar as informações, ele decidiu tirar todas as suas propriedades. Quando finalmente falou com ele, percebeu que havia cometido um erro e devolveu parte da terra para ele. David não teria cometido essa injustiça se tivesse se dado ao trabalho de obter os detalhes, em vez de se apressar para tomar uma decisão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Quando Davi recebeu um relatório negativo de Mefibosete, neto de Saul, sem verificar a informação, ele decidiu tirar todas as suas propriedades, mas quando finalmente falou com ele, percebeu que havia cometido um erro e devolveu parte do propriedades. terra. Isso nos ensina que antes de tomar uma decisão apressada, reserve um tempo para obter todos os detalhes.

Davi, sem verificar certas informações que lhe foram dadas sobre Mefibosete, decidiu tirar todas as propriedades que ele havia lhe dado anteriormente, o que nos ensina que por causa de meias verdades podemos estar julgando mal alguém ou até prejudicando-o, então antes de julgar alguém devemos ter certeza Para ter dados confiáveis, não devemos opinar ou tomar uma decisão antes de ouvir todos os detalhes, por isso fica claro para nós que não devemos acreditar em tudo o que ouvimos sem verificar se é verdade.

Quando Davi descobriu que Mefibosete estava vivo, ele o fez devolver tudo o que pertencia ao seu avô e se beneficiar do que ele tinha direito por lei. Mas algum tempo depois ele recebeu um relatório negativo sobre Mefibosete. Sem checar as informações, ele decidiu tirar todas as suas propriedades. Quando finalmente falou com ele, percebeu que havia cometido um erro e devolveu parte da terra para ele. Se eu tivesse descoberto antes, não teria cometido esse erro.

Isso nos ensina que quando ouvimos qualquer relato negativo de nossos irmãos ou da organização, devemos primeiro averiguar a fonte de tal informação e seu conteúdo. Não queremos agir precipitadamente e descobrir que cometemos um erro prestando atenção à primeira coisa que ouvimos.

O que ela nos ensina é que nunca devemos nos apressar em fazer um julgamento ou dar nossa opinião se não conhecemos todos os detalhes e que se queremos descobrir devemos falar com a pessoa certa e não com o que os outros dizem ou se deixam obter levado pelos comentários ou fofocas.

Uma grande lição é que quando surge um mal-entendido dentro da congregação não devemos acreditar em tudo que ouvimos e se queremos resolver o assunto devemos falar com o irmão envolvido e não envolver outras pessoas.

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?

2 Samuel 15:1,4. Absalão estava adotando o hábito de acordar cedo, ir de carruagem com 50 homens e ouvir os casos das pessoas no portão da cidade, embora pudesse parecer que Absalão não estava interessado, o que ele estava realmente atribuindo a si mesmo eram funções que só o rei deve fazer e que não respeita a autoridade do rei, da mesma forma na congregação é necessário respeitar os privilégios e responsabilidades que os servos nomeados na congregação têm e não julgá-los.

2 Samuel 15:2,4. Mostra-nos o quão habilmente Absalão tentou bajular o povo, fazendo-o acreditar que ele estava interessado em seus problemas, o que mostra que este homem tinha o poder de persuasão, este é certamente um exemplo de alerta, pois pode ser que tenhamos por natureza o dom da persuasão, quer sejamos homens ou mulheres. Talvez achemos fácil escapar impunes, por assim dizer, dominando a conversa ou desgastando aqueles com pontos de vista diferentes. No entanto, se formos verdadeiramente amorosos, sempre teremos em mente os interesses dos outros.

2 Samuel 15:3,4. Isso me faz pensar que hoje podemos encontrar muitos Absalão que fazem é desacreditar aqueles que lideram a organização de Jeová e se dedicam a espalhar boatos sobre eles, por isso devemos ter nossa armadura espiritual e fortalecer a cada dia mas nossa fé para não cair em suas mentiras e falsas preocupações.

2 Samuel 15:2,6. Mostra-nos como é que Absalão tentou ganhar a simpatia do povo porque queria ser rei, por isso nunca sejamos como Absalão que só foi gentil com as pessoas porque queria algo em troca, porque Jeová não gosta daqueles que buscam seus própria glória.

2 Samuel 15:5,6. Isso nos ensina 2 lições valiosas, primeiro se a nossa maneira de saudar formos acessíveis, as pessoas perceberão e se sentirão atraídas pela verdade com apenas uma saudação. Por outro lado, não vamos cumprimentar carismaticamente apenas pelo fato de fingir uma falsa espiritualidade, vamos senti-la e mostrá-la aos nossos irmãos.

2 Samuel 15: 6. A Bíblia diz que Absalão começou a roubar o coração do povo porque fez o que o rei faz, talvez eles quisessem o que Absalão lhes prometeu, ou talvez fossem deslumbrados com sua presença imponente. Seja como for, uma coisa é indiscutível: eles não foram leais a Jeová ou ao rei que ele designou. Hoje, Satanás continua a usar pessoas como Absalão para tentar ganhar o coração dos servos de Jeová.

2 Samuel 15:7,8. Nunca usemos Jeová ou sua organização ao mentir, Absalão fez isso e seu fim foi terrível, nunca usemos isso como pretexto para atacar os outros pelas instruções que seguimos ou por nossas supostas intenções, que seriam agir diretamente contra Jeová.

2 Samuel 15:7,10. Absalão voltou a Hebron e começou sua vã tentativa de usurpar o trono de seu pai, é provável que Absalão o tenha escolhido como ponto de partida de sua campanha para tomar o trono devido à sua importância histórica como antiga capital de Judá e por ser sua cidade natal Seja como for, ficou claro que Absalão queria o que seu pai tinha, os servos de Jeová nunca devem se deixar levar pela ambição, seja dentro ou fora da congregação.

2 Samuel 15:12,13. Absalão foi inteligente em ganhar mais e mais pessoas para apoiá-lo como o próximo rei em vez de Davi, seu pai. Ao obter tal apoio, foi motivo de medo para o rei e ele decidiu fugir para cuidar de sua vida e dos outros que o apoiavam lealmente. No entanto, ele nunca deixou de confiar em Jeová e provou isso compondo canções que comprovam isso nos Salmos.

2 Samuel 15:13,17. Diz que alguns dos homens de Israel ficaram do lado de Absalão. Então Davi sofreu não só a traição de seu filho, mas também alguns amigos íntimos. No entanto, Husai permaneceu leal a Davi e estava até disposto a arriscar sua vida. Nós também devemos ser esse tipo de amigo e mostrar bondade e amor altruísta por nossos irmãos.

2 Samuel 15:19,21. Itai era filisteu, mas sua lealdade a Jeová e ao Rei Davi chamou muita atenção. Ele tinha motivos para não apoiar o ungido de Jeová, mas estava convencido de que tinha o apoio de Deus e também não apenas disse para apoiá-lo, mas também estava disposto, junto com seus 600 guerreiros, a segui-lo sempre que necessário.

2 Samuel 15:25. Que lição importante, quando pensamos que perdemos um privilégio por causa da injustiça, pensemos como Davi, se Jeová quiser e tivermos sua aprovação, ele nos trará de volta.

2 Samuel 15:32,37. Husai provou ser um bom amigo não apenas apoiando David em tempos difíceis, mas também cuidando das coisas que David precisava. Quando temos amigos que estão passando por momentos difíceis, vamos fazer o mesmo, apoiá-los emocionalmente e também encontrar uma maneira de cuidar das coisas que eles precisam.

2 Samuel 15:32,37. Diz que quando Absalão tomou o trono de seu pai, muitos israelitas ficaram do lado dele, mas Husai permaneceu fiel a Davi e foi procurá-lo quando ele fugiu, e estava disposto a arriscar sua vida, na congregação cristã. , irmãos e irmãs. estão unidos por um vínculo que vai além do senso de dever ou do cargo que ocupamos, por isso, com nossos atos de bondade, deixamos nossos colegas saberem que nos importamos com eles porque os amamos e não apenas porque é nossa responsabilidade .

2 Samuel 16:3. Ziba primeiro ajudou Mefibosete a receber a herança de Saul. Mas como pode ser visto neste texto, anos depois sua ambição o conquistou e ele falou mal dele. Que lição valiosa, se algum de nossos alunos tem mais privilégios do que nós, não o subestimamos nem dizemos que sem nós ele não teria conseguido, pois tudo vem de Jeová.

2 Samuel 16:3. Ele menciona que Ziba, o servo de Mefibosete, começou a dizer a Davi que Mefibosete era desleal a ele e que ele havia permanecido em Jerusalém na esperança de ganhar o reinado. Davi acreditou nele e deu àquele mentiroso toda a propriedade do filho de Jônatas, essa história fala que existem pessoas que são capazes de caluniar os outros para conseguir um favor ou a aprovação das pessoas, nunca devemos ser assim.

2 Samuel 16:3,4. Zibá enganou o rei Davi falando mal de seu mestre Mefibosete. Zibá alegou que Mefibosete era desleal a ele e que havia permanecido em Jerusalém na esperança de obter o domínio real. Davi acreditou nele e deu àquele mentiroso todas as propriedades do filho de Jônatas. Depois que o assunto foi esclarecido, Mefibosete recebeu de volta metade de sua herança. Mas ele não se ressentiu, mas aceitou de bom grado o que lhe foi dado e continuou a mostrar lealdade a Davi.

2 Samuel 16:9. Abisai pergunta a David se ele pode matar o homem que os está insultando. Mas Davi diz que não, para deixar o assunto nas mãos de Jeová. Da mesma forma, o melhor que podemos fazer é orar a Jeová e pedir que seu espírito santo nos ajude a nos controlar quando somos provocados. Se fizermos isso, mostraremos confiança em Jeová e ele nos abençoará por isso.

2 Samuel 16:10.13. Observe que Davi não ficou zangado porque foi amaldiçoado por um descendente de Saul. Que lição valiosa de espiritualidade e humildade. Não vamos ficar com raiva porque eles não usam títulos conosco, ou não falam conosco sobre "você" e até nos chamam de maneiras feias. David não levou para o lado pessoal porque era um homem espiritual.

2 Samuel 16:16. Quando Absalão, filho de Davi, tomou o trono de seu pai, muitos israelitas ficaram do lado dele, mas Husai permaneceu leal a Davi e foi procurá-lo quando ele fugiu. Além disso, ele estava disposto a arriscar sua vida e realizar uma missão que acabaria com a conspiração. E não o fez simplesmente porque era seu dever como oficial do tribunal; ele fez isso porque era um amigo leal, podemos ser amigos leais quando nossos irmãos estão passando por perseguição.

2 Samuel 16:23. Nunca vamos cair no ego de acreditar que nossos conselhos e experiências podem ser iguais aos de Jeová. Nunca dê conselhos que não sejam baseados na Bíblia, especialmente como pioneiros. E para conseguir isso, a única maneira é lendo constantemente a Bíblia e não confiando em nossa própria experiência ou compreensão.

2 Samuel 17:5,6. Vemos que Hussai frustrou astutamente o conselho que Aitofel havia dado a Absalão, cumprindo assim seu papel de espião na missão secreta que Davi lhe havia confiado, essa mesma astúcia que devemos mostrar quando estamos sendo perseguidos para proteger nossos irmãos e para a congregação.

2 Samuel 17:7,14. Podemos observar a bravura que Husai teve. Ele fingiu ser amigo de Absalão e propôs um plano diferente do de Aitofel para conseguir sua derrota. Davi pediu a Jeová que ajudasse Husai, e sua oração foi ouvida. Nós também temos de ser corajosos para ser leais a Jeová e não ceder à pressão de familiares, colegas de trabalho ou autoridades.

2 Samuel 17:19,20. Quando dois homens foram encontrados carregando uma mensagem de Cusai para Davi no deserto, uma mulher como Raabe estava por perto. Os dois homens se esconderam no pátio, no poço do marido. A mulher estendeu uma tampa sobre o poço e empilhou grãos triturados em cima. Quando os servos de Absalão vieram e perguntaram sobre os dois mensageiros, "a mulher lhes contou". Daqui eles passaram para as águas.

2 Samuel 17:27, 28. A hospitalidade que Davi e seus homens receberam de Sobi, Makir e Barzilai nos mostra a capacidade de sermos generosos com os outros; portanto, sempre mostremos hospitalidade a todos aqueles que precisam.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários