Encontré Joyas Espirituais, Semana 20-26 de junho de 2022, 2 Samuel 13-14, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 20 a 26 de junho de 2022, 2 Samuel 13 a 14.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

2Sa 14:25, 26. O que o exemplo de Absalão nos ensina sobre a verdadeira beleza? (g04 22/12 8, 9).

Analisemos, por contraste, o caso de um de seus filhos: Absalão. Apesar de sua aparência invejável, ele acabou sendo uma pessoa indesejável. A Bíblia diz sobre ele: “Ora, em comparação com Absalão, não se achou homem tão belo em todo o Israel que fosse tão louvado. Desde a planta do pé até o alto da cabeça não se achou nele defeito algum” (2 Samuel 14:25). No entanto, sua ambição o levou a se rebelar contra seu próprio pai e usurpar o trono. Ele até estuprou as concubinas de seu pai. Como resultado, ele incorreu na ira divina e sofreu uma morte dolorosa (2 Samuel 15:10-14; 16:13-22; 17:14; 18:9, 15).

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Absalão era um homem fisicamente atraente e de aparência forte, mas sua ambição o tornou indesejável, ele se rebelou contra seu pai, usurpou o trono, estuprou as concubinas de seu pai e provocou a fúria divina, que nos ensina que a verdadeira beleza não é aquela que vemos mas o que consiste em um coração reto devotado a Jeová.

Ensina-nos que de nada serve a verdadeira beleza, se tivermos uma personalidade indesejável ou fizermos coisas desagradáveis, como foi o caso de Absalão, porque ele era arrogante, desleal, pois o fato de também ser ambicioso o levava a se rebelar contra sua pai e usurpar o trono, e tudo o que ele fez provocou a ira de Jeová e sofreu provocou a ira de Jeová e sofreu uma morte dolorosa.

E algo muito interessante que a referência menciona é que toda a beleza de Absalão não compensou todas as suas más ações, e o que também nos mostra que a beleza física é irrelevante é o fato de que a Bíblia dá inúmeros exemplos de pessoas sábias e atraentes de quem não menciona nada sobre sua aparência física, indicando assim que o mais importante é a beleza interior.

Absalão pertencia a uma família que se destacava pela beleza física. Sua mãe era uma princesa chamada Maacá. Sua irmã Tamar e sua filha, que também tinha o mesmo nome da irmã, se destacaram pela beleza. E é possível que com todo esse pano de fundo ele tenha ficado muito orgulhoso e depois se rebelou contra o próprio pai e lhe arrebatou o trono. Ele foi considerado como alguém muito desagradável, arrogante e desleal.

Este exemplo nos mostra que a beleza física é boa, mas não é essencial para ter uma boa reputação e ser um bom servo de Jeová. A Bíblia oferece vários exemplos de pessoas sábias e atraentes cuja aparência física não é mencionada. Portanto, é óbvio que a coisa mais importante sobre um ser humano é sua beleza interior.

Ensina-nos que se a beleza física não for acompanhada de boas qualidades que produzimos dentro de nós, então é inútil e no caso de Absalão, como menciona o registro bíblico, embora fosse uma pessoa bonita como um todo, era uma pessoa desagradável. caráter, ele foi arrogante e desleal e provocou a ira divina e sofreu uma morte dolorosa.

E uma lição importante que tiramos disso é que Jeová não olha para a beleza física, pois a Bíblia menciona alguns exemplos de pessoas sábias que eram atraentes aos olhos de Jeová, mas não fala sobre sua aparência física, o que nos ensina que a beleza interior é o mais importante. coisa importante tanto para Jeová como para nossos irmãos. 

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?

2 Samuel 13: 2. Samuel mostra que depois de todos os pecados de Davi, sua família foi atormentada por calamidades a partir de então, e isso não significa que Jeová nos castiga por nossos pecados, mas simplesmente que as más decisões que tomamos podem continuar a trazer consequências para nós. vidas, daí a importância de sempre seguir os princípios de Jeová ao tomar decisões.

2 Samuel 13:3. Vemos que Amnon foi em busca de conselhos que uma pessoa que não teve boas intenções odeia o que nos ensina é que no caso dos pais podemos aprender muito sobre este exemplo para poder dar bons conselhos que às vezes podem levá-los ter sérias consequências.

2 Samuel 13:8. Embora Tamar fosse uma princesa e tivesse uma criada, ela sabia amassar e cozinhar pão. Que lição valiosa, especialmente para as famílias que têm boa estabilidade econômica. Que grande exemplo David dá ao fazer sua filha saber como fazer as tarefas que correspondiam aos servos. Ele obedeceu ao pai e o fez com prazer.

2 Samuel 13:11,12. Amnon vinha planejando há muito tempo como satisfazer seus desejos imorais com sua meia-irmã Tamar. Ele veio consultar seu primo Jonadabe para alcançar seu objetivo. Ele seguiu os passos que lhe haviam sido sugeridos e então cometeu imoralidade, humilhou sua irmã Tamar sem se importar que isso a prejudicasse pelo resto da vida e mais tarde isso causou sua própria morte.

2 Samuel 13:10,15. O caso de Amnom nos ensina a importância de guardar nossos corações, pois se não o fizermos podemos causar muita dor aos outros, também se não guardarmos nossos corações podemos nos deixar levar por paixões egoístas e acabar cometendo fornicação como Amnon.

2 Samuel 13:15. Mostra-nos que após o ato imoral que Amnon cometeu, ele começou a odiar Tamar, o que indica que a concessão de seu desejo por Amnon não deu a ele ou a sua meia-irmã nenhum prazer real, e de fato isso acontece com frequência quando as pessoas se entregam a atos sexuais imorais. relações, indicando-nos mais uma vez que se queremos ser felizes devemos sempre obedecer aos princípios de Jeová.

2 Samuel 13:15. De acordo com o relato bíblico, Amnon estaria apaixonado por sua bela meia-irmã Tamar. E depois que ele a enganou para fazer sexo com ele, o registro bíblico indica que ele a expulsou de seu quarto. Demonstrando assim que seu suposto amor se baseava apenas na paixão e na satisfação de suas necessidades.

2 Samuel 13:19. Após o acontecimento desagradável que Tamar havia passado, conta a história que ela derramou cinzas na cabeça, rasgou a túnica especial que estava vestindo e foi embora gritando com as mãos na cabeça, colocando as mãos na cabeça. tristeza ou vergonha e foi até mesmo uma demonstração da pesada mão de aflição de Deus que estava sobre ela.

2 Samuel 13:20. Infelizmente existem muitas vítimas de estupro neste mundo, o conselho que a Bíblia tem é o princípio de tentar seguir em frente com a vida, não pensar nesse assunto, não pensar nisso e se ocupar com outras atividades, pode ajudar um pouco a pouco tentando superar este terrível incidente.

2 Samuel 13:21. Ao saber da humilhação da filha, David ficou muito zangado, mas não julgou o infrator, talvez por não haver acusação direta ou formal sustentada por provas ou testemunhas. Absalão pode ter preferido não revelar o fato de que Amnon havia violado a lei registrada em Levítico para evitar má publicidade para sua família e seu próprio nome, mas mesmo assim nutria um ódio assassino por Amnon.

2 Samuel 13:21. Vemos que Davi não disciplina seu filho pelos atos que fez, quão diferente Jeová é que quando erramos ele sempre nos disciplina e no caso de Davi vemos que teve consequências difíceis mas quando Jeová nos disciplina aprendemos com nosso erro nos arrependemos e Jeová nos aceita como seus servos.

2 Samuel 13:22. Absalão pode ter preferido não revelar o fato de que Amnon havia violado a lei registrada em Levítico para evitar má publicidade para sua família e seu próprio nome, mas ele ainda nutria um ódio assassino por Amnon, embora externamente ele se controlasse. o momento certo para se vingar à sua maneira, isso mostra que existem pessoas que são capazes de guardar rancor por muito tempo.

2 Samuel 13:22,28. Isso nos faz pensar em quanto ódio Absalão teria em seu coração por matar seu meio-irmão Amnom, e é claro que os verdadeiros cristãos não chegariam ao ponto de cometer assassinato, mas podemos deixar o rancor crescer dentro de nós a ponto de odiar a um irmão na fé, então é aí que devemos lutar para arrancar aqueles sentimentos que podem endurecer nossos corações.

2 Samuel 13:29. Vemos que Amnon perdeu a vida devido aos atos que havia cometido contra sua irmã Tamar, o que ele nos ensina é que quando cometemos um pecado sempre teremos consequências, embora não tão duras quanto o que aconteceu com Amnon, mas o que somos certeza disso é que Jeová nos julgará de acordo com o que fizermos.

2 Samuel 13:20-29. Absalão fez com que seus servos assassinassem Amnom enquanto ele estava sob a influência do vinho, já que Amnom era o sucessor lógico de Davi no trono, pois era seu filho mais velho, é possível que Absalão também quisesse que sua morte tivesse uma chance melhor de obter o trono, o governo, com este evento a profecia pronunciada por Natã após o comportamento imoral de Davi com a esposa de Urias começou a se cumprir.

2 Samuel 13:1,33. É uma história que pode ajudar muito os pais na hora de incutir princípios em seus filhos, principalmente nas questões que os atraem quando chegam à adolescência, e com este exemplo talvez possamos chamar sua atenção e mostrar como a imoralidade sexual tem resultado em desapontamento e calamidade, por isso ajudamos o jovem a ver a razoabilidade e a correção da lei de Deus.

2 Samuel 13:32,33,35. Cuidemo-nos de dar maus conselhos ou mau exemplo a outros por suas decisões pessoais e, então, somos nós que tentamos parecer muito devotados a Jeová. Já aconteceu de irmãos insistirem com outros em decisões pessoais, como com quem se casar, como cortejar. onde trabalhar etc Não controlemos as decisões pessoais de outros como Jonadabe.

2 Samuel 13:39. Demorou anos para que Davi viesse a aceitar a morte de Amnom, o que seu filho Absalão havia feito e o que havia acontecido com sua filha Tamar, isso deve ter sido motivo para Davi pensar que está sofrendo os estragos de seu pecado com Bate-Papo. Sheba, isso nos lembra que os pecados podem ter consequências apesar do arrependimento que pode ser demonstrado.

2 Samuel 14:1. Depois de três anos, quando a dor de Davi pela perda de seu primogênito diminuiu um pouco, ele começou a sentir saudades de seu filho Absalão. Lendo os pensamentos de seu tio, o rei, Joabe usou um ardil para que ele concedesse a Absalão um perdão condicional e o repatriasse, embora sem o direito de comparecer à corte de seu pai.

2 Samuel 14:4. É muito profundo ver como Davi, como rei, ouvia a quem precisava de ajuda, não só as figuras proeminentes de Israel, mas até mesmo as mulheres desconsoladas, ele tomava tempo para atendê-las, não vamos esquecer de fazer o mesmo, vamos ouvir as pessoas não aos privilegiados. Vamos ajudar como precursores para quem precisa como Davi fez quando era rei.

2 Samuel 14:7. Aqui encontramos uma expressão interessante, “a última brasa que me resta será extinta”, o brilho das brasas que o carvão produz quando queima lentamente é usado para se referir a uma descendência viva.

2 Samuel 14:17,20. Como é majestoso saber que os anjos distinguem entre o bem e o mal, mas que os humanos poderiam fazer o mesmo, em assuntos onde pode não haver uma instrução explícita para agir, mas nossa consciência nos diz o que é certo e errado. Vamos nos esforçar para levá-lo a um nível tão profundo que sejamos comparados a anjos como o rei Davi.

2 Samuel 14:25. Absalão foi o terceiro de seis filhos nascidos de Davi em Hebrom. Ele sabia que sua aparência física o destacava de todos os outros em Israel. E isso porque ele era constantemente elogiado por sua beleza, isso o fez se tornar arrogante e ele recorreu a essa admiração para alcançar seus propósitos egoístas em relação à realeza.

2 Samuel 14:30. Às vezes ajudamos as pessoas e elas ainda podem nos tratar mal, não ajudamos as pessoas a serem boas com elas mas com Jeová Deus, Joabe ajudou Absalão para que ele voltasse e ele queimou seus campos. Não ajudemos outros para fins egoístas, e Jeová nos compensará.

2 Samuel 14:33. Absalão suportou esse afastamento por dois anos e depois começou a lidar com as coisas para obter um perdão total. Quando Joabe, como oficial da corte real, se recusou a visitá-lo, Absalão mandou queimar seu campo de cevada, e quando Absalão o visitou indignado, ele disse que queria que o rei tomasse uma decisão final, depois que Joabe enviou a mensagem, Davi recebeu Davi, seu filho, que imediatamente caiu por terra como símbolo de total submissão, diante do qual o rei lhe deu um beijo em sinal de completo perdão.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários