Encontré Joyas Espirituais: 25 de abril a 1 de maio de 2022, 1 Samuel 25 a 26.
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
1Sa 25:18, 19. Como sabemos que Abigail não estava se rebelando contra a autoridade de seu marido? (isto é, 80 parágrafo. 16).
Abigail soube desde então que quando Jeová ama alguém, ele tem sua vida “guardada na bolsa da vida”. Lembremos que os sacos da antiguidade eram usados para conservar alimentos, Jeová se lembra de seus leais e os preserva ali para “tirar do saco da vida”, quando vier a ressurreição.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Abigail soube desde então que quando Jeová ama alguém, ele tem sua vida “guardada na bolsa da vida”. Lembremos que os sacos da antiguidade eram usados para conservar alimentos, Jeová se lembra de seus leais e os preserva ali para “tirar do saco da vida”, quando vier a ressurreição.
Porque Abigail reconheceu que, acima da autoridade de seu marido, estava sua obediência e lealdade a Deus e é por isso que ela não ficou de braços cruzados quando Nabal tratou Davi, o homem que Deus escolheu para ser rei, com desrespeito. decidiu agir porque até a vida de muitos inocentes estava em jogo.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
1 Samuel 25:1. Após anos de serviço fiel, a morte de Samu1 chocou tanto os bons (Abitar, Davi, etc) quanto os maus (Saul, Doeg, etc), pois todos os israelitas se reuniram para sua morte. Esforcemo-nos para viver e servir de tal maneira que até mesmo pessoas de outras crenças reconheçam nosso serviço fiel se um dia não estivermos mais lá, o que dará louvor ao nome de Jeová.
1 Samuel 25: 3 . Ele diz que Abigail era uma mulher sensata e bonita e isso é admirável porque infelizmente às vezes quem gosta de beleza física não se preocupa em cultivar sua personalidade e desenvolver virtudes, mas Abigail não cometeu esse erro, então aprendemos que Sem dúvida, sempre será mais importante cultivar qualidades do que se preocupar com nossa beleza física.
1 Samuel 25:5-8. Como o seu pequeno exército estava cada vez mais difícil de alimentar, David tentou ver soluções práticas para este problema e por isso um dia enviou 10 mensageiros para pedir ajuda a Nabal, tendo em conta que era o momento em que as ovelhas eram tosquiadas. banquetes costumavam ser realizados e um espírito alegre e generoso reinava entre as pessoas, Davi levava em conta todos os fatores para encontrar uma solução para um problema, os chefes de família também pensam bem em tudo para oferecer uma solução à sua família.
1 Samuel 25:10. Nabal recusou-se a repartir o pão, a água e a carne com Davi e seus homens, até zombou dele, tratando-o como um ninguém provando ser uma pessoa egoísta que tinha consideração pelos outros, mesmo que lhe tivessem dado uma mão, seu exemplo é algo que todo servo de Jeová deve evitar imitar e sim mostrar hospitalidade a todos, especialmente aos irmãos na congregação.
1 Samuel 25:9,13. Ela nos ensina que Jeová usou Abigail para evitar que Davi cometesse um erro, e hoje ele continua usando seres humanos para nos ajudar, embora, é claro, não devamos esperar que toda vez que erramos ele nos envie alguém para evitá-lo. , mas podemos ter certeza de que Jeová conhece nossas circunstâncias o tempo todo e nos ajuda a ser fiéis a ele.
1 Samuel 25:13. Quando Davi descobriu o que Nabal havia dito, ele se deixou levar pela raiva e ordenou que seus homens pegassem suas espadas, isso nos faz pensar que nunca devemos agir como Davi fez nesta ocasião porque se nos deixamos levar pela raiva Quando alguém erra ou nos ofende, podemos acabar dizendo ou fazendo algo de que mais tarde nos arrependemos ou que ofende a Jeová.
1 Samuel 25:14. Graças a este servo, um infortúnio foi interrompido, pois se ele não tivesse avisado Abigail, ela nunca saberia o que estava acontecendo. Da mesma forma, sejamos como este servo e notifiquemos os irmãos quando precisarem de informações importantes e, claro, notemos as pessoas do território o que está acontecendo para evitarmos um infortúnio.
1 Samuel 25:15. Lemos o bom testemunho que foi dado pelo bom comportamento dos homens de Davi, hoje as mesmas pessoas nos observam, então se sempre nos comportarmos de maneira digna como servo de Jeová, nossa conduta dará glória e louvor ao nosso Deus e isso também pode aproximar algumas pessoas da verdade.
1 Samuel 25:16. Os servos de Davi eram bons pastores porque protegiam dia e noite o rebanho que não era deles. Isso nos ensina que os anciãos se esforçam para proteger o rebanho que não é deles, mas de Jeová, tanto de dia como de noite. Sigamos esse exemplo como pioneiros com os estudantes da Bíblia que são todos de Jeová.
1 Samuel 25:17. Nabal era um homem mau, a Bíblia diz que foi porque você não podia falar com ele. Vamos nos esforçar para ser pessoas acessíveis, pessoas razoáveis, que se houver algum conselho que devemos receber, sejamos pessoas com quem você possa conversar e raciocinar.
1 Samuel 25:18,19. Mostra-nos que Abigail tinha excelentes qualidades que vale a pena imitar, embora às vezes possamos achar um pouco difícil cultivá-las, porque podemos querer agir com mais prudência e sensatez diante dos problemas, ou falar com calma e sensatez em situações que nos provoque, se sim, peçamos ajuda a Jeová em oração, e certamente ele nos ouvirá.
1 Samuel 25:9,22. Vemos que Davi, sendo levado pela raiva, esquece de mostrar misericórdia, e esta é uma qualidade muito importante que todos os servos de Deus devem ter, então se formos humildes e tivermos em mente o quanto precisamos ser misericordiosos, nós estarão mais dispostos a mostrá-lo aos outros.
1 Samuel 25:29. Abigail soube a partir de então que quando Jeová ama alguém, ele tem sua vida, "guarde na bolsa da vida". Lembremos que os sacos da antiguidade serviam para conservar os alimentos, Jeová se lembra de seus leais e os preserva ali para “tirá-los do saco da vida”, quando vier a ressurreição.
1 Samuel 25:25,34. Mostra que quando Abigail falou com David, ela o fez com coragem e respeito, da mesma forma que devemos ter a coragem de falar se vemos que alguém vai cometer um erro grave, acima de tudo é especialmente importante que os anciãos tenha a coragem de falar com aqueles que dão um passo errado.
1 Samuel 25:32,33. Lemos que Davi estava agradecido por Deus ter usado Abigail para impedi-lo de cometer um erro grave, porque podemos não perceber nossos erros até que alguém os aponte para nós, isso nos ensina que devemos ser humildes o suficiente para admitir e corrigir nossos erros.
1 Samuel 25:23-35. Quando Abigail saiu ao encontro de David, ela o viu, caiu de bruços a seus pés e disse-lhe para por favor ouvi-la, logo em seguida, Abigail passou a explicar a situação a David e deu-lhe comida e bebida e graças a isso Davi não fez o que havia jurado fazer contra Nabal, sem dúvida esse servo fiel de Jeová é um bom exemplo de como fazer bem as coisas para manter a paz, também podemos imitá-la para manter a paz na congregação.
1 Samuel 25:35. Embora fosse outra hora, David aproveitou assim que uma mulher sugeriu. Da mesma forma, todos nós, e especialmente as pioneiras, devemos ouvir as irmãs com mais experiência ou mesmo as moças treinadas que nos dão sugestões tanto na vida cristã quanto em nosso ministério, talvez como disse David, Jeová é o único quem nos envia.
1 Samuel 25:36-39. O difícil casamento de Abigail chegou ao fim graças ao merecido castigo que Deus impôs a Nabal, hoje Jeová não intervém tão radicalmente, porém, essa história nos lembra que ele não perde nenhum caso de abuso de poder ou tratamento cruel dentro do lar e que, no devido tempo, fará justiça em favor de seus servos fiéis.
1 Samuel 25:39. Como podemos ver, não é que Davi tenha esquecido a humilhação que Nabal lhe fez, mas que ele deixou o assunto para Jeová e, como podemos ver, Jeová defendeu seu caso em particular. Da mesma forma, quando alguém vier nos humilhar, deixemos o assunto para Jeová e quando ele analisar o caso, certamente também nos defenderá como fez com Davi.
1 Samuel 26:8. Abisai disse a Davi que Deus estava entregando Saul em suas mãos e que ele gostaria que ele o pregasse no chão com uma lança, sem dúvida Abisai pensou que este evento teve a aprovação de Deus, da mesma forma podemos pensar que certas situações ou eventos na vida temos o apoio de Deus, então vamos ter certeza de fazer as coisas bem para saber se temos o favor divino ou não.
1 Samuel 26:8,9. Esta foi a segunda vez que Davi mandou matar Saul. É interessante que na primeira ocasião o conselho de seus amigos foi que ele matasse Saul e eles até usaram as escrituras para fazê-lo. Nesta ocasião, Abisai lhe diz novamente que foi Deus quem o entregou ao seu inimigo, mas agora que ele não teria que fazer isso, mas Abisai o mataria. Para David poderia ter sido uma indicação de que o conselho de Jeová estava chegando por 3 minutos.
1 Samuel 26:8,11. Mostra que quando Abisai tentou matar Saul ele estava tentando ser leal a Davi, mas ele esqueceu que existe uma lealdade mais importante, por isso Davi o impediu, isso nos ensina uma lição muito importante e é que não é errado ser leal a mais de uma pessoa, mas lembremo-nos sempre de que nossa lealdade a Jeová e a seus princípios vem em primeiro lugar.
1 Samuel 26:11. Sabendo como Jeová vê as coisas e apesar de tudo que Saul havia feito com ele, Davi ainda o respeitava por ser o rei designado por Jeová e nunca pensaria em colocar a mão sobre ele, com essas palavras ele demonstrou a autoridade que Jeová havia designado e da mesma forma o que Jeová pensa das coisas, por isso também devemos respeitar a autoridade que existe nas congregações, pois assim estaremos demonstrando obediência a Jeová e Jesus.
1 Samuel 26:19. Essa expressão era usada para destacar que uma oferenda entrava nas profundezas do ser de Jeová, era como se ele a cheirasse e aquela fragrância entraria em seu ser. Sendo os israelitas, eles levavam muito a sério as ofertas que faziam a Jeová porque eram muito profundas. Quando fazemos comentários bem preparados, quando oferecemos 100% a Jeová, ele fica muito satisfeito.
1 Samuel 26:20. O imprevisto pode atingir a todos nós. Façamos o possível para que, se vier, estejamos bem perto de Jeová naquele momento, como Davi para que nosso sangue não caia longe dele porque talvez não tenhamos a ressurreição se estivermos longe dele naquele momento.
1 Samuel 26:25. Depois de tudo o que aconteceu, Saul percebeu que perseguir Davi era inútil e porque ele também percebeu que Davi ainda o respeitava, por isso assegurou-lhe que fará grandes coisas, e tudo o que fizer dará certo para ele. Davi seguiu seu caminho e Saul voltou para casa, concluindo assim esta história que pode nos deixar muitas lições que podemos extrair em nosso estudo pessoal.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário