O Estudo de A Sentinela, “Artigo 3”, Semana de 14 a 20 de março de 2022, O que as lágrimas de Jesus nos ensinam, respostas.
O Estudo de A Sentinela, “Artigo 3”, 14-20 de março de 2022, O que as lágrimas de Jesus nos ensinam, respostas.
1-3. Que coisas podem nos fazer chorar?
Há muitas coisas que podem nos fazer chorar, por exemplo: a perda de um familiar, uma doença ou alguma situação difícil pela qual estamos passando. Também podemos chorar de alegria, não apenas de tristeza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Às vezes choramos de alegria; mas quase sempre o que nos faz chorar é a tristeza. Por exemplo, nossas lágrimas podem ser devido à morte de um ente querido.
Nosso desejo é servir a Jeová com alegria, mas podemos fazê-lo com lágrimas devido à dor pela morte de um ente querido, desânimo ou uma situação difícil que testa nossa lealdade a Deus.
Podemos chorar de felicidade ou tristeza, embora quase sempre seja de tristeza, como a morte de um ente querido.
Pode ser também, como comenta o pioneiro do Japão, que nos desencorajemos pela indiferença do povo do território à mensagem que levamos. Ela conta que, com lágrimas nos olhos, pede a Jeová que a ajude a encontrar alguém que queira descobrir a verdade.
E o Salmo 6:6 diz: "Estou exausto de tanto suspirar, a noite toda encharco a cama com lágrimas." E esse pode ser o sentimento de muitos de nós quando passamos por situações difíceis. Queremos servir a Jeová com alegria, mas essas coisas testam nossa lealdade a Deus.
Pode ser alegria, tristeza, como a morte de um ente querido. Outros ao ver a indiferença das pessoas do território. Ou a situações difíceis que testam nossa lealdade.
4. O que vamos analisar neste artigo?
Veremos todas as vezes que Jesus chorou e o que suas lágrimas nos ensinam sobre ele e Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vamos analisar as ocasiões em que ele chorou. Veremos o que suas lágrimas nos ensinam sobre ele e sobre Jeová, e também o que podemos fazer quando passamos por situações que nos fazem chorar.
Examinaremos o exemplo de Jesus, recapitulando as ocasiões em que ele derramou lágrimas e o que elas nos ensinam sobre ele e sobre Jeová.
ELE CHOROU POR SEUS AMIGOS
5. O que o relato de João 11:32-36 nos ensina sobre Jesus?
Jesus também tinha sentimentos, era como nós, também se sentia triste pela perda de Lázaro e por isso chorou.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus amava muito ele e suas duas irmãs, Maria e Marta. Eles ficaram de coração partido com a perda de seu amado irmão.
Pouco depois, quando Jesus viu Maria e outros chorando, “lágrimas vieram aos seus olhos”.
Existem estereótipos machistas, outros são insensíveis aos sentimentos dos outros, Jesus ser perfeito não era assim.
Ensina-nos que Jesus tinha sentimentos e o magoava ao ver os entes queridos de Lázaro chorarem a sua morte. Portanto, vendo aquele sofrimento, ele também cedeu às lágrimas, como diz o versículo 35.
Jesus amava muito Lázaro e suas duas irmãs.Quando soube da morte de Lázaro, Jesus viajou para Betânia.Quando conversou com Marta e Maria e as viu chorar, "lágrimas vieram aos seus olhos".
6. Por que Jesus chorou naquela ocasião?
Jesus chorou pela morte de Lázaro, e também pela dor que as irmãs de Lázaro estavam assediando por sua morte. Tudo isso fez Jesus chorar, porque ele estava muito triste.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus pode estar pensando na dor que seu querido amigo Lázaro sofreu durante sua doença e como ele se sentiu quando percebeu que estava prestes a morrer. Certamente ele também chorou quando viu como Maria e Marta estavam tristes pela morte de seu irmão. Se você perdeu um amigo próximo ou um membro da família para a morte, sem dúvida sentiu algo semelhante.
Jesus sabia que iria ressuscitar Lázaro. Mas, ele chorou por causa do profundo amor e compaixão que sentia por seus amigos. Jesus mostrou empatia e cedeu às lágrimas. Da mesma forma, a empatia deve nos motivar a “chorar com aqueles que choram” e mostrar compaixão.
Deve ter pensado no sofrimento que seu amigo Lázaro passou durante sua doença e na angústia de saber que ia morrer. Também deve ter doído ver suas amigas María e Marta chorando pela morte de seu irmão.
7. O que as lágrimas que Jesus derramou por seus amigos nos ensinam sobre Jeová?
Que se estamos passando pela perda de um familiar, temos que ter muita certeza de que Jeová compartilha nossa dor e nos entende e quer curar nosso coração ferido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová entende como você se sente. Jesus é “a representação exata” de Deus. Suas lágrimas refletiam o que seu Pai sente.
Se estivermos de luto pela morte de um ente querido, você pode ter certeza de que Jeová não só está ciente de sua tristeza, mas também compartilha sua dor. Você quer curar seu coração partido.
Jesus é "a apresentação exata" de Deus. Portanto, as lágrimas de Jesus refletiam o que seu Pai sente. Da mesma forma hoje, quando estamos sofrendo, Jeová compartilha dessa dor. E sabemos disso pelo Salmo 147:3, que diz que Jeová "cura os quebrantados de coração e ata suas feridas".
Jesus é a representação exata de Deus. Portanto, Jeová também sente o mesmo que seu filho quando alguém adoece ou morre e também compartilha dessa dor.
8. Por que podemos ter certeza de que Jesus ressuscitará nossos entes queridos?
As lágrimas que Jesus derramou ao consolar seus amigos nos ensinam que ele deseja sinceramente ressuscitar aqueles que morreram.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque como Maria, temos conhecimento das promessas que estão na Bíblia, incluindo a ressurreição.
Assim como Maria estava certa da ressurreição, podemos ter certeza de que veremos nossos entes queridos que morreram novamente.
As lágrimas que Jesus derramou ao consolar seus amigos nos ensinam que ele deseja sinceramente ressuscitar aqueles que morreram.
Temos certeza porque já fez isso no passado, e na Bíblia temos essas histórias. As lágrimas de Jesus nos mostram que de coração ele está disposto a trazer de volta à vida aqueles que morreram.
E Marta tinha certeza disso. Ela sabia que os profetas Elias e Eliseu haviam ressuscitado algumas pessoas dos mortos. E também Jesus. Assim, nós também podemos ter certeza, como Marta, de que Jesus ressuscitará nossos entes queridos.
Porque ele já provou isso. Eu ressuscito outras pessoas. As lágrimas que Jesus derramou ao consolar seus amigos nos ensinam que ele deseja sinceramente ressuscitar aqueles que morreram.
9. Assim como Jesus, como você pode apoiar aqueles que estão sofrendo? Dê um exemplo.
Para apoiar alguém que está de luto, devemos ouvi-lo e consolá-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus não apenas chorou com Marta e Maria, mas também as ouviu e lhes deu palavras de conforto. Podemos fazer o mesmo por aqueles que perderam um ente querido.
Dan, um homem idoso que mora na Austrália, diz: “Depois que minha esposa morreu, precisei de ajuda. Vários casais se ofereceram para me ouvir a qualquer momento. Eles me deixaram desabafar, e minhas lágrimas não os deixaram desconfortáveis. E, quando eu não estava com vontade, eles também se ofereciam para me ajudar em algumas tarefas, como lavar o carro, ir ao supermercado e cozinhar. E eles muitas vezes oravam comigo. Eles provaram ser verdadeiros amigos e irmãos 'em tempos de angústia'.
Quando um irmão perde um ente querido, podemos ajudá-lo ouvindo-o e dando-lhe algumas palavras de conforto, porque, como diz Provérbios 17:17, “o verdadeiro amigo ama em todos os momentos e é irmão na angústia. "
E o exemplo é dado de um velho da Austrália que perdeu a esposa. Ele conta como os irmãos se ofereceram para ouvi-lo a qualquer momento. Eles também se ofereciam para fazer as tarefas domésticas, lavar o carro ou fazer as compras e cozinhar. E, além disso, eles oraram com ele. Então vemos como esses irmãos mostraram amor e compaixão e eram verdadeiros amigos.
Dan, um homem idoso que mora na Austrália, diz: “Depois que minha esposa morreu, precisei de ajuda. Vários casais se ofereceram para me ouvir a qualquer momento. Eles me deixaram desabafar, e minhas lágrimas não os deixaram desconfortáveis".
ILUSTRAÇÃO:
Série de imagens: 1. Jesus chora junto com Maria, Marta e outras pessoas. 2. Dois anciãos consolam uma irmã que sofreu a morte de um membro da família.
Vamos apoiar aqueles que estão sofrendo, assim como Jesus fez. (Ver parágrafos 5 a 9). *
ELE CHOROU PELO SEU PRÓXIMO
10. Que evento é relatado em Lucas 19:36-40?
“Quando ele chegou perto da cidade e a viu, ele chorou por ela.” O evento relatado em Lucas 19:36-40 é que ele predisse o terrível futuro que aguardava os habitantes de Jerusalém.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus foi para Jerusalém. Quando ele se aproximou da cidade, uma multidão se reuniu, pessoas espalhando capas na estrada enquanto ele passava para mostrar que o aceitavam como rei. Certamente foi uma ocasião alegre.
Então, certamente, seus discípulos ficaram surpresos ao ver o que Jesus fez em seguida: "Quando ele chegou perto da cidade e viu, ele chorou por isso." Com lágrimas nos olhos, Jesus predisse o terrível futuro que aguardava os habitantes de Jerusalém.
Quando Jesus desceu do Monte das Oliveiras, o povo gritou de alegria para mostrar que o aceitavam como rei. Então ele parou para ver a cidade, chorou sobre ela e predisse o terrível futuro e a desolação que se abateria sobre ela.
O povo o acolheu como rei. E embora fosse uma ocasião alegre, os discípulos ficaram surpresos ao ver que Jesus quando chegou à cidade chorou por ela. E previu o terrível futuro que o esperava.
11. Por que Jesus chorou pelos habitantes de Jerusalém?
Porque ele sabia que a maioria dos judeus não aceitaria a mensagem de Deus. É por isso que Jerusalém seria destruída.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus ficou muito triste porque sabia que, apesar de uma recepção tão alegre, a maioria dos judeus não aceitaria a mensagem do Reino. Por essa razão, Jerusalém seria destruída e os judeus sobreviventes seriam feitos prisioneiros. Infelizmente, assim como Jesus havia predito, a maioria das pessoas o rejeitou.
Algo semelhante acontece hoje, apesar de nossos esforços para ensinar a verdade às pessoas, a realidade é que poucos respondem favoravelmente.
Embora o tenham recebido com alegria, Jesus chorou porque sabia que a maioria deles não aceitaria a mensagem do Reino. Além disso, Jerusalém seria destruída. Essa atitude nos lembra as pessoas de hoje que também não ouvem a mensagem.
Porque ele sabia que, embora fosse um momento de muita alegria recebê-lo, a maioria dos judeus não aceitaria a mensagem do reino. Por essa razão Jerusalém seria destruída e aqueles que sobrevivessem seriam feitos prisioneiros.
12. O que as lágrimas que Jesus derramou por seu próximo nos ensinam sobre Jeová?
Ela nos ensina que Jeová nos ama e se importa conosco. Ele quer que todos sejam salvos e ninguém seja destruído.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová ama as pessoas. As lágrimas de Jesus nos lembram o quanto Jeová se importa com as pessoas. "Ele não quer que ninguém seja destruído, mas que todos venham a se arrepender."
Mostramos que amamos os outros por continuarmos a nos esforçar voluntariamente para que as boas novas cheguem ao coração deles.
Como sabemos, Jesus é o reflexo de Jeová. Então as lágrimas de Jesus nos ensinam que Jeová ama as pessoas, e como 2 Pedro 3:9 diz “ele é paciente e não quer que ninguém seja destruído”. Portanto, devemos continuar nos esforçando para alcançar o coração das pessoas quando pregamos.
"Ele não quer que ninguém seja destruído, mas que todos venham a se arrepender"
13, 14. (a) Como Jesus mostrou compaixão pelas pessoas?
A compaixão que sentia por eles o compeliu a fazê-lo. Às vezes havia tantas pessoas que queriam ouvir seus ensinamentos que ele e seus discípulos "não conseguiam nem comer".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele aproveitou todas as oportunidades para ensiná-los. A compaixão que sentia por eles o compeliu a fazê-lo. Às vezes havia tanta gente que queria ouvir seus ensinamentos que ele e seus discípulos “não conseguiam nem comer”. E, quando um homem veio vê-lo à noite, Jesus estava disposto a conversar com ele. É verdade que a maioria das pessoas que ouviram Jesus não se tornaram seus discípulos, mas todos eles receberam um testemunho completo.
Ele demonstrou isso pregando pregando para todos os tipos de pessoas. E, além disso, ele aproveitou todas as oportunidades que teve para fazê-lo. Às vezes havia tanta gente que queria ouvi-lo que ele não conseguia nem comer, como diz Marcos 3:20. Assim, vemos que Jesus também colocou os interesses das pessoas antes dos seus.
Ele aproveitou todas as oportunidades para ensiná-los. Às vezes havia tanta gente que queria ouvir a verdade que nem tinha tempo para comer. Independentemente do tempo que ele estava disposto a falar com as pessoas.
b) Como podemos demonstrar essa qualidade?
Se pregarmos sempre nos mesmos horários, talvez não encontremos aqueles que gostariam de ouvir as boas novas. Em vez de escolher um horário que nos convém, vamos pregar nos horários em que é mais provável que encontremos pessoas. Se fizermos isso, podemos ter certeza de que Jeová ficará muito feliz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Hoje, queremos dar a todos a chance de ouvir as boas novas. Para conseguir isso, talvez tenhamos de fazer algumas mudanças em nosso ministério.
Em vez de escolher um horário que nos convém, vamos pregar nos horários em que é mais provável que encontremos pessoas. Se fizermos isso, podemos ter certeza de que Jeová ficará muito feliz.
Podemos mostrar compaixão se dermos a todos a chance de ouvir as boas novas. E para isso talvez tenhamos que pregar em momentos diferentes e não pregar quando nos convém, mas nos adaptar às pessoas, como Jesus fez.
Em alguns casos, podemos fazer mudanças em nossa programação de ministério para quando as pessoas estiverem em casa. Uma pioneira chamada Matilda conta: “Meu marido e eu tentamos pregar em ocasiões diferentes. De manhã cedo, pregamos nos negócios. Ao meio-dia, quando há muita gente na rua, usamos os carrinhos. E no final do dia conseguimos encontrar mais pessoas em suas casas.”
ILUSTRAÇÃO:
Série de imagens: 1. Jesus ensina Nicodemos à noite. 2. Um irmão dá lições bíblicas a um balconista de supermercado à noite.
Vamos adaptar nosso horário de pregação, assim como Jesus fez. (Ver parágrafos 13 e 14). *
ELE CHOROU PELA VINDICAÇÃO DO NOME DE SEU PAI
15. O que Jesus fez na noite antes de morrer, conforme lemos em Lucas 22:39-44?
Jesus foi ao Jardim do Getsêmani e ali abriu seu coração a Jeová.) Naqueles momentos difíceis, "ele ofereceu petições com altos gritos e lágrimas".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus foi ao Jardim do Getsêmani e ali abriu seu coração a Jeová. Naqueles momentos difíceis, "ele ofereceu petições com altos gritos e lágrimas". Jesus pediu ao Pai que lhe desse forças para permanecer leal e fazer a sua vontade.
Jesus se ajoelhou e começou a orar, oferecendo petições com alto clamor e lágrimas. Jesus pediu forças a Jeová para permanecer leal e fazer a sua vontade. E Jeová o escutou, pois enviou um anjo para fortalecê-lo.
Ele pediu a Jeová que lhe desse forças para permanecer leal e fazer a sua vontade.
16. Por que Jesus ficou angustiado enquanto orava no Jardim do Getsêmani?
Porque ele estava angustiado com a ideia de que as pessoas pensavam que ele havia blasfemado contra Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque ele estava angustiado com a ideia de que as pessoas pensavam que ele havia blasfemado contra Deus. Ele também estava ciente da enorme responsabilidade que tinha: reivindicar ou defender o nome de seu Pai.
O fardo sobre seus homens era indescritivelmente avassalador, também poderíamos estar passando por situações muito avassaladoras, nas quais sentimos que não podemos continuar com alguma tarefa ou responsabilidade familiar ou espiritual.
A ideia de que as pessoas pensassem que ele havia blasfemado contra Deus o angustiava. E, além disso, ele sabia que tinha uma enorme responsabilidade: reivindicar o nome de seu pai.
Porque ele estava angustiado com a ideia de que as pessoas pensavam que ele havia blasfemado contra Deus. Ele também estava ciente da enorme responsabilidade que tinha: reivindicar ou defender o nome de seu Pai.
17. O que o fato de ele ter respondido às orações sinceras de Jesus nos ensina sobre Jeová?
Ela nos ensina que, se formos leais a Jeová, ele nos responderá e não nos deixará em paz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Deus ouve os pedidos que você faz a ele. Jeová ouviu os apelos intensos de seu Filho. Por quê? Porque o mais importante para Jesus era permanecer leal ao seu Pai e defender seu nome. Se o mais importante para nós é permanecermos leais a Jeová e defender seu nome, ele nos responderá quando lhe pedirmos ajuda.
Ensina-nos que, se o mais importante para nós é permanecermos leais a Jeová e defender seu nome, ele nos responderá quando lhe pedirmos ajuda, assim como fez com seu filho. De fato, Salmo 154:18,19. Isso nos lembra que Jeová "está perto dos que o invocam com sinceridade e satisfaz o desejo dos que o temem".
Que Jeová ouviu as súplicas intensas de seu filho sobre o que era permanecer leal e defender o nome de seu pai. Jeová fará o mesmo conosco se o mais importante for permanecer leal a ele.
ILUSTRAÇÃO:
Série de imagens: 1. Jesus ora quando um anjo chega para fortalecê-lo. 2. Um irmão que está numa cela reza enquanto um carcereiro o vigia.
Peçamos ajuda a Jeová quando estivermos aflitos, assim como Jesus fez. (Ver parágrafos 15 a 17). *
18. Por que dizemos que Jesus é um amigo compreensivo?
Porque quando estamos aflitos, contamos com Jesus que é um amigo compreensivo. Ele sabe como é se sentir fraco e precisar de ajuda.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando estamos aflitos, ficamos felizes por ter um amigo compreensivo, especialmente alguém que passou por problemas semelhantes. Bem, Jesus é esse amigo. Você sabe como é se sentir fraco e precisar de ajuda. Ele também sabe como somos feitos e fará com que recebamos apoio “just in time” conforme necessário. Assim como Jesus aceitou a ajuda de um anjo no Jardim do Getsêmani, devemos estar dispostos a aceitar a ajuda que Jeová nos dá, seja por meio de uma publicação, um vídeo, um discurso ou uma visita encorajadora de um ancião ou de um amigo, um amigo maduro.
Porque Jesus passou por problemas semelhantes aos nossos quando esteve na Terra. É por isso que ele sabe como é se sentir fraco e precisar de ajuda.
Além disso, sendo Jesus perfeito, aceitou a ajuda de um anjo. Portanto, mais uma razão para estarmos dispostos a aceitar a ajuda que Jeová nos dá, seja por meio de um vídeo, uma publicação, um discurso ou um irmão.
Ele já passou por situações parecidas com a nossa. Você sabe como é se sentir fraco e precisar de ajuda. Jesus aceitou a ajuda de um anjo no Jardim do Getsêmani, devemos estar dispostos a aceitar a ajuda que Jeová nos dá através de diferentes meios que ele julgar apropriados.
19. O que o fortalecerá se estiver passando por uma situação difícil? Dê um exemplo.
Isso nos fortalecerá para orar, porque graças a isso temos paz. A paz que Jeová nos dá acalma nosso coração e nos ajuda a pensar com clareza.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando oramos, recebemos "a paz de Deus, que está além do que qualquer ser humano pode entender". A paz que Jeová nos dá acalma nosso coração e nos ajuda a pensar com clareza. Foi o que sentiu uma irmã chamada Luz. Ela diz: “Às vezes me sinto sozinha, e esses sentimentos me fazem pensar que Jeová não me ama. Mas, nesses momentos, digo imediatamente a Jeová como me sinto. Graças à oração, posso controlar minhas emoções.” Como mostra a experiência de Luz, a oração nos ajuda a sentir paz.
Jeová é quem nos fortalecerá. Então, se orarmos a ele, ele nos dará paz. Como Filipenses 4:7 diz “uma paz que está além do que qualquer ser humano pode entender”. Essa paz acalmará nossos corações e nos ajudará a pensar com clareza.
O exemplo da Irmã Luz é mencionado. Ela diz que às vezes se sente sozinha e pensa que Jeová não a ama. Mas, ela imediatamente ora a Jeová para lhe dizer como se sente e, como resultado, consegue controlar suas emoções e sentir paz.
Quando oramos, recebemos “a paz de Deus, que está além do que qualquer ser humano pode entender”. Luz diz: “Às vezes me sinto sozinha, e esses sentimentos me fazem pensar que Jeová não me ama. Mas, nesses momentos, digo imediatamente a Jeová como me sinto. Graças à oração, posso controlar minhas emoções.”
20. Que lições aprendemos das lágrimas de Jesus?
Suas lágrimas nos lembram de apoiar nossos amigos que estão sofrendo e confiar que Jeová e Jesus nos apoiarão quando perdermos um ente querido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Suas lágrimas nos lembram de apoiar nossos amigos que estão sofrendo e confiar que Jeová e Jesus nos apoiarão quando perdermos um ente querido. Eles também nos motivam a pregar e ensinar com compaixão porque Jeová e Jesus exemplificam essa qualidade preciosa. E as lágrimas dela nos confortam porque são a prova de que Jeová e seu querido Filho entendem o que sentimos, entendem nossas fraquezas e querem nos ajudar a perseverar.
A primeira lição que vimos é que, assim como Jesus fez, nós também devemos apoiar nossos amigos quando eles estão de luto. E confie que Jeová e Jesus nos apóiam nessa situação difícil.
Outra lição é que devemos mostrar compaixão pelos outros. Jesus pregou para todos os tipos de pessoas e em todas as circunstâncias. E devemos copiar esse magnífico exemplo.
E a terceira lição é que sabemos que Jeová e Jesus entendem como sentimos e entendem nossas fraquezas. Se orarmos a Jeová, ele nos ajudará a perseverar.
Que devemos apoiar uns aos outros, especialmente com aqueles que estão de luto. Pregue e ensine com compaixão. Que Jeová e Jesus entendam como nos sentimos, entendam nossas fraquezas e queiram nos ajudar a perseverar.
QUE LIÇÕES VOCÊ APRENDEU DE JESUS NAS SEGUINTES HISTÓRIAS?
João 11:35
O livro Perspicaz das Escrituras explica: “A morte de seu amigo Lázaro e a dor das irmãs do falecido o fizeram 'gemer e chorar'.” Jesus pode estar pensando na dor que seu querido amigo Lázaro sofreu durante sua doença e como ele se sentiu quando percebeu que estava prestes a morrer. Se você perdeu um amigo próximo ou um membro da família para a morte, sem dúvida sentiu algo semelhante.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová entende perfeitamente como nos sentimos. Jesus é "a representação exata" de Deus. Suas lágrimas refletiam o que o pai sente.
Se estivermos de luto pela morte de um ente querido, podemos ter certeza de que Jeová não só está ciente de nossa dor e tristeza, mas também compartilha nossa dor. Deus quer curar nossos corações partidos.
Apoie quem está de luto.
Chorou ao pensar no sofrimento que seu amigo Lázaro e sua família passaram. Podemos apoiar aqueles que estão sofrendo ouvindo-os e dando-lhes palavras de conforto, sendo verdadeiros amigos em tempos de angústia.
Lucas 19:41
Muitas vezes vemos Jesus cheio de saudades das pessoas que encontra, tanto os doentes quanto os pecadores que vêm antes dele, e eles são convidados a reconhecer sua integridade diante de Deus. Aqui Ele olha para a cidade de Jerusalém e ora por este povo, desejando que eles possam receber o que Deus está oferecendo. Se considero como Jesus me olha, percebo que Ele anseia pelo meu crescimento, para que eu possa aceitar todas as possibilidades que Deus me oferece diariamente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus chorou quando viu que muitas pessoas não o aceitariam como o Messias, e o que veio a eles por não aceitá-lo foram julgamentos muito severos, mesmo assim, Jesus estava disposto a ensinar Nicodemos à noite.
Devemos dar aulas bíblicas no horário mais conveniente para o estudante.
Pode ser que até choremos quando vemos que muitas pessoas reagem com apatia e indiferença, mas queremos nos concentrar naqueles que querem aprender, mesmo que seja apenas um.
Embora poucos tenham reagido à pregação de Jesus, ele ainda queria dar a todos a chance de ouvir as boas novas. Podemos nos interessar pelas pessoas encontrando um horário que nos permita conhecer pessoas e dar-lhes a oportunidade de ouvir a mensagem de salvação.
Lucas 22:44; Hebreus 5:7
Quando passamos por momentos difíceis temos que pedir forças a Jeová, ele nos ajudará e não nos deixará sozinhos. Jeová ouvirá nossas orações.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus ficou angustiado com a ideia de que as pessoas pensavam que ele havia blasfemado contra Deus. Ele também estava ciente da enorme responsabilidade que tinha: reivindicar ou defender o nome de seu Pai.
A carga sobre seus homens era indescritivelmente esmagadora, também poderíamos estar passando por situações muito avassaladoras, nas quais sentimos que não podemos continuar com alguma tarefa ou responsabilidade familiar ou espiritual, devemos nos esforçar para buscar momentos a sós com Deus em oração e abrir nossos coração.
Quando oramos a Jeová para nos ajudar a permanecer leais e defender seu nome, ele nos responde. E ele o fará com os meios que julgar convenientes para nos encorajar.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Com certeza irmão parabéns
ResponderExcluir