TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 23-29 de maio de 2022, “Mantenha um temor saudável de desagradar a Jeová”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 23-29 de maio de 2022, “Mantenha um temor saudável de desagradar a Jeová”, Discurso Preparado.

“Mantenha um medo saudável de desagradar a Jeová” (10 min.)

É possível que um filho que ama profundamente sua mãe ou seu pai tenha medo dele? Sim. é possível. Um filho que aprecia seus pais, se preocupa em não causar danos a eles por uma má ação ou algo que ele diz que irá machucá-los ou a outras pessoas. Por isso, às vezes, a expressão "que minha mãe não descobre ou que meu pai não descobre" não é porque eles estão apavorados, mas sim porque eles têm um medo saudável de não desagradá-los.

E é sobre isso que vamos falar desta vez em Tesouros da Bíblia com o título: “Mantenhamos um temor saudável de desagradar ao Senhor”. E é que consideramos a Jeová como nosso Pai celestial, e queremos fazer coisas que o façam se sentir bem, que ele se sinta satisfeito com o serviço que lhe prestamos.

E isso nos leva a rever algo que aconteceu no tempo do rei Davi, que pode mostrar que às vezes as boas intenções não são uma carta aberta para violar os mandamentos de Jeová.

VAMOS LER: 2 Samuel 6:3,5.

3 Agora, para transportar a Arca do verdadeiro Deus da casa de Abinadabe, que estava no monte, eles a colocaram em uma carroça nova. E Uzá e Ahió, filhos de Abinadab, carregavam a nova carroça. 4 Então eles levaram a Arca do Deus verdadeiro da casa de Abinadabe, que estava no monte, e Aio estava andando na frente da Arca. 5 Davi e toda a casa de Israel celebravam a ocasião diante de Jeová com todos os tipos de instrumentos de madeira de zimbro, harpas e outros instrumentos de cordas, tamborins, sistros e címbalos.

Bom. Vamos imaginar a situação. A arca da aliança de Jeová estava na casa de um homem chamado Abinadabe. Ele passou 70 anos lá e, claro, sob a aprovação de Jeová. Então podemos imaginar que essa casa era muito especial e essa família era especial. Portanto, esses dois que são mencionados aqui como Uzá e Aio filhos de Abinadabe, praticamente nasceram e foram criados com a arca da aliança em sua propriedade.

Então eles podem ter visto isso como algo especial ou podem ter se acostumado a ver isso como algo rotineiro. Outro detalhe que a história nos apresenta é que a casa de Abinadabe ficava em um morro, então não era tão fácil, nem subir ou descer alguma coisa dali. Havia o risco de que isso pudesse ser estragado. Davi achou que era hora de tirar a arca da aliança daquela casa, então fez coisas aparentemente bem feitas, como uma nova carruagem.

Quero dizer, seria lançado para algo tão especial quanto a Arca da Aliança. Mas não foi bom. Não estava certo. Nas instruções dadas por Jeová que aparecem no Êxodo 25, diz claramente que esta arca tinha que ser movida com varas ou pedaços de madeira para onde deveriam ser transportadas por pessoas autorizadas. Eles não deviam tocá-la, mas apenas as varas, os pedaços de madeira que tinham que colocar em seus ombros.

Um erro ali de não ter seguido a instrução de Jeová. Fizeram uma carruagem nova, mas não a transportaram, como Jeová havia dito. Aqui eles estavam trocando uma ordem de Jeová por boas intenções. Um bom lembrete para não mudarmos nada, aparentemente com boas intenções, embora estejamos mudando os mandamentos de Jeová. Mas já temos o quadro de circunstâncias. Eles começam a trazer aquela carruagem. Um homem está na frente, outro está atrás e uma colina no meio. O que acontece nesse curso, nessa jornada?

VAMOS LER: 2 Samuel 6:6.

6 Mas quando chegaram à eira de Nacon, Uza estendeu a mão e agarrou a Arca do Deus verdadeiro, porque os touros quase a derrubaram. 

Mas espere. Não era a coisa certa a fazer? Impedir que algo tão valioso quanto a Arca da Aliança caia? Havia uma lei e isso tinha que ser respeitado, não importa o quê. porque? no relato de Números quatro e capítulo sete é claramente indicado que aquele que tocou na arca tinha que morrer. Havia um mandato específico. E Uzza desobedeceu. Boas intenções não devem nos levar a violar os mandamentos bíblicos.

Há um ditado que diz assim: “Aquele que se oferece sobra”. Ou seja, se uma pessoa não tem autoridade para fazer algo, ela não deve oferecer. No caso de Uza, ele não era padre. Aparentemente ele era um levita. E com mais razão. Ele deveria saber perfeitamente qual era a lei de Deus. Não toque. Para isso havia pessoas designadas e nem mesmo para tocá-las diretamente, mas por essas varas ou pedaços de madeira.

Então, desde criança, Uzza sabia perfeitamente qual era o procedimento correto para movimentação, transporte e leis que envolviam o uso ou manuseio da Arca.

VAMOS LER: 2 Samuel 6:7.

7 Então Jeová ficou muito irado com Uzá. O verdadeiro Deus o executou no local por esse desrespeito, e ele morreu ao lado da Arca do verdadeiro Deus.

Aqui nenhum ser humano foi solicitado a executar essa pessoa. Foi diretamente Jeová. As expressões que vemos no versículo são: Jeová ficou muito irado. Ele o executou lá por essa falta de respeito. Portanto, foi um julgamento direto de Jeová. Você não precisou pensar duas vezes. Mas por que ele tinha que fazer isso se aparentemente era uma boa intenção?

Uza perdeu seu medo saudável de desagradar a Jeová. Também queremos ser muito cuidadosos em nossos dias quando realizamos atividades teocráticas. Não tentemos nos destacar na frente dos outros simplesmente por razões egoístas ou como Provérbios 3:7 diz: “Não se torne sábio aos seus próprios olhos. Temei ao Senhor e afastai-vos do mal."

Alguns podem pensar que suas qualidades permitiriam que ele fosse o centro das atenções e fizesse coisas que realmente não deveríamos. Queremos ser como crianças, respeitando profundamente a Jeová. Nós o amamos, mas não queremos que ele fique ofendido ou envergonhado por nossas ações em nenhum momento. Façamos o nosso melhor para servir a Jeová com boas intenções, com um coração puro.

Que Jeová fique satisfeito por lhe prestarmos serviço sagrado com a consciência limpa. Mantenhamos um temor saudável de desagradar a Jeová e isso nos permitirá continuar servindo ao nosso Deus Todo-Poderoso da maneira certa.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários