TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 21-27 de março de 2022, “A Batalha Pertence ao Senhor”, Discurso Preparado.

TESOUROS DA BÍBLIA, 21 a 27 de março de 2022, “A Batalha Pertence ao Senhor”, Discurso Preparado.

“A Batalha Pertence ao Senhor” (10 min.)

Todos nós temos medo de alguma coisa. Pode ser nosso chefe no trabalho, um professor na escola ou na faculdade. Para um cônjuge que não tem bom caráter. para algum animal Às vezes, algo tão pequeno quanto uma aranha pode causar pânico. Cada um de nós tem um medo a enfrentar, mas às vezes esse medo nos paralisa completamente e não nos deixa seguir em frente.

Isso acontece em nossa vida espiritual. Toda vez que avançamos em nosso serviço a Jeová, podemos encontrar obstáculos e eles podem nos parar em nosso caminho e nos impedir de continuar em nosso serviço sagrado. E é sobre isso que vamos falar nesta palestra dos Tesouros da Bíblia. "A batalha pertence ao Senhor."

E vamos lidar com a situação que Davi enfrentou, um jovem, e ele tinha algo na frente dele que causou terror. Até o soldado mais corajoso foi o poderoso Golias. Vamos tentar descrever rapidamente sobre esse personagem. Seu nome Golias possivelmente significava "excelente" devido ao seu tamanho de quase três metros de altura. Era de um grupo de pessoas de tamanho extraordinário porque ao longo da história da Bíblia são mencionados vários desses de tamanho colossal. 

Ele era tão forte que apenas seu colete poderia ser chamado assim, pesando aproximadamente 126 quilos. A lança que ele usou pesava 15 quilos. Ele era o orgulho dos filisteus, porque ninguém podia resistir a ele. Qualquer um que quisesse atacar se deparava com esse obstáculo. O exército de Israel e os filisteus estavam frente a frente. Os filisteus colocaram seu guerreiro representante. Quem os israelitas iriam colocar? Ninguém queria enfrentar um tremendo obstáculo.

Homem tremendo com tamanho sobrenatural. De repente, David aparece na história da Bíblia e ele quer intervir, porque o que ele estava ouvindo sobre blasfêmias contra o povo de Deus não era algo que ele estava disposto a tolerar. De alguma forma ele conversa com Saúl e expõe seu pedido para confrontar este homem.

David estava saindo do final da adolescência. Ele nem tinha idade para ser soldado. Como foi possível para ele enfrentar Golias? 

VAMOS LER: 1 Samuel 17:36,37.

36 Seu servo já matou um leão e um urso, e aquele filisteu incircunciso acabará como eles, porque desafiou o exército do Deus vivo”. 37 E Davi acrescentou: “O Senhor me livrou das garras do leão e do urso, e ele também me livrará das mãos daquele filisteu”. Saul então disse a Davi: "Vá, e que o Senhor esteja com você".

Lendo a história, David não está falando em momento algum sobre sua história de experiência na guerra. Sua proteção ou sua arma neste caso era Jeová, o Deus vivo. E ele confiou em Jeová porque sabia que já o havia protegido, ajudando-o a matar um leão e um urso. Um jovem, o que poderia fazer isso. Portanto, ele estava colocando a ajuda de Jeová à sua frente para lidar com esse homem. O povo de Israel estava arriscando seu futuro, porque se perdesse, se tornaria servo permanente dos filisteus. Não foi nada fácil.

Em nossos dias, também temos que enfrentar situações muito difíceis. Por exemplo, quantas irmãs têm de lidar com um cônjuge incrédulo que não quer que elas continuem servindo lealmente a Jeová? Ou o que pensar dos jovens nas escolas ou faculdades que têm que lidar com más companhias. E isso pode ser um obstáculo para mostrar que eles servem a Jeová.

Ou talvez seja nossa própria personalidade que nos impede de fazer mais no serviço de Jeová. Ou se você é um estudante da Bíblia, está enfrentando um hábito que por anos e anos tentou largar e não consegue, como álcool, fumo ou qualquer outra atividade que você sabe que é contra os padrões de Jeová?

A maneira correta de lidar com essas situações não é dizer: "Simplesmente não tenho personalidade para lidar com isso". Isso é confiar em um. Lembre-se, a batalha é de Jeová. Davi colocou Jeová como aquele que obteria a vitória. Nós também devemos fazer o mesmo. Podemos dizer: "Se Jeová quiser", Jeová sempre vai querer que vençamos. Às vezes somos o obstáculo que não queremos avançar.

Voltando à história de Davi e Golias, chegamos a um ponto muito especial. Davi não se comparou com Golias porque, se tivesse, nem estava tentando enfrentá-lo.

VAMOS LER: 1 Samuel 17:45,47.

45 E Davi respondeu ao filisteu: “Você vem me combater com espada, lança e dardo, mas eu vou lutar contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus das tropas de Israel, a quem você tem desafiado 46 Hoje mesmo o Senhor o entregará em minhas mãos, e eu o derrotarei e cortarei sua cabeça. Hoje deixarei os cadáveres do exército filisteu para as aves do céu e para os animais da terra. E o mundo inteiro saberá que há um Deus em Israel. 47 Todos aqui saberão que Jeová não precisa de espadas ou lanças para nos salvar. A batalha pertence a Jeová, e ele entregará todos vocês em nossas mãos.

Qual é a estratégia que David usa? A única. Compare Golias, aquele homem impressionante com o Todo-Poderoso, com Jeová. Essa é a maneira correta de lidar com algo que nos impede de servir a Jeová.

Você pode ser uma irmã aparentemente fraca, com medo de enfrentar seu cônjuge. Vocês podem ser jovens que realmente sentem muita pressão na escola e enfrentar situações difíceis pode prejudicá-los mais. Ou talvez nossa personalidade não nos permita fazer tanto quanto gostaríamos. Mas lembre-se, um pouco pode percorrer um longo caminho. 

VAMOS LER: 1 Samuel 17:48,50.

48 Então o filisteu chegou cada vez mais perto de Davi para encontrá-lo, e Davi correu ao seu encontro, em direção à linha de batalha. 49 Davi enfiou a mão na bolsa, tirou uma pedra, atirou-a e atingiu o filisteu na testa. A pedra atingiu sua testa e ele caiu de bruços. 50 Então Davi derrotou o filisteu com uma funda e uma pedra. Ele feriu o filisteu e o matou, e ele não tinha espada.

Quando confiamos plenamente em Jeová, não precisamos ser iguais aos outros para vencê-los. Quando temos uma pequena quantidade de fé, podemos derrotar o inimigo. Pois de Jeová é a batalha. Continuemos a ter absoluta confiança em Jeová e certamente qualquer obstáculo que surgir em nosso serviço a ele será superado. Porque Jeová nos apoia. Porque a batalha pertence a Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários