TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 18 a 24 de abril de 2022, “Espere pacientemente que Jeová Aja”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 18-24 de abril de 2022, “Espere pacientemente que Jeová Aja”, Discurso Preparado.

“Espere pacientemente que Jeová aja” (10 min.)
Você já viajou com crianças dentro de um carro? Isso é um pouco complicado. Ele tocou aquelas crianças que depois de terem percorrido uma jornada de duas, três ou mais horas, as crianças começam a se desesperar e começam a dizer esta frase "estamos aqui". E quando dizemos não, ainda faltam duas ou três horas. Logo depois novamente "e estamos aqui" e eles continuam e "estamos aqui" e "estamos aqui" e "estamos aqui". Já aconteceu com esse tipo de criança.
Eles se desesperam um pouco, mas é a sensação de que a jornada está se tornando interminável e eles querem chegar lá. Ele sabe que às vezes somos como crianças, nos desesperamos, porque Jeová tem oferecido tantas coisas maravilhosas e queremos que se cumpram agora. Muitos de nós desde muito jovens fomos ensinados que o fim estava próximo. Que estes eram os últimos dias e que nosso objetivo era continuar a ver claramente que estávamos prestes a entrar no Novo Mundo.
Décadas se passaram e ainda estamos esperando por isso. E não é verdade que em momentos poderíamos dizer e quando chegamos? É por isso que nesta seção de Tesouros Bíblicos ela tem o título: “Espere pacientemente que o Senhor aja”. E é que, para ser honesto, há momentos em nossas vidas que parece que já não damos mais. Por exemplo, por causa de uma doença que temos. Os anos que se passaram sobre nós, parentes que não estão mais conosco e tantas coisas que realmente nos afligem e pensamos quando chegamos. Quando se cumprirá o que Jeová disse?
Bem, ter paciência é algo que poderíamos dizer que é para poucos. No entanto, todos nós, se nos esforçarmos, conseguimos manter essa paciência. Vejamos o caso de David. Este servo de Deus já havia sido ungido desde jovem para ser rei. No entanto, ainda não era. E havia alguém, o rei Saul, que estava procurando por ele para matar. A situação não era tão fácil. Eles estavam escondidos nas cavernas, junto com os outros servos de Davi, aqueles que os acompanhavam.
E, no entanto, essas pessoas viram uma oportunidade de ouro. O rei Saul, aquele que queria matar Davi, encontrou-se no mesmo lugar que Davi e seus homens. Vamos ver a reação de como esses homens que acompanharam David queriam acabar com as coisas de uma vez por todas.
VAMOS LER: 1 Samuel 24:3,5.
3 Então Saulo chegou aos currais de pedra que estavam à beira do caminho. Havia uma caverna ali, e ele entrou nela para se aliviar. E acontece que Davi e seus homens estavam sentados no fundo da caverna. 4 Os homens de Davi lhe disseram: “Este é o dia em que Jeová te diz: 'Eis que estou entregando o seu inimigo nas suas mãos. Você pode fazer com isso o que achar melhor.'” Então Davi se levantou e cortou silenciosamente a bainha do manto sem mangas de Saul. 5 Mas então Davi sentiu seu coração condená-lo por cortar a orla do manto sem mangas de Saul.
Impressionante. Ele teve a oportunidade de sua vida aqui, para acabar com seu inimigo e ele seria imediatamente coroado como rei. E, claro, como seus homens o apresentaram a ele, foi fantástico. «Disseram-lhe que Jeová está dando a você. Acabar com isso." Facilmente hoje poderíamos ter certos momentos em que podemos tomar decisões de um momento para outro e pensar que nossa vida está resolvida. Por exemplo, hoje a situação econômica em muitos países não é nada fácil.
No entanto, há uma oportunidade de ouro diante de nós, onde podemos, com pouco ou nenhum esforço, obter o que é necessário e mais do que suficiente para sustentar nossas famílias. Mas, para isso, teríamos que nos envolver em atividades questionáveis ou ilegais na tentativa de ganhar dinheiro. O que faremos? Espere pacientemente que Jeová aja. Como o Rei Davi tinha bem ali à mão. No entanto, por que ele parou?
VAMOS LER: 1 Samuel 24:6,7.
6 Ele disse aos seus homens: “Não posso fazer isso com meu senhor, pois ele é o ungido de Jeová. Sabendo como Jeová vê as coisas, nunca me ocorreria colocar as mãos no ungido de Jeová.” 7 Com essas palavras, Davi parou seus homens e não os deixou atacar Saul. Saul, por sua vez, saiu da caverna e continuou seu caminho.
Às vezes nos comportamos como crianças, ficamos desesperados e queremos chegar ao lugar que Jeová nos ofereceu nesse novo mundo para resolver todos os problemas. Mas por quanto tempo? Queremos ter a mesma atitude de Jeová. Queremos ter paciência, saber que há um certo momento para a situação chegar ao ponto que tanto nos foi oferecido.
E o fato é que pensando um pouco no caso das crianças desesperadas, como podemos acalmá-las? Bem, vem da ingenuidade dos pais ou de algum outro adulto que vai na mesma viagem. Ofereça-lhe algo em troca para que se acalme, que nesse momento se esqueça do golo que o deixa tão desesperado. Podem dar-lhe algum doce, algum brinquedo, alguma coisa que o entretenha mesmo assim.
Hoje em dia também é algo semelhante. A pessoa fica tão desesperada que de uma hora para outra surgem situações que nos fazem mudar de ponto de vista e começar a pensar de outra forma, como Jeová nos entretenha melhorando nossa atividade no ministério, uma reunião, um discurso, algo que nos tranquiliza no momento e depois continuar com nosso objetivo em frente.
Devemos ter o mesmo ponto de vista de Davi, confiar que Jeová consertará as coisas, confiar que chegaremos onde Jeová nos ofereceu.
VAMOS LER: 1 Samuel 24:12,15.
12 Que o Senhor julgue entre mim e você. Que seja Jeová quem me vingue de você. Mas eu, eu não vou colocar as mãos em você. 15 Que Jeová seja o juiz e o juiz entre você e eu. Ele tomará conhecimento deste assunto e me defenderá. Ele me fará justiça e me livrará das suas mãos”.
Essas palavras foram ditas por Davi ao rei Saul. David deixou claro que estava prestes a cometer um crime com ele, para acabar com ele de uma vez por todas. Mas as palavras de Davi indicam que ele esperou pacientemente que Jeová agisse.
Enquanto esperamos a chegada desse novo mundo, o cumprimento das promessas de Jeová, desenvolveremos algumas outras qualidades necessárias para quando estivermos no novo mundo. Teremos mais perseverança, teremos total confiança em Jeová. Veremos o cumprimento de tantas profecias bíblicas que confirmam que estamos fazendo a coisa certa.
Sejamos como crianças. Podemos nos desesperar, mas por que não nos entreter em atividades mais espirituais, em poder nos concentrar em melhorar nosso conhecimento bíblico, em tirar vantagem das circunstâncias e dar razões a Deus para nos recompensar.
Sejamos pacientes. Estamos chegando ao fim desta jornada e podemos realmente ter absoluta confiança de que Jeová nos dará a solução perfeita muito em breve.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário