Estudo de Livro de Congregação, Semana de 14 a 20 de fevereiro de 2022, Capítulo 20, Parágrafos 9 a 17, Quadro 20A e Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 14-20 de fevereiro de 2022, Capítulo 20, Parágrafos 9-17, Quadro 20A e Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): rr cap. 20 parágrafos. 9-17 e caixa 20A.

Uma divisão justa e precisa

9. Que instruções detalhadas Jeová deu sobre como dividir a terra?

Jeová deu instruções detalhadas sobre o que deveriam fazer ao dividir a terra. Ele  ordenou que o território herdado pelas 12 tribos fosse distribuído de forma igualitária e precisa de norte a sul. Então eles começariam com a tribo de Dã, no extremo norte. E terminaria pela tribo de Gad, no extremo sul. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele ordenou que o território a ser herdado pelas 12 tribos fosse traçado uniforme e precisamente de norte a sul; começando com a tribo de Dã, no extremo norte, e terminando com a tribo de Gad, no extremo sul. 

Jeová ordenou que o território a ser herdado pelas 12 tribos fosse traçado de maneira uniforme e precisa, começando no extremo norte com a tribo de Dã e terminando no extremo sul com a tribo de Gade. Além disso, cada território seria uma faixa horizontal.

10. Que garantias essa parte da visão deve ter dado aos exilados?

Deu-lhes a garantia de que a divisão da terra seria igualitária e bem organizada. Além disso, garantiu que cada um dos israelitas que retornassem a Israel receberia uma parte da herança, isso significa que ninguém ficaria sem sua herança.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A descrição detalhada da divisão de Ezequiel deve ter deixado claro para eles que a divisão da terra seria muito bem organizada. Além disso, a divisão exata do país entre as 12 tribos enfatizava que cada um daqueles que retornassem a Israel receberia sem falta uma herança na terra que seria restaurada. Ninguém ficaria sem terra ou casa.

Essas instruções detalhadas asseguraram-lhes que a divisão da terra seria muito bem organizada. Além disso, eles também puderam ver que ninguém ficaria desabrigado, pois o país estava dividido exatamente entre as 12 tribos e eles teriam sua herança na terra já restaurada.

CAIXA DE FERRAMENTAS 20A: A divisão da terra

A descrição de fronteiras tão bem definidas garantiu aos exilados que sua amada terra seria de fato restaurada. Que lições podemos aprender com essa visão? Vamos analisar dois aspectos que vemos nele.

ILUSTRAÇÃO: 

Um mapa mostrando as fronteiras das faixas de terra que seriam dadas aos exilados que retornavam, conforme descrito por Ezequiel. Os territórios herdados pelas tribos traçavam-se igualmente de norte a sul, começando com Dã e continuando com Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Rúben, Judá, o imposto (tarja para fins administrativos), Benjamim, Simeão, Issacar, Zebulom e Gade.

Um lugar seguro e um trabalho valioso

Cada um que voltasse do exílio teria uma herança na restaurada Terra Prometida. No paraíso espiritual, cada servo de Jeová também tem um lugar. Não importa quão insignificante nosso papel na organização possa parecer, temos um lugar seguro e um trabalho valioso no paraíso espiritual. E é que Jeová valoriza igualmente todos os seus servos.

Distribuição de partes iguais

Na visão de Ezequiel, cada território restaurado da Terra Prometida daria a seus habitantes a oportunidade de aproveitar tudo o que havia de bom na terra. Hoje, Jeová dá a todos os seus servos a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual e usufruir suas bênçãos.

11. Que lições podemos aprender com a visão profética da divisão da Terra? (Veja o quadro “A divisão da terra”).

Podemos aprender que, da mesma forma, todos teremos um lugar garantido no paraíso espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Não apenas os sacerdotes, os levitas e os chefes teriam um lugar na restaurada Terra Prometida, mas também todos os membros das 12 tribos. Da mesma forma, não apenas o restante ungido e os da “grande multidão” que lideram o povo de Deus têm um lugar no paraíso espiritual. Todos temos lugar garantido.

Uma lição que aprendemos é que, assim como cada membro das tribos teria um lugar na terra restaurada, cada servo de Jeová também tem um lugar no paraíso espiritual. Sabemos que Jeová valoriza cada um de nós.

E outra lição que aprendemos é que Jeová dá a todos nós a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual e desfrutar de suas bênçãos.

ILUSTRAÇÃO: 

Imagens do povo de Deus hoje: 1. Uma irmã ajudando sua mãe idosa com remédios. 2. Um missionário treinando um publicador mais jovem na pregação. Eles estão pregando perto da praia. 3. Uma mãe solteira dando lições bíblicas para seu filho e sua filha. 4. Gerrit Lösch liderando o culto matinal para a família de Betel. 5. Uma irmã mais velha orando. Nas pernas traz uma Bíblia e uma lista com os nomes dos irmãos que estão presos. 6. Um irmão limpando uma pia em um Salão do Reino. 7. Um irmão orientando o trânsito no estacionamento de um Salão de Assembléias. 8. Irmãos trabalhando em um estúdio de gravação de um Escritório Remoto de Tradução.

Não importa quais responsabilidades tenhamos na organização de Jeová, ele valoriza nossos esforços para cumpri-las. (Ver parágrafo 11).

Duas grandes diferenças e seu significado para nós

12, 13. Que instruções específicas Jeová deu sobre a divisão da terra entre as tribos?

As instruções de Jeová surpreenderam muito Ezequiel porque eram muito diferentes das instruções que Moisés tinha. Para as tribos maiores, Moisés teve que dar mais terra. Mas Ezequiel foi especificamente informado na visão que todas as tribos teriam que receber "partes iguais". Portanto, de norte a sul, a faixa de território de cada tribo tinha que medir exatamente a mesma.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Algumas das instruções de Jeová sobre a divisão da terra devem ter surpreendido Ezequiel porque não coincidiam com as que Deus havia dado a Moisés.

A terra. Para as tribos maiores, Moisés teve que dar mais terra. Mas Ezequiel foi especificamente informado na visão que todas as tribos teriam que receber "partes iguais" ou, de acordo com a nota, "cada um como seu irmão". Portanto, de norte a sul, a faixa de território de cada tribo tinha que medir exatamente a mesma.

Ezequiel foi instruído que a terra deveria ser dividida "igualmente" entre as tribos. Esta instrução era diferente da que Moisés recebeu, onde mais terra foi dada a tribos maiores. Além disso, não importa a que tribo pertencessem, todos teriam a mesma oportunidade de aproveitar a Terra Prometida, que era um lugar muito fértil.

14. Qual é a diferença entre o que Jeová disse a Ezequiel sobre residentes estrangeiros e o que estava escrito na Lei?

Na Lei mosaica dizia que os estrangeiros podiam  praticar a adoração de Jeová, mas o ruim era que não podiam adquirir nenhuma terra. Mas, Jeová lhe disse: “Tens de dar ao residente estrangeiro uma herança no território da tribo em que ele se estabeleceu.” Isso faria uma mudança radical, porque graças a isso eu não veria mais a diferença entre "israelenses de nascimento" e residentes estrangeiros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

O que ele mesmo havia estabelecido na Lei. Ele ordenou: "Devem dar ao residente estrangeiro uma herança no território da tribo em que se estabeleceu". Com essa ordem, Jeová eliminou completamente uma grande diferença entre “israelitas de nascimento” e residentes estrangeiros.

A lei protegia os estrangeiros e permitia que adorassem a Jeová, mas eles não podiam possuir nenhuma terra. Em vez disso, Jeová diz algo diferente a Ezequiel. Ordena-lhe que dê uma herança ao residente estrangeiro no território da tribo em que se estabeleceu. Assim, vemos que na terra restaurada eles desfrutaram de igualdade e unidade.

15. Que verdade sobre Jeová as instruções confirmaram sobre a Terra e seus habitantes?

Graças a essas instruções, eles entenderam que os estrangeiros e os israelitas que adoravam a Deus poderiam desfrutar da mesma herança. As instruções também confirmaram que, para Jeová, todos somos valiosos e ele nos ama igualmente.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Essas instruções também confirmaram o fato de que, para Jeová, todos os seus servos são de igual valor, e essa é uma verdade que nunca mudará (leia Ageu 2:7). Portanto, quer esperemos viver no céu ou na terra, essa verdade toca nossos corações.

Como lemos em Ageu 2:7, diz que "as coisas valiosas de todas as nações entrarão nesta casa". Assim, as instruções que Jeová deu confirmaram que, para ele, todos os seus servos têm o mesmo valor, e sempre será assim, porque Jeová não muda.

ILUSTRAÇÃO: 

Irmãs de diferentes raças e idades conduzindo o culto familiar na casa de uma irmã que está em cadeira de rodas.

Imito a Jeová por ser imparcial e tratar os outros com respeito sincero? (Ver parágrafos 15 e 16).

16, 17. (a) Que lições podemos aprender ao analisar os detalhes sobre a terra e seus habitantes? 

Aprendemos muitas lições, pois igualdade e unidade é algo que deve se destacar em nossa irmandade global. Jeová dá a todos nós a mesma oportunidade de ir ao paraíso espiritual.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esses detalhes nos lembram que igualdade e unidade devem ser algo que se destaca em nossa irmandade global. Jeová não é parcial.

Estamos muito felizes por Jeová dar a todos nós a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual. Neste paraíso, prestamos de toda a alma serviço sagrado ao nosso Pai celestial e usufruímos suas bênçãos.

Aprendemos que Jeová não é parcial. Por isso, devemos contribuir para que no povo de Deus haja igualdade e unidade. Para ver se precisamos melhorar, podemos nos perguntar se estou fazendo o possível para ser imparcial como Jeová ou se trato todos os meus irmãos com respeito sincero, independentemente de sua raça, origem ou situação.

b) O que estudaremos no próximo capítulo?

Estudaremos a quarta garantia que Ezequiel recebeu na parte final de sua última visão: a promessa de que Jeová estaria com os exilados. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No próximo capítulo estudaremos a quarta garantia que Ezequiel recebeu ao final de sua última visão: a promessa de que Jeová estaria com os exilados. 

Vamos estudar a quarta garantia que Ezequiel recebeu na parte final de sua última visão: a promessa de que Jeová estaria com os exilados. Além disso, veremos que lições aprendemos com essa promessa.

ADORAÇÃO PURA E VOCÊ

Por que você tem certeza de que já existe um paraíso espiritual?

Não apenas o restante ungido e os da "grande multidão" que lideram o povo de Deus têm um lugar no paraíso espiritual. Todos nós temos um lugar seguro e um trabalho valioso no paraíso espiritual, não importa quão insignificante nosso papel na organização possa parecer.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque a Bíblia diz em João 4:23,24, que chegaria o tempo em que adoraríamos o Pai em Espírito e em verdade, vemos claramente que neste paraíso espiritual, nem todos entram nele apenas indo ao salão do reino e distribuir algumas publicações, estes são atos tangíveis que qualquer pessoa poderia realizar, portanto, nossa integridade, santidade, lealdade, na congregação é decisiva para poder entrar no paraíso espiritual.

Temos certeza porque Jeová indicou a Ezequiel que as profecias sobre a restauração de Israel teriam um cumprimento maior. Além disso, esse paraíso espiritual é uma situação espiritualmente segura, um ambiente em que os remanescentes dos ungidos e as outras ovelhas adoram a Jeová e se envolvem em atividades espirituais. Que é precisamente o que todos os seus servos fazem hoje.

Por que você pode estar convencido de que tem um lugar seguro e um trabalho valioso no paraíso espiritual?

Estamos muito felizes por Jeová dar a todos nós a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual. Neste paraíso, prestamos de toda a alma serviço sagrado ao nosso Pai celestial e usufruímos suas bênçãos.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque a Bíblia diz que fomos comprados, que foi pago um preço muito alto, não foi dinheiro ou prata, mas pelo precioso sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, isso nos comove, e nos faz ver o imenso amor que Ele e o Pai tem por nós, agora a pergunta é: como podemos retribuir o amor que eles têm por nós, sem dúvida, obedecendo voluntariamente ao mandamento de pregar e fazer discípulos.

Estamos convencidos porque Jeová valoriza todos os seus servos igualmente. No paraíso espiritual, cada servo de Jeová também tem um lugar, e por mais insignificante que pareça nosso papel na organização, sabemos que Jeová nos valoriza e vê nossos esforços para servi-lo.

O que a visão profética sobre a divisão da Terra ensina sobre Jeová?

Para as tribos maiores, Moisés teve que dar mais terra. Mas Ezequiel foi especificamente informado na visão que todas as tribos teriam que receber "partes iguais". Portanto, de norte a sul, a faixa de território de cada tribo tinha que medir exatamente a mesma. Todos os israelitas, independentemente de sua tribo, teriam a mesma oportunidade de aproveitar todo o bem que a Terra Prometida produzia, um lugar muito fértil. Esses detalhes nos ensinam que igualdade e unidade devem ser algo que se destaca em nossa irmandade global. Jeová não é parcial.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Esses detalhes nos lembram que igualdade e unidade devem ser algo que se destaca em nossa irmandade global. Jeová não é parcial. Assim, podemos nos perguntar: “Estou fazendo o meu melhor para ser imparcial como Jeová? Trato todos os meus irmãos com respeito sincero, independentemente de sua raça, origem ou situação?”

Estamos muito felizes por Jeová dar a todos nós a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual. Neste paraíso, prestamos de toda a alma serviço sagrado ao nosso Pai celestial e usufruímos suas bênçãos.

Ela nos ensina que Jeová dá a todos nós a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual. Ele não é tendencioso e nos trata igualmente, independentemente de raça, origem ou situação.

Comentários