Estudo de A Sentinela, O que as Lágrimas de Jesus Nos Ensinam, Semana 14-20 de março de 2022, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, O que as lágrimas de Jesus nos ensinam, 14-20 de março de 2022, comentários e respostas.

1-3. Que coisas podem nos fazer chorar?

Os motivos pelos quais choramos podem ser diferentes, às vezes é de alegria, mas na maioria das vezes é de alegria, mas na maioria das vezes é de tristeza pela morte de um ente querido, desânimo ou alguma situação difícil que coloca nossa lealdade a Jeová é testada.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Às vezes choramos de alegria, mas às vezes choramos de tristeza.

E foi assim que essa irmã dos Estados Unidos colocou, dizendo que sentiu tanta dor pela morte da filha que ficou tão desolada que nem sabia como estava a loja.

Temos aqui os textos dos salmos também no capítulo 16 Davi escreve estou exausto de suspirar a noite toda encharco minha cama com lágrimas mas talvez ele também escreva as palavras no capítulo 100 sirva a Jeová com alegria, então Davi queria servir a Jeová com alegria mas depois vieram situações difíceis que o entristeceram e o mesmo pode acontecer conosco.

O parágrafo 2 menciona outra situação, a indiferença das pessoas do território, como isso afetou esse precursor do Japão, e o caso é verdade, existem muitas situações amargas na vida, a morte de um ente querido é mencionada, a indiferença, outros problemas ou situações, injustiça pelo que passamos que muitas vezes nos afeta desta forma com lágrimas.

Se no final do Salmo 6:6 Davi também disse que inundou sua cama com lágrimas para que em meio a situações difíceis possamos não apenas derramar lágrimas, mas chorar incontrolavelmente pela mesma dor que sentimos se isso aconteceu com nós ou o que está acontecendo conosco agora é algo totalmente normal porque também aconteceu com servos fiéis do passado como Davi. 

4. O que vamos analisar neste artigo?

Vamos analisar três ocasiões em que Jesus chorou. Veremos o que suas lágrimas nos ensinam sobre ele e sobre Jeová, e também o que podemos fazer quando passamos por situações que nos fazem chorar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vamos analisar três ocasiões em que Jesus chorou. Veremos o que suas lágrimas nos ensinam sobre ele e sobre Jeová, e também o que podemos fazer quando passamos por situações que nos fazem chorar.

ELE CHOROU POR SEUS AMIGOS

5. O que o relato de João 11:32-36 nos ensina sobre Jesus?

Esta história bíblica nos ensina: a grande ternura e a compaixão sincera que Jesus tem. A bíblia diz que Marta e Maria ficaram com o coração partido pela perda de seu amado irmão Lázaro. Mas, também nos mostra que Jesus foi muito afetado pela morte de seu querido amigo, e ver suas irmãs chorando, por causa disso, "as lágrimas vieram aos seus olhos", isso mostra os profundos sentimentos de compaixão que ele tem.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vemos a bela relação que ele tinha com Lázaro e suas irmãs eram seus amigos e ele os amava muito e era algo tão palpável que a história diz que quando viram Jesus chorar perceberam o quanto ele amava Lázaro.

E podemos ver que Jesus não ficou indiferente ao sofrimento de outras pessoas quando viu alguém sofrer e chorar também queria sofrer, ou seja, deu-lhe vontade de chorar e não quis sofrer mas deu-lhe vontade de sofrer. choro.

Se as notas correspondentes ao versículo 33 nos fazem entender que ele era um homem de sentimentos intensos, por exemplo, ele se comoveu e se sentiu angustiado, ele diz que descrevem as emoções profundas que Jesus sentiu e referindo-se às profundezas do seu ser, ele diz que ele se refere à motivação que sai do coração simbólico de uma pessoa para que Jesus não o faça simplesmente porque eles viram que aparentemente ele era um homem sensível, ele sentiu profundamente em seu coração.

Para mim também foi muito interessante que Jesus tratou Maria de uma forma diferente e Marta sabia que poderia consolar Marta com a esperança da ressurreição mas com Maria era importante enfatizar o choro com ela e este é um bom exemplo para eu me adaptar para a situação e ouvir primeiro para reconhecer o que o enlutado precisa.

E além das lágrimas ele foi mais longe porque levou 2 dias para chegar onde María e Martha estavam mas ele queria estar com elas ele queria viver aquele momento ele queria mostrar sua compaixão sua empatia pessoalmente. 

6. Por que Jesus chorou naquela ocasião?

Jesus chorou: "a morte de seu amigo Lázaro", certamente imaginou o sofrimento e a dor que passou por causa de sua doença e a sensação de que logo iria morrer. Além disso, Jesus chorou: "vendo a tristeza e a dor de Marta e Maria pela morte de seu irmão". Essa situação o fez gemer e ceder às lágrimas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus sabia que Lázaro naquele momento, já falecido, não estava sofrendo nenhum tipo de dor, por isso não chorou, por isso também sabia que tinha o poder de ressuscitá-lo, mas se pensasse o quanto Lázaro havia sofrido em sua agonia sabendo que ia morrer com a dor da doença que ela havia sofrido e também vendo o sofrimento de suas irmãs, é o que lemos comoveu-a profundamente e a fez chorar.

De fato, alguns versículos antes, ele já havia dito aos seus discípulos que descobriu que Lázaro estava doente, mas não foi imediatamente curá-lo da doença. para se manifestar, então vemos que Jesus Cristo ali também demonstrou que Jeová ia dar-lhe força para dar um testemunho muito grande do poder que ele tinha sobre a morte.

Ou seja, soube entender os sentimentos dos outros e se colocou no lugar deles, conseguiu se colocar no lugar de Lázaro, conseguiu se colocar no lugar de Marta e María e também a tristeza que ele certamente sentiu por causa disso, como é citado aqui no livro. insight Jesus era um homem de grande sensibilidade por isso ele sentiu que a dor explica o insight que isso o torna um excelente rei sumo sacerdote porque ele não é hipercrítico, arrogante ou exigente, mas é capaz de se colocar no lugar de nós, seres humanos tão fracos.

E também no trabalho de insight há um comentário interessante que mostra a sensibilidade de Jesus diz que ele não só fez essas coisas para cumprir profecias, mas porque quis por sua própria vontade para vermos os sentimentos profundos que Jesus poderia ter também.

Que também para entender melhor esta situação, o parágrafo nos encoraja a pensar em nós mesmos quantas vezes tivemos que ir ao funeral de um irmão ou amigo e cedemos às lágrimas e que também temos a esperança de poder para vê-lo no futuro, então aqui vemos claramente que, embora Jesus fosse perfeito, ele era uma pessoa de sentimentos como nós. 

7. O que as lágrimas que Jesus derramou por seus amigos nos ensinam sobre Jeová?

Em Hebreus 1:3 diz que Jesus é “a representação exata do próprio ser de Jeová Deus, então isso nos ensina que Jeová também tem profundos sentimentos de ternura e compaixão quando vê que estamos tristes ou nossos corações estão partidos, e ele deseja, Ele quer nos curar e nos salvar de nossa situação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E que Jeová não está apenas ciente de que estamos tristes, mas também compartilha essa dor e quer fazer algo para nos fazer sentir melhor, por isso o Salmo 147:3 diz que ele cura os que têm o coração partido e faz curativos as feridas Bone faz algo para melhorar esse desconforto.

O próprio Jesus disse que quem me viu viu também o Pai e então o que Jesus cita também nos mostra como é Jeová no salmo 34:18 diz que Jeová está perto de quem tem o coração quebrantado e Jesus se esforçou para Estar consciente física e emocionalmente mostrou que ela entendia o que Maria e Marta estavam passando e estava lá para ajudá-las.

Se uma mãe quando seu filho está doente ou está passando por alguma dor, ela sente a dor dele como se fosse sua e também gostaria de tirar essa dor e ser aquela que teve aquela doença para evitar qualquer sofrimento para o filho e isto é Jeová justamente conosco nossa dor o machuca tanto que ele quer nos ajudar a estar perto de nós e nos apoiar. 

8. Por que podemos ter certeza de que Jesus ressuscitará nossos entes queridos?

Temos a certeza de que Jesus tem a capacidade e o desejo de ressuscitar nossos parentes falecidos porque já demonstrou que pode fazê-lo, mas não é apenas um simples procedimento ou milagre, mas sim o fato de que Jesus "deu em lágrimas "é uma evidência que deseja intensamente reparar os estragos da morte.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque vimos que Jesus não só tem a capacidade de ressuscitar ou que o faz porque tem que cumprir profecias, mas tem o desejo de sentir a dor ao ver as pessoas que morrem, familiares, amigos, o que sofrer e isso o faz desejar ressuscitar as pessoas.

Temos tanta certeza do que acabamos de comentar porque nos identificamos e também confiamos em Marta Marta conhecia Jesus perfeitamente e quando Jesus diz a Marta eu sou a ressurreição e a vida diz Você acredita nisso e Marta diz Sim senhor eu acredito que você é o Cristo, então Marta acrescentou ao que já sabia das escrituras hebraicas como Jeová havia dado poder a homens imperfeitos para até ressuscitar, a isso acrescentou o fato de conhecer Cristo o Messias perfeitamente e saber que estava convencida de que Cristo queria seu irmão ser ressuscitado.

E não foi a primeira vez que os sentimentos de Jesus diante da morte foram vistos na história de Lucas 7, o versículo 13 diz que quando Jesus viu essa viúva que havia perdido seu filho, ficou profundamente comovido havia um sentimento que ele já conhecia Jesus já tinha feito isso em público, talvez se lembrasse de sua mãe quando ela perdeu o marido, então Jesus já havia mostrado que era um homem de sentimentos que queria ajudar as pessoas. 

9. Assim como Jesus, como você pode apoiar aqueles que estão sofrendo? Dê um exemplo.

À imitação de Jesus, podemos apoiar os nossos irmãos que perderam um ente querido na morte: ouvindo-os, chorando com eles e dando-lhes palavras de conforto. Por exemplo, um irmão da Austrália que perdeu sua esposa para a morte diz que precisava de ajuda, vários casais se ofereceram para ouvi-lo a qualquer momento, ele conseguiu desabafar e suas lágrimas não os incomodaram. Ele também permitiu que eles o ajudassem com algumas tarefas domésticas. Além disso, muitas vezes oravam com ele. Como diz Provérbios 17:17, eles provaram ser verdadeiros amigos e irmãos “em tempos de angústia”.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Posso apoiá-los ouvindo-o e dando-lhes palavras de conforto, assim como aconteceu com este irmão na Austrália que perdeu sua esposa, mas seus irmãos e irmãs o ouviram e choraram com ele, também o ajudaram nas tarefas domésticas que o fizeram sentir melhorar.

Por isso, o que não gostaríamos de fazer seria afastarmo-nos de estar com os irmãos, embora seja verdade que às vezes se possa pensar, olha só, é melhor que a pessoa esteja só, não é bom tempo, temos que estar lá, e quanto às palavras, bem, tantas vezes já foi dito, embora não saibamos o que dizer, não podemos pensar em nada o fato de estar lá ouvindo-os dar-lhes um abraço chorar com eles que significa muito para essa pessoa. 

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Jesus chora junto com Maria, Marta e outras pessoas. 2. Dois anciãos consolam uma irmã que sofreu a morte de um familiar.

Vamos apoiar aqueles que estão sofrendo, assim como Jesus fez. (Ver parágrafos 5 a 9). 

Bem amor e carinho por quem está de luto lá vemos como Jesus se comoveu Choro com quem estava de luto mas também podemos ver esses dois irmãos que reservaram um tempo em suas vidas ocupadas para visitar sua irmã para ouvi-la confortar ela talvez não Era o momento que era mais conveniente para eles, talvez eles tivessem outros assuntos para tratar, mas essa era a prioridade e isso também nos dá uma lição muito boa, não importa quanto tempo tenha passado, talvez a pessoa tenha perdeu seu ente querido recentemente ou há muitos meses, mas a pessoa precisa de nosso irmão, nossa irmã precisa que a ouçamos e façamos tudo o que pudermos por ela.

E como é fácil ser bom amigo de nossos amigos quando tudo vai bem, mas quando as circunstâncias não são tão boas é mais difícil no parágrafo citado Provérbios 17:17 que fala de um irmão em tempos de angústia e é isso que aconteceu com aquele velho Adão e também o que vimos na imagem um comentário interessante sobre o comentário da imagem diz que Jesus se sentiu compelido a confortar Marta e Maria e isso é o que também podemos aprender com Jesus em termos de confortar os outros. 

ELE CHOROU PELO SEU PRÓXIMO

10. Que evento é relatado em Lucas 19:36-40?

Nestas passagens é relatado um acontecimento feliz, foi a ocasião em que Jesus entrou em Jerusalém e quando se aproximava da cidade, uma multidão se aglomerou, e o povo estendeu mantos pelo caminho quando ele passou para mostrar que o aceitavam como rei.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A entrada de Jesus em Jerusalém é descrita onde o povo o aceitou como rei eles disseram que abençoado é aquele que vem como rei em nome de Jeová e foi uma ocasião muito alegre.

Pois bem, a história conta-nos que quando Jesus viu a cidade chorou por ela, então embora a situação parecesse feliz, Jesus não perdeu de vista a realidade e como sabia o terrível futuro que o esperava, chorou.

É interessante ver como ele reagiu no momento porque ele não chorou para si mesmo vendo a dor que aguardava os habitantes de Jerusalém diz em Lucas 19:41 a nota menciona que talvez tenha sido um grito audível porque foi assim que os discípulos perceberam , então ele sofreu profundamente com o que ia acontecer e outros sentiram esse sentimento.

11. Por que Jesus chorou pelos habitantes de Jerusalém?

Jesus chorou pelos habitantes de Jerusalém porque sentiu tristeza por eles, ele mesmo profetizou o terrível futuro que aguardava os judeus. Ele sabia que a maioria o rejeitaria e não aceitaria a mensagem do Reino. E assim aconteceu, Jerusalém foi destruída e os judeus sobreviventes foram feitos prisioneiros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque ele sabia que, embora naquele dia 9 de Nisan o estivessem recebendo com palmas e louvando-o como rei, porque a maioria dos judeus não iria aceitá-lo de fato apenas 5 dias depois, quando ele está diante de Pilatos e Pilatos se oferece para libertá-lo em vez de um ladrão bem, a maioria dos judeus estão ofegantes e dizem não à árvore com ele para a árvore com ele e eles o rejeitam como rei, então seu futuro seria muito difícil.

E Jesus imaginou o sofrimento de certas pessoas em particular, por isso em Lucas 21:23 diz que há mulheres grávidas ou amamentando naqueles dias, então ele se colocou no lugar de cada um desses citadinos.

Então Jesus não só chorou por seus amigos, mas também por pessoas que ele não conhecia, porque certamente em Jerusalém ele não conhecia todos pessoalmente, mas sentiu tristeza por ela.

E de alguma forma isso também pode ter um reflexo para nós hoje, porque também sabemos que as pessoas a quem pregamos muitas vezes rejeitam nossa mensagem, portanto, de alguma forma também podemos nos sentir assim. 

12. O que as lágrimas que Jesus derramou por seu próximo nos ensinam sobre Jeová?

 Ela nos ensina que Jeová está interessado nas pessoas e as ama, como 2 Pedro 3:9 diz: "Ele não quer que ninguém seja destruído, mas que todos cheguem ao arrependimento." Assim, as lágrimas que Jesus derramou por seu próximo mostram a atitude sincera e bondosa de Jeová para com todas as pessoas e deseja que elas obtenham a salvação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ensina-nos que Jeová se preocupa muito com as pessoas ainda mais que Jeová ama as pessoas.

Se a nota diz que vizinho significa literalmente aquele que está próximo, é por isso que amar o nosso próximo seria se esforçar, porque qualquer pessoa que encontramos ou contatamos aceita a verdade.

E isso nos faz pensar na maneira como abordamos a pregação como às vezes a vemos depois de um tempo de pregação, talvez se comece com aquela vontade de transmitir afeto às pessoas, a indiferença nos come pouco a pouco e chega um momento em que podemos nós mesmos somos indiferentes ao pregar, mas como diz o parágrafo aqui, esforçando-nos voluntariamente para que as boas novas cheguem ao seu coração, esse esforço deve ser mantido ao longo dos anos.

13, 14. (a) Como Jesus mostrou compaixão pelas pessoas?

Ele mostrou isso por estar disposto a se encaixar na agenda das pessoas para poder ensiná-las sobre Jeová. Isso significa que houve momentos em que ele e seus discípulos "nem conseguiam comer". Além disso, ele estava disposto a ensinar um fariseu chamado Nicodemos quando ele veio vê-lo à noite.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jesus pregou em todas as oportunidades, mesmo quando estava com fome ou tarde da noite, e tudo isso apesar de saber que a maioria das pessoas não o seguiria.

E não só o fazia no templo, mas também o fazia se estivesse no campo nas ruas, se dirigia a grandes grupos ou pessoas individualmente, então vemos que não perdia nenhuma oportunidade.

E como estavam exaustos depois de pregar com seus discípulos o dia todo, porque em João 3 ele fala do caso de Nicodemos, este fariseu, membro do Sinédrio, que foi à noite, talvez por medo dos judeus e do tempo a ela se dedicou e as belas verdades que lhe ensinaram a nascer de novo que ninguém havia ido para o céu ou que a vida eterna seria alcançada ouvindo e seguindo Jesus, então ele não poupou tempo apesar da hora tardia, então um bom exemplo que mais tarde o outro parágrafo mostra como podemos aplicá-lo. 

b) Como podemos demonstrar essa qualidade?

Podemos mostrar compaixão pelas pessoas, quando estamos dispostos a fazer algumas mudanças no ministério e nos adaptar aos horários que são mais convenientes para os moradores ou estudantes. Devemos entender que, se pregarmos nas horas em que for possível encontrar mais pessoas, Jeová ficará feliz pelo esforço que fizermos de divulgar ao mundo inteiro as boas novas do Reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A compaixão que sentimos pelas pessoas também nos levará a pensar em suas necessidades e não em exibições e a fazer sacrifícios pessoais, se necessário, para acomodar os horários das pessoas.

Bem, era óbvio que eles pensaram nas pessoas de seu território, por que esse pioneiro diz que de manhã cedo pregavam nas lojas porque foi quando tiveram os melhores resultados ao meio-dia quando há muitas pessoas na rua eles usaram os carrinhos e no final do dia encontraram mais pessoas em suas casas, então o objetivo deles não era cumprir um cronograma ao longo do mês eles eram muito claros sobre esses sentimentos que Jesus tinha e também os tinham por essas pessoas, então eles fizeram todo o possível para alcançá-los no momento em que eu pudesse ouvi-los.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Jesus ensina Nicodemos à noite. 2. Um irmão dá lições bíblicas a um balconista de supermercado à noite.

Vamos adaptar nosso horário de pregação, assim como Jesus fez. (Ver parágrafos 13 e 14).

Bem, a imagem é muito bonita porque parece que esse irmão se dispôs a se adaptar ao aluno, mesmo dando esse estudo às 10 da noite, então você pode ver o esforço de como imitar Jesus e é algo que também podemos aplicar estar disposto a fazer mudanças fazer sacrifícios para ajudar as pessoas a se achegarem a Jeová. 

ELE CHOROU PELA VINDICAÇÃO DO NOME DE SEU PAI

15. O que Jesus fez na noite antes de morrer, conforme lemos em Lucas 22:39-44?

Jesus foi ao Jardim do Getsêmani e ali orou fervorosamente a Jeová, abrindo seu coração “com grandes clamores e lágrimas”, pedindo ao Pai que lhe desse forças para permanecer leal e fazer a sua vontade.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, em uma situação de grande angústia diante de uma grande prova de lealdade, ele se aproxima de Jeová, abre seu coração, ora a ele e, segundo os hebreus, o fez com alto clamor e lágrimas.

16. Por que Jesus ficou angustiado enquanto orava no Jardim do Getsêmani?

A razão foi porque ele estava angustiado que as pessoas pensassem que ele havia blasfemado contra Deus. Além disso, tinha a grande responsabilidade de: vindicar ou defender o nome de seu Pai.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele sabia que seria acusado de blasfemar contra Deus e que seria executado como criminoso e estava preocupado com o nome de Jeová, então sentiu sentimentos tão intensos.

Outra razão é acrescentada no parágrafo e é que a enorme responsabilidade que ele tinha, ele tinha que defender o nome de seu pai era uma questão universal e que também transcenderia a relação dos humanos com seu pai, então ele queria reivindicar ou defender o nome de seu pai. Jeová.

17. O que o fato de ele ter respondido às orações sinceras de Jesus nos ensina sobre Jeová?

Ela nos ensina que Jeová ouve e responde nossas orações a ele, especialmente se nossos pedidos têm a ver com permanecer leais e defender seu santo nome. No Salmo 145:19, temos a certeza de que "o Senhor ouve nossos clamores por socorro e nos socorre".

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque se ele fez isso com Jesus, ele também fará conosco, Jeová realmente ouve e Jeová realmente responde às nossas orações.

E que Jeová nos ouve como o Salmo 145 menciona também porque ele vê as motivações por trás desses pedidos e orações no caso de Jesus ele sofreu ele queria defender o nome de seu pai nós o mesmo se formos sinceros se fizermos as coisas nossas orações nossos pedidos com o sentimento com o motivo de agradar a Jeová que seja feita a vontade dele e não a nossa, temos certeza de que ele nos ouvirá.

Sim, além disso, Jeová ouve nossa oração instantaneamente no exato momento em que oramos a Ele. Porque enquanto Jesus estava orando, foi então que Jeová lhe enviou o Anjo para fortalecê-lo, não foi mais tarde, então sabendo que Jeová nos ouve no próprio momento de rezar a ele nos faz sentir confortados por ele e mais perto dele.

ILUSTRAÇÃO:

Série de imagens: 1. Jesus ora quando um anjo chega para fortalecê-lo. 2. Um irmão que está numa cela reza enquanto um carcereiro o vigia.

Peçamos ajuda a Jeová quando estivermos aflitos, assim como Jesus fez. (Ver parágrafos 15 a 17).

Bem, a oração intensa, a agonia que ele estava passando, estava pedindo ajuda para poder chegar ao fim e quando ele está orando, o Anjo desce para dar-lhe encorajamento, então mesmo sendo perfeito, ele precisava um amigo para lhe dar aquele incentivo para aguentar.

Bem, vemos a semelhança que ela tinha com Jesus, que gostei muito no parágrafo 15, quando ela comentou que Jesus não pede a Jeová que tire todos os seus problemas, mas que a ajude a perseverar para que a vontade de Jeová seja cumprido, o irmãozinho aqui a gente vê que ele está preso na cadeia porque com certeza será a mesma coisa ele não vai pedir a Jeová que não tenhamos oposição porque isso é algo que vai fazer parte de todos os cumprimentos que estão na bíblia mas que ele lhe dê a vontade de poder suportar toda essa oposição de Satanás.

E podemos ver como Jeová cumpre o Salmo 145:19 no caso deste irmão ele diz que satisfaz o desejo dos que o temem ele ouve seus gritos de socorro e os resgata, este irmão mostrou que teme a Jeová por isso ele é nessa situação que ele ora a Jeová pedindo ajuda e Jeová lhe responde trazendo essas cartas.

E pode nem sempre ser assim, mas tanto no caso da Ilustração quanto da imagem, a resposta de Jeová é imediata. No caso de Jesus, foi um anjo que o fortaleceu. No caso do irmão, não é exatamente um anjo, mas com certeza a carta que ele recebe porque o fortaleceu muito e foi a resposta à oração que ele estava fazendo. 

18. Por que dizemos que Jesus é um amigo compreensivo?

Jesus é um amigo compreensivo porque entende o que sentimos, em Hebreus 4:15 ele diz que "se compadece das nossas fraquezas, porque foi provado como nós em tudo, mas sem pecado". Assim, ele sabe quando nos sentimos fracos e precisamos de ajuda, e para isso, ele nos dá seu apoio “just in time” necessário.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque como ele diz em Hebreus 4:15,16 ele pode nos entender ele sabe o que é passar por uma situação muito angustiante se sentir fraco e precisar de ajuda então como ele diz em 16 no final ele não hesitará em nos dar a suporte certo no momento que precisamos.

Sim, como Jesus, estar disposto a aceitar essa ajuda de Jeová, isso me faz pensar que, às vezes, quando alguém sofre fisicamente, pode não ter vontade de comer ou receber alguém para visitá-lo, coisas que nos ajudariam a ser melhores, então quando sofremos emocionalmente, pode-se. Se acontecer a mesma coisa, talvez não queiramos ir à reunião ou fazer aquele esforço extra, mas temos uma boa disposição e aceitamos a ajuda de Jeová só assim nos recuperaremos.

E também temos que entender ou entender o que é essa ajuda no parágrafo falamos sobre publicações e vídeos não apenas uma visita direta às vezes pode ser que alguém esteja simplesmente muito doente naquele dia ele lê uma revista um artigo o que é exatamente o que ele precisava e Devemos entender que o que você está lendo toca especificamente nosso problema, é a ajuda que Jeová está nos dando se tivermos que agarrá-lo, aceitá-lo e agradecê-lo. 

19. O que o fortalecerá se estiver passando por uma situação difícil? Dê um exemplo.

O que nos fortalecerá é a oração, sabemos que Jeová nos dará “sua paz, que está além do que qualquer ser humano pode entender”. Essa paz acalma nossos corações perturbados e nos ajuda a pensar com clareza. Um exemplo disso é o de uma irmã chamada Luz, ela diz: “Às vezes ela se sente sozinha, e isso a faz pensar que Jeová não a ama. Mas ao fazê-la pensar que Jeová não a ama. Mas, nesses momentos, ela imediatamente diz a Jeová como se sente e, por meio da oração, consegue controlar suas emoções.” Este exemplo nos mostra que a oração nos ajuda a sentir paz.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Orar pode nos ajudar a sentir paz porque é a paz que vem de Jeová porque Jeová ouve nossas orações.

E este é um ótimo conselho para orientar nossa atitude na direção certa, nossa irmã muitas vezes se sentia sozinha mas ao invés de ficar com esse pensamento, ela imediatamente conversou com Jeová, tornou-se algo automático para ela, ela é um bom exemplo que eu também quero imitar.

Bem, promete-nos que vamos sentir paz, que vamos ter força para aguentar a prova e algo muito bom que a experiência também menciona é que vai ajudar-nos a controlar as nossas emoções, vamos ser capaz de acalmar essa situação e enfrentar o que se coloca pela frente.

20. Que lições aprendemos das lágrimas de Jesus?

As lágrimas de Jesus nos lembram de apoiar nossos amigos que estão sofrendo e confiar que Jeová e Jesus nos apoiarão quando perdermos um ente querido. Eles também nos motivam a pregar e ensinar com compaixão porque Jeová e Jesus exemplificam essa qualidade preciosa. E as lágrimas dela nos confortam porque são a prova de que Jeová e Jesus entendem o que sentimos, entendem nossas fraquezas e querem nos ajudar a perseverar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Uma é que devemos apoiar nossos amigos e confiar que Jeová e Jesus nos apoiarão quando perdermos um ente querido.

Também que devemos pregar e ensinar com compaixão porque Jesus também é um exemplo dessa bela qualidade.

Jeová e Jesus entendem perfeitamente cada um dos nossos sentimentos Jeová é nosso criador e Jesus viveu como um ser humano, então ambos nos entendem muito bem. 

QUE LIÇÕES VOCÊ APRENDEU DE JESUS ​​NAS SEGUINTES HISTÓRIAS?

João 11:35

Neste texto diz-se que "Jesus derramou lágrimas", com isso aprendemos três lições: 1) Jeová e Jesus entendem a tristeza e a dor que sentimos pela morte de um ente querido. 2) Jesus deseja de todo o coração ressuscitar nossos entes queridos que dormem na morte. 3) Jesus nos ensinou pelo seu exemplo a apoiar aqueles que estão sofrendo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Diz-se que Jesus derramou lágrimas e nos lembra que eles nos mostram o que Jeová e Jesus sentem que entendem nossa dor e assim como Jesus encorajou e consolou Marta e Maria, também podemos fazer o mesmo com nossos irmãos que estão de luto.

Também me faz pensar que ele não se sentiu desconfortável quando viu outras pessoas chorarem, pelo contrário, ele se colocou no lugar delas e também chorou para mostrar que sentia empatia. 

Lucas 19:41

Nesse texto diz que “Jesus chorou pelos habitantes de Jerusalém”, então aprendemos três lições desse relato: 1) Jeová e Jesus amam as pessoas e não querem que ninguém seja destruído. 2) A compaixão de Jesus o motivou a fazer muito no ministério, então ele aproveitou todas as oportunidades para ensinar as pessoas sobre Jeová. 3) O exemplo de Jesus nos mostra que devemos estar dispostos a fazer as mudanças necessárias para dar a todos a oportunidade de ouvir as boas novas do Reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pois bem, Jesus também sofreu por outras pessoas porque, por exemplo, a morte de Lázaro, que era seu amigo, veio diretamente para ele, mas no caso da cidade de Jerusalém, quando foi sitiada, Jesus não estava mais lá. Jesus estava no céu, porém, mesmo assim, doeu assim como nós, talvez haja irmãos que estão sofrendo em outros lugares que nem conhecemos mas podemos chorar e orar por eles.

Bem, faça todo o possível porque queremos alcançar todas as pessoas que podem mostrar interesse adaptando nossos horários, pois sabemos que a vontade de Jeová é que eles não sejam destruídos.

Lucas 22:44; Hebreus 5:7

Em Lucas 22:44 diz que Jesus foi ao Jardim do Getsêmani e ali ele derramou seu coração a Jeová e em Hebreus 5:7 diz que "ele fez súplicas com alto clamor e lágrimas", disso aprendemos três lições : 1) Que Jeová ouve os pedidos que fazemos. 2) Que Jesus é um amigo compreensivo porque entende o que sentimos. 3) Diante de uma situação difícil ou angustiante, Jeová nos garante que nos dará sua paz para acalmar nosso coração e nos ajudar a pensar com clareza.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Aprendemos que quando Jesus estava tão angustiado o que ele fez foi orar a Jeová para derramar seu coração e Jeová instantaneamente respondeu a essa oração enviando-lhe um anjo para encorajá-lo e bem, quando passamos por uma situação tão angustiante também temos que orar a Jeová e ele nos ajuda a acalmar nos dando sua paz.

A prioridade de Jesus era honrar o nome de Jeová e ser leal a Jeová, então Jeová lhe respondeu e isso também me ensina que se minha prioridade na vida é amar a Jeová e fazer tudo para que seu nome seja honrado por todas as pessoas Jeová me ajudará quando Eu preciso manter essa posição.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários