TESOUROS DA BÍBLIA, Semana 17 a 23 de janeiro de 2022, “Consulte Sempre a Jeová”, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 17-23 de janeiro de 2022, “Sempre consulte a Jeová”, discurso preparado.
“Sempre consulte a Jeová” (10 min.)
A tomada de decisão tem sido uma parte fundamental ao longo de nossas vidas. Por exemplo, quando se trata de ter uma família, comprar uma casa, conseguir um emprego, onde estudar, em que escola, em que universidade. Tudo isso implica que se deve tomar decisões simples, mas eficazes. Por quê? O resto de nossas vidas vai depender disso.
É sobre isso que vamos falar nesta seção de Tesouros da Bíblia com o título: “Consultemos sempre o Senhor”. Especificamente, vamos falar sobre as decisões que precisamos tomar que afetarão nosso relacionamento com ele. Por exemplo, se usarmos como situação o que aconteceu na época dos Juízes de Israel, já vimos nestas semanas anteriores sobre o que eles tiveram que enfrentar várias nações que estavam constantemente tendo problemas com eles.
Mas aqui tem muito a ver com a hospitalidade que deveria ser prestada e quando foi feito, infelizmente as coisas não correram bem. Para resumir em Juízes capítulo 20, é apresentada a situação de um levita com sua concubina chegando à cidade de Gibeá. Eles esperam pacientemente que alguém lhes ofereça hospitalidade. Ninguém o fez até que uma certa pessoa se aproxima dele e o convida para ir à sua casa.
Depois disso, muitos habitantes desta cidade vêm a esta casa para pedir que essas pessoas sejam entregues por imoralidade sexual. Era uma coisa terrível que eles estavam pedindo. No entanto, quando a concubina foi dada a todas as pessoas, porque eles abusaram terrivelmente dela, eles a estupraram. E, finalmente, ela morreu, eles a assassinaram.
Em retaliação, todas as outras tribos de Israel saíram para lutar contra este, Benjamim. Por quê? Porque o lógico é que eles entregaram os homens, as pessoas que causaram esse dano, porque houve violações claras da lei de Deus, como estupro e assassinato. Mesmo assim, a tribo de Benjamin encobriu a situação e não quis colaborar.
O que os israelitas deveriam fazer? Consulte Jeová se eles atacarem uma de suas tribos. Havia doze deles, se atacassem um e o destruíssem. O propósito de Deus não foi mais cumprido.
VAMOS LER: Juízes 20:17,18.
17 Sem contar os benjaminitas, os homens de Israel reuniram 400.000 homens armados com espadas: todos eram guerreiros experientes. 18 Partiram e subiram a Betel para consultar a Deus. O povo de Israel lhe perguntou: "Qual de nós irá para a frente na luta contra os benjaminitas?" Jeová lhes respondeu: “Judá irá para a frente.”
Quando essa luta aconteceu, segundo a história, os benjaminitas saíram para lutar e mataram vinte e dois mil desses quatrocentos mil que eram. Então não parecia a coisa certa a fazer, e é por isso que no versículo 23 eles perguntam.
VAMOS LER: Juízes 20:23.
23 Os israelitas subiram a Betel e choraram diante de Jeová até a tarde, perguntando a Jeová: “Devemos ir de novo lutar contra nossos irmãos, o povo de Benjamim?” E Jeová lhes respondeu: “Vão contra eles.”
Isso poderia implicar que a primeira decisão estava errada e o que eles precisavam era reconfirmar o que Jeová disse para seguir em frente com esses planos. Em outros casos, irmãos, às vezes temos situações em que temos que pensar várias vezes sobre qual será a melhor decisão da parte de Jeová.
Eles disseram a Jeová que até mesmo Jeová mencionou a ele quem deveria ir primeiro, mas então ele reafirmou o ponto. Consultaram a Jeová novamente porque queriam manter o nome de seu Deus no mais alto, no mais alto, no mais puro.
VAMOS LER: Juízes 20:26.28.
26 Então todos os homens de Israel subiram a Betel, onde choraram e se sentaram diante do Senhor. Naquele dia jejuaram até a tarde e apresentaram holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor. 27 Depois disso, os israelitas consultaram a Jeová, visto que naqueles dias estava ali a arca do pacto do verdadeiro Deus.
Podemos ver que os israelitas fizeram repetidas vezes para ter certeza de que estavam recebendo a resposta de Jeová. Eles fizeram sacrifícios para estar na posição espiritual correta diante de Deus. Eles consultaram um homem experiente como Eleazar, que serviu na arca. Estava lá antes da arca, porque eles queriam receber o conselho apropriado diretamente de Jeová. E assim foi a resposta. "Vá, amanhã eu vou entregá-los em suas mãos."
Também queremos ter certeza de que a decisão que vamos tomar, seja relacionada a problemas de saúde ou ter um cônjuge ou algo que afetará nossa espiritualidade. Podemos consultar publicações, sim, mas e se também consultarmos irmãos maduros experientes que estão disponíveis para nos aconselhar e, é claro, ouvir conselhos.
Não queremos apenas ouvir o que queremos, mas o que Jeová realmente diz é o melhor. Os israelitas prestaram atenção e agiram mais uma vez.
VAMOS LER: Juízes 20:35.
35 Jeová derrotou Benjamim diante de Israel. Naquele dia, os israelitas mataram 25.100 homens de Benjamim, todos armados com espadas.
Eles consultaram Jeová, e as coisas correram como deveriam. Nós também, se tivermos, devemos tomar decisões sobre nossa afetação da espiritualidade. Vamos fazer a coisa certa, vamos consultar publicações bíblicas, vamos consultar a Palavra de Deus, vamos consultar irmãos experientes.
Comentários
Postar um comentário