TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira 20 de maio de 2022, hoje, Deus se opõe aos arrogantes, mas mostra benignidade imerecida aos humildes (Tg. 4:6).
TEXTO DIÁRIO, sexta-feira de hoje, 20 de maio de 2022
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
sexta-feira, 20 de maio de 2022
Deus se opõe aos arrogantes, mas mostra benignidade imerecida aos humildes (Tg 4:6).
O Rei Saul não obedeceu a Jeová. Quando o profeta Samuel o chamou para isso, Saul não admitiu seu erro. Em vez disso, ele tentou se justificar minimizando as consequências de desobedecer e culpar os outros (1 Sam. 15:13-24). E não foi a primeira vez que Saul teve essa atitude (1 Sam. 13:10-14). Infelizmente, ele permitiu que seu coração se tornasse arrogante. Por não ter corrigido seu modo de pensar, Jeová o repreendeu e o rejeitou. Para aprender com o que aconteceu com Saulo, podemos nos fazer as seguintes perguntas: “Estou procurando desculpas para não colocar em prática os conselhos que li na Bíblia? Minimizo as consequências da desobediência? Eu culpo os outros pelo que eu faço? Se respondermos sim a alguma dessas perguntas, temos que mudar nossa maneira de pensar e nossa atitude. Se não o fizermos, nosso coração pode ficar tão arrogante que Jeová não gostaria de ser nosso amigo. w20.11 20 par. Quatro cinco
Quando podemos precisar de um amigo para nos corrigir?
Já iniciamos um caminho que nos afastava de Jeová? (Sal. 73:2, 3). Se um amigo maduro teve a coragem de nos corrigir, nós o ouvimos e colocamos em prática seus conselhos? Essa foi uma boa decisão, e tenho certeza de que estamos agradecidos por ele ter falado conosco (Pv 1:5).
Como devemos reagir se um amigo nos corrige?
A Palavra de Deus nos lembra que “as feridas causadas por um amigo são fiéis” (Pv 27:6). O que significa isto? Imagine que estamos esperando para atravessar uma rua movimentada e nos distraímos olhando para o nosso telefone. Começamos a atravessar sem olhar para cima. Então um amigo agarra nossos braços e nos puxa de volta. Ele nos agarra com tanta força que nos machuca. Mas, graças ao fato de agir rapidamente, ele nos salva de um atropelamento seguro. Nosso braço pode doer por alguns dias, mas não ficaremos chateados com nosso amigo? Em vez disso, seremos gratos por sua ajuda. Da mesma forma, se um amigo nos faz ver que nossa maneira de falar ou agir é contra os padrões justos de Deus, podemos ficar magoados no início, mas ficar ofendidos ou zangados com ele seria tolice (Ecl. 7:9).
O que poderia fazer alguém rejeitar o conselho amoroso de um bom amigo?
O que poderia fazer alguém rejeitar o conselho amoroso de um bom amigo? O orgulho. Os orgulhosos gostam de "serem ouvidos"; eles param de “ouvir a verdade” (2 Tm 4:3, 4). Eles não ouvem ninguém porque pensam que são mais inteligentes e mais importantes do que os outros. Mas o apóstolo Paulo disse: “Se alguém pensa que é alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6:3). O rei Salomão resumiu bem: “Melhor é uma criança pobre, mas sábia, do que um rei velho, mas insensato, que não tem mais juízo para ouvir conselhos” (Ecl. 4:13).
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário