Encontré Joyas Espirituais: 21 a 27 de fevereiro de 2022, 1 Samuel 6 a 8.
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
1Sa 7:3. O que esse texto nos ensina sobre conversão e arrependimento? (w02 1/4 12 ¶13)
É um ato livre e voluntário por parte de quem decidiu de todo o coração seguir a Cristo Jesus. Implica a rejeição de seus erros anteriores e a decisão de fazer o que é bom aos olhos de Deus. Nas Escrituras, os verbos hebraicos e gregos associados à conversão têm o sentido de voltar atrás, dar meia-volta, ou seja, uma ação que denota desviar-se do caminho errado e voltar-se para Deus (1 Reis 8:33, 34). Para que haja conversão, deve haver “obras próprias do arrependimento” (Atos 26:20). É preciso abandonar a religião falsa, agir em harmonia com os mandamentos de Deus e dar devoção exclusiva a Jeová. — Deuteronômio 30:2, 8-10; 1 Samuel 7:3. A conversão muda nosso modo de pensar, objetivos e modo de ser (Ezequiel 18:31).
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A conversão é um ato livre e voluntário por parte de quem decidiu de coração seguir a Deus e isso implica a rejeição de seus erros anteriores e a decisão de fazer o que é bom aos olhos de Deus e isso está relacionado ao arrependimento. , pois devemos demonstrar com nossas próprias obras que estamos arrependidos porque decidimos abandonar tudo o que tem a ver com religião falsa e agir em harmonia com os mandamentos de Deus, mostrando assim que nosso modo de pensar mudou e nos vestimos na nova personalidade.
Ensina-nos que para servir a Jeová a conversão óssea é importante, o ato voluntário de sair do mau caminho e estar firmemente determinado a fazer o que é bom aos seus olhos, mas para isso é preciso primeiro arrependimento. Isso significa que a pessoa deve abandonar a religião falsa e agir em harmonia com os princípios, regulamentos e leis de Jeová e dar-lhe devoção exclusiva. Assim, substituímos características ímpias pela “nova personalidade” de que Jeová gosta.
A conversão é um ato livre e voluntário que implica a rejeição de todo o mau comportamento que foi cometido antes de conhecer a Jeová, para demonstrar tal conversão é necessário mostrar arrependimento e para isso a religião falsa deve ser abandonada, agir em harmonia com os mandamentos de Deus e dando devoção exclusiva a Jeová, assim a conversa é demonstrada por uma mudança em nosso modo de pensar, objetivos e modo de ser.
Este texto nos ensina que para que a conversa aconteça é preciso haver obras de arrependimento, e a referência explica que a conversa implica a rejeição de transgressões anteriores e a decisão de fazer o que é bom aos olhos de Jeová, e mostrar desse arrependimento devemos, por exemplo, abandonar a religião falsa, agir em harmonia com os mandamentos de Deus e dar-Lhe devoção exclusiva.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura bíblica desta semana?
1 Samuel 6:2, 3. Os filisteus logo perceberam que tinha sido uma má ideia levar a arca do pacto de Jeová como despojo, pois para qualquer cidade para onde fosse levada os habitantes dessas cidades sofriam de várias maneiras e acabavam reconhecendo que este foi um castigo divino, com isso fica demonstrado que aqueles que vierem atacar os servos de Jeová na grande tribulação não poderão comemorar sua vitória por muito tempo, pois sofrerão imediatamente as consequências de terem atacado o povo de Jeová.
1 Samuel 6:4. Jeová puniu com “o mesmo flagelo” toda a nação dos filisteus. Os governantes e o povo em geral sofreram uma calamidade comum. Isso me ensina: que Jeová é um "amante da justiça", Ele não favorece ninguém por causa de seu nível social ou outros fatores externos, antes, ele recompensa ou pune de acordo com os atos da pessoa. Em particular, aqueles em posições de supervisão "não devem fazer nada de acordo com uma inclinação parcial" ou encobrir os pecadores que têm uma certa posição ou dinheiro. Assim imitam a Jeová que julga com "verdadeira justiça e imparcialidade"
1 Samuel 6: 6. Ele menciona que os filisteus estavam passando por pragas, mesmo assim eram inteligentes, agiram com sensatez e perceberam que não adiantava ser orgulhoso e teimoso como os egípcios eram, ou seja, não adiantava ser contra Deus, eles que não eram adoradores do verdadeiro Deus reconheceram isso, quanto mais motivos queremos ser humildes, e obedientes em servir a Jeová, em vez de ser tolos e orgulhosos, o que nos traria problemas.
1 Samuel 6:8. Os israelitas pediram a Samuel que não parasse de orar a Jeová pedindo ajuda isso nos ensina a buscar a Jeová quando passamos por situações semelhantes sabemos que mais cedo ou mais tarde enfrentaremos pressão de nossos inimigos mas se nos voltarmos para Jeová podemos ter certeza que Ele vai nos ajudar e não nos deixará em paz.
1 Samuel 6: 9. Samuel fez um holocausto quando pediu ajuda a Jeová, isso nos ensina a usar nossas habilidades para agradar a Jeová se pedirmos ajuda a Deus devemos também oferecer nossas ofertas e sacrifícios, ou seja, através da pregação e nossos comentários valiosos para que possamos dizer que damos a Jeová ofertas de qualidade.
1 Samuel 6:9,10. Jehová escucho y actuó a favor de los Israelitas esto nos enseña de Jehová su lealtad es siempre actuará a favor de sus siervos. Esto me anima a seguir mostrando fe y confianza en el pues recordemos que Dios jamás dejara qué suframos pruebas insuperables.
1 Samuel 6:13,15,19. A recuperação da Arca foi uma ocasião de grande regozijo, mas não impediu Jeová de "derrubar o povo com grande matança", "porque eles olharam para a arca de Jeová", isso foi uma clara violação de sua ordem . Isso me ensina: que "os olhos radiantes de Jeová" examinam a todos nós. Portanto, não cometamos o erro de pensar que, continuando a servir a Jeová e conseguindo esconder nossos pecados, eles ficarão impunes. Jeová conhece nossos motivos mais profundos e trará à luz os pecados ocultos. Portanto, não violamos seus mandamentos porque é "terrível cair nas mãos do Deus vivo".
1 Samuel 6:19. Os israelitas tiveram que aprender que simplesmente recuperar a arca não era desculpa para desobedecer à ordem de Jeová de que eles deveriam olhar para a arca, embora fosse uma ocasião alegre para obedecer aos padrões de Jeová acima de tudo hoje. podem ter grande alegria entre os membros da congregação, mas não são desculpas para desobedecer a Jeová por violar suas regras e mandamentos.
1 Samuel 7:1. Ele menciona que eles santificaram Eleazar para uma tarefa importante, cuidar da Arca de Deus, a palavra santo significa limpo, separado, neste caso, ele foi separado para essa tarefa, e sem dúvida, ele o fez com diligência e responsabilidade, isso nos encoraja e nos mostra que qualquer tarefa que recebemos na congregação devemos valorizá-la e cumpri-la com diligência e responsabilidade.
1 Samuel 7:2,3. Samuel foi um servo fiel que promoveu a adoração verdadeira, incentivou os israelitas a abandonar a adoração idólatra e servir somente a Jeová. Isso me ensina: que nós também temos hoje a oportunidade de apoiar e promover a adoração verdadeira de várias maneiras. Isso inclui a participação na construção de Salões do Reino, em esforços de socorro e outros. Mas, o mais importante é a pregação do Reino, através deste trabalho convidamos e incentivamos as pessoas a saírem da adoração falsa e servirem somente ao verdadeiro Deus Jeová.
1 Samuel 7: 3. O mau exemplo dos filhos de Eli, homens corruptos e imorais, corroeu a fé do povo. Como resultado, muitos se entregaram à idolatria. Esta não foi uma desculpa válida, mas foi um dos motivos pelos quais muitos se afastaram da adoração verdadeira, no nosso caso algo semelhante pode acontecer se permitirmos, realisticamente a organização é composta de pessoas imperfeitas, e certamente nos encontraremos com pessoas como Eli, seus filhos, e quem sabe, mas a decisão de abandonar Jeová e ir para o mundo pecar é nossa.
1 Samuel 7: 3. Ensina-me que Jeová é um Deus de amor porque vemos que, embora os israelitas tenham se tornado idólatras, ele mais uma vez lhes deu a oportunidade de mudar, e é o que continua fazendo hoje quando alguém comete um pecado grave.
1 Samuel 7:2,4. Lá vemos que Samuel, já muito avançado em anos, ajudou algumas pessoas de seu tempo a evitar ou abandonar o mau caminho, isso nos ensina que sem dúvida os anciãos da congregação podem exercer uma influência positiva em cada um de nós , é porque Portanto, devemos valorizar muito o seu conselho.
1 Samuel 7: 9. Jeová ouviu as orações de Samuel, e as atendeu, isso porque Samuel era seu servo, mas não só no nome, mas em atos e conduta ele havia construído uma história de conduta e serviço fiel, isso nos ensina que Jeová abençoa e ajuda seus servos fiéis , santos, separados do pecado, que não se deixam corromper pelas más influências que são inerentes à nossa passagem por este sistema, sem dúvida, queremos imitar Samuel em nosso ministério.
1 Samuel 7:10. É-nos mostrado como o Senhor atendeu às súplicas de Samuel, pois imediatamente agiu em favor dos israelitas e dos livros dos filisteus. Isso nos ensina que, quando estamos passando por uma situação difícil, devemos orar fervorosamente a Jeová, porque ele está sempre disposto a ouvir as súplicas de seus servos fiéis e, no devido tempo, nos dará a ajuda e a perseverança de que precisamos para seguir em frente.
1Samuel 7:9, 10. Quando os filisteus atacaram a cidade, Jeová fez trovejar no céu um grande rugido que assustou os filisteus, que eram guerreiros experientes, a confusão tomou conta deles, pois a intensidade do barulho que ouviram retumbou em as colinas ou talvez fosse porque veio de um céu claro, em todo caso, aquele ato sobrenatural transformou predadores em presas, essa mesma reação que podemos esperar dos inimigos que atacam o povo de Jeová durante a Grande Tribulação.
1 Samuel 7:12. Ebenézer significa pedra de ajuda, sem dúvida Samuel foi testemunha ocular de como Jeová foi uma Pedra ou Rocha de ajuda para ele e para o povo, Jeová é a nossa Rocha de ajuda, nós o buscamos e nos apoiamos nele.
1 Samuel 7:13,14. Diz que quando os israelitas começaram a obedecer ao que Jeová lhes havia dito, eles derrotaram os filisteus e recuperaram o que lhes havia sido tirado, o que nos ensina que a chave para fazermos bem em nossas vidas é confiar em Jeová e obedecer. ao pé da letra o que a Bíblia nos diz em sua palavra e também por meio de sua organização.
1 Samuel 7:15. Aqui vemos que Samuel continuou a julgar Israel pelo resto de sua vida e isso denota que mesmo na velhice ele continuou servindo fielmente a Jeová desde criança que mal servia no tabernáculo, isso é um bom exemplo para todos os servos de Jeová de Hoje, aqueles que dedicam a vida inteira ao serviço de Deus, desde os dias de sua juventude, poderão ver na velhice a satisfação que é e foi servir a Jeová de todo o coração.
1 Samuel 7:15,17. Todos os anos Samuel saía de sua casa em Ramá e viajava para várias cidades para julgar os israelitas e ajudá-los espiritualmente, por isso conquistou a confiança, o respeito e o amor do povo. Isso me ensina: que de maneira semelhante, muitos de nossos irmãos saíram de casa para servir em tempo integral e visitar diferentes lugares e países para ajudar e fortalecer espiritualmente outros. Jeová valoriza o seu serviço, e nós também. Portanto, mostremos apreço dando-lhes toda a nossa confiança, respeito e amor cristão que eles merecem.
1 Samuel 7:15,17. Ela nos revela a chave para permanecermos fiéis a Jeová e que é nos mantermos totalmente ocupados em seu serviço, por exemplo, de Samuel lemos que ele costumava visitar as mesmas três cidades todos os anos para resolver as disposições de seus habitantes e dar as instruções, então vemos que para sempre Ele estava, como sempre, muito ocupado.
1 Samuel 8:1,3. Joel e Abias não queriam seguir o bom exemplo de seu pai Samuel, eram homens desonestos que abusavam de sua autoridade, cometiam injustiças e aceitavam subornos. Isso certamente causou grande tristeza e decepção ao fiel profeta. Isso me ensina: que muitos pais cristãos passaram pela decepção e pela dor de ver como alguns de seus filhos não respondem aos ensinamentos divinos. Esses pais podem encontrar conforto ao analisar a atitude de Samuel, ele permaneceu constante em seu serviço a Jeová. Então vá em frente e lembre-se de que Jeová se orgulha de você porque você é leal como Samuel era.
1 Samuel 8: 3. Mostra que Samuel, que foi um grande servo, um grande homem de fé, teve filhos que não seguiram seu bom exemplo, isso ocorre nos tempos modernos, e vice-versa, com tudo isso Samuel não deixou Jeová nem deixou de servir ele, sem dúvida um excelente exemplo para nós também se no caso tivermos que viver algo semelhante.
1 Samuel 8: 3. Apesar do bom exemplo que tiveram de seu pai, os filhos de Samuel não seguiram seus passos, embora fossem levitas, buscavam riquezas desonestamente, aceitavam propina e julgavam injustamente, isso mostra que apesar de tudo entre as congregações infelizmente existem crianças que não seguem o bom exemplo de seus pais e decidem parecer servir a Jeová ou não servi-lo.
1 Samuel 8:4, 5. A história também não diz o que Samuel sentiu quando descobriu o mau comportamento de seus filhos, mas muitos pais sabem o quão constrangedor, decepcionante e doloroso isso pode ser e hoje é comum que as crianças se rebelem contra Pais, no caso de pais que estão passando por essa situação, poderão encontrar consolo e orientação analisando a atitude de Samuel, apesar da má conduta de seus filhos, ele se manteve constante em seu serviço a Deus, além disso, seu Pai nos céus, Jeová, ficará orgulhoso de você por ser leal a ele como Samuel.
1 Samuel 8:6. Embora Samuel não tenha gostado do pedido do povo, ele não decidiu por si mesmo o que deveria ser feito, esse versículo diz que ele orou a Jeová para saber o que ele pensava e seguir sua orientação. Isso me ensina: que na congregação, podemos ouvir de nossos irmãos certos pedidos ou sugestões que nos deixam perturbados ou mesmo chateados, mas em vez de querer resolver as coisas do nosso jeito, à imitação de Samuel, devemos orar a Jeová por a sabedoria do alto e pedir que seu espírito santo nos guie a fazer o que lhe agrada.
1 Samuel 8:6-9. Neste momento da história, os israelitas já desejavam ter um rei humano e visível, o problema não era o pedido em si, pois sabiam que Deus estabeleceria um reino de acordo com as promessas dadas a Abraão e Jacó, bem como as palavras que Jeová dirigiu a Israel após o êxodo, os termos do pacto da Lei, e até mesmo parte da mensagem que Deus mandou o profeta Balaão falar, o problema era que Jeová ainda não havia indicado quando chegaria o momento certo para estabelecê-lo, nem a estrutura e os componentes desse governo, ou se seria terreno ou celestial. Portanto, foi audácia para o povo exigir um rei humano então.
1 Samuel 8: 7. Jeová nos lembra quem estamos realmente rejeitando quando não ouvimos os conselhos ou orientações que nos são dados por aqueles que tomam a dianteira na congregação, portanto, nunca sejamos rebeldes como os israelitas, mas sim humildes e ouçamos nosso Deus por meio de seu servidores designados.
1 Samuel 8:9,18. Lemos que por meio de Samuel os israelitas vieram pedir uma cabeça visível, Jeová, que concordou com o pedido deles, mas os advertiu que teriam que pagar um preço muito alto e na realidade a história mostrou como esse aviso havia sido correto, pois o a monarquia causou sérios problemas em Israel, porque se um governante não reconhece Deus, não alcança conquistas permanentes, ainda é o mesmo hoje, portanto não devemos oferecer nosso apoio a nenhum governante humano.
1 Samuel 8:10,20. É-nos mostrado que Jeová, por meio de Samuel, adverte os israelitas quanto sofrerão sob o governo de um rei humano; no entanto, eles não prestaram atenção ao aviso e tiveram que sofrer as terríveis consequências. Isso nos ensina que, como servos de Jeová, devemos reforçar nossa fé nas promessas de Jeová, pois somente por meio do reino de Deus podemos ter um governante justo e amoroso que cuida de todos os seus servos.
1 Samuel 8:19,20. No tempo do profeta Samuel, a nação de Israel novamente caiu na armadilha de "andar pela vista" e queria ter um rei visível como todas as outras nações. Isso me ensina: que nós também corremos o risco de “andar pela vista”, o Diabo usa as coisas deste mundo para exercer influência indevida sobre nosso ponto de vista, o que pode nos enfraquecer ou até mesmo fazer com que percamos nossa fé em Jeová. Portanto, não nos deixemos guiar pela mera aparência das coisas e resolvamos que nossa “fé em Jeová” nos move a andar na direção que ele aponta.
Comentários
Postar um comentário