Estudo de Livro de Congregação, Semana de 14 a 20 de fevereiro de 2022, Capítulo 20, Parágrafos 9 a 17, Quadro 20A e Respostas sublinhadas.

Estudo de Livro de Congregação, 14-20 de fevereiro de 2022, Capítulo 20, Parágrafos 9-17, Caixa 20A e Respostas Sublinhadas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): rr cap. 20 parágrafos. 9-17 e caixa 20A.

Uma divisão justa e precisa

9. Que instruções detalhadas Jeová deu sobre como dividir a terra?

Leia Ezequiel 48:1, 28. Depois de estabelecer as fronteiras do país, Jeová deu instruções detalhadas sobre como dividir a terra. Ele ordenou que o território a ser herdado pelas 12 tribos fosse traçado uniforme e precisamente de norte a sul; começando com a tribo de Dã, no extremo norte, e terminando com a tribo de Gad, no extremo sul. Cada território seria uma faixa horizontal que iria da fronteira oriental do país até o Grande Mar, ou Mar Mediterrâneo, a oeste (Ez 47:20).

10. Que garantias essa parte da visão deve ter dado aos exilados?

Que garantias essa parte da visão deve ter dado aos exilados? A descrição detalhada da divisão de Ezequiel deve ter deixado claro para eles que a divisão da terra seria muito bem organizada. Além disso, a divisão exata do país entre as 12 tribos enfatizava que cada um daqueles que retornassem a Israel receberia sem falta uma herança na terra que seria restaurada. Ninguém ficaria sem terra ou casa.

CAIXA DE FERRAMENTAS 20A: A divisão da terra

A descrição de fronteiras tão bem definidas garantiu aos exilados que sua amada terra seria de fato restaurada. Que lições podemos aprender com essa visão? Vamos analisar dois aspectos que vemos nele.

ILUSTRAÇÃO: 

Um mapa mostrando as fronteiras das faixas de terra que seriam dadas aos exilados que retornavam, conforme descrito por Ezequiel. Os territórios herdados pelas tribos traçavam-se igualmente de norte a sul, começando com Dã e continuando com Aser, Naftali, Manassés, Efraim, Rúben, Judá, o imposto (tarja para fins administrativos), Benjamim, Simeão, Issacar, Zebulom e Gade.

Um lugar seguro e um trabalho valioso

Cada um que voltasse do exílio teria uma herança na restaurada Terra Prometida. No paraíso espiritual, cada servo de Jeová também tem um lugar. Não importa quão insignificante nosso papel na organização possa parecer, temos um lugar seguro e um trabalho valioso no paraíso espiritual. E é que Jeová valoriza igualmente todos os seus servos.

Distribuição de partes iguais

Na visão de Ezequiel, cada território restaurado da Terra Prometida daria a seus habitantes a oportunidade de aproveitar tudo o que havia de bom na terra. Hoje, Jeová dá a todos os seus servos a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual e usufruir suas bênçãos.

11. Que lições podemos aprender com a visão profética da divisão da Terra? (Veja o quadro “A divisão da terra”).

Que lições fortalecedoras podemos aprender com essa visão? Não apenas os sacerdotes, os levitas e os chefes teriam um lugar na restaurada Terra Prometida, mas também todos os membros das 12 tribos (Ez 45:4, 5, 7, 8). Da mesma forma, não apenas o remanescente ungido e os da "grande multidão" que lideram o povo de Deus têm um lugar no paraíso espiritual (Ap 7:9). Todos temos um lugar garantido e um trabalho valioso no paraíso espiritual, por mais insignificante que pareça nosso papel na organização. Como somos encorajados por esta garantia!

ILUSTRAÇÃO: 

Imagens do povo de Deus hoje: 1. Uma irmã ajudando sua mãe idosa com remédios. 2. Um missionário treinando um publicador mais jovem na pregação. Eles estão pregando perto da praia. 3. Uma mãe solteira dando lições bíblicas para seu filho e sua filha. 4. Gerrit Lösch liderando o culto matinal para a família de Betel. 5. Uma irmã mais velha orando. Nas pernas traz uma Bíblia e uma lista com os nomes dos irmãos que estão presos. 6. Um irmão limpando uma pia em um Salão do Reino. 7. Um irmão orientando o trânsito no estacionamento de um Salão de Assembléias. 8. Irmãos trabalhando em um estúdio de gravação de um Escritório Remoto de Tradução.

Não importa quais responsabilidades tenhamos na organização de Jeová, ele valoriza nossos esforços para cumpri-las. (Ver parágrafo 11).

Duas grandes diferenças e seu significado para nós

12, 13. Que instruções específicas Jeová deu sobre a divisão da terra entre as tribos?

Algumas das instruções de Jeová sobre a divisão da terra devem ter surpreendido Ezequiel porque não coincidiam com as que Deus havia dado a Moisés. Vejamos duas diferenças. Um tem a ver com a terra e o outro com seus habitantes.

A terra. Para as tribos maiores, Moisés teve que dar mais terra (Nm 26:52-54). Mas Ezequiel foi especificamente informado na visão que todas as tribos teriam que receber “partes iguais” ou, de acordo com a nota, “cada um como seu irmão” (Ezequiel 47:14). Portanto, de norte a sul, a faixa de território de cada tribo tinha que medir exatamente a mesma. Todos os israelitas — não importa de que tribo fossem — teriam a mesma oportunidade de aproveitar todo o bem que a Terra Prometida produzia, um lugar muito fértil.

14. Qual é a diferença entre o que Jeová disse a Ezequiel sobre residentes estrangeiros e o que estava escrito na Lei?

Os habitantes. A Lei mosaica protegia os estrangeiros e permitia que adorassem a Jeová, mas eles não podiam possuir nenhuma terra. — Lev. 19:33, 34. No entanto, o que Deus disse a Ezequiel foi além do que ele mesmo havia estabelecido na Lei. Ele lhe ordenou: “Tens de dar ao residente estrangeiro uma herança no território da tribo em que ele se estabeleceu.” Com essa ordem, Jeová eliminou completamente uma grande diferença entre os “nascidos israelitas” e os residentes estrangeiros. — Eze. 47:22, 23. Ezequiel viu que, na terra restaurada da visão, os habitantes gozavam de igualdade e adoravam a Jeová juntos (Lv 25:23).

15. Que verdade sobre Jeová as instruções confirmaram sobre a Terra e seus habitantes?

Essas duas instruções que Ezequiel recebeu na terra e seus habitantes devem ter enchido de confiança os exilados. Ao recebê-los, eles entenderam que tanto os israelitas quanto os estrangeiros que adoravam a Jeová desfrutariam da mesma herança (Esdras 8:20; Ne. 3:26; 7:6, 25; Isa. 56:3, 8). Essas instruções também confirmaram o fato de que, para Jeová, todos os seus servos são de igual valor, e essa é uma verdade que nunca mudará (leia Ageu 2:7). Portanto, quer esperemos viver no céu ou na terra, essa verdade toca nossos corações.

ILUSTRAÇÃO: 

Irmãs de diferentes raças e idades conduzindo o culto familiar na casa de uma irmã que está em cadeira de rodas.

Imito a Jeová por ser imparcial e tratar os outros com respeito sincero? (Ver parágrafos 15 e 16).

16, 17. (a) Que lições podemos aprender ao analisar os detalhes sobre a terra e seus habitantes? b) O que estudaremos no próximo capítulo?

Depois de analisar esses detalhes sobre a terra e seus habitantes, que lições aprendemos? Esses detalhes nos lembram que igualdade e unidade devem ser algo que se destaca em nossa irmandade global. Jeová não é parcial. Portanto, seria bom nos perguntarmos: “Estou fazendo o meu melhor para ser imparcial como Jeová? Trato todos os meus irmãos com respeito sincero, independentemente de sua raça, origem ou situação?” (Rm 12:10). Estamos muito felizes por Jeová dar a todos nós a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual. Neste paraíso, prestamos serviço sagrado de toda a alma ao nosso Pai celestial e desfrutamos de suas bênçãos (Gl 3:26-29; Ap 7:9).

No próximo capítulo estudaremos a quarta garantia que Ezequiel recebeu ao final de sua última visão: a promessa de que Jeová estaria com os exilados. Também veremos que lições aprendemos com essa promessa.

ADORAÇÃO PURA E VOCÊ

Por que você tem certeza de que já existe um paraíso espiritual?

Não apenas o restante ungido e os da "grande multidão" que lideram o povo de Deus têm um lugar no paraíso espiritual. Todos nós temos um lugar garantido e um trabalho valioso no paraíso espiritual, não importa quão insignificante nosso papel na organização possa parecer.

Por que você pode estar convencido de que tem um lugar seguro e um trabalho valioso no paraíso espiritual?

Estamos muito felizes por Jeová dar a todos nós a mesma oportunidade de entrar no paraíso espiritual. Neste paraíso, prestamos de toda a alma serviço sagrado ao nosso Pai celestial e usufruímos suas bênçãos.

O que a visão profética sobre a divisão da Terra ensina sobre Jeová?

Para as tribos maiores, Moisés teve que dar mais terra. Mas Ezequiel foi especificamente informado na visão que todas as tribos teriam que receber "partes iguais". Portanto, de norte a sul, a faixa de território de cada tribo tinha que medir exatamente a mesma. Todos os israelitas, independentemente de sua tribo, teriam a mesma oportunidade de aproveitar todo o bem que a Terra Prometida produzia, um lugar muito fértil. Esses detalhes nos ensinam que igualdade e unidade devem ser algo que se destaca em nossa irmandade global. Jeová não é parcial.

Comentários