Encontré Joyas Espirituais: 23 a 29 de maio de 2022, 2 Samuel 4 a 6.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHejQWD0wBvqw6m7G8yvyYB0cLK19dWpytbxjeKosGj0P-gfnL-SorVANxBf3hUn69exsiLvixdfok42RmBOSZH0O_xJwrZLc5thteZVpiMmd5BZQNAGMCCrACzfau6zoWZErXQniu4t2gRIEF7dXIVliw20jWm6jaG5jOKJTlB_hf3CvUVWGBsa-V/s1600/perla18-compressed-300x157-1_optimized.jpg)
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
2Sa 6:8, 9. O que aprendemos da reação de Davi à fúria de Jeová? (w96 1/4 29 ¶1)
O que aprendemos com a reação de Davi é que tudo que fizermos terá consequências e se agirmos mal como Davi, que não seguiu as instruções de Jeová, bem, as consequências foram que uma pessoa morreu e quando sofremos essas consequências, bem, não Não devemos culpar a Jeová pelos problemas que surgem em nosso caminho se não formos nós mesmos responsáveis por nossas ações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Parte da responsabilidade pelo que aconteceu era de Davi, já que ele era o rei. A reação dele naquela época prova que mesmo as pessoas que têm um bom relacionamento com Jeová às vezes reagem mal a situações difíceis. Primeiro ele ficou com raiva, depois ficou com medo. Sua relação de confiança com Jeová foi severamente testada. Aparentemente, naquela ocasião Davi não jogou seu fardo sobre Jeová, ele não obedeceu aos Seus mandamentos.
Davi ignorou as instruções de Jeová quanto à retirada da arca da aliança, que teve sérias consequências, e sua reação a isso foi ficar com raiva e depois com medo, com isso aprendemos que mesmo quem tem uma espiritualidade forte pode reagir mal a situações difíceis , e também que devemos ter muito cuidado para não dar a Jeová os problemas que podem resultar de ignorar seus mandamentos.
Observe como Jeová ajudou Davi a mudar sua estratégia. Da mesma forma, na vida, na pregação e em outras circunstâncias buscamos mudar a estratégia para podermos alcançar as coisas que desejamos, mas essa estratégia é baseada nos caminhos de Jeová.
A reação dele naquela época prova que mesmo as pessoas que têm um bom relacionamento com Jeová às vezes reagem mal a situações difíceis, primeiro ficando com raiva e depois com medo.
Isso nos mostra que é realista que possa acontecer conosco que, em um determinado momento, ignoremos suas instruções e tenhamos que enfrentar as consequências por isso.
Diante da fúria de Jeová, Davi reagiu mal, se irritou e isso lhe trouxe consequências, aprendemos que diante de provações difíceis, não importa há quanto tempo tenhamos um relacionamento com Jeová, podemos agir mal, se não confiarmos em Jeová , mas sim jogar nosso fardo sobre ele e desobedecer suas instruções também podemos ter consequências.
Aprendemos também a não colocar meus critérios pessoais antes das instruções de Jeová, porque se eu tomar más decisões desobedecendo, as consequências serão desastrosas em menor ou maior grau, mas o que devemos reconhecer é que desobedeci. Então, como geralmente culpamos ou podemos cair nesse grande erro de responsabilizar Jeová, temos que assumir a responsabilidade pelas consequências e seu alcance e mais afetar terceiros.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
2 Samuel 4:2,3. No relato do assassinato de Is-Bosete, filho de Saul, pelas mãos de alguns homens de Beerot, diz-se que esta cidade também fazia parte da tribo de Benjamim, isso pode indicam que era uma cidade fronteiriça, daí a necessidade de especificar o território tribal a que pertencia, a fuga de seus habitantes pode ter sido devido às incursões dos filisteus após sua vitória sobre as forças de Saul no monte Gilboa, ou talvez após a assassinato de Is-Bosheth para evitar possíveis represálias.
2 Samuel 4:4. Ensina-nos que se nossas circunstâncias nos limitam e nos sentimos incompreendidos, é justamente a história de Mefibosete que pode nos dar força, pois a Bíblia diz que quando ele tinha cinco anos caiu e ficou coxo, o que nos mostra que não devemos permitir que as circunstâncias pelas quais passamos, talvez uma doença, roube nossa alegria.
2 Samuel 4:6. Isso nos ensina que devemos cuidar de nossos amigos, embora pareça que eles se dão bem conosco, realmente se seu modo de vida não estiver de acordo com o que Jeová quer pode ser perigoso como no caso de Is-Bosheth.
2 Samuel 4:5,12. Mostra que Davi não era um homem rancoroso ou vingativo porque não estava feliz com o assassinato do filho de Saul, que era praticamente seu oponente ao trono, o que nos ensina que se alguém nos fere não devemos guardar rancor e menos pensar em se vingando.
2 Samuel 4:8-12. O que Recab e Baana fizeram matando Is-Bosheth pensando que estavam fazendo algo de bom para Davi e pensando que tinham a aprovação de Jeová só mostra o quão perigoso é pensar e agir por impulso, infelizmente esses dois homens foram executados pelo que fizeram, o que também mostra que fazer as coisas por impulso pode trazer sérios problemas e consequências.
2 Samuel 5:1-3. Parece razoável concluir que Is-Bosete começou seu reinado de dois anos logo após a morte de Saul, mais ou menos na mesma época em que Davi começou o seu em Hebrom. Desta cidade, Davi reinou sete anos e meio sobre Judá. Pouco depois de ser feito rei sobre todo o Israel, ele mudou sua capital para Jerusalém. Assim, cerca de cinco anos se passaram desde a morte de Is-Bosete até que Davi se tornou rei sobre todo o Israel.
2 Samuel 5:3. Davi se tornou o "ungido de Jeová" e dizia-se que estava sentado no "trono de Jeová" como o representante visível do grande Deus, a palavra de Jeová, a promessa feita a Davi cerca de uma década antes havia se tornado realidade, isso nos ensina que as promessas de Deus se cumprem, mas devemos lutar para herdá-los, para alcançá-los, com atitude de guerreiros, como foi Davi.
2 Samuel 5:3,4. Ele me ensina como os anciãos se encontraram com Davi em Hebron e o ungiram ali diante do Senhor. Davi tinha 30 anos. Isso me ensina que é Davi quem escolhe quem irá servi-lo, independente da idade, sejam eles jovens ou velhos.
2 Samuel 5:6,8. Os jebuseus estavam tão confiantes na inexpugnabilidade de sua cidadela que zombando disseram a Davi que seus próprios cegos, fracos como eram, defenderiam a fortaleza de Sião contra Israel. Isso nos ensina que muitas pessoas acreditavam que Davi não podia, ele ouviu de muitas pessoas que «não podia», mas estava com Deus e por isso podia fazer coisas impossíveis do ponto de vista humano, no nosso caso ouviremos muitos, familiares, amigos bem intencionados, talvez irmãos, que não poderão fazer algo, mas com a ajuda de Deus poderemos.
2 Samuel 5:8. Davi não conseguiu conquistar Jebus porque era de difícil acesso, então ele encontrou um caminho para a cidade através do túnel de água e a conquistou. Isso nos ensina como precursores que devemos encontrar uma maneira de chegar ao coração das pessoas, sempre há uma maneira de fazê-lo, basta encontrar aquele simbólico "túnel de água".
2 Samuel 5:9. A palavra Monte aparece. O glossário nos ajuda a entender melhor essa palavra, menciona que em hebraico é Miló, termo que vem de uma raiz que significa “encher”. A Septuaginta traduz como "cidadela". Embora não se saiba exatamente o que era, parece que descreve uma característica geográfica ou estrutural da Cidade de Davi.
2 Samuel 5:12. Que lição importante, Davi passou por muita coisa, e embora houvesse humanos que o apoiaram até ele se tornar Rei, Davi entendeu que foi Jeová quem tornou isso possível. Não se esqueça de que os privilégios que temos não são por causa de um irmão que nos recomendou ou por causa de nossas próprias habilidades, mas porque Jeová o consolidou.
2 Samuel 5:12. Diz que Davi entendeu que Jeová o havia estabelecido como rei, o que significa que a fama não subiu à sua cabeça. Ensina-nos que na congregação às vezes recebemos privilégios e responsabilidades e o exemplo de Davi. Bem, ela nos ensina que devemos sempre ter em mente que os alvos que alcançamos são para Jeová e não por mérito próprio.
2 Samuel 5:12. Davi entendeu que Jeová o havia estabelecido como rei de Israel e que ele havia exaltado seu reino por causa de seu povo Israel e tudo isso foi possível porque Davi se deixou guiar por Jeová desde sua infância, ele sempre ouvia sua voz e seguia o Na verdade, nunca devemos esquecer que Jeová nos educou em seus caminhos e nos possibilitou ter um bom relacionamento com ele, o que, sem dúvida, é a melhor coisa que poderia ter nos acontecido .
2 Samuel 5:10,19. Davi tornou-se cada vez mais poderoso, e Jeová, o Deus dos exércitos, estava com ele. Com tudo isso, ele continuou a consultar a Jeová, não em si mesmo, nem a posição lhe subiu à cabeça, isso nos ensina que quando atingimos um certo nível de progresso, de prosperidade, espiritual, material, intelectual, não devemos permitir vir à nossa cabeça e pensar que não precisamos de Deus, em vez disso, imitamos Davi e continuamos a confiar em Jeová.
2 Samuel 5:19,20. Depois de consultar a Jeová, Davi teve confiança para fazer tudo o que havia proposto e desde que Jeová lhe dera sua aprovação. Isso nos ensina que quando Jeová nos pede algo, devemos fazê-lo com toda a confiança, sabendo que Jeová nos apoiará e que tudo o que fizermos nos dará certo.
2 Samuel 5:21. Os filisteus trouxeram seus ídolos pensando que lhes dariam a vitória na batalha, mas foram inúteis, a vitória foi dada a Davi porque o verdadeiro Deus estava com ele.
2 Samuel 5:17-22. Depois de dominar todo o Israel, os filisteus subiram para lutar contra Davi em duas ocasiões, e nessas duas ocasiões Davi consultou a Jeová o que deveria fazer e em ambas as ocasiões recebeu instruções diferentes que lhe garantiram a vitória sobre seus inimigos, assim como o comportamento de Davi nos deixa um exemplo de que devemos estar prontos para buscar a orientação de Jeová em qualquer assunto que nos diga respeito, pois ele sempre nos dirá o melhor a fazer.
2 Samuel 5:18,23. Vemos que os filisteus mais uma vez saíram na batalha contra Davi, ele poderia muito bem ter raciocinado: "Esta é a mesma das outras duas vezes, então eu vou lutar contra os inimigos de Deus", mas Davi não confiou em sua experiência e voltou para orar por conselhos, e da última vez as instruções foram diferentes. Isso nos ensina que, diante de uma situação ou problema com o qual já lidamos, devemos ter o cuidado de não confiar apenas em nossa experiência pessoal.
2 Samuel 5:23. Pois bem, dá-se um exemplo de que Jeová é um Deus de estratégias e isso me faz pensar, por exemplo, que quando vier a grande tribulação. Bem, Jeová também tem estratégias para manter seu povo longe dos inimigos e ao mesmo tempo fazer com que os inimigos ajam de uma forma ou de outra como ele deseja.
2 Samuel 5:24. Isso nos ensina que, às vezes, quando nos encontramos em uma situação difícil, bem, devemos fazer eco dessas palavras para agir com decisão e ficar do lado de Jeová, porque ele nos ajudará.
2 Samuel 5:4,25. Mostra algumas das vitórias que Jeová deu a Davi, com as quais aprendemos que, se queremos ter vitórias, por assim dizer, em nossas vidas devemos sempre nos apoiar em Jeová e pedir sua orientação, assim ele nos ajudará a ser vitorioso em qualquer situação.
2 Samuel 5:17,25. Lá Davi enfrenta os filisteus em duas ocasiões diferentes e em cada batalha Davi busca a orientação de Jeová e Jeová o ajuda a dar a ele duas estratégias de guerra da mesma forma eu posso enfrentar o mesmo problema ou a mesma batalha mas buscar a orientação de Jeová vai me ajudar atacar o problema de diferentes ângulos e com sua sabedoria sair vitorioso.
2 Samuel 5:19,25. Ele diz que Davi antes de tomar uma decisão se volta para Jeová e até indicou a estratégia que deve seguir para alcançar a vitória, no momento Jeová não fala diretamente conosco, mas se ele nos diz quais caminhos devemos seguir através de sua palavra a Bíblia e também por meio da orientação dos irmãos que lideram a congregação.
2 Samuel 5:23,25. Pude notar e sublinhar 4 aspectos quando ele menciona que Davi consulta a Jeová, ouve, age de forma decisiva sem hesitação e faz exatamente o que Jeová lhe ordenou e o resultado é obviamente sucesso, de modo que quando enfrento qualquer situação devo continuar esses quatro pontos .
2 Samuel 6:1,8. Jeová nos ensina que ele é um Deus de disciplina, pois teve que disciplinar Davi por desrespeitar seus princípios, então, no nosso caso, se errarmos, o que devemos esperar é receber disciplina do nosso Deus porque vimos que Jeová disciplina aqueles que ama.
2 Samuel 6: 3. Bem, vemos que Davi neste caso estava transportando a arca, mas não como Deus havia ordenado, mas sim transportando-a em uma carroça. Então algo deu errado e uma pessoa morreu, isso nos ensina. Bem, ao adorar a Jeová devemos adorá-lo como Jeová pede, caso contrário nossa adoração não seria aceita.
2 Samuel 6:5. Com certeza foi um dia extraordinário para comemorar com um Rei aquele dia e com certeza os presentes falaram dele por anos. Quanto mais privilégios tivermos, sejamos como Davi que, já sendo Rei, foi humilde e conviveu com o povo de Israel e lhe deu uma bela lembrança para toda a vida. Vamos viver com os irmãos mais humildes e com certeza será algo que eles não esquecerão.
2 Samuel 6:3-7. O relato de Uzá, filho de Abinadabe, ilustra que Jeová não permite nenhuma frivolidade em relação à sua Presença Soberana e aos objetos associados a ela. Este homem segurou a arca da aliança para que ela não tombasse e, como resultado, "a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e o verdadeiro Deus o trouxe para lá por causa do ato irreverente". Havia um procedimento e instruções claras e detalhadas para o transporte da arca, mas não foram seguidos e as consequências foram rápidas, embora a ideia de usar uma carroça para transportá-la fosse muito prática.
2 Samuel 6:7. Jeová pode ler corações. Visto que se a Palavra chama o que Uzá fez de "ato irreverente", é possível que Jeová tenha visto alguma motivação egoísta que não é expressamente revelada no relato. Seja como for, podemos estar convencidos de que Jeová fez o que era certo. Ele provavelmente viu algo no coração de Uzá que o levou a cumprir sua sentença rapidamente.
2 Samuel 6:3-8. Mostra o caso de Uzah, que estendeu a mão para a arca da aliança e a agarrou para que não caísse, o que o fez morrer no local, isso sem dúvida nos ensina que boas intenções não mudam os requisitos de Jeová e se eles não querem ter consequências graves, devemos segui-los à risca.
2 Samuel 6:9. Diz que Davi tinha medo de Jeová por isso não carregou a arca e a citação menciona o que ele faz lá no salmo. Bem, ele diz que estava com medo de suas sentenças. Bem, aqui Davi estava sentindo, mas não um medo piedoso, mas um medo da sentença ou dos julgamentos de Jeová, porém quando a arca a levou para a casa de Gitita, bem, vemos. Que Jeová o abençoou, isso nos ensina que quando fazemos algo ruim, devemos sempre temer os julgamentos de Jeová, mas se fizermos o que Deus pede, então ele nos abençoará.
2 Samuel 6:11. Embora Obede-Edom tenha visto como Uza morreu quando tocou na arca, ele não se assustou como todos os outros e permitiu que a arca ficasse em sua casa por 3 meses. De acordo com o livro de insights, ele era um músico que tocava harpa. Ele não imaginava que naquele dia teria algo tão sagrado quanto a arca de Jeová disponibilizada, até mesmo Jeová o abençoou por isso. Sejamos hospitaleiros e não tenhamos medo de compartilhar com os irmãos, não sabemos se hospedaremos anjos ou até arcas da aliança, mas o que sabemos é que Jeová nos abençoará como Obede-Edom.
2 Samuel 6:14. Davi foi para mostrar sua alegria dançando com os servos, sendo ele o rei, o ungido de Jeová, ele não deixou que conceitos como “manter as aparências” o fizessem ser outro Davi, vale ressaltar que alguém imaturo como Mical desprezava Davi para agir assim, devemos estar dispostos a "dançar", ou seja, compartilhar, conviver em momentos de alegria com nossos irmãos, em vez de limitar nosso círculo àqueles que segundo o mundo estão ao nosso nível, saindo do trono e sem esquecer de onde viemos.
2 Samuel 6:14-16. Quando a arca da aliança foi levada de volta a Jerusalém, Davi ficou tão feliz que até dançou com entusiasmo em público, mas enquanto fazia isso, sua esposa Mical olhou pela janela e viu o rei Davi pulando e dançando e começou a desprezá-lo. em seu coração, mostrava que ele tinha a mesma atitude de descrença que seu pai Saul, porém, a diferença que surgiu entre eles deixou claro que Davi e Mical não compartilhavam da mesma opinião sobre o alegre evento.
2 Samuel 6:17. Menciona que Davi havia preparado uma tenda para a arca do Senhor então eles a colocaram em seu lugar e Davi apresentou holocaustos vemos que Davi havia trazido a arca do Senhor para Jerusalém quando entrar nesta tenda era para entrar na presença do altíssimo e somente aqueles que andavam sem culpa que eram puros e retos podiam entrar na tenda de Jeová, isso me ensina que se eu quero ser amigo de Jeová devo cumprir seus padrões justos e elevados e permanecer santo aos seus olhos.
2 Samuel 6:19. Curiosamente, em vez de coletar dinheiro, David deu a todos um bagel, bolo de tâmaras e passas. Isso nos ensina que devemos ser generosos com nossos irmãos em nossas possibilidades. Se temos uma reunião social, apoiamos a manutenção de um salão ou algum outro evento teocrático, sejamos generosos seguindo o exemplo de Davi, em vez de pedir, ele deu.
2 Samuel 6:21. Não nos esforcemos para nos vestir, vestir ou dar nossas designações para impressionar as pessoas de nosso conhecimento e experiência teocráticos seculares, mas vamos dar designações e vestir-nos para estar diante de Jeová, podemos ficar muito surpresos com a diferença em nossa aparência e partes se fizermos isso com esse objetivo e não para que os outros nos vejam.
2 Samuel 6:2,22. Vamos ter essa expressão que Davi pronunciou disse eu vou me rebaixar até aos meus próprios olhos, com essas palavras Davi estava seguindo o maior exemplo de humildade que do próprio Jeová Deus e nós sabemos disso porque essa expressão eu vou me rebaixar ou vou fazer me baixo vem de uma raiz verbal hebraica que também é usada para descrever como Deus vê a humanidade.Embora Jeová seja o maior personagem do universo, a Bíblia diz que ele desce ou se rebaixa para lidar com a humanidade.
2 Samuel 6:21, 22. Depois de ser repreendido por sua esposa Mical, Davi enfatizou a ela que, apesar das críticas dela, ele tinha certeza de que tinha a aprovação de Jeová e que estava determinado a continuar servindo a Jeová humildemente. Ele até usou a expressão “ Vou me humilhar”, que vem de uma palavra de raiz hebraica que também é usada para descrever como Deus vê a humanidade, não importa que privilégio ou responsabilidade tenhamos na congregação, devemos sempre permanecer humildes.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
The blue cube dictates the horizontal consequence, and the gold cube dictates the vertical. During the game, players will ready to|be capable of|have the ability to} multiply their bets a lot as} 20,000x for the possibility to win a max prize of €500,000. Introducing a brand-new highly anticipated Live Casino recreation show with revolutionary mechanics the place players 카지노 can bet on the numbers or the bonus squares that may land from two rolled cube.
ResponderExcluir