Estudo de Livro de Congregação, Semana de 21 a 27 de março de 2022, Capítulo 22, Parágrafos 10 a 22, Respostas sublinhadas.

Estudo de Livro de Congregação, 21-27 de março de 2022, Capítulo 22, Parágrafos 10-22, Respostas sublinhadas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): rr cap. 22 parágrafos. 10-22.

Segundo ensinamento: permanecer unidos na adoração pura de Jeová

10-14. Como foi enfatizada a importância de permanecermos unidos na adoração pura de Jeová?

Capítulo 8. Ali vimos as profecias que anunciavam que Jeová designaria "um só pastor" para cuidar de seu povo. Essa promessa destaca a importância de colaborar uns com os outros em uma atmosfera de paz e unidade sob a direção de Jesus (Ez 34:23, 24; 37:24-28).

Capítulo 9. As profecias sobre o povo de Deus saindo do cativeiro na Babilônia e retornando à sua terra transmitem esta mensagem para aqueles que hoje querem adorar a Deus como ele quer: aqueles que prestam adoração pura a Jeová devem romper todos os laços com a religião falsa e não ser contaminado por ela. Independente de nossa origem ou aparência física, nossa classe social ou a religião que tínhamos antes, devemos manter a unidade que nos identifica como povo de Deus (Ez 11:17, 18; 12:24; Jo 17:20-23). ).

Capítulo 10. A visão de ossos secos ganhando vida destaca o princípio da unidade. Pertencemos a um povo espiritualmente restaurado que adora a Jeová de forma pura e avança unidos como um exército. Que honra temos! (Ez 37:1-14).

Capítulo 12. A ideia de união é particularmente enfatizada na profecia dos dois paus se tornando um. Ver como essa profecia se cumpre nos ungidos e nas outras ovelhas fortalece muito nossa fé. Apesar de vivermos em um mundo dividido pelo ódio político e religioso, somos unidos pelo amor e pela lealdade (Ez 37:15-23).

Capítulo 16. A visão do homem do tinteiro e dos homens com as armas esmagadoras comunica um alerta instigante: somente aqueles que estão prestando adoração pura a Jeová quando a “grande tribulação” chegar terão a chance de serem marcados para sobreviver (Matt. 24:21; Ez 9:1-11).

Terceiro ensinamento: mostre amor aos outros

15-18. Por que devemos continuar demonstrando amor? E de que formas podemos fazê-lo?

Capítulo 4. A visão dos quatro seres viventes nos dá informações sobre as qualidades de Jeová, como o amor, que é o mais importante. Quando falamos e tratamos os outros com amor, mostramos que Jeová é nosso Deus (Ez. 1:5-14; 1 João 4:8).

Capítulos 6 e 11. O amor levou Deus a nomear sentinelas, como Ezequiel. Deus é amor e, portanto, não quer que ninguém seja destruído quando ele acabar com o governo de Satanás (2 Pe 3:9). Temos a honra de refletir o amor de Deus cumprindo nosso dever de apoiar a obra do atual atalaia (Ez 33:1-9).

Capítulos 17 e 18. Jeová sabe que muitos rejeitarão sua misericórdia e que tentarão acabar de uma vez por todas com seus servos fiéis. O amor induzirá Jeová a defender seu povo leal quando “Gogue da terra de Magogue” os atacar. E o amor também nos motivará a avisar ao maior número possível de pessoas que Jeová eliminará aqueles que maltratam seu povo (Ez. 38:1-39:20; 2 Tess. 1:6, 7).

Capítulos 19, 20 e 21. O amor de Jeová fica evidente nas visões sobre o fluxo das águas que dão vida e a divisão da terra. A maior demonstração de amor de Jeová foi dar a vida de seu Filho, e essas visões revelam o que esse sacrifício alcança: que nossos pecados são perdoados e que podemos desfrutar de uma vida perfeita como parte da família de Deus. Também amamos as pessoas; e uma das melhores maneiras de mostrar isso é falando sobre o futuro maravilhoso que Jeová oferece àqueles que têm fé em seu Filho (Ez. 45:1-7; 47:1-48:35; Ap. 21:1). -4; 22:17).

19. O que Jesus fará durante o Reinado Milenar? (Veja a barra lateral “Eventos envolvendo o Teste Final.”)

Durante o Reinado Milenar, Jesus ressuscitará bilhões de pessoas e removerá a dor causada por nosso “inimigo, a morte” (1 Coríntios 15:26; Marcos 5:38-42; Atos 24:15). A humanidade teve uma história muito trágica, marcada pela tristeza e pelo vazio. Mas, à medida que cada geração volta à vida, Jesus apagará todos esses episódios sombrios e dará aos ressuscitados a oportunidade de escrever uma nova história, uma melhor. Graças ao resgate, ele estará reparando todos os danos que as doenças, as guerras e a fome causaram. E fará outra coisa: nos ajudará a erradicar a raiz do nosso sofrimento, o pecado que herdamos de Adão (Rm 5:18, 19). Jesus vai “desfazer as obras do diabo” completamente (1 João 3:8).

20. Por que dizemos que Jesus e os 144.000 demonstrarão notável humildade? (Veja o desenho no início).

Leia 1 Coríntios 15:24-28. O que acontecerá quando toda a humanidade já for perfeita e a Terra se tornar o Paraíso que Jeová queria? Jesus e os 144.000 que governarão com ele demonstrarão notável humildade: entregarão o Reino a Jeová. Eles deixarão a posição de autoridade que ocuparam por 1.000 anos, e o farão com prazer. Tudo o que o Reino realizou durará para sempre.

ILUSTRAÇÃO:

Jesus dando sua coroa a Jeová.

o teste final

21, 22. (a) Como será o mundo no fim dos mil anos? (b) Por que Jeová vai libertar Satanás e seus demônios?

Então Jeová fará algo extraordinário, algo que mostrará grande confiança em seus súditos terrestres. Ele ordenará que Satanás e seus demônios sejam libertados do abismo em que estiveram presos por 1.000 anos (leia Apocalipse 20:1-3). Eles encontrarão um mundo totalmente diferente daquele que deixaram. Antes do Armagedom, Satanás havia enganado a maior parte do mundo, e o ódio e o preconceito dividiam a humanidade (Ap 12:9). Mas , no final dos mil anos, todos os seres humanos farão parte de uma família unida e amorosa que adorará a Jeová. A Terra será um verdadeiro paraíso.

E por que Jeová libertaria esses criminosos, Satanás e seus demônios, em um ambiente tão puro? Porque a maioria dos que viverem no final dos mil anos nunca passarão antes em um teste de lealdade a Jeová. Muitos deles morreram sem conhecer a Jeová e foram ressuscitados no Paraíso. Além de lhes dar vida, Jeová também lhes deu tudo de que precisavam física e espiritualmente. Eles nunca sentiram a pressão de fazer coisas ruins, só terão sido cercados por influências positivas, por pessoas que amam e servem a Jeová. Então Satanás poderia acusá-los do mesmo que Jó: que eles servem a Deus somente porque ele os protege e os abençoa (Jó 1:9, 10). Portanto, antes que Jeová escreva nossos nomes permanentemente no livro da vida, ele nos dará toda a oportunidade de mostrar a ele que somos verdadeiramente leais a ele e reconhecê-lo como nosso Pai e Soberano (Ap 20:12, quinze).

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários