TEXTO DIÁRIO, Hoje é domingo, 23 de janeiro de 2022, O problema é que às vezes não sabemos o que precisamos pedir em oração, mas o próprio espírito ora por nós com arrependimento não expresso (Rom. 8:26).

TEXTO DIÁRIO, Hoje é domingo, 23 de janeiro de 2022

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2022

Domingo, 23 de janeiro de  2022

O problema é que às vezes não sabemos o que precisamos pedir em oração, mas o próprio espírito implora por nós com arrependimentos não verbalizados (Rom. 8:26).

Ao orar a Jeová para desabafar, é importante que pense também em todas as coisas boas que tem apesar de seus problemas e que lhe agradeça por isso. Haverá momentos em que será difícil para você encontrar as palavras certas para expressar suas emoções intensas. Mas lembre-se de que Jeová pode responder a você mesmo que você vá tão longe a ponto de dizer: "Por favor, me ajude!" (2 Crônicas 18:31). Confie em Jeová, não em você mesmo. No século VIII aC, o povo de Judá tinha tanto medo de ser atacado pelos assírios e de se tornar seus escravos que se voltou para o Egito em busca de ajuda (Is 30: 1, 2). Jeová os advertiu de que tal caminho resultaria em desastre. - Is 30: 7, 12, 13. Por meio de Isaías, Jeová disse a seu povo como encontrar proteção autêntica. Isaías disse:“Sua força dependerá de você permanecer calmo e mostrar confiança” em Jeová (Is 30: 15b). w21,01 3, 4 paras. 8, 9

Como podemos nos beneficiar de estudar os maus exemplos daqueles que não permaneceram calmos e não confiaram em Jeová?

Também podemos tirar lições dos maus exemplos daqueles que não permaneceram calmos e não confiaram em Jeová. O estudo desses exemplos nos ajudará a evitar tropeçar na mesma pedra que eles. Por exemplo, no início de seu reinado, o Rei Asa de Judá confiou em Jeová ao enfrentar um enorme exército e o abençoou com a vitória (2 Crônicas 14: 9-12). Mas o que aconteceu depois, quando ele teve que enfrentar o rei Baasa de Israel, que tinha um exército muito menor? Em vez de se voltar para Jeová como havia feito no passado, ele pagou aos sírios para ajudá-lo (2 Crônicas 16: 1-3). E quando ficou gravemente doente e sua morte estava próxima, ele não pediu ajuda a Jeová. - 2 Crônicas 16:12.

O que podemos aprender com os erros de Asa?

No começo, Asa buscou a Jeová quando estava com problemas. Mas, com o tempo, ele parou de recorrer a Deus em busca de ajuda e preferiu fazer as coisas à sua maneira. À primeira vista, a ideia de Asa de pedir ajuda aos sírios na luta contra Israel pode parecer um bom plano. Mas não funcionou a longo prazo. Jeová lhe disse por meio de um profeta: “Por confiar no rei da Síria e não confiar em Jeová, teu Deus, o exército do rei da Síria escapou das tuas mãos.” - 2 Crô. 16: 7. Nós também devemos ter cuidado para não depender tanto da nossa maneira de fazer as coisas a ponto de não buscarmos a ajuda de Jeová na sua Palavra. Às vezes, seremos apresentados a situações em que temos que tomar decisões rápidas. Mesmo assim, faremos bem se permanecermos calmos e confiarmos em Jeová.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários