TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 24 a 30 de janeiro de 2022, “Procuremos o amor leal”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 24 a 30 de janeiro de 2022, “Procure Amor Leal”, Discurso Preparado.
“Vamos procurar o amor leal” (10 min.)
Esses capítulos de Rute que começamos a estudar esta semana nos ensinam e aguardam muitas lições sobre amor leal. O mesmo que Jeová nos mostra a cada um de seus servos e que devemos imitar para com nossos irmãos. Assim como Rute agiu com Noemi com um coração sincero. Era seu desejo por amor leal ficar com Naomi e não abandoná-la ou deixá-la sozinha.
Mesmo quando a própria Naomi insistiu que suas noras voltassem para suas famílias e seguissem com suas vidas. Orfa finalmente ouviu Noemi e voltou para sua família, também devastada. Enquanto Rute, o que vinha do seu coração era continuar ao lado da sogra. Ambas as decisões, tanto a de Orfa quanto a de Rute, estavam corretas, ambas amavam Noemi e a ajudavam, Rute deu um passo adiante.
VAMOS LER: Rute 1:8,13.
“Noemi disse às noras: “Melhor ir, devolver cada uma para a casa da mãe. E que Jeová lhe mostre amor leal, assim como você mostrou a mim e aos meus filhos. Que Jeová conceda a cada um de vocês um marido e a segurança de um lar.” Então ele os beijou e eles começaram a chorar incontrolavelmente. E eles lhe disseram: “Não, não vamos voltar. Nós iremos com você e viveremos com seu povo”. Mas Noemi lhes disse: “Voltem, minhas filhas. Por que eles estão vindo comigo? Posso ter filhos para casar com você? Voltem, minhas filhas, vão embora, já estou velho demais para me casar. E supondo que eu pudesse me casar esta noite e ter filhos, você esperaria que eles crescessem para poder se casar com eles? Eles permaneceriam solteiros todo esse tempo? Não, minhas filhas. Jeová se voltou contra mim, e,quando penso em como isso está fazendo você sofrer, sinto uma amargura enorme.”
Noemi sentiu o amor leal de Orfa e Rute, e ela queria que eles voltassem para suas famílias e que Jeová lhe mostrasse o mesmo amor leal. Que voltem a arranjar um marido e continuem com suas vidas, que ainda eram jovens.
Noemi, além de chateada com as mortes que sofreu do marido e dos filhos, na sua idade, achava que não podia mais contribuir com nada para as noras e que não tinha valor. Ela estava afundada e sua vida não tinha sentido, ela achava que Deus havia se voltado contra ela, mas Rute, graças ao seu amor leal, mostrou-lhe que ela estava errada.
Ela lhe mostrou que ainda valia muito e que Jeová não se voltou contra ela, nem a abandonou, e depois a Boaz, que os ajudou. Rute poderia ter feito o mesmo que Orfa, afinal, era sua casa, sua família, sua terra, sua língua, seu povo, sua cultura. Naomi não podia lhe oferecer nada disso, mas um futuro com incertezas.
Mas Ruth não a abandonou, por mais difíceis que fossem as coisas. Em seu coração ela tinha a intenção sincera de continuar com Noemi, ajudando-a e apoiando sua nora, tudo por causa do amor leal que a moveu a estar com ela.
VAMOS LER: Rute 1:16,17.
“Mas Ruth lhe disse: “Não insista que eu o deixe, que eu me separe de você; porque onde você for eu irei, e onde você passar a noite eu passarei a noite. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus. Onde você morrer eu morrerei, e lá serei enterrado. Que Jeová me castigue severamente se eu me separar de você por qualquer motivo que não seja a morte.”
Esse amor que Rute tinha por Noemi é muito comovente. Mas também é o amor que ele sentia por Jeová. Rute já o conhecia, pelo marido ou pela sogra. Até que ele disse nesses versos que "o seu Deus será o meu Deus". Rute tomou uma decisão motivada pelo amor leal e foi a certa, servir a Jeová. Até Boaz a elogiou por buscar refúgio sob as “asas” de Jeová.
Noemi havia perdido tudo, mas Rute também perdeu o marido e apoiou Noemi. Ruth se abrigou como um pintinho sob seus pais, sob suas “asas”. Jeová foi um pai para Rute e ela foi recompensada por sua tremenda fé e amor leal.
Temos a oportunidade de mostrar e tomar decisões muito parecidas com as de Rute para mostrar nosso amor leal ao próximo, a Jeová. Como vemos na imagem. O amor leal que sentimos pelos outros nos leva a mostrar compromisso, integridade, lealdade e apego profundo. A mesma coisa que Jeová demonstra aos seus servos.
VAMOS LER: Salmo 63:3.
“Seu amor leal é melhor que a vida; por isso meus próprios lábios te glorificarão”.
Na imagem, vemos alguns irmãos que possivelmente moram longe ou não veem essa irmã e seu filho com frequência, eles vão até sua casa para levar apoio emocional e ajuda. Não apenas por sua presença, tanto física quanto online por videochamada, para uma família possivelmente monoparental que não está se divertindo.
Do lado direito, vemos como a mãe se emociona ao ver como esses irmãos a visitam e lhe trazem comida. Muitos irmãos estão passando e sofrendo circunstâncias das quais nem temos conhecimento. Se nos preocupamos com eles, podemos ver que eles precisam de nossa ajuda e que podemos ajudá-los de várias maneiras, como fazer uma compra conforme refletido na imagem. Isso ocorre porque nós também devemos mostrar amor leal aos outros.
VAMOS LER: Provérbios 21:21.
"Quem busca diligentemente a justiça e o amor leal encontrará vida, justiça e glória."
Conforme mencionado neste versículo, temos que buscar a justiça e o amor leal a Jeová, temos que nos esforçar para buscá-lo e encontrá-lo, pois graças a isso podemos encontrar vida, justiça e glória. Porque só em Jeová encontraremos isso.
Apesar das circunstâncias que enfrentamos, temos de ser fortes e leais a Jeová. Só nele teremos justiça. Temos que buscar diligentemente a justiça e o amor leal, porque Jeová odeia o caminho dos ímpios, mas ama os que buscam a justiça.
Comentários
Postar um comentário