TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 18 de fevereiro, Encontramos irmãos e eles nos pediram para ficar com eles (Atos 28:14).
TEXTO DIÁRIO, sexta-feira de hoje, 18 de fevereiro de 2022
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Encontramos irmãos e eles nos imploraram para ficar com eles (Atos 28:14).
Durante sua viagem a Roma, Jeová ajudou o apóstolo Paulo em muitas ocasiões por meio de seus irmãos. Por exemplo, Aristarco e Lucas, dois amigos leais de Paulo, decidiram acompanhá-lo a Roma. Eles estavam dispostos a arriscar suas vidas para estar com Paulo, embora a Bíblia não diga que nenhum deles recebeu pessoalmente de Jesus a promessa de que chegariam a Roma. Foi mais tarde, no meio de uma tempestade, que descobriram que seriam salvos. Quando chegaram à cidade portuária de Sídon, Júlio permitiu que Paulo “fosse visitar seus amigos e mandá-los cuidar dele” (Atos 27:1-3). E mais tarde, na cidade de Puteoli, Paulo e seus companheiros encontraram alguns irmãos, que imploraram que ficassem com eles por sete dias. Enquanto aqueles cristãos esperavam os viajantes,Certamente eles ficaram muito felizes com as experiências encorajadoras que Paulo lhes contou (compare Atos 15:2, 3). w20.11 15, 16 par. 15-17
Como o governador Festo ajudou Paulo?
No ano 58, Paulo ainda estava preso em Cesaréia. Festus havia substituído Félix como governador. Os judeus imploraram para que ele levasse Paulo a Jerusalém para ser julgado lá, mas Festo recusou. Talvez o governador suspeitasse que os judeus "estavam planejando uma emboscada para matar Paulo no caminho" (Atos 24:27-25:5).
O que Festo fez quando Paulo apelou para César?
Pouco depois, Paulo foi julgado em Cesaréia. Visto que Festo queria causar uma boa impressão nos judeus, ele perguntou a Paulo: “Você quer subir a Jerusalém e ser julgado ali diante de mim por essas coisas?” O apóstolo sabia que se fosse a Jerusalém, provavelmente seria morto. E ele também sabia o que tinha que fazer para salvar sua vida, chegar a Roma e continuar pregando. Então ele disse: "Eu apelo para César!" Depois de consultar seus conselheiros, Festo respondeu: "Você apelou para César e César irá." A decisão de Festo de enviar Paulo a Roma o colocou fora do alcance de seus inimigos (Atos 25:6-12).
Em que palavras encorajadoras de Isaías Paulo poderia estar meditando?
Enquanto esperava para embarcar em sua viagem à Itália, Paulo pode ter refletido sobre o que o profeta Isaías advertiu de forma inspirada aos que se opunham a Jeová: “Preparem um plano, mas será frustrado! Diga o que quiser, não vai dar certo, porque Deus está conosco!" (Isaías 8:10). Saber que Jeová o ajudaria deve ter fortalecido Paulo para as provações que viriam.
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário