Encontré Joyas Espirituais, Semana de 21 a 27 de março de 2022, 1 Samuel 16 a 17, Respostas.

Encontré Joyas Espirituais: 21 a 27 de março de 2022, 1 Samuel 16 a 17.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

1Sa 16:14. O que significa que Saul recebeu “um espírito mau da parte de Jeová”? (it-2 975 par. 1).

Após esses eventos e a unção de Davi como futuro rei de Israel, o espírito de Jeová deixou Saul. Ao retirar seu espírito de Saul, Jeová possibilitou que um espírito maligno o possuísse, privando-o de paz mental e incitando seus sentimentos, pensamentos e imaginações de maneira imprópria. A falha de Saul em obedecer a Jeová indicava que a inclinação do espírito de Deus não oferecia a Saul nenhuma proteção ou força para resistir. Sin embargo, como Jehová había permitido que el «espíritu malo» reemplazara a su espíritu y aterrorizara a Saúl, podía denominarse un «espíritu malo de parte de Jehová», de manera que los siervos de Saúl se referían a él como el «espíritu malo de Deus".

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ao retirar seu espírito de Saul, Jeová possibilitou que um espírito maligno o privasse de paz mental e despertasse seus sentimentos, pensamentos e imaginações de maneira imprópria, e visto que Jeová permitira que o “espírito mau” substituísse seu espírito, poderia ser chamado de espírito maligno, “espírito maligno de Jeová” e somente a música de Davi poderia acalmá-lo.

Embora Saul obedecesse aos mandamentos de Jeová, ele tinha o espírito de Deus que o guiou em todos os momentos de sua vida. Mas quando ele se tornou rebelde e Davi foi escolhido como futuro rei, o espírito de Jeová se afastou de Saul, de modo que ele começou a ter pensamentos e imaginações de maneira imprópria.

A falha de Saul em obedecer a Jeová indicava que a inclinação de sua mente e coração era má, e contra tal inclinação proteção ou força para resistir. No entanto, visto que Jeová permitiu que o “espírito mau” substituísse seu espírito e aterrorizasse Saul, poderia ser chamado de “espírito mau da parte de Jeová”.

Significa que, por retirar seu espírito de Saul, Jeová possibilitou que um espírito maligno o privasse de paz mental e despertasse seus sentimentos, pensamentos e imaginações de maneira imprópria. Visto que Saul não obedeceu a Jeová, isso indicava que a inclinação de sua mente e coração era má e, portanto, o espírito de Deus não ofereceu a Saul nenhuma proteção ou força para resistir. Assim, Jeová permitiu que o “espírito maligno” substituísse seu espírito e aterrorizasse Saul, de modo que os servos de Saul se referiam a ele como o “espírito maligno de Deus” ou “um espírito maligno de Jeová”.

Pois quando Jeová tirou seu espírito santo, Saul perdeu sua proteção e ficou dominado por um espírito maligno que vinha de si mesmo, visto que a inclinação de sua mente e coração era má, então Deus permitiu que esse espírito substituísse o espírito santo, isto é por que o espírito maligno é chamado de "um espírito maligno da parte de Jeová".

Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?

1 Samuel 16:1. Jeová havia decidido escolher o novo rei da nação de Israel, por isso diz ao profeta Samuel que vá encontrar Jessé o belemita e seus filhos, é curioso que ele não mencione o nome do escolhido e por esse Samuel pode ser Ele vai perguntar como ele faria a obra de Jeová com aquelas poucas instruções, mesmo assim ele foi obediente e foi cumprir aquela missão, da mesma forma, podemos receber instruções que podem parecer incompletas para nós mas devemos ser obedientes e cumpri-las .

1 Samuel 16:1. Samuel ficou tão consternado com Saul que passou um período de luto, mas Jeová o ajudou a corrigir seu ponto de vista e lhe disse: "Ele já havia escolhido outro para ser o rei de Israel." Isso me ensina: que para cumprir sua vontade, Jeová não depende de seres humanos imperfeitos, que podem ser leais hoje e amanhã não. Se alguém que ele escolheu o trai, ele procura outro. Além disso, ela me ensina que Jeová pode nos ajudar a enfrentar qualquer decepção e superar nossas dificuldades, e pode até mesmo transformar os choques e decepções da vida em bênçãos.

1 Samuel 16: 5. Samuel disse a eles que para acompanhá-lo ao sacrifício que eles tiveram que se santificar, isso transmite a ideia de nos prepararmos com antecedência para estarmos prontos, sem dúvida, também nos esforçamos para nos preparar quando vamos às reuniões, entendemos que também são sacrifícios, queremos fazer o nosso melhor porque é para Jeová, Ele vê com bons olhos os nossos sacrifícios.

1 Samuel 16: 6. Quando Samuel vê Eliabe, o mais velho dos filhos de Jessé, fica impressionado, pois tem porte de rei, sem dúvida era um homem alto. Samuel conclui imediatamente que ele é o escolhido de Jeová, isso nos ensina que como seres humanos nossa visão afeta o que pensamos, ou seja, as aparências às vezes enganam, Samuel sendo o vidente aprendeu isso, não somos melhores do que Samuel, mas devemos aprender a não nos deixar levar pelo que nossos olhos veem, pois podemos estar errados.

1 Samuel 16:6,7. Samuel fica impressionado ao ver a boa aparência e estatura de Eliabe, por isso, conclui que ele é o escolhido de Jeová, mas Deus o rejeita, ele não se impressiona com seu físico, pois "vê o que é o coração". Isso me ensina: que diferente de nós, que teremos que avançar nossa opinião sobre o que vemos, Jeová Deus vê além da aparência física. Por isso, ele é chamado de "examinador de corações". Como ele não se deixa levar pelas aparências, ele não se importa se somos altos ou baixos, bonitos ou feios, mas como são nossos corações. Portanto, continuemos a nos esforçar para que nossos corações ajam de acordo com a vontade dele.

1 Samuel 16: 7. O criador olha para o que somos por dentro, não para a simples aparência externa. Portanto, devemos tentar ver os outros como Jeová os vê e não pelas aparências externas, que muitas vezes enganam. É verdade que Deus vê o que é o coração, e que devemos nos esforçar para adornar a pessoa secreta do coração, embora as pessoas do território e todos em geral vejam nossa aparência externa, por isso a organização nos motivou a examinamos nossa aparência, queremos dar o melhor dentro de nossas possibilidades, principalmente limpeza e modéstia, evitamos modas e estilos extravagantes ou chamativos, até estilos ou modas efeminadas, todos nós, homens e irmãs, fazemos bem em cuidar deles detalhes.

1 Samuel 16: 7. Quando Davi foi escolhido para ser rei de Israel, Deus disse a Samuel que para sua decisão ele olhou para o que havia no coração de Davi, isso nos mostra que o Criador olha para o que somos por dentro, não para a simples aparência externa, esse detalhe é muito encorajador porque nos mostra que Jeová nos conhece perfeitamente e pode nos entender perfeitamente, mesmo o que não é visto a olho nu.

1 Samuel 16:10,11. Por que 1 Crônicas 2:13-15 diz que Davi era o sétimo filho de Jessé, quando 1 Samuel 16:10,11 indica que ele era o oitavo? Esdras escreveu 1 Crônicas cerca de 600 anos depois que Samuel escreveu a história de Davi. A Bíblia deixa claro que Jessé “teve oito filhos” como confirmado por 1 Samuel 17:12. Certamente um deles morreu antes de causar a si mesmo e se tornar pai. Não deixando descendentes, ele não teria parte na herança tribal nem afetaria os registros genealógicos da linhagem de Jessé. Assim, enquanto Samuel deu o registro completo da família de Jesse, Ezra dá um registro genealógico que afeta a descendência no sentido legal.

1 Samuel 16:11. A resposta de Jesse foi como dizer: "David não pode ser quem você está procurando". Como o membro mais jovem e menos importante da família, David foi encarregado de cuidar do rebanho. Mas Jeová vê o que está no coração, e evidentemente ele viu algo muito valioso neste jovem; por isso o escolheu. É interessante que Jeová escolheu aquele que parecia menos importante, isso nos lembra as palavras de transmissão sobre cuidar do nosso inimigo, o ego, se pensarmos em quem são as pessoas mais importantes da organização podemos pensar rapidamente naqueles que têm privilégios muito altos, mas isso é de uma perspectiva humana pobre, porque para Jeová as pessoas mais importantes são aquelas que fazem sacrifícios pelo Reino, apoiam a pregação e suportam provas que só Jeová, Jesus e os santos anjos sabem, eles são as pessoas mais importantes, ele cita as palavras da radiodifusão. Assim evitamos cair na armadilha de buscar privilégios para preencher nosso ego.

1 Samuel 16:11. Devemos ter cuidado para não desprezar os outros pelas aparências, muitas pessoas, crentes em mente, perderam muitas bênçãos por desprezar os outros, diz a Bíblia em Isaías 53:2,3 muitas pessoas vendo como pouco, sem saber quem eles tinha pela frente, hoje muitas pessoas se encantam com ternos, relógios, anéis caros, etc, mas isso não quer dizer que alguém seja espiritual, queremos tratar todos os nossos irmãos com respeito e dignidade igualmente, e sem dúvidas, receberemos muitas bênçãos por não fazer distinções ou pequenos grupos, entre elas o favor de Jeová e o carinho e amor de nossos irmãos.

1 Samuel 16:11,12. Davi era um jovem pastor de ovelhas quando Deus disse a Samuel para ungi-lo para ser o próximo rei de Israel, então Jeová deu a Davi um privilégio especial para servi-lo. Isso me ensina: que, também hoje, Jeová abriu diante dos jovens cristãos “uma grande porta que conduz à atividade”. Assim, os jovens precisam decidir como usar as atitudes que Jeová lhes deu. Se você dedicar seu tempo e energia a servir a Deus, terá uma vida cheia de satisfação e alegria interior, e seus esforços resultarão em benefício espiritual para outros e em louvor a Jeová.

1 Samuel 16:13. Samuel unge Davi derramando um óleo especial em sua cabeça, a partir desse momento, a vida de Davi nunca mais será a mesma já que o espírito de Jeová influenciaria sua vida e uma forma pela qual ele se vê refletido é quem esperou pacientemente pela orientação do espírito de Jeová para saber quando ele assumiria responsabilidades maiores. Enquanto isso, ele permaneceu um pastor humilde e realizou este trabalho com grande dedicação e coragem.

1 Samuel 16:14. Podemos dizer com segurança com este texto como um precedente que quando um servo dedicado, batizado, com esperança terrena ou celestial, desobedece a Jeová repetidamente e não se arrepende ou pede perdão, tal pessoa não terá a bênção de Deus em sua vida, mas as coisas podem chegar ao ponto em que ele desenvolve uma séria instabilidade emocional, portanto, devemos cuidar de como andamos, evitar o excesso de confiança e pensar que por ter uma responsabilidade muito alta na organização temos imunidade espiritual, ou licença para pecar .

1 Samuel 16:15,16. Assim que Jeová retirou seu espírito de Saul, ele começou a se sentir desanimado, desapontado, deprimido e isso o deixou chateado e mal-humorado. Por esse motivo, seus conselheiros recomendaram que ela encontrasse alguém para ajudá-la a encontrar a paz através da música, e esse método funcionou em determinados momentos. Se passamos por períodos de depressão ou desânimo, pode ajudar tocar um instrumento ou ouvir uma música relaxante, a música tem ajudado em períodos de crise. Pode ser um remédio para lidar com períodos de angústia. No site Jw.org tem música que ajuda a relaxar e também louvar a Jeová.

1 Samuel 16:16. A música é um dom de Deus e tem um efeito sobre como nos sentimos, se nos sentimos para baixo podemos colocar uma música que nos eleva, mas o contrário também é verdadeiro, portanto devemos ser seletivos com a música que colocamos em nosso ouvidos.

1 Samuel 16:16,17,23. A bíblia relata que Saul fez Davi tocar harpa, então ele se sentiu melhor. Ele usou a música para um propósito benéfico: ele a usou para acalmar sua angústia. Isso me ensina: que o poder emocional da música é uma realidade, por isso é importante que os cristãos tenham cuidado com a música que escolhemos. A boa música tem um efeito calmante e terapêutico, ao contrário disso, a música imprópria pode trazer sérios perigos. Portanto, ao ouvir música, queremos “continuar a ter certeza do que é aceitável para o Senhor” para mostrar apreço por esse dom divino.

1 Samuel 16:18. Um assistente de Saul falou muito bem de Davi, dizendo que "ele sabia se expressar, tinha uma boa presença e que o Senhor estava com ele". Então ele enfatizou que Davi era um jovem espiritual com excelentes qualidades. Isso me ensina: que hoje também nas congregações temos muitos jovens que pelo jeito de falar, boa presença e excelentes qualidades mostram que Jeová está com eles. Esses jovens espirituais que usam seus talentos e energias para servir a Deus conquistam a boa reputação de outros, mas, principalmente, têm a aprovação de Jeová, que fica feliz e orgulhoso deles.

1 Samuel 16:21,22. Mostra que Davi se tornou músico e escudeiro na corte do rei Saul, quando foi solicitado pelo rei, ele não deu desculpas, hoje os jovens podem aprender muito com a fé que Davi demonstrou em sua juventude, e acima de tudo, Seu exemplo nos ensina a sempre seguir a orientação de Jeová.

1 Samuel 17:11. Na época dos problemas, viu-se quem realmente era Eliabe, e embora a Bíblia diga que ele e outros eram grandes fisicamente, diante das ameaças de Golias, acabaram sendo grandes covardes.Como Eliabe reagiu a isso? Demonstrou fé de que Jeová poderia dar-lhe sucesso na luta contra Golias? Não, Eliabe não fez nenhum esforço para ser corajoso diante da situação. Ele evidentemente respondeu como os outros israelitas. Portanto, ele não tinha o que era preciso para ser rei de Israel, era mais do que apenas o porte ou a aparência externa, era preciso fé e confiança em Deus.

1 Samuel 17:11. Saul e seus homens ficaram desanimados por causa de Golias e possivelmente cometeram um erro muito comum: comparando-se com o gigante, ou seja, mal chegavam à cintura, acharam que, para Golias, derrotá-los seria moleza , mas Davi não pensava o mesmo , esse caso nos ensina a nunca nos compararmos com os outros, pois fazer isso só nos desanimaria e nos levaria a pensar que não estamos qualificados para cumprir certas responsabilidades na congregação.

1 Samuel 17:17, 18. O fato de ser mencionado que Davi teve que ir ao campo de batalha porque seu pai estava enviando provisões para seus filhos que estavam no exército de Saul mostra que naquela época os guerreiros israelitas tinham que obter seus próprios instrumentos de guerra como espadas, lanças, dardos, dardos, estilingues, arcos e flechas, bem como alimentos para seu próprio sustento.

1 Samuel 17:26. Este não é um simples conteúdo militar, mas um confronto entre Jeová e os deuses dos filisteus. Mas Saul, o rei de Israel, em vez de liderar corajosamente seu exército contra os inimigos de Deus, está paralisado de terror. Aos olhos de Davi, Golias representa tanto os filisteus quanto seus deuses. Com justa indignação, o jovem quer representar Jeová e Israel e lutar contra o gigante pagão.

1 Samuel 17:26,30. Davi não permitiu que a "acusação e opinião negativa" de seu irmão o impedisse de continuar a descobrir quem era o filisteu que estava desafiando o exército do Deus vivo. Isso me ensina: que não devemos permitir que “acusações e opiniões negativas” de outros nos impeçam de servir a Jeová. Apesar do que o mundo pensa de nós, sabemos que a única aprovação que realmente importa é a de Jeová e ele está nos usando para realizar coisas extraordinárias, como participar da pregação. Portanto, não permitamos que esses conceitos tendenciosos afetem nossa capacidade de servir a Jeová.

1 Samuel 17:33. Davi não era um menino rico mimado e mimado, mas sim um jovem com muita experiência, mais do que os outros imaginavam, ele sabia e também tinha a benção de Jeová sobre ele, isso nos ensina que não devemos permitir que os outros olhem para baixo sobre nós por sermos jovens, mesmo que alguém seja pequeno ou jovem ele pode dar um bom exemplo para os outros por sua maneira de falar, se comportar e tratar os outros e, certamente, as responsabilidades da congregação ou as tentações, os desafios não o intimidarão. outros lhe dizem: "Você não pode", o exemplo de Davi e de muitos irmãos e irmãs confirma que isso pode ser feito, mesmo que pareçamos pequenos, nossa força vem de Deus.

1 Samuel 17:37. Para tranquilizar Saul, Davi contou-lhe como havia matado o leão e o urso, mas reconheceu que tais feitos eram graças a Jeová, Davi confiou em Deus porque o conhecia e porque já o havia ajudado. Ele sabia por experiência própria que Jeová é um Deus protetor e que cumpre suas promessas. Para ter uma fé como a sua, precisamos continuar aprendendo sobre o Deus da Bíblia. Se colocarmos em prática o que aprendemos, teremos bons resultados, e isso também fortalecerá nossa fé.

1 Samuel 17:42,44. Aos olhos de Golias, Davi estava fraco e indefeso, então ele começou "a zombar dele e intimidá-lo, dizendo que ele o alimentaria aos pássaros e animais do campo". Isso me ensina: que, hoje nas escolas, existem jovens que têm as mesmas características que Golias mostra, esses valentões usam abuso verbal, físico, rejeição social ou cyberbullying para zombar, desprezar ou intimidar os outros, isso fez com que o Bullying é uma questão muito séria de vida ou morte. Então, como pais cristãos, ensinamos nossos filhos a superar tendências agressivas, viver juntos em paz e tratar os outros com respeito e dignidade.

1 Samuel 17:49. Davi derrubou um gigante com uma pedra, sem dúvida, sua arma secreta era Deus, isso nos ensina que em nossas vidas enfrentaremos gigantes, golias, podemos ter certeza, mas ao mesmo tempo a oportunidade de se apoiar em Jeová e enfrentá-los, em vez de ficar sem medo, tudo o que conseguirmos será graças a Jeová pela ajuda que ele nos dá.

1 Samuel 17:47-50. A história da vitória de Davi sobre Golias nos ensina e nos encoraja a enfrentar corajosamente a oposição ou perseguição instigada por inimigos semelhantes a Golias porque seremos capazes de reconhecer que Jeová pertence à batalha e ele estará ao nosso lado conosco.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto, este site não é responsável pelo "Conteúdo dos anúncios que aparecem", uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente, TOOLSJW.COM

Comentários