Encontré Joyas Espirituais, Semana de 28 de março a 3 de abril de 2022, 1 Samuel 18 a 19, Respostas.
Encontré Joyas Espirituais: 28 de março a 3 de abril de 2022, 1 Samuel 18 a 19.
_optimized.jpg)
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
1Sa 19:23, 24. De que modo o Rei Saul se comportou “como um profeta”? (it-2 727 para. 1).
Esse relato não significa que os profetas muitas vezes estavam nus, pois o registro bíblico indica o contrário. O propósito da nudez de Saul não é explicado, se era para mostrá-lo como um mero homem, despojado de seu traje real e importante diante da autoridade e poder real de Jeová, ou se havia algum outro motivo. Isso não significa que ele começou a proferir profecias, mas sim que ele manifestou um sentimento poderoso e uma perturbação física, como um profeta experimenta pouco antes de profetizar ou enquanto profetiza. Estando neste estado singular, ele jogou duas vezes uma lança em Davi. Depois de fracassar em suas tentativas de pregar Davi na parede, ele concordou em dar seu filho Mical em casamento se ele lhe desse 100 prepúcios de filisteus. O propósito deles era que Davi morresse em suas mãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Para as pessoas que o espírito de Deus 'caiu sobre elas' se comportou e fez coisas fora do comum, quando Saul começou a se comportar "como um profeta", ele se despiu e permaneceu nu dia e noite", por isso, o propósito da nudez de Saul não é explicada, se era para mostrá-lo como um mero homem, desprovido de seu traje real e impotente diante da autoridade e poder reais de Jeová, ou se havia algum outro motivo.
Pois bem, por si só, a expressão comportar-se como profeta alude à maneira extraordinária com que os profetas se expressavam ou se comportavam, no caso de Saul quando decidiu ir pessoalmente em busca de Davi, foi obrigado a se comportar como profeta, pois ele se despiu de suas vestes e permaneceu nu a noite toda, durante a qual Davi evidentemente fugiu.
E a Bíblia não diz por que Saul foi feito para ficar nu, pode ter sido para mostrar que ele era um mero homem, despido de suas vestes reais e impotente contra a própria autoridade e poder de Jeová, então ele não podia esperar ter um bom tempo, ter sucesso em qualquer coisa contrária ao propósito de Deus para Davi.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
1 Samuel 18:1. A Bíblia diz que "uma grande amizade surgiu entre Jônatas e Davi, e Jônatas começou a amá-lo como a si mesmo". Jeová escolheu Davi para ser o próximo rei depois de Saul, que era o pai de Jônatas. Saul ficou com tanto ciúme e raiva que tentou matar Davi. Mas Jônatas não se uniu a seu pai em seus esforços com David. Jonathan e David prometeram um ao outro que sempre seriam amigos e apoiariam um ao outro.
1 Samuel 18:1. Algo curioso na amizade de Davi e Jônatas é que havia uma diferença de 30 anos entre os dois, apesar da diferença de idade, Jônatas se mostrou um amigo tão compreensivo e que com certeza o ajudou a crescer e se desenvolver tanto como guerreiro quanto como servo leal de Jeová e além de ajudá-lo e consolá-lo nos momentos difíceis, isso pode ensinar os jovens a procurar amigos maduros, pois a amizade e a experiência deles podem ser muito úteis em muitas situações.
1 Samuel 18:1. A Bíblia contém muitas histórias de seres humanos que demonstraram terna afeição e Jônatas e Davi são um exemplo claro de uma amizade boa e leal, embora o pai de Jônatas tenha sentido tanto ciúme e tanta raiva que tentou matar Davi, Jônatas não se juntou ao pai em seus esforços para acabar com David, sim, Jônatas e David prometeram um ao outro que sempre seriam amigos e se apoiariam, isso nos ensina que seremos capazes de encontrar amizades verdadeiras que sempre estarão ao nosso lado.
1 Samuel 18:1,3. Os melhores amigos não são necessariamente da mesma idade, isso nos ensina que se não houver jovens na congregação, podemos tentar nos familiarizar com cristãos mais velhos. A idade não deve ser uma barreira para a amizade. A Bíblia nos fala da amizade modelo que existia entre Davi e Jônatas, e, por causa de sua idade, Jônatas poderia ter sido o pai de Davi!
1 Samuel 18: 4. Davi provou ser uma pessoa que cumpriu todas as tarefas que lhe foram confiadas, mas isso não se deu apenas por sua força ou habilidades, mas Davi também buscou a direção e a bênção de Jeová, como resultado disso, tudo que Davi fez deu certo, isso nos ensina apesar das habilidades ou habilidades que temos, o que devemos reconhecer é que devemos sempre confiar em Jeová para ter sucesso em tudo o que fazemos.
1 Samuel 18: 5. A respeito de Davi, filho de Jessé, está escrito: "Aonde quer que Saul o enviasse, ele agia com prudência", isto é, com perspicácia. David percebeu que seu trabalho envolvia mais do que simplesmente um conflito entre guerreiros humanos. Ele percebeu que ele e os que estavam com ele estavam lutando nas guerras de Jeová. Como resultado disso, as expedições de David foram bem sucedidas.
1 Samuel 18:8. Conta-nos que Saul começou a sentir inveja pelas conquistas de Davi, o que o levou a cometer graves pecados, isso me ensina que quando um irmão obtém privilégios na congregação não devemos sentir inveja, pois isso desagrada a Jeová e pode nos levar a pecar, mas sim devemos nos regozijar em suas realizações.
1 Samuel 18:7,9. A inveja e o ciúme podem nos tornar amargos e nos roubar a alegria de desfrutar das bênçãos que temos ao nosso redor, isso aconteceu com Saulo, devemos tomar cuidado com a inveja e o ciúme de nossos irmãos, devemos agradecer a Jeová por estarmos todos na congregação e se esforçam para trabalhar como amigos em equipe, em vez de se verem como rivais na competição.
1 Samuel 18:6,14. Diz que quando as mulheres israelitas começaram a elogiar Davi por suas façanhas militares, o rei Saul ficou tão ciumento que duas vezes atirou uma lança nele, e nas duas vezes Davi conseguiu se esquivar do ataque mortal, o que o ajudou a escapar ileso. , então essa história nos anima muito porque sabemos que, se formos leais, Jeová pode nos livrar de qualquer perigo.
1 Samuel 18:6,11. Percebemos que o coração de Saul começou a mudar quando ele começou a se comparar com Davi, isso nos ensina que se, ao nos compararmos com outras pessoas, percebermos que sentimentos como inveja ou competição afloram em nós, devemos ter cuidado, pois esses são emoções negativas, incompatíveis com o modo de pensar de Deus.
1 Samuel 18:12. Mostra-nos que Jeová se afastou de Saul, por isso começou a fazer coisas ruins, o que nos dá uma ideia do que acontece quando Jeová se afasta de nós, para que possamos concluir que nada de bom vem para nós. enquanto nos afastamos de Deus.
1 Samuel 18:11-16. Vendo que tudo estava indo bem para Davi e que Jeová estava com ele, ele começou a ter medo dele e esse medo se transformou em inveja por isso Saul tentou duas vezes pregá-lo na parede com uma lança e nas duas vezes Davi conseguiu escapar ele, sem dúvida, devemos evitar imitar o mau exemplo de Saul, se vemos que alguém está indo bem em sua vida ou em seu serviço a Jeová, não devemos mostrar inveja, antes, devemos ficar felizes pelo sucesso eles estão tendo.
1 Samuel 18:18. Note a humildade sincera com que ele respondeu ao rei Saul quando ofereceu sua filha em casamento: “Quem sou eu e quem são meus parentes, a família de meu pai, em Israel, para que eu me torne genro do rei?”. Um estudioso bíblico escreveu sobre este versículo: "Davi quis dizer que nem seu valor pessoal, nem sua posição social, nem sua linhagem lhe deram a menor aspiração de se tornar genro do rei".
1 Samuel 19:1. Faz-me meditar a angústia de Jonathan ao ver no que se tornou seu pai, que já foi uma boa pessoa, mas não se deixou vencer por isso, mas o mais importante para ele era servir. seu Deus. , e embora seja muito doloroso ver um amigo ou familiar mudar drasticamente para pior, então se alguém nos decepciona ou nos faz sentir mal, lembremos que Jeová nos acolherá e será o melhor pai que pudermos imaginar .
1 Samuel 19:1-3. Saul disse a seu filho Jônatas e a todos os seus servos que planejava matar Davi, mas Jônatas, que amava muito a Davi, contou a ele e desta forma protegeu seu amigo do ataque de Saul e também mostrou lealdade a quem Jeová havia escolhido, isso nos mostra que haverá momentos em que teremos que cuidar de nossos verdadeiros amigos, especialmente quando eles forem atacados por aqueles que são contra Jeová.
1 Samuel 19:9, 10. Ao retirar seu espírito de Saul, Jeová possibilitou que um espírito maligno o privasse de paz de espírito e despertasse seus sentimentos, pensamentos e imaginações de maneira imprópria e como Jeová havia permitido que o “espírito maligno” substituiu seu espírito poderia ser chamado de “espírito maligno de Jeová” e devido à influência a que estava submetido, Saul agiu de forma impulsiva, como tentar apunhalar Davi com uma lança.
1 Samuel 19:12, 13. Os terafins eram como ídolos e mesmo estando relacionados a questões de herança, no tempo de Saul algumas famílias israelitas continuaram aderindo a essa antiga superstição judaica, um exemplo claro disso é o fato de que Mical que era esposa de Davi e filha de Saul mantinha um terafim entre seus bens indica que seu coração não estava completo com Jeová, quanto a Davi, ou ela não sabia que tinha tal imagem, ou ela a tolerava porque era filha de Rei Saul.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM
Comentários
Postar um comentário