Estudo de A Sentinela, Semana de 23-29 de maio de 2022, A verdadeira adoração nos torna mais felizes, respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 23-29 de maio de 2022, A verdadeira adoração nos torna mais felizes, respostas sublinhadas.
1, 2. O que é preciso para Deus aceitar nossa adoração?
O que você pensa quando ouve a palavra adoração? Você pode imaginar um irmão orando a Jeová de joelhos ao lado de sua cama e abrindo seu coração para ele. Ou talvez você imagine uma família estudando a Bíblia com entusiasmo.
As pessoas em ambos os exemplos estão adorando a Jeová. Ele aceitará essa adoração? Sim, desde que seja dado de acordo com o seu propósito e com amor e respeito. Visto que amamos muito a Jeová e sabemos que ele merece nossa adoração, queremos dar a ele a melhor adoração possível.
3. O que estudaremos neste artigo?
Neste artigo, falaremos sobre o tipo de adoração que Jeová aceitava no passado e discutiremos oito aspectos da adoração que Jeová aceita hoje. Ao estudá-los, vamos pensar em como podemos melhorar a qualidade de nossa adoração. Veremos também por que a adoração verdadeira nos deixa felizes.
A ADORAÇÃO QUE JEOVÁ ACEITA NOS TEMPOS ANTIGOS
4. Antes de Cristo, como os servos de Jeová mostravam que o amavam e o respeitavam?
Antes de Cristo, homens fiéis como Abel, Noé, Abraão e Jó mostraram que respeitavam e amavam a Jeová. Como? Por sua obediência, sua fé e seus sacrifícios. A Bíblia não diz especificamente de que maneira eles adoravam a Jeová. Mas é claro que eles fizeram o possível para honrá-lo, e ele aceitou sua adoração. Com o tempo, Deus deu a Lei de Moisés aos descendentes de Abraão. Nesta Lei, ele lhes deu instruções específicas sobre como ele queria que eles o adorassem.
5. Como a adoração verdadeira mudou após a morte e ressurreição de Jesus?
Após a morte e ressurreição de Jesus, Jeová não exigiu mais que seu povo obedecesse à Lei de Moisés (Rm 10:4). Em vez disso, os cristãos deveriam seguir uma nova lei, "a lei do Cristo" (Gl 6:2). Para fazer isso, eles não precisavam memorizá-lo ou seguir uma longa lista de mandamentos e proibições, mas tinham que seguir o exemplo de Jesus e seus ensinamentos. Hoje, os cristãos fazem o possível para imitar a Cristo para agradar a Jeová e encontrar consolo (Mt 11:29).
6. Como este artigo pode nos ajudar?
Ao recapitular cada aspecto de sua adoração a Jeová, pergunte-se: “Até que ponto cheguei? Posso melhorar a qualidade da minha adoração?” É bom que você esteja feliz com seu progresso, mas também deve pedir a Jeová que o ajude a ver onde pode melhorar.
QUE COISAS FAZEM PARTE DE NOSSA ADORAÇÃO A JEOVÁ?
7. Como Jeová encara nossas orações sinceras a ele?
Adoramos a Jeová quando oramos a ele. As Escrituras comparam as orações ao incenso que foi cuidadosamente preparado e oferecido no tabernáculo, e mais tarde no templo (Sl 141:2). Aquele incenso produzia um aroma que agradava muito a Deus. Da mesma forma, nossas orações sinceras são “um deleite para ele” mesmo que usemos palavras muito simples (Pv 15:8; Dt 33:10). Há bons motivos para acreditar que Jeová ama quando expressamos nosso amor e gratidão a ele. E ele quer que contemos a ele sobre nossos desejos, preocupações e esperanças. Então, antes de fazer uma oração para ele, que tal você pensar cuidadosamente sobre o que você vai dizer a ele? Desta forma, você oferecerá ao seu Pai celestial “incenso” da melhor qualidade.
8. Que excelente oportunidade temos para louvar a Deus?
Adoramos a Jeová quando o louvamos (Sl 34:1). E como louvamos a Jeová? Falando com apreço de suas qualidades maravilhosas e suas obras. O louvor vem de um coração cheio de gratidão. Se reservarmos tempo para refletir sobre a bondade de Jeová em todas as coisas boas que ele fez por nós, nunca teremos motivos para louvá-lo. A pregação nos dá uma excelente oportunidade de oferecer a Deus “um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos nossos lábios” (Hb 13:15). Assim como devemos pensar com cuidado no que vamos dizer antes de orar a Jeová, faremos bem em pensar com cuidado no que vamos dizer às pessoas quando formos pregar a elas. Queremos que nosso “sacrifício de louvor” seja da mais alta qualidade. Ao levar a verdade aos outros, falamos com o coração.
9. Como o povo de Jeová se beneficia por assistir às reuniões e como eles o ajudaram?
Adoramos a Jeová quando assistimos às reuniões. Os antigos israelitas foram informados: “Três vezes por ano, todos os seus homens devem comparecer perante o Senhor, seu Deus, no lugar que ele escolher” (Dt 16:16). Eles tiveram que deixar sua casa e campos sem vigilância. Mas Jeová lhes prometeu: “Ninguém vai querer tomar a tua terra quando subires para ver a face de Jeová teu Deus” (Ex. 34:24). Os israelitas assistiam às festividades anuais com plena fé em Jeová. Dessa forma, eles colheram grandes benefícios: aprofundaram seu entendimento da Lei de Deus, meditaram em sua bondade e desfrutaram da companhia encorajadora de outros servos de Jeová . — Deut. 16:15.Também nos beneficiamos quando fazemos sacrifícios para assistir às reuniões. E quão feliz Jeová deve ficar quando nos preparamos para fazer comentários breves e ponderados.
10. Por que cantar a Jeová é uma parte importante de nossa adoração?
Adoramos a Jeová quando cantamos para ele com nossos irmãos (Sl. 28:7). Para os israelitas, cantar era uma parte importante de sua adoração. Por exemplo, o rei Davi providenciou 288 levitas para serem cantores no templo (1 Crônicas 25:1, 6-8). Hoje, temos a oportunidade de expressar nosso amor a Deus cantando cânticos de louvor. A qualidade da nossa voz não é o mais importante. Considere este exemplo: quando falamos, “todos tropeçamos muitas vezes”, mas isso não nos impede de falar na congregação e no ministério (Tg 3:2). Da mesma forma, não devemos permitir que defeitos em nossa voz nos impeçam de cantar louvores a Jeová.
11. Como mostra o Salmo 48:13, por que devemos reservar tempo para estudar a Bíblia em família?
Adoramos a Jeová quando estudamos sua Palavra e falamos dele aos nossos filhos. Todo sábado, os israelitas tinham a oportunidade de deixar de lado a rotina diária e fortalecer sua amizade com Jeová. — Êxo. 31:16, 17. Os israelitas fiéis ensinaram seus filhos sobre Jeová e sua bondade. No nosso caso, devemos reservar um tempo em nossa agenda para ler e estudar a Palavra de Deus. Isso faz parte de nossa adoração a Jeová e nos ajuda a nos aproximar dele (Sl 73:28). Além disso, quando estudamos juntos em família, podemos ajudar uma nova geração — nossos filhos — a desenvolver um relacionamento pessoal amoroso com nosso amoroso Pai celestial (leia Salmos 48:13).
12. Como Jeová encarou o trabalho daqueles que fizeram os objetos do tabernáculo, e o que isso nos ensina?
Adoramos a Jeová construindo e mantendo locais de adoração. A Bíblia diz que a obra de fazer o tabernáculo e todos os seus objetos foi uma “obra santa” (Ex. 36:1, 4). Hoje, Jeová também considera a construção de Salões do Reino e outras instalações teocráticas um serviço sagrado. Alguns irmãos dedicam muito tempo a este trabalho. Certamente apreciamos sua valiosa contribuição para a obra do Reino. Naturalmente, esses irmãos também reservam tempo para pregar. Alguns deles podem até querer ser pioneiros. Os anciãos mostram seu apoio à construção por permitir que esses irmãos trabalhadores sejam designados como pioneiros, caso se qualifiquem. Independentemente de termos ou não experiência em construção, todos podemos ajudar a manter essas instalações limpas e em bom estado de conservação.
13. Como devemos encarar as doações que fazemos para apoiar a obra do Reino?
Adoramos a Jeová quando apoiamos a obra do Reino com nossas doações. Os israelitas não deveriam comparecer perante Jeová de mãos vazias (Dt 16:16). Eles tinham que trazer uma oferta de acordo com suas possibilidades. Desta forma, eles mostraram gratidão por todos os benefícios espirituais que receberam. E como podemos expressar nosso amor a Jeová e nossa gratidão pelas bênçãos espirituais que recebemos? Uma maneira é fazer doações em nossa congregação e para a obra mundial, conforme nossas circunstâncias permitirem. O apóstolo Paulo explicou da seguinte maneira: “Se houver boa disposição, o que a pessoa dá é muito agradável, quando ela dá segundo o que tem e não o que não tem” (2 Cor. 8:4, 12). Jeová valoriza nossas doações de coração, por menores que sejam (Marcos 12:42-44; 2 Cor. 9:7).
14. De acordo com Provérbios 19:17, como Jeová encara a ajuda que damos aos nossos irmãos necessitados?
Adoramos a Jeová quando ajudamos irmãos necessitados. Jeová prometeu abençoar os israelitas que ajudam os pobres (Dt 15:7, 10). Toda vez que ajudamos um irmão necessitado, Jeová vê isso como um presente para ele (leia Provérbios 19:17). Por exemplo, os cristãos filipenses enviaram um presente a Paulo enquanto ele estava sob custódia, e ele disse que o presente era um sacrifício que Deus aceitou de bom grado (Fp 4:18). Pensemos nos irmãos de nossa congregação e nos perguntemos: “Há alguém que eu possa ajudar?” Jeová gosta de nos ver usar nosso tempo, energia, habilidades e recursos materiais para ajudar os necessitados. Para ele, isso faz parte da nossa adoração (Tg 1:27).
ADORAR A JEOVÁ NOS FAZ FELIZES
15. Por que gastar tempo e esforço adorando a Jeová não é um fardo?
Adorar a Jeová como ele quer exige nosso tempo e esforço. Mas isso não é um fardo (1 João 5:3). Porque não? Porque nós amamos. Imagine uma criança que quer dar um presente ao pai. Ele pode passar horas desenhando para ele, mas não se importa de fazer isso porque ama seu pai e fica feliz em lhe dar esse presente. Da mesma forma, por amarmos a Jeová, ficamos felizes em usar nosso tempo e nossas forças para adorá-lo.
16. De acordo com Hebreus 6:10, como Jeová encara seus esforços para agradá-lo?
Os pais que amam seus filhos não esperam que cada um lhes dê o mesmo tipo de presente. Eles sabem que cada criança é diferente e tem suas próprias circunstâncias. Da mesma forma, nosso Pai celestial entende as circunstâncias de cada um de nós. Talvez você possa fazer mais do que a maioria de seus amigos. Ou, inversamente, talvez você não consiga fazer tanto quanto os outros, talvez devido à idade, saúde ou responsabilidades familiares. Mas não desanime com isso (Gálatas 6:4). Jeová não se esquecerá do que você faz. Contanto que você faça o seu melhor e com o motivo certo, ele ficará satisfeito (leia Hebreus 6:10). Jeová vê até mesmo as intenções do seu coração. Ele quer que você se sinta feliz e satisfeito com a adoração que ele pode lhe dar.
17. (a) O que podemos fazer se acharmos difícil realizar algum aspecto de nossa adoração? b) Alguma das coisas listadas no quadro “Como ser mais feliz” o ajudou?
E se tivermos dificuldades com algum aspecto de nossa adoração, como estudo pessoal ou ministério? Provavelmente descobriremos que quanto mais tempo dedicamos a isso, mais aproveitamos e desfrutamos. Poderíamos comparar nossa adoração a exercitar ou tocar um instrumento musical. Se fizermos isso de vez em quando, podemos não melhorar muito. Mas se fizermos isso todos os dias, primeiro por períodos curtos e depois cada vez mais, veremos bons resultados. Com o tempo, podemos até estar ansiosos por esses momentos e seremos capazes de aproveitá-los. Por que não fazemos o mesmo com nossa adoração a Jeová?
como ser mais feliz
A verdadeira adoração hoje engloba vários aspectos, que juntos e separadamente nos ajudarão a ser mais felizes agora e para sempre.
ILUSTRAÇÃO:
Imagens mostrando diferentes aspectos da adoração verdadeira. 1. Vários irmãos cantam em uma reunião congregacional. 2. Um irmão empurra a cadeira de rodas de um irmão mais velho enquanto eles pregam juntos. 3. Um irmão faz uma oração antes de ler a Bíblia. 4. Uma irmã deixa uma doação em uma caixa de contribuições. 5. Duas irmãs e um irmão trabalham na construção de um edifício teocrático.
18. Como cumprimos o propósito de nossa existência e o que alcançamos com isso?
Quando adoramos a Jeová de todo o coração, cumprimos o verdadeiro propósito de nossa existência. Isso nos dá uma vida feliz e significativa e a esperança de adorar a Jeová para sempre (Pv 10:22). A partir de agora temos paz interior porque sabemos que Jeová nos ajuda quando enfrentamos problemas (Is. 41:9, 10). Temos boas razões para nos sentirmos felizes quando adoramos nosso amoroso Pai, que merece glória e honra de toda a sua criação (Ap 4:11).
O QUE VOCÊ RESPONDE?
Como era a adoração que Jeová aceitava antigamente?
Antes de Cristo, homens fiéis como Abel, Noé, Abraão e Jó mostraram que respeitavam e amavam a Jeová. Por sua obediência, sua fé e seus sacrifícios, eles fizeram o possível para honrá-lo, e ele aceitou sua adoração.
Que coisas fazem parte de nossa adoração a Jeová hoje?
A pregação nos dá uma excelente oportunidade de oferecer a Deus “um sacrifício de louvor, isto é, o fruto de nossos lábios ”. Assim como devemos pensar com cuidado no que vamos dizer antes de orar a Jeová, faremos bem em pensar com cuidado no que vamos dizer às pessoas quando formos pregar a elas. Hoje, temos a oportunidade de expressar nosso amor a Deus cantando cânticos de louvor.
Por que nos alegra adorar a Jeová?
Adorar a Jeová como ele quer exige nosso tempo e esforço. Por amarmos a Jeová, ficamos felizes em usar nosso tempo e nossas forças para adorá-lo.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário