O Estudo de A Sentinela, “Artigo 12”, Semana de 16 a 22 de maio de 2022, Você vê o que Zacarias viu?, Respostas.
O Estudo de A Sentinela, “Artigo 12”, 16-22 de maio de 2022, Você vê o que Zacarias viu?, Respostas.
1. Que perspectiva empolgante havia pela frente para os exilados judeus?
O rei Ciro da Pérsia emitiu um decreto para que os judeus retornassem à sua terra e reconstruíssem o templo. Por fim, a adoração do verdadeiro Deus seria restaurada na terra que ele havia dado ao seu povo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O rei emitiu um decreto para que os judeus retornassem à sua terra e reconstruíssem “a casa de Jeová, o Deus de Israel”. Que notícia emocionante! Por fim, a adoração do verdadeiro Deus seria restaurada na terra que ele havia dado ao seu povo.
Jeová usou Ciro para libertar os israelitas do cativeiro em Babilônia. E agora os aguardava a emocionante perspectiva de retornar à sua terra e restaurar a adoração pura de Deus.
Eles tinham a empolgante perspectiva de que a adoração do verdadeiro Deus seria restaurada na terra que ele mesmo lhes dera, porque o Rei Ciro, pela influência de Jeová, os libertaria depois de passar décadas em cativeiro em Babilônia.
2. O que os exilados fizeram assim que chegaram a Jerusalém?
Assim que chegaram, começaram a trabalhar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Assim que chegaram, começaram a trabalhar e, no ano 536, já haviam lançado as fundações do templo.
Assim que chegaram a Jerusalém no ano 537 antes da nossa era, começaram a trabalhar. E no ano seguinte, no ano 536, eles já haviam lançado as fundações do templo.
Eles chegaram no ano 537 antes da nossa era e imediatamente começaram a trabalhar, então no ano 536 as fundações do templo já estavam no lugar.
3. Que oposição os judeus enfrentaram?
As cidades vizinhas começaram a desencorajar os judeus. Quando um novo rei persa, Artaxerxes, subiu ao trono. Os opositores aproveitaram a oportunidade para interromper as obras de uma vez por todas "criando problemas em nome da lei", acusando os judeus de planejar uma rebelião contra o rei.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Forte oposição. As cidades vizinhas começaram a desencorajar os judeus e desmoralizá-los "para que não continuassem com a reconstrução". A situação já era ruim, mas ainda ia piorar. No ano 522 antes de nossa era, um novo rei persa, Artaxerxes, subiu ao trono. * Os opositores viram isso como uma oportunidade de parar as obras de uma vez por todas "criando problemas em nome da lei". Entre outras coisas, eles acusaram os judeus de planejar uma rebelião contra o rei.
Como diz Esdras 4:4 “o povo das terras vizinhas começou a desencorajá-los e desmoralizá-los para que não continuassem com a reconstrução” do templo. E isso era só o começo, porque as coisas iriam piorar.
E continuando com o comentário do irmão, a situação piorou quando o rei Artaxerxes subiu ao trono. Os adversários aproveitaram esta oportunidade para parar os trabalhos. Eles foram acusados de tramar uma rebelião contra o rei e, infelizmente, Artaxerxes acreditou nessas pessoas e proibiu a reconstrução do templo.
Esdras 4:4 diz que o povo das terras vizinhas começou a desencorajá-los e desmoralizá-los, e acrescentado a isso no ano 522 antes de nossa era, Artaxerxes ascendeu ao trono como o novo rei persa, e os inimigos do povo de Deus o fizeram acreditar que os judeus estavam planejando uma rebelião contra ele, então ele proibiu a reconstrução do templo.
4. O que Jeová fez quando a reconstrução do templo foi proibida? (Isaías 55:11).
Jeová designou Zacarias como profeta e lhe deu oito visões emocionantes. Zacarias teve que contar aos judeus sobre essas visões para encorajá-los. Os judeus entenderam que não precisavam temer seus oponentes e tinham que ser corajosos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová estava determinado a seguir em frente e sempre consegue o que se propõe a fazer.
Ele nomeou Zacarias um profeta e deu-lhe oito visões emocionantes. Este bravo profeta teve que dizer aos judeus para encorajá-los. Graças a essas visões, eles entenderiam que não precisavam temer seus oponentes e que deveriam continuar com a obra que Jeová lhes havia pedido. Na quinta visão, Zacarias viu um candelabro e duas oliveiras.
Jeová queria que a reconstrução prosseguisse. E o que ele fez foi nomear Zacarias como profeta e dar-lhe 8 visões emocionantes para contar aos judeus para encorajá-los. Dessa forma, eles entenderam que não tinham nada a temer e que deveriam continuar com a reconstrução.
Como a palavra do Senhor sempre se cumpre, o que ele fez foi nomear um novo profeta Zacarias e deu-lhe oito visões para que pudesse contá-las aos judeus e assim encorajá-los, pois através deles entenderiam que não deveriam temer seus inimigos, mas devem continuar com as obras de reconstrução.
5. O que vamos analisar neste artigo?
Vamos analisar a quinta visão de Zacarias, para que este artigo nos ajude a servir fielmente a Jeová quando sofrermos oposição.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A quinta visão de Zacarias encorajou grandemente os israelitas de sua época.
Discutir essa visão pode nos ajudar a servir fielmente a Jeová quando enfrentarmos oposição.
Vamos ver como a quinta visão do candelabro e das duas oliveiras pode nos ajudar a servir fielmente a Jeová quando nos opomos, quando enfrentamos mudanças ou quando recebemos instruções que não entendemos.
Abordaremos a quinta visão de Zacarias que encorajou muito os judeus, portanto, essa visão pode nos ajudar a servir fielmente a Jeová apesar de enfrentar oposição, enfrentar mudanças ou quando receber instruções que não entendemos completamente.
QUANDO SOFREMOS OPOSIÇÃO
6. Como a visão de Zacarias 4:1-3 deu coragem aos judeus? (Veja o desenho da capa.)
A visão do candelabro e das duas oliveiras deu aos judeus a coragem de enfrentar a oposição, porque comparado ao poder do espírito de Deus, as forças militares do Império Persa não eram nada. Com Jeová do lado deles, os que trabalham na reconstrução do templo conseguiriam resistir a qualquer oposição e terminar o trabalho.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Na visão vê-se que o azeite produzido pelas duas oliveiras é recolhido numa tigela que, por sua vez, alimenta as sete lâmpadas do candelabro. Graças a esse suprimento constante de óleo, as lâmpadas do candelabro nunca se apagam. Zacarias pergunta ao anjo: “O que essas coisas representam, meu senhor?” E ele responde com uma mensagem de Jeová: “'Nem com força militar nem com poder, mas com o meu espírito', diz Jeová dos exércitos.”
O óleo das árvores representava o poderoso espírito santo de Jeová, que nunca acaba. Comparadas ao poder do espírito de Deus, as forças militares do Império Persa não eram nada.
Nesta visão, o azeite produzido pelas duas oliveiras que alimenta as lâmpadas do candelabro para que não se apaguem, representa o espírito santo de Deus, que nunca acaba. Saber disso deu-lhes coragem para continuar com a reconstrução porque entenderam que o espírito santo de Deus é infinitamente mais poderoso e inesgotável do que qualquer força militar do império persa.
Bem, a ilustração nos dá mais ou menos uma ideia do que foi visto nessa visão, pois nela o azeite que duas oliveiras dão é coletado em uma tigela que alimenta as 7 lâmpadas do castiçal, e graças a essa constante suprimento de óleo as lâmpadas nunca se apagam, o que os fez entender que este é o poderoso espírito santo de Deus, nunca acaba e eles também podiam contar com ele para resistir a qualquer oposição e continuar com seu trabalho.
Assim, a mensagem dessa visão era que eles tinham que confiar plenamente em Jeová e retomar a obra de reconstrução, e foi exatamente isso que eles fizeram.
ILUSTRAÇÃO:
Em uma visão, Zacarias viu um candelabro com sete lâmpadas recebendo óleo de duas oliveiras. (Ver parágrafo 6).
7. Que virada inesperada favoreceu os judeus?
Quando um novo rei entrou, Dario I, descobriu a proibição de reconstruir o templo, ele finalmente permitiu que as obras fossem concluídas. Ele também ordenou que as cidades parassem de atrapalhar os judeus, e também lhes dessem dinheiro e os materiais que faltavam para poder terminar o templo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No ano de 520 aC, um novo rei, Dario I, governava a Pérsia e, em seu segundo ano de reinado, descobriu que a proibição da reconstrução do templo era ilegal, então autorizou a conclusão da obra.
Aconteceu que no segundo ano do reinado de Dario I, este novo rei ordenou que fosse feita uma investigação, e foi encontrado o decreto de Ciro que autorizava a reconstrução do templo, e que a proibição de reconstruir o templo era ilegal. Então ele deu permissão para que as obras fossem concluídas.
Além disso, como se isso não bastasse, ordenou, sob severa punição em caso de não o fazer, que os judeus recebessem dinheiro e ajuda material para que pudessem continuar a reconstrução do templo e retomar seus serviços. E como resultado em pouco mais de 4 anos o templo foi concluído.
Em 520, antes de nossa era, havia um novo rei na Pérsia, que era Dario I, e quando viu que a proibição de reconstruir o templo era ilegal, deu permissão para que a obra fosse concluída e, além disso, ordenou a pessoas vizinhas que pararam de impedir a obra e não só isso, mas tiveram que dar dinheiro e materiais para reconstrução, então o templo ficou pronto em pouco mais de 4 anos.
8. Por que você pode ser corajoso diante da oposição?
Você tem Jeová e seu poderoso espírito santo, então não tem nada a temer!Seja corajoso e não desista.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Alguns vivem em lugares onde nosso trabalho é restrito. Lá eles podem ser presos e "levados perante governadores e reis", e isso serve de testemunho para eles (Mt 10:17, 18). Às vezes, uma mudança de governo pode melhorar sua situação. Ou um juiz razoável pode tomar uma decisão que favoreça o trabalho. Outras Testemunhas enfrentam um tipo diferente de oposição. Eles moram num país onde há liberdade para adorar a Jeová, mas têm parentes que tentam de todas as maneiras impedi-los de fazer isso.
Podemos ser corajosos porque temos Jeová e seu poderoso espírito santo, e isso nos dará forças para vencer essa oposição. Por exemplo, sabemos de países onde o trabalho é restrito. Mas, graças a Jeová, às vezes foram tomadas decisões a favor das testemunhas. E embora outras vezes não seja assim, Jeová lhes dá a resistência necessária e também, um grande testemunho é dado em todo o mundo.
Há também coisas em que nossos irmãos não têm que enfrentar a oposição de um governo, mas de seus próprios parentes. Apesar disso, eles podem ser corajosos porque em muitos casos esses parentes deixarão de se opor quando virem nossa posição firme. E alguns até se tornaram Testemunhas de Jeová. Assim, podemos ver a importância de não desistir e ser corajoso.
Devemos ser corajosos diante da oposição porque temos Jeová e seu espírito santo que é muito poderoso, que continuará a nos dar a força necessária para seguir em frente.
Além disso, lembremos que a situação sempre melhora, por exemplo, uma mudança de governo pode melhorar a situação, ou talvez alguma autoridade razoável tome uma decisão que favoreça o trabalho.
ILUSTRAÇÃO:
Um irmão na prisão imagina um castiçal com sete lâmpadas recebendo óleo de duas oliveiras.
Confie no poder de Jeová diante da oposição. (Ver parágrafo 8).
QUANDO ESTAMOS ENFRENTANDO ALGUMAS MUDANÇAS
9. Por que alguns judeus ficaram tristes quando o alicerce do novo templo foi lançado?
Eles estavam tristes porque tinham visto o grande templo construído por Salomão, e parecia-lhes que o novo era insignificante.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ao verem o grande templo construído por Salomão, encheram-se de grande tristeza porque lhes parecia que o novo era insignificante comparado ao outro.
Os judeus mais velhos começaram a chorar porque viram o grande templo construído por Salomão. E vendo este novo templo, parecia insignificante comparado ao outro.
Porque como eles tinham visto o magnífico templo que foi construído por Salomão, quando viram as fundações do novo templo parecia-lhes que o novo era insignificante em comparação com o anterior.
10. Como as palavras do anjo que lemos em Zacarias 4:8-10 ajudaram os judeus a recuperar a alegria?
O anjo estava assegurando ao povo de Deus que, por mais simples que o templo parecesse para alguns, seria concluído e atenderia aos requisitos de Jeová. Se os judeus se concentrassem em Jeová e obtivessem sua aprovação, recuperariam sua alegria.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O fio de prumo é uma ferramenta de construção que permite saber se algo está completamente na vertical. Assim, o anjo estava assegurando ao povo de Deus que, por mais simples que o templo parecesse para alguns, seria concluído e atenderia aos requisitos de Jeová. E se Jeová ia ficar feliz com ele, por que eles não deveriam? Para Deus, o importante era que no novo templo o adorassem como ele queria. Assim, se os judeus se concentrassem em adorá-lo como ele queria e obter sua aprovação, eles recuperariam sua alegria.
No versículo 10 diz que “se encheriam de alegria e veriam o prumo na mão de Zorobabel”. O fio de prumo é uma ferramenta para verificar se algo está completamente na vertical. Assim, o anjo assegurou-lhes que, por mais simples que parecesse o templo, seria um local de adoração a Jeová que atendesse a todos os requisitos. E se Jeová aceitasse, todos tinham que fazer.
O anjo lhes disse que eles veriam o fio de prumo nas mãos de Zorobabel, então aquela forma de anjo lhes garantiu que o templo seria terminado e que ele cumpriria o que Jeová havia pedido, pois o mais importante para ele era que neste novo templo ele adora como ele deseja, então se os judeus se concentrassem em adorá-lo como ele desejasse e em obter sua aprovação, eles certamente recuperariam sua alegria.
11. Que mudanças alguns servos de Jeová têm dificuldade de enfrentar?
Alguns irmãos acham difícil aceitar que já estavam há muito tempo em uma área de serviço especial de tempo integral e receberam uma mudança de designação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Alguns que estiveram em uma área de serviço especial de tempo integral por muito tempo receberam uma mudança de designação. Outros podem ter tido que abrir mão de uma responsabilidade de que gostavam muito devido à idade. Nestes casos é natural sentir-se triste. Talvez a princípio não entendamos o motivo da decisão ou concordemos com ela.
Talvez sintamos falta de como as coisas eram antes. E podemos ficar desanimados pensando que seremos menos úteis a Jeová. Talvez eles tenham dificuldade em lidar com uma mudança de atribuição. Ou eles podem ter tido que desistir de alguma responsabilidade por causa de sua idade. Isso pode deixar esses irmãos desanimados. É por isso que Provérbios 24:10 nos adverte que "se desanimarmos em tempos difíceis, nossas forças desfalecerão".
Algumas mudanças, por exemplo, o fato de receber uma mudança de designação depois de passar muitos anos em alguma faceta do serviço, outras talvez devido à idade tiveram que abrir mão de uma responsabilidade que gostavam muito.
12. Como a visão de Zacarias nos ajuda a não desanimar com a mudança das circunstâncias?
Isso nos ajuda a não pensar no que você não pode mais fazer, mas em todas as coisas que você pode fazer. A visão nos ensina como é importante manter uma atitude positiva para permanecer feliz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma coisa que nos ajudará a lidar melhor com as mudanças é ver as coisas como Jeová as vê. Não pense mais no que você não pode fazer, mas em todas as coisas que você pode fazer. A visão de Zacarias nos ensina como é importante manter uma atitude positiva para permanecer feliz e fiel mesmo quando as circunstâncias mudam.
Isso nos ajudará a ver as coisas como Jeová as vê. Embora nossas responsabilidades mudem, o amor de Jeová por nós não muda. E saber disso nos anima muito porque, como diz I Coríntios 3:9, "somos cooperadores de Deus". Ou seja, Jeová usa cada um de nós de uma forma ou de outra para fazer grandes coisas.
E se percebermos que estamos tendo dificuldades para lidar com uma mudança, peçamos a Jeová em oração que nos ajude a ver os aspectos positivos da nova situação. Vamos nos concentrar no que podemos fazer agora e com uma atitude positiva.
Essa visão nos ajuda porque nos ensina que é muito importante manter uma atitude positiva para permanecermos felizes e fiéis, mesmo que as circunstâncias mudem. Além disso, como diz o início do parágrafo, o que nos ajudará a enfrentar as mudanças é ver as coisas do ponto de vista de Jeová.
ILUSTRAÇÃO:
Um irmão mais velho em uma cama de hospital lê a Bíblia e imagina um fio de prumo.
Veja as mudanças com uma atitude positiva. (Ver parágrafos 11 e 12). *
QUANDO É DIFÍCIL SEGUIR ALGUMAS INSTRUÇÕES
13. Por que alguns judeus podem pensar que voltar a reconstruir o templo foi uma má decisão?
Porque as obras não podiam ser escondidas e seus inimigos fariam todo o possível para impedi-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pode ter parecido uma má decisão para alguns judeus, porque as obras não podiam ser escondidas e seus inimigos fariam todo o possível para impedi-lo.
Eles acharam que foi uma má decisão porque as obras não podiam ser escondidas e seus inimigos fariam todo o possível para impedi-lo. Era muito importante que eles soubessem que tinham o apoio de Jeová.
Como a reconstrução do templo foi proibida, é muito provável que tenha parecido uma má decisão retomar essa reconstrução, já que as obras não podiam ser escondidas e seus inimigos fariam todo o possível para impedi-la.
14. O que as palavras de Zacarias 4:12, 14 garantiram ao sumo sacerdote Josué e ao governador Zorobabel?
O anjo revela ao profeta fiel de Deus que as duas oliveiras representam "os dois ungidos": Josué e Zorobabel.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O anjo revela ao profeta fiel de Deus que as duas oliveiras representam "os dois ungidos": Josué e Zorobabel. Diz-se que esses dois homens estão figurativamente “em pé ao lado do Senhor de toda a terra”, Jeová. Esse lugar de honra demonstra a grande confiança que Jeová tem neles. Assim, os outros judeus têm todos os motivos para confiar em suas decisões, porque Jeová os está usando para guiar o povo.
As duas oliveiras na visão representam "os dois ungidos". Josué e Zorobabel. Isso assegurou àqueles dois homens que Jeová tinha grande confiança neles. Portanto, se Jeová confiava naqueles dois homens, o restante dos judeus não tinha motivos para temer.
Foi-lhes garantido que Jeová confiava neles, pois o texto diz que esses dois homens estão figurativamente ao lado do senhor de toda a terra, para que os judeus pudessem confiar plenamente neles.
15. Como mostramos que respeitamos a orientação que Jeová nos dá em sua Palavra?
Tomando tempo para ler sua palavra cuidadosamente e entendê-la.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Reserve um tempo para lê-lo com atenção e entendê-lo. Pergunte a si mesmo: “Quando leio a Bíblia ou uma de nossas publicações, paro e reflito sobre o que estou lendo? Eu investigo verdades bíblicas que são 'difíceis de entender'? Ou eu apenas leio as informações? Se reservarmos tempo para refletir sobre o que Jeová nos ensina, podemos seguir sua orientação e cumprir nosso ministério.
Vamos prová-lo se tomarmos o tempo para lê-lo cuidadosamente e entendê-lo. Para saber se estamos fazendo certo, podemos nos perguntar se medito no que leio ou se investigo o que não entendo completamente. Não se trata de reler, mas de refletir e meditar no que Jeová com amor nos deixou escrito em sua Palavra.
Dedicado tempo suficiente para lê-lo e entendê-lo, por isso o parágrafo nos faz algumas perguntas que podemos nos fazer: Quando leio a Bíblia ou uma de nossas publicações, paro e medito no que estou lendo? Eu investigo verdades bíblicas que são "difíceis de entender"? Ou estou apenas lendo as informações acima? Portanto, se reservarmos tempo para meditar nos ensinos de Jeová, certamente poderemos seguir sua orientação.
16. O que nos ajudará a seguir as instruções do “escravo fiel e sábio” se não as entendermos plenamente?
Talvez devêssemos lembrar como os judeus se beneficiaram ao seguir as instruções que receberam por meio de Josué e Zorobabel. Também podemos pensar em outras histórias bíblicas que lemos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Talvez devêssemos lembrar como os judeus se beneficiaram ao seguir as instruções que receberam por meio de Josué e Zorobabel. Também podemos pensar em outras histórias bíblicas que lemos.
Isso nos ajudará a lembrar de todos aqueles momentos em que, do ponto de vista humano, parecia ilógico seguir determinada instrução, mas no final foi a melhor decisão porque veio de Jeová. Além disso, é Jeová quem usa o escravo fiel e sábio para nos orientar. Portanto, não devemos hesitar, especialmente quando as coisas ficam ainda piores.
O que poderíamos fazer é meditar, por exemplo, em como os servos de Deus se beneficiaram ao longo da história seguindo as instruções que ele lhes deu por meio de homens escolhidos, como foi o caso de Josué e Zorobabel, assim como se seguirmos as instruções dos fiéis escravo, mesmo que não os entendamos completamente, seremos beneficiados.
ILUSTRAÇÃO:
Uma irmã assiste a um programa da JW Broadcasting e imagina Zorobabel e Josué dando instruções aos israelitas para reconstruir o templo.
Confie nas instruções que você recebe do "escravo fiel e sábio". (Ver parágrafo 16).
VEJA O QUE ZACARIAS VIU
17. Que efeito a visão do candelabro e das duas oliveiras teve sobre os judeus?
Ele fez os judeus verem com olhos diferentes o trabalho que estavam fazendo e sua adoração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele fez os judeus verem com olhos diferentes o trabalho que estavam fazendo e sua adoração. E quando aplicaram o que aprenderam com o que Zacarias viu, sentiram que Jeová os apoiou e guiou com amor.
Teve um bom efeito porque eles viram com olhos diferentes o trabalho que estavam fazendo e sua adoração. E eles sentiram que Jeová os apoiou e os guiou com seu espírito santo. Como diz Esdras 6:16, “eles celebraram com alegria a inauguração da casa de Deus”.
Isso fez com que os judeus vissem o trabalho que estavam fazendo com outros olhos, e também, graças a essa visão, sentiram que tinham o apoio e a orientação de seu amoroso pai celestial, Jeová.
18. Que efeito a visão de Zacarias terá sobre você?
Isso nos dará força diante da oposição, alegria para enfrentar as mudanças nas circunstâncias e confiança para obedecer às instruções.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como já discutimos, isso lhe dará força diante da oposição, alegria ao enfrentar circunstâncias mutáveis e confiança em obedecer a instruções que você pode não entender.
Essa visão conforta cada um de nós porque nos dá força diante da oposição e nos dá alegria para enfrentar mudanças nas circunstâncias e confiança para obedecer a instruções que talvez não entendamos.
Bem, isso me dará força diante da oposição, também alegria para enfrentar circunstâncias mutáveis e confiança para obedecer a instruções que não entendo completamente. então aja de acordo com o que vemos, continuemos a confiar em Jeová e continuemos a adorá-lo de todo o coração.
COMO A VISÃO DE ZACARIAS NOS AJUDA NESTAS SITUAÇÕES?
Quando nós nos opusermos
Muitos dos servos de Jeová hoje também sofrem oposição. Alguns vivem em lugares onde nosso trabalho é restrito. Outras Testemunhas enfrentam um tipo diferente de oposição. Eles moram em um país onde há liberdade para adorar a Jeová, mas têm parentes que tentam de todas as maneiras impedi-los, não cedem à oposição. Seja corajoso. Você tem Jeová e seu poderoso espírito santo, então não tem nada a temer!
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Às vezes, uma mudança de governo pode melhorar sua situação. Ou um juiz razoável pode tomar uma decisão que favoreça o trabalho. Outras Testemunhas enfrentam um tipo diferente de oposição. Eles vivem em um país onde há liberdade para adorar a Jeová, mas têm parentes que tentam de todas as maneiras impedi-los (Mt 10:32-36). Em muitos casos, quando esses familiares percebem que seus esforços são em vão, eles param de resistir. E alguns que antes se opunham violentamente por fim se tornam Testemunhas zelosas. Portanto, não ceda à oposição. Seja corajoso. Você tem Jeová e seu poderoso espírito santo, então não tem nada a temer!
Isso nos ajuda porque, seja qual for a oposição que enfrentamos, como de um governo ou de nossos próprios familiares, sabemos que o espírito de Jeová é mais poderoso do que todos eles. E com Jeová do nosso lado não precisamos temer.
Isso nos ajuda muito porque nos lembra do grande poder que Jeová tem, também nos faz ver que devemos ser corajosos porque temos Jeová e seu espírito santo que é muito poderoso, que continuará nos dando a força que precisamos seguir em frente.
Quando enfrentamos alguma mudança.
Uma coisa que nos ajudará a lidar melhor com as mudanças é ver as coisas como Jeová as vê. Ele está fazendo grandes coisas hoje, e temos a imensa honra de colaborar com ele. Nossas responsabilidades podem mudar, mas o amor de Jeová por nós não.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma coisa que nos ajudará a lidar melhor com as mudanças é ver as coisas como Jeová as vê. Ele está fazendo grandes coisas hoje, e temos a imensa honra de colaborar com ele. Nossas responsabilidades podem mudar, mas o amor de Jeová por nós não. Portanto, se uma mudança na organização afetar você pessoalmente, não fique se perguntando por que a mudança aconteceu. Em vez de perder "os velhos tempos", peça a Deus para ajudá-lo a ver os aspectos positivos da nova situação. Não pense mais no que você não pode fazer, mas em todas as coisas que você pode fazer. A visão de Zacarias nos ensina como é importante manter uma atitude positiva para permanecer feliz e fiel mesmo quando as circunstâncias mudam.
Ajuda-nos a enfrentar as mudanças com alegria e uma atitude positiva. Não vamos pensar no que não podemos mais fazer, mas focar no que podemos fazer. Se servirmos a Jeová de coração, ele encarará nosso serviço com bons olhos.
Essa visão nos ajuda porque nos ensina que é muito importante manter uma atitude positiva para continuar sendo feliz e fiel, mesmo que as circunstâncias mudem, e o que nos ajudará a enfrentar as mudanças é ver as coisas do ponto de vista de Jeová.
Quando recebemos instruções.
Às vezes, o escravo pode nos dar instruções que não entendemos completamente. Por exemplo, podemos receber instruções muito específicas para sobreviver a um desastre natural que achamos improvável de ocorrer em nossa área. Talvez devêssemos lembrar como os judeus se beneficiaram ao seguir as instruções que receberam por meio de Josué e Zorobabel. Também podemos pensar em outras histórias bíblicas que lemos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Reserve um tempo para lê-lo com atenção e entendê-lo. Pergunte a si mesmo: “Quando leio a Bíblia ou uma de nossas publicações, paro e reflito sobre o que estou lendo? Eu investigo verdades bíblicas que são 'difíceis de entender'? Ou eu apenas leio as informações? Se reservarmos tempo para refletir sobre o que Jeová nos ensina, podemos seguir sua orientação e cumprir nosso ministério.
Isso nos ajuda a confiar na maneira de Jeová fazer as coisas. E confiar naqueles a quem Jeová escolheu para guiar seu povo. Por mais estranha que uma instrução possa nos parecer, confiemos em Jeová, o ser mais sábio do universo.
Bem, a visão de Zacarias nos lembra que todos os servos de Deus que lideram a organização, inclusive o escravo fiel e discreto, são designados por Jeová e, portanto, têm sua aprovação, por isso devemos mostrar que respeitamos sua orientação, pois ao máximo seremos beneficiados.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário