TEXTO DIÁRIO, Hoje segunda-feira 31 de janeiro, Uma poderosa e inumerável nação invadiu meu país (Joel 1:6).
TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira de hoje, 31 de janeiro de 2022
Vamos Examinar as Escrituras Todos os Dias 2022
segunda-feira, 31 de janeiro de 2022
Uma nação poderosa e incontável invadiu meu país (Joel 1:6).
O profeta Joel estava prevendo um ataque militar (Joel 2:1, 8, 11). Jeová disse que usaria seu “grande exército” (os soldados babilônicos) para punir os israelitas desobedientes (Joel 2:25). Diz-se que o exército invasor “vem do norte” porque os babilônios viriam de lá para invadir Israel (Joel 2:20). Este exército é comparado a um enxame de gafanhotos bem organizado. Joel descreve os soldados assim: “Cada um segue seu caminho. [...] Eles invadem a cidade [...]. Sobem às casas, entram pelas janelas como ladrão” (Jl 2:8, 9). Podemos imaginar? Há soldados em todos os lugares. Não há onde se esconder. Ninguém pode escapar da espada dos babilônios. Como gafanhotos, os babilônios (ou caldeus) invadiram Jerusalém em 607 aC. Falando do que o "rei dos caldeus" fez nesta cidade, a Bíblia diz: "Não se compadeceu dos jovens, nem das virgens, nem dos velhos, nem dos fracos" (2 Crônicas 36:17). w20.04 5 par. 11, 12
a) Que pergunta surge ao analisar Joel 2:20? b) E que pergunta surge ao analisar Joel 2:25?
Primeiro, observemos o que Jeová promete em Joel 2:20: “Aquele que vem do norte [isto é, a praga de gafanhotos] eu levarei para longe de vocês.” Se os gafanhotos representavam as Testemunhas de Jeová, que pregam e fazem discípulos como Jesus ordenou, por que Jeová os levaria embora? (Eze. 33:7-9; Mat. 28:19, 20). Certamente, Deus não leva embora seus servos fiéis, mas sim alguém ou algo que é contra eles.
Segundo, considere o que Jeová diz em Joel 2:25: “Eu te pagarei pelos anos em que suas colheitas foram comidas pelo gafanhoto alado, o gafanhoto sem asas, o gafanhoto devorador e o gafanhoto devorador, o grande exército que enviei contra vocês." Observe que Deus promete compensar os danos causados pelos gafanhotos. Se estes representavam as Testemunhas de Jeová, por que eu diria que a mensagem que eles pregam causa danos? De fato, sua mensagem salva vidas e pode fazer com que alguns ímpios se arrependam (Ez 33:8, 19). Claro, isso seria uma coisa boa para eles.
Qual é o significado da palavra “depois” em Joel 2:28, 29?
(Leia Joel 2:28, 29). Terceiro, vamos examinar a ordem em que as coisas acontecem na profecia. Jeová diz: “Depois derramarei o meu espírito”, isto é, depois que os gafanhotos terminarem sua missão. Se os gafanhotos representavam os que pregam o Reino de Deus, por que Jeová derramaria seu espírito sobre eles depois que terminassem seu trabalho? Na verdade, se não fosse pelo poder do espírito santo de Deus, eles não teriam podido continuar pregando por tantos anos, apesar da oposição e até mesmo das proibições dos governos.
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário