TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 25 de abril a 1 de maio de 2022, “Você se deixa levar pelos impulsos?”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 25 de abril a 1º de maio de 2022, “Você é impulsivo?”, Discurso preparado.
"Você é levado por impulsos?" (10 min.)
Quando foi a última vez que você fez ou disse algo que mais tarde se arrependeu? Acho que a maioria de nós, em algum momento de nossas vidas, fez algo assim.
Menciono uma situação que a história registrou pelo historiador Plutarco. Quando Alexandre, o Grande, o imperador ou rei da Grécia, viu que havia um problema com seu amigo íntimo, ele cedeu ao seu temperamento e jogou uma maçã em seu amigo. Ainda com raiva, ele pegou uma lança e perfurou seu amigo, matando-o. Segundo o historiador Plutarco, diz que quando o rei viu o que havia feito, ia se matar. Mas os guardas intervieram, agarraram suas mãos e o levaram à força para seu quarto. Durante toda aquela noite e no dia seguinte, Alexandre, o Grande, chorou amargamente pelo que havia feito.
Situações como essas ficam registradas na história. Mas também diariamente você pode ouvir que muitos não controlam seu mau caráter e consequências graves vêm. É sobre isso que vamos falar nesta seção de Tesouros da Bíblia. Com o título: "Você se deixa levar por impulsos?" e usaremos o exemplo do rei Davi. Como ele também estava prestes a fazer o mesmo que Alexandre, o Grande, assassinar muitas pessoas. Vamos analisar com a Bíblia. A situação tem que fazer aqui. Davi, seus homens, Nabal e seus parentes e também seus servos.
VAMOS LER: 1 Samuel 25:7,11.
7 Ouvi dizer que agora você está tosquiando as ovelhas. Bem, quando seus pastores estavam conosco, nós não os incomodamos, e ninguém levou nada deles durante todo o tempo em que estiveram no Carmelo. 8 Pergunte aos seus homens e eles lhe dirão. Por isso, peço-lhe que dê as boas-vindas ao meu povo, porque chegamos a um momento de grande alegria. Por favor, dê aos seus servos e ao seu filho David tudo o que você pode nos dar”. 9 Então os homens de Davi subiram e deram a Nabal esta mensagem de Davi. Quando terminaram, 10 Nabal disse aos servos de Davi: “E quem é esse Davi? O que o filho de Jesse pensa? Hoje há muitos servos que fogem de seus senhores. 11 Por que devo dar meu pão, minha água e a carne que preparei para meus tosquiadores a homens que vêm não se sabe de onde?”
Quanto desprezo nestas palavras de Nabal para com Davi!A situação era a seguinte: enquanto Davi e seus homens estavam neste setor, ajudaram a cuidar das ovelhas. Eles estavam muito, muito longe do lugar original onde Nabal morava. Devido ao número de animais, seu rebanho era tão grande que ele poderia estar em perigo por estar tão longe e não havia ninguém para cuidar totalmente do grande número de animais. O rei Davi e seus homens ajudaram de bom grado a cuidar dele sem pedir nada em troca.
Mas a situação era diferente. Foi um momento de alegria, o momento de tosquiar as ovelhas e ver o bom resultado de manter esses animais vivos. David estava pedindo algo justo. Nem sequer disse o quanto eles queriam dar a eles. Ele disse claramente. Dê a eles qualquer coisa que você possa dar a eles. Como diz no final do versículo oito. Nabal os insultou. Vemos até que até Davi se chamava seu filho Davi.
Curiosamente, Nabal disse que não conhecia Davi, mas também disse que acredita ser filho de Jessé. Então havia uma contradição. A ira que veio aqui para Davi foi grande.
VAMOS LER: 1 Samuel 25:13,21,22.
13 Imediatamente, Davi ordenou aos seus homens: “Que cada um pegue a sua espada!” Então todos eles colocaram suas espadas, e Davi também. Cerca de 400 homens subiram com ele e cerca de 200 ficaram para guardar seus pertences. 21 David estava dizendo: “Eu protegi tudo que esse cara tinha no deserto, mas não adiantou nada. Ninguém tirou nada dele, e mesmo assim ele me paga o mal com o bem. 22 Se antes do amanhecer eu não acabar com todos os seus homens, que Deus castigue severamente os inimigos de Davi”.
Como observamos, David estava disposto a resolver a questão de uma vez por todas. É verdade que às vezes quisemos reagir assim. Honestamente, isso acontece com qualquer um quando somos tratados injustamente por outras pessoas. O que fazer nestes casos? Devemos seguir nossos impulsos quando estamos com raiva? Há situações como se estamos na fila para comprar algo e vemos que outra pessoa de repente entra na fila à nossa frente.
Há situações que realmente exasperam. É aqui que devemos exercer o autocontrole ou quando alguém nos trata mal verbalmente, nos dizendo coisas que machucam, que machucam muito. Esse é o momento em que podemos pensar em palavras como as indicadas em Provérbios 15:28 que "o coração do justo medita antes de responder". Realmente ter autocontrole nesses momentos é bem complicado, mas não impossível de fazer.
No ministério às vezes temos que fazer isso e essa é uma ótima maneira de mostrar que somos mais fortes do que a pessoa que está nos machucando verbalmente.
VAMOS LER: 1 Samuel 25:25,26.
25 Por favor, meu senhor, não dê atenção a Nabal. Ele é um homem desprezível que faz jus ao seu nome. Seu nome é Nabal e ele é um tolo. Mas eu, teu servo, não vi os homens que meu senhor enviou. 26 E agora, meu senhor, tão certo como Jeová e você vivem, é Jeová quem o impede de fazer justiça com suas próprias mãos e de se tornar culpado de derramamento de sangue. Que seus inimigos e aqueles que querem prejudicá-lo se tornem como Nabal.
Vemos que Abigail assume o erro de Nabal e pede que ele a perdoe por isso e então reconhece o tipo de homem que ele era e por que sujar as mãos matando alguém assim?
Também queremos ser muito cuidadosos em como tratamos os outros ou como reagimos ao tratamento que os outros nos tratam. Em Provérbios 22:3 também diz: "O prudente vê o perigo e se esconde, mas o inexperiente vai em frente e sofre as consequências". Queremos mostrar a Jeová que não nos deixamos levar pelos nossos impulsos, mas que sabemos controlá-los. Isso significa que não estamos nos arrependendo das coisas que dizemos ou fazemos e que podem realmente afetar a saúde ou a dignidade dos outros.
É bom que exemplos bíblicos como esses nos façam pensar em ter muito cuidado e ter o autocontrole necessário em nossas vidas. Que cada um de nós prove a Jeová que realmente somos pessoas que não se deixam levar por nossos impulsos. Em vez disso, nossa conduta sempre trará honra e glória ao seu nome.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário