Estudo de Livro de Congregação, Semana de 14 a 20 de março de 2022, Capítulo 22, Parágrafos 1-9, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 14-20 de março de 2022, Capítulo 22, Parágrafos 1-9, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): rr cap. 22 parágrafos. 1-9 e vídeo.
"Adorar Deus"
IDEIA PRINCIPAL: Revisão dos ensinamentos fundamentais do livro de Ezequiel e seu valor para nós hoje e no futuro
ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS DOS PARÁGRAFOS
Não é verdade que tem sido muito emocionante estudar as profecias e visões de Ezequiel? Nos vinte e um capítulos do livro Adoração Pura que já discutimos, aprendemos muitas lições sobre adoração pura.
O último capítulo do livro, capítulo 22, é intitulado "Adoração a Deus" e é baseado em Apocalipse 22:9. Vamos ler juntos. Mas ele me disse: “Cuidado! Não faça isso! Sou apenas um escravo como você e seus irmãos, os profetas, e como aqueles que obedecem às palavras deste rolo. Adorar Deus." Neste capítulo, retornaremos a alguns dos ensinamentos fundamentais do livro de Ezequiel e como eles podem nos ajudar agora e no futuro.
As profecias bíblicas também nos permitirão vislumbrar o futuro, no final do Reinado Milenar de Cristo. Tente responder a estas perguntas: Que teste final os servos de Jeová enfrentarão? O que acontecerá com aqueles que não passarem no teste? Esperamos sinceramente que tudo o que você aprendeu na Adoração Pura fortaleça sua determinação de dar a Jeová o que ele tanto merece — adoração exclusiva.
Também desejamos que você esteja mais determinado do que nunca a aproveitar o tempo e pregar com entusiasmo para atrair outros à adoração pura. Como ansiamos pelo tempo em que todos, no céu e na terra, estarão unidos para prestar adoração pura a Jeová!
1, 2. (a) Que decisão todos devemos tomar?
Só temos duas alternativas e temos que tomar uma decisão. Podemos adorar a Jeová ou podemos adorar a Satanás.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos decidir a quem vamos adorar, Jeová ou Satanás. Esta é uma decisão muito importante que cada um de nós deve tomar.
b) Como reagiu um anjo fiel quando João tentou adorá-lo?
O anjo não queria que eles o adorassem, ele só queria que eles adorassem a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando João quis adorar este anjo, o anjo lhe disse que não o fizesse, mas que adorasse a Deus. Então, aqui vemos a diferença entre Satanás, que queria tentar Jesus com um ato de adoração, e esse anjo que era humilde e não queria adoração, mas pedia que somente Deus fosse adorado.
3. a) Qual foi o objetivo deste livro?
O objetivo é fortalecer o que o anjo disse, que temos que adorar somente a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O objetivo foi precisamente o que o anjo ordenou a João: adorar somente a Jeová. Como Jesus disse corretamente em Mateus 4:10, “adore o Senhor seu Deus e sirva-o”.
b) O que vamos focar agora?
Vamos nos concentrar em revisar brevemente o que as profecias e visões de Ezequiel nos ensinaram sobre adoração pura.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Agora vamos rever o que as profecias e visões de Ezequiel nos ensinaram sobre adoração pura. E olharemos para o futuro, para o tempo em que todos os que vivem na terra enfrentarão uma prova final e, assim, testemunharão a restauração completa da adoração pura de Jeová.
Três ensinamentos que se destacam no livro de Ezequiel
4. Quais são os três ensinamentos que se destacam no livro de Ezequiel?
Esses três ensinos são destacados no livro de Ezequiel: 1) dar devoção exclusiva a Jeová, 2) permanecer unidos na adoração pura de Jeová e 3) mostrar amor aos outros. Vamos ver como as profecias e visões que discutimos neste post destacam esses três ensinamentos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ensina-nos que a adoração pura envolve dar devoção exclusiva a Jeová, permanecer unidos na adoração pura a Jeová e mostrar amor a outros.
Primeiro Ensinamento: Dê Devoção Exclusiva a Jeová
5-9. O que aprendemos sobre dar devoção exclusiva a Jeová?
Capítulo 3. Neste capítulo aprendemos que somente Deus merece toda a nossa adoração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No capítulo 3 vimos como Jeová aparece cercado por um glorioso arco-íris e dirigindo criaturas espirituais muito poderosas. Isso nos lembra que servimos ao Deus da paz e que somente ele merece nossa adoração.
Capítulo 5. Neste capítulo aprendemos que Deus pode ver a deslealdade, mesmo quando coisas ruins são feitas às escondidas.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No capítulo 5 vimos como os israelitas poluíram o templo com seus atos e sua idolatria. Isso nos ensina que Jeová vê tudo o que fazemos e punirá aqueles que fazem coisas ruins. Vimos também que não devemos nos misturar com os costumes da religião falsa.
E hoje, a idolatria pode realmente ser qualquer coisa que ocupe o primeiro lugar em nossa vida e substitua a devoção exclusiva que devemos a Jeová. Temos que nos proteger bem contra a idolatria, porque Jeová é quem merece ter o primeiro lugar em nosso coração e receber nossa adoração.
Capítulo 7. Neste capítulo aprendemos que não precisamos agradar nossos parentes, apenas buscar aprovação. Temos que ser leais a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Neste capítulo vimos que Jeová condenou as nações que maltrataram Israel e as chamou para prestar contas. Isso nos ensina que pode parecer que os inimigos da adoração pura às vezes saem impunes. Mas Jeová não permitirá que seu povo desapareça. Então seus inimigos saberão quem é Jeová.
E também nos ensina que nossa lealdade a Jeová está acima de qualquer outra coisa. Nunca devemos rebaixar nossos padrões para agradar parentes que não adoram a Jeová, nem confiam em dinheiro ou governos humanos, porque nossa confiança e lealdade só merecem a Jeová.
Capítulos 13 e 14. Neste capítulo, ele nos ensina que devemos viver de acordo com os altos padrões de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Neste capítulo vimos que o templo ficava no alto da montanha. Isso nos indica que a adoração pura ocupa um lugar elevado em si mesma, visto que é um sistema estabelecido pelo Deus que está “em uma posição elevada, muito acima de todos os outros deuses”. Portanto, devemos viver de acordo com esses altos padrões de Jeová e reconhecer que ele está acima de tudo.
Capítulo 15. Este capítulo nos lembra do desgosto que o adultério espiritual causa a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Neste capítulo vimos que Israel e Judá são retratados como prostitutas. Isso nos lembra do desgosto de Jeová com o adultério espiritual. Portanto, é lógico que os servos de Deus estejam o mais longe possível da prostituição espiritual porque Jeová só aceitará nossa adoração se a dermos exclusivamente a ele.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário