O Estudo de A Sentinela, «Artigo 9», Semana de 25 de abril a 1.º de maio de 2022, Imitemos Jesus servindo aos outros, Respostas.

O Estudo de A Sentinela, “Artigo 9”, 25 de abril a 1.º de maio de 2022, Imite a Jesus no serviço ao próximo, Respostas.

1. Que boa atitude o povo de Jeová demonstra?

O povo de Jeová mostra a melhor atitude, porque dedica entusiasticamente centenas de milhões de horas à pregação e o faz voluntariamente e não cobra nada. Eles também dão  apoio físico, emocional e espiritual a todos os irmãos que precisam.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma atitude de serviço e na maioria dos casos sem qualquer ressarcimento financeiro, ou seja, é um trabalho voluntário.

A Bíblia predisse que o povo de Jeová se ofereceria para servi-lo seguindo a orientação de seu Filho (Sal. 110:3). Sem dúvida, esta profecia está se cumprindo hoje. Todos os anos, os servos de Deus dedicam entusiasticamente centenas de milhões de horas à obra de pregação de forma voluntária e gratuita. Eles também usam parte de seu tempo para fornecer apoio físico, emocional e espiritual a seus irmãos.

No Salmo 110:3, ele diz que “o teu povo se oferecerá voluntariamente”, para servi-lo seguindo a orientação de seu filho. E um fato que prova isso é que todos os anos, servos de Deus, dedicamos centenas de milhões de horas à pregação. E fazemos isso com entusiasmo e vontade.

Também demonstramos essa boa atitude dando apoio físico, emocional e espiritual aos nossos irmãos. E especialmente os anciãos passam muito tempo preparando-se para as reuniões e fazendo visitas de pastoreio. E fazemos tudo por amor a Jeová e ao próximo.

2. De acordo com Romanos 15:1-3, que exemplo Jesus nos deu?

O melhor exemplo que Jesus nos deu foi colocar as necessidades dos outros acima das suas, Jesus é o melhor exemplo de que é melhor dar do que receber.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus colocou as necessidades dos outros acima das suas, e nós, cristãos, fazemos o nosso melhor para seguir o seu magnífico exemplo.

Jesus disse: “Há mais felicidade em dar do que em receber”

Jesus mostrou que colocava os interesses e as necessidades dos outros antes dos seus. E devemos fazer o mesmo. Como lemos no versículo 2: "Que cada um de nós agrade ao seu próximo para o seu benefício." Se o fizermos, seremos felizes.

3. O que vamos analisar neste artigo?

Primeiro vamos rever alguns dos muitos sacrifícios que Jesus fez pelos outros. Também analisaremos neste artigo como podemos copiar o grande exemplo que ele nos dá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Neste artigo, revisaremos alguns dos sacrifícios que Jesus fez pelos outros e discutiremos como podemos copiar seu exemplo.

Vamos rever alguns dos sacrifícios que Jesus fez pelos outros e como podemos copiar seu exemplo. Também veremos o que podemos fazer para estar dispostos a servir aos outros.

IMITEM O EXEMPLO DE JESUS

4. Como Jesus mostrou que colocava as necessidades dos outros acima das suas?

Jesus havia orado a noite toda, por isso estava muito cansado, mas quando viu as pessoas que precisavam dele, teve pena dos enfermos e necessitados, e os curou, também fez um discurso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus ajudou os outros mesmo quando estava cansado. Pense na reação dele quando uma multidão veio vê-lo na encosta de uma montanha, talvez perto de Cafarnaum.

Jesus estava orando a noite toda, então ele devia estar muito cansado. Mas quando viu todas aquelas pessoas, teve pena dos pobres e dos doentes.

Ele não apenas os curou, mas também fez um dos discursos mais motivacionais de todos os tempos: o Sermão da Montanha.

Uma ocasião em que ele mostrou isso foi quando uma multidão de pessoas estendeu a mão para ajudar. Embora tivesse orado a noite toda e estivesse muito cansado, quando viu essas pessoas, teve pena delas e cuidou delas.

ILUSTRAÇÃO:

Jesus ensina uma grande multidão de pessoas.

Embora Jesus estivesse cansado, o que ele fez quando uma multidão veio vê-lo? (Ver parágrafo 4).

5. Como os moradores imitam o espírito sacrificial de Jesus quando estão cansados?

Um pai de família que acaba de chegar em casa muito cansado do trabalho, sabe que naquela noite tem a adoração da família. Embora ele esteja muito tentado a não fazer isso porque está muito cansado, ele ora a Jeová para lhe dar forças. E Jeová ajuda ele e toda a família a estarem juntos na adoração. As crianças aprendem uma lição, que é que as coisas espirituais têm que ser a coisa mais importante.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Considere um pai que chega em casa muito cansado depois de um longo dia de trabalho. Naquela noite, ele tem o culto familiar. Ele fica tentado a deixar para outro dia, mas pede a Jeová que lhe dê forças. Naquela noite, as crianças aprendem uma lição valiosa: que as coisas espirituais são a coisa mais importante para seus pais.

Talvez um pai chegue cansado de um longo dia de trabalho e pense em deixar o culto familiar para outro dia. Mas então Jeová ora para lhe dar forças. E, finalmente, eles fazem o culto familiar como todas as semanas. Desta forma, ele está imitando Jesus, interpondo as necessidades de sua família com as suas.

Além disso, tanto o pai quanto a mãe estão sendo um bom exemplo para os filhos, pois puderam observar que, embora o pai esteja cansado, deram mais importância aos assuntos espirituais.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Um pai chega em casa cansado após um longo dia de trabalho. 2. Ele ora de coração a Jeová. 3. Ele estuda com sua esposa e dois filhos.

De que maneiras podemos copiar o espírito sacrificial de Jesus em nossas vidas? (Ver parágrafo 5).

6. Cite uma ocasião em que Jesus sacrificou parte de seu tempo para ajudar os outros.

Jesus tinha acabado de saber que seu amigo João Batista havia sido executado, e ficou triste, foi embora e queria ficar sozinho. Mas uma grande multidão já o esperava naquele lugar isolado. Jesus pensou nas necessidades que essas pessoas estavam passando e percebeu que eles precisavam de alívio espiritual e deu-lhes isso sem pensar, apesar do que estava sentindo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus tinha acabado de saber que seu amigo João Batista havia sido executado, e ele deve ter se sentido muito triste. A Bíblia diz: "Quando Jesus recebeu a notícia, ele saiu de lá e saiu em um barco para um lugar isolado para ficar sozinho." Mas isso não seria possível para Jesus, porque uma grande multidão já o esperava naquele lugar isolado. O que ele fez? Ele pensou nas necessidades daquelas pessoas e "ficou profundamente comovido". Ele percebeu que eles precisavam urgentemente de alívio espiritual, e ele deu a eles sem pensar duas vezes.

O parágrafo menciona quando João Batista foi executado e Jesus queria ficar sozinho para chorar sua morte. Mas o que aconteceu é que por onde Jesus foi já havia pessoas esperando por ele. No entanto, ele não ficou chateado, mas ficou profundamente comovido e não hesitou em dar alívio espiritual a essas pessoas.

7, 8. Dê um exemplo de como os anciãos imitam Jesus quando alguém precisa de ajuda.

Quando há uma emergência médica, os membros das Comissões de Ligação com Hospitais são rápidos em ajudar os irmãos necessitados, muitas vezes no meio da noite. Os anciãos também ajudam na construção de Salões do Reino e outros prédios, bem como nos trabalhos de socorro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Eles fazem muitos sacrifícios dos quais não temos ideia. Por exemplo, quando há uma emergência médica, os membros das Comissões de Ligação com Hospitais são rápidos em ajudar os irmãos necessitados, muitas vezes no meio da noite. Outros participam de trabalhos de construção, ensinando, pastoreando.

Naturalmente, como se espera de qualquer cristão, os anciãos devem ser equilibrados. Não devem gastar tanto tempo cuidando de suas responsabilidades teocráticas a ponto de negligenciarem o bem-estar de sua família.

Temos o caso quando há uma emergência médica. As Comissões de Ligação com os Hospitais atendem imediatamente os Irmãos que precisam, mesmo que seja no meio da noite. Isso mostra que eles imitam Jesus, porque quando alguém precisa de ajuda, eles agem por compaixão e colocam o bem-estar de seus irmãos acima do seu.

Os idosos também colaboram na construção de salões e nos trabalhos de socorro. Eles também ensinam e encorajam os irmãos de suas congregações. Assim, eles mostram que imitam a Jesus e merecem nosso louvor por isso.

COMO CULTIVAR O ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO

9. De acordo com Filipenses 2:4, 5, que atitude mental todos os cristãos devem desenvolver?

Devemos assumir  a forma de um escravo. Um bom escravo ou servo procura maneiras de agradar seu mestre. Assim como procuramos agradar a Jeová, somos escravos e servos de nossos irmãos e queremos ser úteis ao nosso Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É verdade que nem todos somos anciãos, mas todos podemos aprender com o espírito sacrificial de Jesus. A Bíblia diz que ele "tomou a forma de escravo".

Um bom escravo ou servo procura maneiras de agradar seu mestre. Visto que somos escravos de Jeová e servos de nossos irmãos, queremos ser cada vez mais úteis ao nosso Deus e aos nossos companheiros. 

Devemos desenvolver a mesma atitude mental que Jesus teve. A Bíblia diz que "ele assumiu a forma de escravo". Ou seja, ele estava disposto a servir e ensinar as pessoas de seu tempo e agradar seu Pai. Também queremos ser cada vez mais úteis a Jeová e aos irmãos.

10. Que auto-exame podemos fazer?

Pergunte a si mesmo: “Estou disposto a fazer sacrifícios pessoais para ajudar os outros? Como reajo, por exemplo, se me pedirem para visitar um irmão mais velho ou levar uma irmã mais velha às reuniões? Ofereço-me imediatamente para ajudar na limpeza de um local de assembléia ou na manutenção do Salão do Reino?”.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Perguntemo-nos: “Estou disposto a fazer sacrifícios pessoais para ajudar os outros? Como reajo, por exemplo, se me pedirem para visitar um irmão mais velho ou levar uma irmã mais velha às reuniões? Ofereço-me imediatamente para ajudar na limpeza de um local de assembléia ou na manutenção do Salão do Reino?” Quando nos dedicamos a Jeová, prometemos a ele que usaríamos tudo o que temos para servi-lo, inclusive nosso tempo e recursos. Então ele se sente muito feliz quando nós os usamos desinteressadamente para ajudar os outros.

Para descobrir se temos a atitude correta, podemos nos perguntar se estou disposto a fazer sacrifícios pessoais para ajudar os outros ou qual é minha atitude quando me mandam levar uma irmã mais velha às reuniões.

Outra questão é se nos oferecemos imediatamente para limpar nosso Salão do Reino ou os Salões de Assembléias. Fazer isso mostrará que temos uma boa atitude e garantiremos que usemos nosso tempo e recursos da melhor maneira.

11. Como a oração pode nos ajudar a cultivar o espírito de sacrifício?

Se você precisa melhorar em alguma área, mas não está com vontade, ore a Jeová de coração.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Se percebermos que precisamos melhorar em alguma área, mas você não quiser, ore a Jeová de coração. Seja sincero. Diga a ele como você se sente e peça a ele que lhe dê “tanto o desejo quanto a força para agir”.

Se reconhecemos que precisamos melhorar em alguma área, mas não temos o desejo de fazê-lo, é muito importante orar a Jeová pedindo que ele nos dê aquele “desejo e força para agir”, conforme Filipenses 2: 13 diz, e certamente nos ajudará a fazê-lo.

12. Como os rapazes batizados podem ajudar a organização?

Em alguns lugares há mais anciãos do que servos ministeriais, à medida que a organização continua a crescer, mais irmãos jovens são necessários para ajudar os anciãos a cuidar do povo de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pedir a Deus que os ajude a ter o desejo de fazer mais na congregação. Em alguns lugares há mais anciãos do que servos ministeriais, e muitos desses servos ministeriais já têm certa idade. À medida que a organização continua a crescer, são necessários mais irmãos mais novos para ajudar os anciãos a cuidar do povo de Jeová.

Jovens batizados podem ser muito úteis em sua congregação. Em muitas congregações, os servos ministeriais já têm certa idade e há necessidade de irmãos jovens maduros para ajudar os anciãos a cuidar do povo de Jeová. Além disso, se eles se oferecerem voluntariamente, farão Jeová e os irmãos felizes, e eles mesmos se sentirão satisfeitos.

13, 14. O que podemos fazer para ajudar nossos irmãos? (Veja o desenho da capa.)

Devemos estar atentos às necessidades de outras pessoas. "Não se esqueça de fazer o bem ou de compartilhar o que você tem com os outros, porque esses sacrifícios agradam muito a Deus."

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esteja atento às necessidades dos outros. O apóstolo Paulo deu este conselho em sua carta aos hebreus: "Não se esqueçam de fazer o bem nem de repartir o que vocês têm com os outros, porque esses sacrifícios agradam muito a Deus." Que palavras oportunas! Pouco depois de receber esta carta, os irmãos judeus tiveram de deixar seus lares, negócios e parentes não-cristãos e fugir para as montanhas. É claro que naquela época era muito importante que eles se ajudassem.

Para ajudar nossos irmãos temos que estar atentos às suas necessidades. Foi isso que Paulo disse aos hebreus. Ele o lembrou em Hebreus 13:16, para "não se esquecer de fazer o bem ou de compartilhar o que você tem com os outros". Todos os que seguiram esse conselho acharam mais fácil se ajustar à nova vida que levariam quando fugissem para as montanhas.

E talvez um irmão tenha vergonha de nos pedir um favor porque não quer incomodar. É por isso que devemos estar atentos e nos oferecer para ajudá-los. Se nos colocarmos no lugar dele e não acharmos que já haverá outro irmão para ajudá-lo, vamos nos alegrar com Jeová e mostrar amor sincero aos nossos irmãos.

ILUSTRAÇÃO:

Os cristãos judeus tiveram que fugir e atravessar o rio Jordão para chegar à cidade de Pela. Os que chegaram primeiro distribuem alimentos aos irmãos que acabaram de chegar. (Ver parágrafo 13).

15. O que devemos fazer se quisermos ajudar os outros?

Se queremos ajudar os outros, devemos ser acessíveis. Certamente há irmãos e irmãs em nossa congregação que estão sempre dispostos a ajudar outros. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Seja acessível. Certamente há irmãos e irmãs em nossa congregação que estão sempre dispostos a ajudar outros. Eles nunca nos fazem sentir que somos um fardo. Pelo contrário, sabemos que podemos sempre contar com eles e queremos seguir o seu exemplo.

Um homem de 45 anos chamado Alan tem como objetivo ser acessível. Pensando no exemplo de Jesus, ele diz: “Jesus era um homem ocupado, mas pessoas de todas as idades queriam estar com ele e não hesitavam em pedir-lhe ajuda. Eles sabiam que ele realmente se importava com eles.

E continuando com o comentário do irmão/irmã, esse ancião se propôs a ser acessível. Seu objetivo era imitar o exemplo de Jesus. Ele comenta que, embora Jesus fosse um homem muito ocupado, as pessoas se aproximavam dele, o que nos diz que as pessoas o viam como acessível. E esse velho quer que seus irmãos também o vejam como acessível, carinhoso e atencioso, como Jesus.

16. Como o Salmo 119:59, 60 nos ajuda a seguir fielmente o exemplo de Jesus?

Um estudante de arte não pode imitar perfeitamente seu professor, mas se puder aprender com seus erros e se esforçar para imitar seu professor da melhor maneira possível, ele melhorará.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos ter e nos esforçar para manter uma boa atitude, não desistir ou desanimar se deixarmos de imitar perfeitamente o exemplo de Jesus. Um estudante de arte não pode imitar perfeitamente seu professor, mas se aprender com seus erros e se esforçar para imitar seu professor da melhor maneira possível, continuará melhorando. Da mesma forma, se colocarmos em prática o que aprendemos em nosso estudo pessoal da Bíblia e nos esforçarmos para corrigir nossas falhas, conseguiremos seguir o exemplo que Jesus nos deu.

Ajuda-nos a ter a determinação de seguir os lembretes e mandamentos de Jesus. É necessário que leiamos atentamente a Bíblia e passemos um tempo meditando ou refletindo sobre o que devemos corrigir e colocar em prática. Embora não imitemos Jesus perfeitamente, vamos melhorar pouco a pouco.

OS BENEFÍCIOS DE MOSTRAR UM ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO

17, 18. Quais serão os benefícios de imitar o espírito de sacrifício de Jesus?

Sua atitude prestativa ajuda a congregação e é um grande apoio para os anciãos. Se fizermos o possível para imitar o espírito de sacrifício de Jesus, teremos a aprovação de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O espírito de sacrifício é contagiante. Um ancião chamado Tim explica: “Em nossa congregação, há irmãos muito jovens que progrediram para se tornarem servos ministeriais em parte porque notaram o espírito disposto de outros e copiaram seu exemplo. Sua atitude prestativa ajuda a congregação e é um grande apoio para os anciãos.”

Somos movidos pelo espírito sacrificial de Jesus e estamos determinados a imitar seu exemplo. É verdade que não podemos fazê-lo perfeitamente, mas podemos seguir “fielmente os seus passos”. Se fizermos o possível para imitar o espírito de sacrifício de Jesus, sentiremos a alegria de saber que temos a aprovação de Jeová.

É benéfico porque esse espírito de sacrifício é contagioso. Isso significa que, se tivermos um espírito disposto, outros nos notarão e também serão infectados com essa atitude e a congregação será fortalecida.

Também é muito benéfico porque muitas pessoas hoje são egoístas. Portanto, entrar no Salão do Reino e encontrar irmãos com esse espírito de sacrifício nos faz sentir alegres e ter a aprovação de Jeová.

ILUSTRAÇÃO:

Ao copiar o espírito sacrificial de Jesus, os anciãos deram um bom exemplo para os jovens. (Ver parágrafo 17). *

O QUE VOCÊ RESPONDE?

De que maneiras Jesus serviu aos outros?

Jesus colocou as necessidades dos outros acima das suas, e nós, cristãos, fazemos o nosso melhor para seguir o seu magnífico exemplo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus ajudou os outros mesmo quando estava cansado.

Jesus estava disposto a passar tempo com os outros. Imagine a situação: Jesus tinha acabado de saber que seu amigo João Batista havia sido executado e deve ter se sentido muito triste. A Bíblia diz: "Quando Jesus recebeu a notícia, ele saiu de lá e saiu em um barco para um lugar isolado para ficar sozinho." É compreensível que ele quisesse ficar sozinho. Algumas pessoas preferem sofrer em privado. Mas isso não seria possível para Jesus, porque uma grande multidão já o esperava naquele lugar isolado. 

Jesus serviu aos outros mesmo quando estava cansado, e estava disposto a dar-lhes o seu tempo. Assim, notamos que Jesus colocou as necessidades dos outros acima das suas.

Como podemos imitar o exemplo de Jesus?

Jesus ajudou os outros mesmo quando estava cansado. Um pai que chega em casa muito cansado e naquela noite tem culto em família. Ele fica tentado a deixar para outro dia, mas pede a Jeová que lhe dê forças. Naquela noite, as crianças aprendem uma lição valiosa: que as coisas espirituais são a coisa mais importante para seus pais.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Considere um pai que chega em casa muito cansado depois de um longo dia de trabalho. Naquela noite, ele tem o culto familiar. Ele fica tentado a deixar para outro dia, mas pede a Jeová que lhe dê forças. Jeová responde a sua oração, e a família estuda junto como toda semana. Naquela noite, as crianças aprendem uma lição valiosa: que as coisas espirituais são a coisa mais importante para seus pais.

Esteja disposto a ajudar os outros a compartilhar nossos bens, alguns perguntam: "E o que ganho?", mas Jesus não quer que pensemos egoisticamente, mas que ajudemos e sirvamos aos outros, ele nos perguntará como usamos nossos bens e talentos para servir e ajudar os outros.

Por exemplo, os moradores podem imitar a Jesus orando a Jeová para que lhes dê forças para realizar atividades espirituais, mesmo que estejam cansados. Além disso, ao fazê-lo serão um bom exemplo para os seus filhos.

E também os idosos podem imitar o amor e a compaixão de Jesus quando estão atentos às necessidades dos irmãos, sejam físicas ou emocionais. Há também irmãos que dedicam seu tempo à construção de Salões ou participam de trabalhos humanitários.

O que podemos fazer para cultivar o espírito de sacrifício?

Mantenha essa mesma atitude mental que Cristo Jesus teve. Um bom escravo ou servo procura maneiras de agradar seu mestre. Visto que somos escravos de Jeová e servos de nossos irmãos, queremos ser cada vez mais úteis ao nosso Deus e aos nossos companheiros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pergunte a si mesmo: “Estou disposto a fazer sacrifícios pessoais para ajudar os outros? Como reajo, por exemplo, se me pedirem para visitar um irmão mais velho ou levar uma irmã mais velha às reuniões? Ofereço-me imediatamente para ajudar na limpeza de um local de assembléia ou na manutenção do Salão do Reino?”

Se percebermos que você precisa melhorar em alguma área, mas não estiver com vontade, ore a Jeová de coração. Seja sincero. Diga-lhe como se sente e peça-lhe que lhe dê "o desejo e a força para agir".

Esteja atento às necessidades dos outros. O apóstolo Paulo deu este conselho em sua carta aos hebreus: "Não se esqueçam de fazer o bem nem de repartir o que vocês têm com os outros, porque esses sacrifícios agradam muito a Deus."

Seja acessível. Certamente há irmãos e irmãs em nossa congregação que estão sempre dispostos a ajudar outros. Eles nunca nos fazem sentir que somos um fardo. Pelo contrário, sabemos que podemos sempre contar com eles e queremos seguir o seu exemplo.

Algo que podemos fazer para cultivá-lo é orar a Jeová de coração para que ele nos dê força e desejo de ajudar outros. Devemos também estar atentos às necessidades de nossos irmãos e irmãs e ser acessíveis para que vejam que estamos à sua disposição para o que for necessário.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários