Estudo de A Sentinela, Vamos Continuar Ouvindo, Semana 21 a 27 de fevereiro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, Vamos Continuar Ouvindo, 21-27 de fevereiro de 2022, Comentários e Respostas.

1, 2. (a) Que ordem três apóstolos receberam de Jesus, e como reagiram? 

Em uma visão, Jeová lhes deu a ordem de que ouvissem a Jesus e, pelo modo como viviam, mostraram que realmente o ouviram e queremos seguir o exemplo deles.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os apóstolos Pedro, Tiago e João receberam um mandato de Jeová para “escutar seu filho Jesus”. A reação dos três a essa ordem foi evidente, pois seu modo de vida mostrava que realmente escutavam a Jesus.

Bem, o que encontramos em Mateus 17:5 lá Jeová disse a eles que este é meu filho amado ele tem minha aprovação escute-o e é claro que eles mostraram que ouviram a Jesus pelo seu modo de vida.

A nota do estudo menciona que esta é apenas a segunda vez que os humanos ouvem a voz de Jeová, então que mensagem importante. 

b) O que veremos neste artigo?

Veremos duas coisas que Jesus disse que deveríamos fazer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vamos ver duas coisas que Jesus disse que deveríamos fazer.

“ENTRE PELO PORTÃO ESTREITO”

3. De acordo com Mateus 7:13, 14, o que devemos fazer?

De acordo com este texto, devemos escolher qual caminho vamos seguir, pois são dois, um espaçoso e outro estreito, e deve-se notar que esta decisão é a mais importante que tomaremos, pois nossa esperança de viver para sempre depende disso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos tomar a importante decisão de escolher: por qual porta entrar e por qual caminho seguir. Existem apenas duas opções, o caminho "estreito" leva à vida eterna e o caminho "largo" leva à destruição.

Devemos tomar uma decisão, esses versículos nos falam sobre dois caminhos, o estreito e o espaçoso, que representam dois comportamentos diferentes, então devemos escolher qual caminho queremos seguir se queremos que nosso comportamento agrade a Jeová ou não.

Claro, e como nossa vida eterna depende disso, é uma decisão pessoal que ninguém pode tomar por nós.

É claro para nós que existem apenas duas portas, ou seja, duas opções, a correta e a incorreta, podemos dizer que não existem caminhos cinzentos ou caminhos alternativos ou pessoais de servir a Deus como alguns afirmam, pois não podemos escolher servir a Deus à nossa maneira, mas há apenas duas direções. 

4. Como você descreveria o caminho “espaçoso”?

O caminho espaçoso é um caminho fácil, e é por isso que a maioria o escolhe, mas infelizmente esse caminho é o que levará à sua destruição.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É uma estrada larga e popular que oferece uma "liberdade irreal" mas que na verdade escraviza. Infelizmente, muitos daqueles que decidem continuar nele não percebem que é Satanás quem quer que eles sigam por esse caminho que leva à morte.

Bem, como a própria palavra indica, é ótimo, é fácil ir para ele e é por isso que muitos decidem seguir esse caminho.

Também podemos descrevê-lo como um caminho que foi idealizado e desenhado cada uma de suas curvas e linhas retas pelo próprio Satanás precisamente para que nos afastemos de Jeová e também que os companheiros que teremos nesse caminho como Primeira Coríntios 6 diz: 9 e 10 não são boa companhia, são pessoas gananciosas, ladrões bêbados, até mesmo pessoas que fazem o que Jeová não concorda, como os imorais, idólatras ou homossexuais.

É interessante comparar o fato de que muitas pessoas vão por esse caminho com o que primeiro João 5:19 diz que é mencionado que o mundo inteiro está sob o poder do maligno, então também podemos entender por que muitas pessoas vão por esse caminho porque é o próprio Satanás que está encarregado de guiá-los por esse caminho maligno.

5. Que esforços alguns fizeram para encontrar o caminho estreito e começar a ir para lá?

Muitos esforços desde que para isso eles tiveram que iniciar um profundo estudo da Bíblia e assim aprender que Jeová espera que rejeitemos os ensinos das falsas religiões, e que cortamos completamente nossa participação em celebrações e costumes pagãos, embora sem dúvida eles tenham visto que eles não fizeram É sempre fácil fazer o que Jeová nos pede, por isso lhes custou muito fazer as mudanças de que precisavam, mas eles as fizeram para obter a aprovação de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A primeira coisa que temos feito é não cansar de procurar até encontrar o caminho estreito da verdade, e então, quando o encontrarmos, temos que fazer as mudanças necessárias para permanecer nele. Ao estudar a Bíblia em profundidade, aprendemos os padrões de Deus e ouvimos os ensinamentos de Jesus. Além disso, tivemos que rejeitar os falsos ensinamentos e deixar de participar de celebrações e costumes de origem pagã. É verdade que não é fácil seguirmos esse caminho ou fazer as mudanças que nos são pedidas, mas o amor a Jeová e os benefícios de andar nele fazem valer a pena qualquer esforço ou sacrifício.

Bem, alguns tiveram que fazer esforços reais para encontrá-lo porque hoje as palavras de Jesus em Mateus 7:15 estão se cumprindo que haveria falsos profetas e mais do que nunca porque parece que existem milhares de religiões e todas elas afirmam ter a verdade, mas graças a um profundo estudo da palavra de Deus na Bíblia, porque essas pessoas foram capazes de encontrar o caminho estreito da verdade.

Também é interessante que a palavra esforço seja usada no final, como podemos ver, significava não seguir a multidão, era algo que era difícil, era algo em que não se podia desistir, então era como nadar contra a corrente, se você parasse, você se jogaria para trás, era mais fácil se deixar levar, então sabemos que essas pessoas realmente fizeram um grande esforço para aprender a verdade e ouvir Jesus.

E muitos tiveram que ser muito corajosos porque, como Jesus disse em Mateus 10 de 34 a 36, ​​eles teriam inimigos em sua própria casa porque escolheriam fazer a vontade de Jeová e isso poderia encontrá-los a partir do que sua família fez, por isso exigiu muita coragem para ficar do lado de Jeová.

E também vemos que essas pessoas não desistiram porque como ele diz em provérbios 27:11 o que eles queriam fazer é alegrar o coração de Jeová por amor de seu pai celestial ao nosso pai Jeová eles não desistiram para que ele é feliz.

COMO FICAR NO CAMINHO ESTREITO

6. De acordo com o Salmo 119:9, 10, 45, 133, o que pode nos ajudar a permanecer no caminho estreito?

O que pode nos ajudar são as regras de Jeová estabelecidas em sua palavra a Bíblia, visto que são como as barreiras de proteção ou segurança encontradas nas estradas estreitas das montanhas, e a ilustração nos dá uma ideia do que são essas barreiras, então devemos agir de acordo ao que a bíblia diz, só assim caminharemos em um lugar seguro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nesses textos, o salmista usa expressões como: "não me deixes errar", "andarei em lugar seguro" e "firme meus passos" de modo a nos lembrar que o caminho estreito contém as regras de Jeová que como barreiras para nos proteger e nos ajudar a permanecer e continuar no caminho da vida. Isso é comparado às barreiras de segurança que estão nas estradas literais, estas servem para proteger o motorista e seu veículo, da mesma forma, os padrões de Jeová são na verdade barreiras seguras para cada um de nós.

Como dizem os versos, nos diz que nos ajuda a não nos desviarmos, a estarmos seguros e a darmos passos firmes nesse caminho e então isso se encaixa muito bem com a ilustração que vem no parágrafo que, como as barreiras de uma montanha um caminho muito estreito Eles nos protegem da mesma forma que as regras de Jeová nos protegem para que não nos desviemos.

É verdade que o Iluminismo nos ajuda a entender muito bem a ideia de que nenhum de nós, quando estamos descendo uma estrada de montanha instável onde nossas vidas podem estar em jogo, pensa que essas barreiras porque nos incomodam que estão lá para torná-lo mais difícil para nós dirigir, tudo o contrário é um guia que nos protege porque esse é o ponto de vista que a Bíblia nos transmite a respeito dessas normas ou coisas que Jeová nos dá hoje para nos proteger.

E essas barreiras restringem a liberdade de movimento de qualquer veículo, mas assim como os regulamentos de Jeová, eles também nos restringem de certa liberdade de movimento, mas essa liberdade de movimento é para nosso próprio bem para nos proteger, na imagem, parece muito bom se não fossem. Se houver barreiras o resultado pode ser fatal nessa curva e com Jeová a mesma coisa também acontece se os padrões de Jeová não existissem em nenhuma curva em nenhum momento difícil da nossa vida os resultados poderiam ser fatais.

Além disso, se estivéssemos dirigindo por uma dessas estradas não chegaríamos tão perto dessas barreiras que até nos colocaríamos em perigo, mas deixaríamos uma distância, porque não chegaríamos muito perto dos limites dos padrões de Jeová nem procuraríamos brechas neles, mas se Jeová nos envia algo, entendemos que nos protege e nos ajuda a permanecer no caminho estreito.

O Salmo 119:45 é muito bonito porque diz que vou andar por um lugar seguro porque eles buscam suas ordens. Talvez quando passemos à noite por uma dessas estradas tenhamos consciência dos painéis refletivos que essas barreiras têm para não ficar perto demais para saber se estamos passando pelo centro Da mesma forma, também queremos procurar estar atentos aos regulamentos de Jeová para que possamos segui-los e estar seguros.

7. Como os jovens devem ver o caminho estreito?

Devemos ver isso como a melhor opção, nunca devemos chegar a pensar que as regras de Jeová são muito restritivas, porque é exatamente isso que Satanás quer alcançar, ele quer que pensemos que quem vai pelo caminho largo está se divertindo, se divertindo , mas a realidade é que Jeová é o único que nos deu uma visão clara do que será recebido por aqueles que continuarem no caminho que leva à vida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os jovens devem ver o "caminho estreito" pelo que é: um caminho que não é fácil de seguir e, embora pareça restritivo, liberta em todos os aspectos importantes da vida, e ao final, Jeová diz que aqueles que permanecerem nele receberão a vida eterna. Ao contrário do "caminho largo" que Satanás oferece, que dá uma imagem de liberdade, diversão e diversão, mas na realidade escraviza, e no final quem o segue leva à destruição.

E é interessante que você encontrou Satanás com Jeová porque Satanás tenta fazê-los notar, mas com uma visão limitada muito tendenciosa, mas como vemos Jeová é exatamente o oposto, Jeová dá uma imagem muito clara e muito precisa, por exemplo, se formos ao Salmo 37:29 diz que os justos herdarão a terra e viverão nela para sempre, então não há limite para o caminho até lá, é uma visão muito clara e esperançosa para os jovens.

E hoje os jovens tem mais pressão do que nunca na história existem milhões de outros jovens que expõem suas vidas na internet aparentemente mostrando as coisas boas de suas vidas como são felizes mas isso é só uma aparência atrás de uma tela então se desligar e não sabemos de mais nada o que é realmente bom é mencionado na Bíblia em Isaías 35 aquelas promessas maravilhosas que Jeová nos faz para o futuro.

E é verdade que às vezes pode ser muito difícil resistir a essa pressão que os jovens têm. O vídeo quebra as correntes da pressão do grupo, explicando que o mais fácil é ceder a essa pressão e se deixar levar pelo que a maioria faz , mas no final, fazer isso só iria nos transformar em fantoches nas mãos de outras pessoas por isso é tão importante que os jovens aprendam a não ceder a essa pressão de outros colegas e ele deu 4 sugestões para lutar contra isso fique alerta pense no que pode acontecer prepare-se bem e Aja. 

8. O que os jovens podem aprender com o exemplo de Olaf?

O que podemos aprender é que, para resistir à pressão dos colegas, devemos procurar verdadeiros amigos na congregação, levar a sério nosso estudo bíblico, assim estaremos convencidos de que esta é a verdade e estaremos plenamente determinados a servir a Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E vemos que no caso desse jovem a pressão foi muito grande, pois como comenta o parágrafo, ao explicar aos colegas de classe que as Testemunhas de Jeová são guiadas pelos elevados padrões morais da Bíblia, algumas meninas de sua classe tomaram como um desafio e eles tentaram convencê-lo a ter relações íntimas com eles, e além disso seus professores insistiram que ele fosse para a universidade.

Olaf é um jovem que enfrentou forte pressão de seus colegas e, ao mesmo tempo, pressão de seus professores para ir contra as regras de Jeová, mas conseguiu resistir porque procurou amigos cristãos e aprofundou seu estudo da Bíblia. a si mesmo que estava na verdade e que o melhor é servir a Jeová. Com esse exemplo, os jovens podem aprender que os conselhos e regulamentos de Jeová, por mais restritivos que pareçam, os mantêm a salvo e protegidos dos males do caminho largo.

Bem, estando sob tanta pressão, ele não queria enfrentar a pressão sozinho. Ele diz que estava procurando bons amigos na congregação, isso se tornou sua família. Ele também se refugiou em Jeová, levando mais o estudo da Bíblia sério, é por isso que ele diz que cada vez que se aprofundava mais e mais percebia que a verdade estava em seu coração ele nunca tentou superar essa pressão sozinho.

Quando lemos sobre sua experiência, podemos chegar a pensar, bem, em relação à imoralidade sexual, é algo que nos distanciaria de Jeová, mas os estudos universitários, afinal, obter conhecimento é algo que nos é aconselhado, é uma boa coisa, mas a verdade é que sim refletimos sobre isso ir para a universidade representa mais perigos do que vantagens em más companhias entre também o tempo e energia que serão dedicados a isso que devemos dedicar também a Jeová e além de tudo isso o perigo que os estudos passam a ter um lugar de destaque em nossa vida que eclipsa a Jeová todos esses perigos no final também nos distanciariam de Jeová por isso esse irmão também considerou que era um perigo potencial e se afastou deles.

E para este tempo em que o confinamento se tornou algo bastante normal, bem, quão importante é fazer da congregação nossa família, mesmo que seja através de uma tela ou agora que temos um pouco mais de tempo porque talvez algumas atividades tenham limitado nos aprofundarmos em nosso estudo da Bíblia, talvez seja algo que possa ajudar os jovens a se tornarem ainda mais fortes e determinados a servir a Jeová.

Sim, isso também faz com que os jovens reflitam sobre o que é um trabalho individual para cada um, porque diz que você tem que procurar novos amigos, não talvez esperar que eles venham, mas você tem que tomar a iniciativa e também em termos de estudar a Bíblia, então não nos conformemos apenas com o que nossos pais nos dão em casa, mas também temos tempo de qualidade para ver porque essas regras são a melhor coisa da vida.

ILUSTRAÇÃO:

Uma barreira de segurança protege um veículo que viaja em uma estrada de montanha estreita. Série de imagens: 1. Um jovem lê a Bíblia. 2. Um irmão desvia o olhar da tela do smartphone. 3. Uma irmã rejeita a amizade com um rapaz de sua escola. 4. Uma irmã recebe alguns folhetos com informações para estudar na universidade.

Os conselhos e padrões de Deus nos ajudam a permanecer no caminho "estreito". (Ver parágrafos 6 a 8). *

Pois bem, esse irmão viu a palavra de Jeová, a Bíblia, como aquela barreira que o protegia do caminho, por isso ele se vê nesse primeiro círculo, já que estava lendo a Bíblia, e isso o ajudou e, em geral, ajudará a todos nós, a rejeitar certas tentações. 

9. O que devemos fazer se quisermos permanecer no caminho estreito?

O que devemos fazer é continuar ouvindo Jesus e ver o caminho estreito como proteção, não como restrição, só assim não sairemos dele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos continuar a ouvir Jesus e nos convencer de que o caminho estreito é prova do amor e proteção de Jeová.

Faça o que Jeová disse aos apóstolos durante a transfiguração ouça seu filho se ouvirmos a Jesus Cristo levamos em conta seus conselhos vemos que eles são uma proteção para nós para o nosso bem e isso nos ajudará a continuar no caminho certo.

“FAÇA AS PAZ COM SEU IRMÃO”

10. De acordo com Mateus 5:23, 24, o que Jesus disse que deveríamos fazer?

Jesus disse que se alguém estivesse no templo para oferecer um sacrifício prestes a dar um animal a um sacerdote para sacrifício, e naquele momento ele se lembrasse de que seu irmão tinha algo contra ele, deveria deixar o animal e ir embora, porque ele não poderia oferecer esse sacrifício sem primeiro fazer as pazes com seu irmão.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Nesses versículos, Jesus disse que o mais importante, o que oferecer um sacrifício a Jeová, é: fazer as pazes com nosso irmão.

Bem, dê prioridade a fazer as pazes com nossos irmãos.

Sim Jesus disse claramente que é mais importante fazer as pazes com nossos irmãos mais importante do que pregar muito do que fazer comentários ou fazer designações na reunião a primeira coisa é estar em paz com nossos irmãos se tivermos um bom relacionamento com os irmãos na congregação, podemos ter um bom relacionamento com Jeová.

Gosto muito da nota de estudo que veio desse texto dizia que era mais provável que o irmão que estava ali entre milhares de pessoas viajasse a Jerusalém para as festas periódicas para oferecer sacrifícios ao templo e assim como ele poderia estar entre tantos muitas pessoas o outro irmão a quem ele teve que se desculpar, então não seria fácil estar lá agora para ir procurar seu irmão para pedir perdão, mas ainda assim Jesus enfatizou que devemos fazê-lo.

Bem, o mais importante naquele momento era oferecer esse sacrifício a Jeová seu próprio relacionamento pessoal com Jeová, mas Jesus deixou muito, muito claro no texto Mateus 5 apenas com a palavra inicial quando ele diz primeiro faça as pazes e depois o oferta.

11. Que medidas Jacó deu para fazer as pazes com Esaú?

Por exemplo, a primeira coisa que ele fez foi orar de coração a Jeová, então ele enviou a Esaú um presente muito grande e finalmente, quando eles finalmente se viram, Jacó tomou a iniciativa e honrou Esaú, a história diz que ele se curvou diante dele sete vezes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Primeiro, ele orou de coração a Jeová. Segundo, ele enviou a Esaú um presente generoso. E terceiro, quando ele finalmente viu seu irmão face a face, Jacó tomou a iniciativa e honrou Esaú, a Bíblia diz que “ao se aproximar, ele se curvou ao chão sete vezes antes de alcançá-lo”. Esta foi uma grande demonstração de humildade e respeito, e que ele realmente queria fazer as pazes com seu irmão.

Sim, bem, primeiro oro sinceramente a Jeová pedindo ajuda, depois lhe envio um presente generoso e finalmente, quando Jacó se viu, ele tomou a iniciativa de homenagear Esaú, a história diz que ele veio se curvar a ele até 7 vezes, assim vemos como a humildade e o respeito que o levaram a buscar a paz.

Jacó estava longe da terra natal de sua família por cerca de 20 anos, mas naquele momento agora um anjo lhe diz para voltar para onde ele morava tão claramente que ele começou a pensar bem onde está Esaú que guardou um grande rancor contra mim e que queria mate-me assim que não foi fácil seguir aquela ordem do anjo mas ele obedeceu e foi lá mas foi lá sabendo que tinha que consertar as coisas com o irmão e depois fez os passos que estudamos.

Bem, foi surpreendentemente bom em Gênesis 33:4 diz que eu o abracei e o beijei e os dois começaram a chorar então ele alcançou seu objetivo ele chegou ao coração de seu irmão e resolveu aquele problema que estava enraizado ali por tanto tempo .

Lendo o que diz Gênesis 32:9, você pode ver a fé e confiança que Jacó tinha em Jeová. A Bíblia diz que ele estava com muito medo de ter que dar o passo que Jeová estava lhe dizendo, mas Gênesis 32:9 mostra como ele abriu seu coração para Jeová e Jeová disse a ele que você está me mandando fazer isso eu vou fazer mas preciso da sua ajuda, então também podemos passar que se tivermos uma situação complicada com um concristão ore a Jeová seja sincero e diga a Jeová que você me manda fazer as pazes peço sua ajuda e podemos ter os mesmos bons resultados que Jacó teve.

12. O que aprendemos com o exemplo de Jacó?

Com este exemplo aprendemos que devemos sempre primeiro pedir ajuda a Jeová, e também que devemos agir de acordo com o que lhe pedimos, pois no caso de Jacó, ele fez tudo ao seu alcance para que o encontro com Esaú fosse tão agradável quanto possível, também ao tentar fazer as pazes com alguém devemos ser humildes o suficiente para não discutir sobre quem está certo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que podemos aprender é: "a maneira como Jacó se preparou para fazer as pazes com seu irmão". Portanto, ela nos ensina que, se quisermos fazer as pazes, primeiro devemos orar humildemente a Jeová pedindo ajuda. Então, aja em harmonia com a nossa oração, fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para ter a reunião mais agradável possível. E ao falar com nosso irmão, evite discutir sobre quem está certo, antes, cure qualquer problema que tenha tido.

Vemos que a primeira coisa que Jacó fez foi orar de coração a Jeová com humildade ele pediu que o ajudasse e esta é a primeira coisa que temos que fazer se temos um problema com um irmão a primeira coisa que temos que fazer é orar a Jeová e pedir-lhe com humildade que nos ajude.

Outra coisa também é agir em harmonia com o que pedimos a Jeová em oração, então agora que pedimos sua ajuda para fazer todo o possível para fazer as pazes com este irmão, assim como Jacó fez com Esaú, ele foi mais longe, ele fez todo o possível para receber o seu perdão.

ILUSTRAÇÃO:

Seguiremos o exemplo de Jacó, que foi humilde e fez as pazes com seu irmão? (Ver parágrafos 11 e 12). *

As duas expressões são interessantes porque talvez possamos pensar que o coração de Esaú estava muito fechado e que poderia acontecer conosco com outra pessoa, ele está muito fechado em si mesmo e não será possível mas não, vemos que aqui as duas expressões são agradáveis, ambos são de reconciliação e não nos fazem prejulgar no início do que pode acontecer, ter boas qualidades com Jeová sempre pode resultar em sucesso.

Também todos esses passos que ele deu é interessante ver aqui como toda a sua família está por trás disso, então eles também viram o bom exemplo de seu pai de seus filhos suas esposas de como ele fazia as peças e como elas deram um bom exemplo.

E também, como vimos na imagem, a atitude com que ele foi quando foi falar com Esaú, ele diz que não começou a discutir, não o vemos com uma atitude como se estivesse pedindo para ele aplicar por que tinha agiu dessa forma, se ele estava certo, ele sabia que seu objetivo era fazer as pazes e por isso foi com uma atitude humilde.

E pensando também neste segundo ponto que ele fez tudo ao seu alcance, pensamos também no custo pessoal e material que teve para ele nesta ocasião aprendemos muito, se realmente queremos fazer as pazes com nossos irmãos haverá nada que seja mais importante que a paz com nossos irmãos isso talvez envolva aspectos materiais ou como neste caso abaixar nosso orgulho a nada e ser totalmente humilde para agora poder fazer as pazes com nossos irmãos.

COMO FAZER AS PAZ COM OS OUTROS

13, 14. O que devemos fazer se ofendermos outro cristão?

Lo que debemos hacer es orar sinceramente a Jehová y pedirle que bendiga nuestros esfuerzos por hacer las paces con nuestro hermano, y también debemos dedicar tiempo a auto examinarnos, podríamos preguntarnos: ¿»Estoy dispuesto a tragarme mi orgullo, pedir disculpas con humildad y hacer paz"? “Como Jeová e Jesus se sentirão se eu tomar a iniciativa e fizer as pazes com meu irmão ou irmã”? Isso certamente pode nos aproximar do irmão e fazer as pazes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos imitar o bom exemplo de Jacó. Isso significa que vamos orar a Jeová e pedir que ele abençoe nossos esforços de tomar a iniciativa de fazer as pazes com nosso irmão, o que significa que temos que engolir nosso orgulho, pedir humildemente desculpas e fazer as pazes com nosso irmão ou irmã .

Bom, temos que pôr mãos à obra, ou seja, temos que fazer um esforço e algo que podemos fazer é imaginar ou pensar como vai ser feito. pode usar, também imaginar em possíveis reações e consequentemente ficar e conseguir manter a calma e depois pedir a Jeová que tudo isso que organizamos muito bem em nossas cabeças, que ele abençoe e que realmente tenha dado certo .

E novamente, quão importante é o objetivo? Por exemplo, quando queremos orar a Jeová, queremos pedir a ele que nos ajude para que possamos fazer as pazes com aquele irmão. Não queremos pedir que o irmão concorde conosco , que o irmão entenda que temos razão, não é isso que Jeová quer, o que Jeová quer é ver essa motivação em nosso coração, o que queremos é manter a paz.

Essa pergunta é muito interessante como Jeová e Jesus vão se sentir, ou seja, colocar Jeová e Jesus nesse problema nesse grande problema entre 2 pessoas imperfeitas, para a questão da soberania, como isso vai influenciar, muitas vezes quando um é diante de um problema, Ele sabe qual é a saída, não sabe como deve agir, mas se pensar no efeito que isso terá sobre Jeová, como Jeová pode sentir, certamente isso o encorajará a ouvir o que Jesus diz.

E também temos outra pergunta primeiro que dizia se eu estava disposto a engolir meu orgulho e humildemente me desculpar e fazer as pazes porque realmente podemos saber que ofendemos um irmão, mas não acreditamos que ele esteja certo, mas provavelmente pensamos que o temos o quão importante seria a humildade aqui da mesma forma que vimos no exemplo de Jacó o importante não é quem tem razão e sim o que Jeová quer que promovamos a paz fazendo sempre a paz que é nosso objetivo principal. 

15. Como o princípio encontrado em Efésios 4:2, 3 nos ajuda a fazer as pazes com nosso irmão?

Isso nos ajuda muito porque nos faz ver a atitude correta que devemos ter se realmente queremos fazer as pazes com alguém, e é com uma atitude humilde, pois como dizem os provérbios, alguém ofendido é mais inacessível que uma cidade fortificada, mas um pedido de desculpas humilde pode ser o suficiente para entrar nisso.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Este princípio nos ajuda a entender que a "total humildade" é necessária para fazer as pazes com nosso irmão, então um pedido de desculpas humilde e sincero pode ser a chave para resolver os problemas.

O versículo 3 mostra qual é o nosso objetivo, menciona que devemos fazer todo o possível para que a unidade e a paz sejam mantidas entre a congregação, não nossos próprios interesses, nem razão, nem orgulho, nem nada, mas ser humildes e buscar a paz no congregação.

Antes vimos no exemplo de Jacó a imagem que os rostos que eles tinham estavam felizes tanto por fazer as pazes quanto nesses versículos que lemos menciona uma qualidade que tem que estar nesse conjunto se apoiar com amor se não houver amor de através se não quisermos fazer as pazes se não é algo que vem de nós é nosso desejo é porque amamos nosso irmão não conseguiremos nosso objetivo por isso é tão importante que além de fazê-lo com uma atitude humilde queremos fazê-lo.

E pensando nesse exemplo da fortaleza e da chave, ninguém pensaria em ir abrir aquela fortaleza com um molho de chaves e começar a procurá-la ali na porta porque possivelmente não achariam porque acontece a mesma coisa com isso , o parágrafo diz que se vamos falar com um irmão temos que ser humildes, então isso exigirá que antes de falar com o irmão pensemos muito seriamente em oração sobre nossos próprios sentimentos que estão envolvidos e o que também sentimos sobre isso situação que se formou com o irmão sim, vemos que há algum remanescente que queremos fugir com isso ou que há algum orgulho, então vamos continuar cultivando a humildade até encontrarmos a chave para destrancar a fortaleza.

16. O que devemos pensar e por quê?

Devemos pensar de antemão e com muito cuidado o que vamos dizer ao irmão ofendido e como vamos dizê-lo, e quando estivermos prontos, devemos nos aproximar com o objetivo de curar qualquer ferida em seu coração, e embora ao no começo, ele pode nos dizer coisas desagradáveis ​​para não cairmos em raiva ou justificativa.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos pensar bem no que vamos dizer ao irmão ofendido e como vamos dizê-lo, porque nosso objetivo é curar qualquer ferida em seu coração. Além disso, devemos resistir a falar sobre quem age certo ou errado, lembre-se que o principal é: fazer as pazes e restaurar a paz com nosso irmão.

Bem, queremos pensar com cuidado sobre o que vamos dizer e como vamos dizer, e talvez pensemos nisso porque é assim que preparo um argumento irrefutável de que a outra pessoa não tem nada a dizer, não, o objetivo diz que é curar qualquer ferida em seu coração, então queremos pensar no que vamos dizer a ele e como vamos dizer a ele para que a ferida que nosso irmão tem se feche.

E provar que estamos certos não é o objetivo mesmo que não nos tratem bem ou não reconheçam que estamos certos em certas discrepâncias, o que o apóstolo Paulo diz em primeiro Coríntios pergunta, não é melhor que cometam injustiças contra você? Mesmo que isso aconteça, o importante é alcançar a paz e não reivindicar a si mesmo.

E também devemos resistir à influência deste mundo neste mundo a razão é muito mais importante do que a paz, mas devemos pensar como falamos no início que vamos percorrer o caminho largo onde o resto do mundo vai ou vamos ir pelo caminho estreito mais complicado e buscar a paz. 

17. O que você aprendeu com o exemplo de Gilbert?

Aprendo que para buscar e promover a paz devemos nos esforçar e pode ser que fazer a paz não aconteça da noite para o dia, pode até levar anos, então devemos ter muita paciência, devemos também orar muito a Jeová sobre o assunto e esteja pronto para perdoar se a pessoa nos disser algo que nos magoe.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Gilbert fez esforços sinceros e constantes para fazer as pazes com um parente. Ele conta que Jeová durou muito tempo, estava pronto para perdoar e entendeu que não deveria lutar por seus direitos, mas sim promover a paz. Seu exemplo nos ensina que muitas vezes há obstáculos que bloqueiam o caminho que leva à paz, mas devemos nos esforçar para colocar em prática com paciência os ensinamentos de Jesus para fazer as pazes e recuperar nosso relacionamento com nosso irmão.

Bom, aí o irmão diz que teve muitos problemas com um parente próximo e que passou mais de 2 anos se esforçando para falar com calma e franqueza, então isso me ensina a perseverança do irmão que os problemas não entendem o tempo e que talvez é tentar mais do que isso de uma vez e não desistir de fazer as pazes as vezes anos como ele disse mas que lindo o resultado no final do parágrafo que o irmão diz hoje estou em paz porque me dou bem com todos os membros da minha família.

E também é interessante que ele não disse se o parente foi testemunha ou não, mas aqui vemos como o irmão ainda tentou fazer as pazes e se esforçar porque, como disse, entendia que sua obrigação era acima de tudo promover a paz. 

18, 19. Se ofendemos alguém, o que devemos fazer e por quê?

Devemos obedecer à ordem de fazer as pazes, buscar a ajuda de Jeová e buscar seu espírito santo para nos ajudar a resolver o problema, e devemos fazer isso porque só assim seremos felizes e mostraremos que estamos realmente ouvindo a Jesus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Devemos obedecer aos mandamentos de Jesus de fazer as pazes com nosso irmão e pedir humildemente seu perdão. Para isso, temos de conversar com Jeová e buscar seu espírito santo para nos ajudar a resolver o problema. Além disso, devemos fazê-lo porque assim mostramos que estamos ouvindo Jesus e queremos permanecer no caminho estreito que a vida conduz.

Temos que obedecer ao mandato de Jesus de fazer as pazes com nossos irmãos e irmãs, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para alcançá-lo deve ser nosso objetivo e porque assim seremos felizes e acima de tudo mostraremos que estamos ouvindo Jesus.

Bem e realmente como diz no início 19 o quanto apreciamos esse amor que Jeová e Jesus nos ensinam a mostrar porque é totalmente diferente do egoísmo que vemos neste mundo onde o que eles querem é sempre ganhar seus argumentos para serem certo porém Jeová e Jesus nos fazem ter aquela paz e aquele amor que tanto nos confortam nesta linda cidade. 

O QUE VOCÊ APRENDEU NESTE ARTIGO?

Por que devemos ouvir Jesus e permanecer no caminho "estreito"?

 Porque vimos que a única coisa que pode nos levar ao caminho largo é a destruição, e se continuarmos a ouvir Jesus e ver o caminho estreito como proteção, não sairemos dele.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque Jesus disse que existem apenas dois caminhos, "o estreito" que leva à vida e "o largo" à destruição. Portanto, cada um de nós deve decidir qual escolher, porque nossas vidas dependem disso. Se ouvirmos a Jesus, permaneceremos no caminho estreito e veremos os padrões de Jeová como "barreiras seguras" que nos libertam e protegem em todos os aspectos importantes da vida.

Porque como visto naquela visão do monte o próprio Jeová nos pede para ouvi-lo e aquele caminho em que Jesus nos pede para andar é para nosso benefício e tem final feliz a vida eterna.

E também, como vimos, embora pareça mais fácil seguir o caminho largo, o caminho largo, mas se passarmos pelo estreito, no final, será para proteção para nós agora e, como já foi mencionado, também para nos dar a vida eterna no futuro.

Se ofendemos alguém, por que é importante que façamos as pazes com eles?

Porque só assim estaremos promovendo a paz na congregação e também porque assim estamos ganhando o sorriso de aprovação de Deus e de Jesus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque se o fizermos, mostramos que somos obedientes ao mandamento de Jesus, que nos pede para "fazer as pazes com nosso irmão". Então, se já ofendemos alguém, devemos tomar a iniciativa de reparar e promover a paz. Isso significa que vamos orar a Jeová e pedir sua ajuda, além disso, temos que engolir nosso orgulho, pedir desculpas humildemente e nos esforçar para restaurar o bom relacionamento com nosso irmão ou irmã.

Porque paz e união são mais importantes do que ver quem estava certo, e Jeová e Jesus esperam que façamos isso, não podemos ter uma boa amizade com eles se não estivermos em paz com nossos irmãos.

Como ouvir Jesus nos beneficia?

Isso nos beneficia muito, pois só assim seremos felizes, e também permaneceremos no caminho estreito que leva à vida e receberemos muitas bênçãos agora e em um futuro muito próximo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

É benéfico para nós ouvi-lo, porque seus conselhos e mandamentos fomentam em nós boas qualidades que resultam em felicidade e verdadeira liberdade. Como aprendemos neste estudo, ouvir Jesus resulta em nosso próprio bem-estar eterno.

Por ouvir Jesus, também entendemos mais a Jeová, o modo de pensar de Jeová, o que lhe agrada, e nesse processo também melhoramos qualidades que nos beneficiam no nosso dia-a-dia na congregação com a família.

Além de fazer isso, nos garante que nos trará muitas bênçãos neste momento, mas não apenas isso, mas como diz no final do parágrafo 19, seremos felizes por toda a eternidade.

Ela nos beneficia porque nos protege. Lembramos dessa ilustração perfeita das barreiras perto de uma estrada em um precipício. Ninguém questiona por que elas estão lá. Antes, agradecemos a Jeová por nos proteger dessa maneira graças ao seu benefício.

Comentários