TEXTO DIÁRIO, Hoje é sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, Talvez nossos corações nos condenem (1 João 3:20).

TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022 de hoje

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2022

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Talvez nossos corações nos condenem (1 João 3:20).

Todos nós podemos nos sentir culpados de vez em quando. Pode ser por causa de coisas que fizemos antes de sabermos a verdade ou talvez por causa de erros que cometemos depois de sermos batizados (Rom. 3:23). É claro que, por mais que tentemos fazer a coisa certa, “todos nós tropeçamos muitas vezes” (Tiago 3: 2; Rom. 7: 21-23). Sentimentos de culpa não são agradáveis, mas podem ser úteis. Por quê? Porque podem nos ajudar a retificar nossa conduta e a tomar a firme decisão de não repetir nossos erros (Hebreus 12:12, 13). Bem, podemos continuar a nos sentir culpados, mesmo depois de nos arrependermos e de Jeová nos mostrar que nos perdoou. Esse excesso de culpa pode nos prejudicar muito (Salmos 31:10; 38: 3, 4). É essencial que não caiamos nesse sentimento. Satanás adoraria que pensássemos que somos um caso perdido,embora Jeová não nos veja dessa maneira (compare 2 Coríntios 2: 5-7, 11). w20.11 27 pars. 12, 13

Por que não é sábio pensar constantemente que nossa vida era melhor antes? Dê um exemplo.

Por que não é sábio pensar constantemente que nossa vida era melhor antes? Porque a saudade pode fazer com que nos lembremos apenas das coisas boas ou que minimizamos os problemas que tínhamos naquela época. Considere os antigos israelitas: assim que deixaram o Egito, eles se esqueceram de como sua vida havia sido difícil e só se lembraram dos alimentos ricos que comiam lá. Eles disseram: "Como sentimos muita falta dos peixes que comíamos de graça no Egito, e dos pepinos, melancias, alho-poró, cebola e alho!" (Num. 11: 5). Mas era verdade que o que eles comeram não lhes custou nada? Não. Na realidade, eles pagaram um preço alto, pois no Egito foram submetidos à escravidão cruel (Êx 1:13, 14; 3: 6-9). Mas em nenhum momento eles esqueceram seus problemas e começaram a ansiar pelo passado.Em vez de se concentrar em tudo o que Jeová acabara de fazer por eles, decidiram concentrar toda a atenção nos velhos tempos. Isso desagradou muito a Jeová (Números 11:10).

O que ajudou uma irmã a não cair na saudade?

O que nos ajudará a não cair na saudade? Considere uma irmã que começou a servir no Betel do Brooklyn em 1945. Alguns anos depois, ela se casou com outro Betel e serviram ali por várias décadas. Em 1976, ele adoeceu. Quando ele percebeu que iria falecer em breve, deu à sua esposa alguns bons conselhos sobre a viuvez. Ele disse: “Tivemos um casamento feliz. Muitas pessoas não sabem o que é isso ”. Ele acrescentou: “Mesmo que as memórias persistam, não viva no passado. O tempo o ajudará a superar a dor. Não fique amargo ou com pena de si mesmo. Seja grato pelas alegrias e bênçãos que você teve. [...] As memórias são um presente de Deus ”. Que conselho sábio!

Que bênçãos essa irmã recebeu por não viver no passado?

A irmã acatou o conselho. Ele serviu a Jeová fielmente até sua morte aos 92 anos. Alguns anos antes, ele contou: "Quando reflito sobre meus mais de sessenta e três anos no serviço de tempo integral de Jeová, posso dizer honestamente que tenho levado uma vida plena." Por quê? Ela explicou: “O que mais me enche é nossa maravilhosa irmandade e a esperança de viver com nossos irmãos em um paraíso na Terra, servindo por toda a eternidade nosso Magnífico Criador, o único Deus verdadeiro, Jeová.” * Que belo exemplo de alguém que sempre olhou para o futuro!

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários