TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 14-20 de fevereiro de 2022, “Jeová tem consideração pelos outros”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 14-20 de fevereiro de 2022, “Jeová é bondoso para com os outros”, discurso preparado.
“Jeová tem consideração pelos outros” (10 min.)
Jeová tem consideração pelos outros, respeitando e cuidando de seus servos fiéis. Ele está sempre lá para nós por causa de seu imenso amor por seus filhos terrenos. Temos que mostrar essa mesma atenção e respeito ao próximo, à congregação cristã, aos jovens e aos idosos. Devemos imitar a Jeová e aprender com Samuel a ter consideração pelos outros.
Uma pessoa atenciosa é aquela que respeita e mostra cuidado pelos outros, age com consideração. Ou seja, mostra respeito, gentileza e atenção ao lidar com outra pessoa ou coisa. Um interesse saudável, respeitoso e gentil. Por que Samuel, na sua idade, é um exemplo de menino atencioso?
VAMOS LER: 1 Samuel 3:4-7.
Então Jeová chamou Samuel, e Samuel respondeu: “Eis-me aqui.” 5 E ele correu para onde estava Eli e disse: “Senhor, você me chamou, aqui estou”. Mas ele respondeu: “Não, eu não liguei para você. Volte para a cama." Então Samuel foi e deitou-se. 6 Jeová o chamou novamente: “Samuel!” Então Samuel se levantou, foi até Eli e disse: “Senhor, você me chamou, aqui estou”. Mas ele respondeu: “Não, meu filho, eu não te chamei. Volte para a cama." 7 (Samuel ainda não conhecia a Jeová e ainda não havia recebido nenhuma mensagem de Jeová)
No que acabamos de ler notamos a predisposição de Samuel com a idade e a época. Ele repetidamente se levantou porque pensou que Eli, seu Senhor, o estava chamando. Até correndo para ver o que Elí queria e em todas as ocasiões se dirigia a ele com o maior respeito. Sempre com as melhores atitudes, eu estava predisposto.
Samuel, na segunda ou terceira vez ele não disse ao seu Senhor: "Sim, você me chamou". Não, Samuel sempre que ouvia em seu sonho que eles o chamavam, ele corria e ia, e se dirigia ao seu Senhor com o maior respeito, e ele fazia novamente o que ele lhe disse, para dormir. Esses versículos denotam como ser uma pessoa atenciosa, que age com respeito e cuidado com as coisas e com os outros.
Uma pessoa, que era apenas uma criança, porque Samuel começou a servir a Jeová no tabernáculo. Na verdade, eles eram tão pequenos que no versículo 7 ele deixa claro que Samuel ainda não conhecia a Jeová e por isso pensou que era Eli, seu Senhor, que o estava chamando. Ele nunca havia recebido uma mensagem de Jeová e, embora estivesse confuso, continuou a agir com consideração.
Ele não é apenas um exemplo para adultos e jovens seguirem, mas também para as crianças da congregação. Samuel nos mostra que não há idade para ser atencioso, (um estudo da Bíblia coloca a idade de Samuel com 12 anos naquela época), temos que ser pessoas atenciosas desde o momento em que nascemos. Mesmo que não saibamos muitas coisas, nem conheçamos pessoas. Samuel não conhecia a Jeová nem Ele nunca havia falado com Samuel, mas isso não o impediu de ser atencioso.
Samuel era um menino muito obediente, em todas as ligações ouvia imediatamente e sempre com respeito. Embora a resposta de Eli fosse sempre a mesma. Até que Samuel percebeu que era Jeová quem o estava chamando, e não o sumo sacerdote Eli. Samuel não caiu nesse aspecto, que era Jeová até a terceira vez que aconteceu a mesma coisa e Eli percebeu o que estava acontecendo. Jeová poderia ter dito ao jovem Samuel que era ele, mas não o fez, e embora não saibamos por quê, ele nos deixa um grande exemplo para todos imitarmos, o de Samuel, como uma criança atenciosa, respeitosa, atenciosa e bondosa.
VAMOS LER: 1 Samuel 3:8,9.
“E Jeová o chamou pela terceira vez: “Samuel!” Então Samuel se levantou, foi até Eli e disse: “Você me chamou, aqui estou”. Foi quando Eli percebeu que era Jeová quem estava chamando o menino. Então Eli disse a Samuel: "Vá, deite-se, e se ele te chamar de novo você tem que dizer 'Diga-me, Jeová, seu servo está ouvindo'". Samuel saiu e voltou para a cama.
Isso teve de acontecer uma terceira vez, quando Eli percebeu o que estava acontecendo com o jovem Samuel e então lhe deu instruções precisas sobre o que deveria fazer se Jeová o contatasse novamente. Desta vez, Samuel pode não estar tão confuso, mas ele começou a entender o que estava acontecendo, ele fez como Eli lhe ordenou, voltou para a cama e já sabia ficar atento se Deus o contatasse novamente.
VAMOS LER: 1 Samuel 3:15-18.
“Samuel ficou na cama até de manhã. Então ele abriu as portas da casa do Senhor. Ele estava com medo de contar a Eli sobre a visão que ele teve. Mas Eli chamou Samuel e disse: "Samuel, meu filho!" "Estou aqui", respondeu ele. E Eli lhe perguntou: “O que ele te disse? Não esconda isso de mim, por favor. Que Deus o castigue severamente se esconder de mim uma única palavra de tudo o que ele lhe disse. Então Samuel lhe contou tudo; ele não escondeu nada dela. Eli disse-lhe: “É Jeová. Deixe-o fazer o que lhe parece bom."
Samuel estava com medo da visão que teve e principalmente de contar a Eli sobre isso por causa da mensagem de censura que ele trouxe. Eli o chamou, dessa vez sim, o sumo sacerdote o chamou para lhe contar tudo o que Jeová lhe havia dito. E, de fato, Eli exigiu que ele lhe dissesse até a última palavra e assim Samuel o fez, não importa quantos anos ele tivesse e quão assustado ele se sentisse com a visão e suas consequências.
A Lei de Jeová decretou que as crianças devem respeitar os idosos, especialmente se for um diretor ou chefe da cidade, como diz Levítico 19:31: "Antes de cabelos grisalhos você deve se levantar, e você deve honrar os idosos e temer o seu Deus. Eu sou Jeová.”
Claro que se nos colocarmos na situação de Samuel tinha que ser muito difícil, o mesmo relato bíblico diz que ele estava com medo. Não se trata de qualquer visão, trata-se de uma visão que Jeová deu a um menino de 12 anos e que contém uma dura mensagem de condenação de Deus. Muitos idosos de grande experiência podem se perguntar por que Deus confiou esta mensagem a um jovem e não à experiência de um sumo sacerdote.
Por que um garoto de 12 anos confiar nele com uma mensagem de condenação? Jeová deixou claro para Eli que tinha que ser ele, que ele havia se dirigido a Samuel, que o estava chamando. Eli se encarregou da situação e disse a Samuel que não escondesse nada dele, o jovem obedeceu e lhe contou todas as palavras que Jeová lhe havia dito. A responsabilidade que recaiu sobre este jovem é enorme. Era sua primeira vez, ele nem conhecia a Jeová e lhe confiou uma visão importante. Como Samuel agiu? Ele era atencioso, respeitoso e gentil. Para com seu ancião, Eli, o sumo sacerdote e seu Senhor, e diante de Deus, diante de Jeová fazendo o que ele pediu.
Jeová também teve consideração por Eli. Embora confiasse essa visão a Samuel, ele era considerado o sumo sacerdote, respeitando-o e dando-lhe atenção. Ele não o deixou de lado, mas contou-lhe e deixou claro para Eli que tudo o que Samuel lhe dissera vinha dEle, que era Ele, Deus, que havia chamado Samuel. O versículo 18, que acabamos de ler, nos dá a resolução de toda essa situação: “Eli disse a Samuel: É Jeová, faça o que lhe parecer bem.
Ao longo deste discurso sobre os tesouros da Bíblia, vimos como os protagonistas dessa história bíblica agiram de maneira atenciosa. No início vimos que consideração implica respeito e atenção. Samuel foi respeitoso e atencioso, Eli foi respeitoso e atencioso com Samuel e com Deus. E Jeová também foi bondoso com Eli. Lembremo-nos do que dissemos no início deste discurso: “Uma pessoa atenciosa é aquela que respeita e mostra cuidado com os outros, age com consideração. Ou seja, mostra respeito, gentileza e atenção ao lidar com outra pessoa ou coisa. Um interesse saudável, respeitoso e gentil.”
Agora temos o exemplo de Jeová, Samuel e Eli. Como podemos mostrar que somos pessoas atenciosas? Porque não basta dizer, mas temos que provar. Esta é a única coisa que importa, e é isso que Deus vê de nós, como tratamos os outros? Somos respeitosos e atenciosos?
Deus quer que tratemos nosso próximo com amor, que imitemos suas qualidades. Então temos que refletir e nos perguntar: Como posso ter consideração pelos jovens e idosos? E para isso podemos relembrar o desenho que vemos no nosso guia de atividades. Como Samuel teve consideração com Eli obedecendo a Jeová. E também temos que refletir sobre como posso ser atencioso nas reuniões cristãs?
Comentários
Postar um comentário