NOSSA VIDA CRISTÃ 2022, Semana de 24 a 30 de janeiro, “Não duvide do amor leal de Jeová”, Vídeo, Relatório do Comitê de Coordenação (2019), Análise e Respostas.

NOSSA VIDA CRISTÃ 24 a 30 de janeiro de 2022, “Não duvide do amor leal de Jeová”, Vídeo, Relatório do Comitê de Coordenadores (2019), Análise e Respostas.

“Não duvide do amor leal de Jeová” (15 min.): Discussão com o público. Reproduza o vídeo Relatório do Comitê de Coordenadores (2019).

Como o Comitê de Coordenadores preparou filiais ao redor do mundo para responder a uma emergência?

São muitos os desastres naturais que ocorrem em todas as partes do mundo, por isso o comitê de coordenadores pediu a todos os ramos que fizessem uma seção de socorro, bem como medidas de prevenção em caso de desastre. Isso foi feito porque a comissão de coordenadores não queria ficar de braços cruzados quando ocorre alguma emergência em qualquer lugar do mundo, eles querem ajudar as pessoas, para que quando uma emergência aconteça a dor seja menor e eles saibam que seus irmãos e Jeová não os abandonará.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

As agências estão preparadas e prontas para atuar com agilidade em desastres naturais. Eles localizam rapidamente os editores sabendo se estão bem ou se precisam de ajuda. E seja por carta urgente ou videochamada, eles recebem instruções da organização mundial para que não lhes falte orientação ou os recursos necessários para enfrentar a emergência.

Devido aos desastres contínuos em 2018, o comitê coordenador pediu que as filiais realizassem seções de socorro para estarem prontas para qualquer emergência em todo o mundo. Isso permite que eles localizem imediatamente os irmãos que precisam de ajuda.

Os irmãos também procuram uma forma de resolver o problema por meio de videoconferências ou cartas. Isso com o objetivo de agir com urgência diante desses desastres naturais.

O que a organização de Jeová fez para instruir e ajudar na Indonésia e na Nigéria?

Na Indonésia houve um grande terremoto e um grande Sunami, e a seção de Socorro da organização de Jeová tentou agir o mais rápido possível diante desse desastre. Mas as estradas foram bloqueadas ou destruídas pelo Sunami e pelo terremoto. Eles procuraram soluções e os irmãos de Palopo decidiram viajar para Palu, essa viagem foi difícil, eles ainda o fizeram. Os irmãos primeiro viram que todos os publicadores estão bem, eles procuraram lugares seguros para eles estarem e pregarem, foi surpreendente que os irmãos da Indonésia assistissem a todas as reuniões, a organização de Jeová conseguiu comida e água, eles também tiveram encorajamento espiritual. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Na Nigéria, um surto de uma doença mortal não identificada havia eclodido. A comissão da filial e todas as pessoas estavam preocupadas, porque havia pessoas que estavam morrendo dessa doença. A comissão de Filial se reuniu e orou, decidindo que deveriam relatar o que estava acontecendo ao Corpo Governante. Eles convocaram uma videoconferência de emergência com o comitê da filial e deram ajuda espiritual, emocional e material à Nigéria. Eles também deram orientações, que eles tinham que lavar bem as mãos e cozinhar os alimentos adequadamente.

O caso da Indonésia e da Nigéria é um exemplo claro da rapidez com que as filiais agem ao agir. Localizar os publicadores, saber se estão bem ou se precisam ser evacuados, levar os recursos necessários por estradas secundárias se necessário, dar instruções de saúde como no caso da Nigéria ou fechar Betel para evitar o contágio.

Temos o caso da Indonésia que sofreu um grande terremoto, os irmãos agiram rapidamente. Mas foi um pouco complicado, pois as estradas estavam fechadas, mas uma das soluções foi que eles viajaram para Palopo em direção a Palu. Uma viagem de 30 horas sem dúvida, um ótimo trabalho da seção de socorro.  Uma coisa que vemos é que os irmãos indonésios cuidaram de sua saúde espiritual mesmo sendo um período difícil para eles. Eles não perderam uma reunião Jeová por meio dos irmãos os ajudou a ter um lugar seguro onde possam estar. Assim, eles receberam ajuda física e espiritual.

O que mais chama a sua atenção no que a organização fez durante a pandemia do COVID-19?

O corpo governante nos treina para saber o que podemos fazer se ocorrer um desastre, para que estejamos preparados. A organização ajuda muito, eles não ficam de braços cruzados, eles agem rápido, e é isso que dá a eles a garantia de que tudo vai dar certo. Diante da pandemia do Covid 19, era importante que tomássemos medidas práticas para proteger a nós mesmos e aos outros. O Covid 19 forçou filiais e congregações na Coréia do Sul, Itália, Japão e outros países a agir, cancelaram visitas guiadas e o acesso das pessoas foi restrito. As assembléias de circuito também foram canceladas, tiveram de fazer mudanças em seus planos de pregar e realizar as reuniões. Apesar de tudo, nossos irmãos continuam a fortalecer sua fé por ler e estudar a Bíblia e por encorajar uns aos outros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Desde o início, a organização manteve a máxima cautela com o COVID, paralisando toda a atividade presencial. Mesmo quando governos e autoridades relaxaram as medidas e o confinamento, continuamos sem nos encontrar pessoalmente por segurança. A organização sempre tomou medidas oportunas e corretas na gestão do COVID.

Bem, aqui podemos notar o cuidado de nossos queridos irmãos que apesar de não podermos nos encontrar pessoalmente. Nem Jeová nem os irmãos ficaram sem alimento espiritual. Podemos desfrutar dessas bolsas graças aos seus esforços.

Outra ajuda também é que, graças ao Corpo Governante, nestes meses eles nos dão relatórios sobre o Covid-19 sobre como cuidar de nós mesmos, valorizar nossas vidas e não baixar a guarda.

Também nas experiências vemos como os irmãos recebem ajuda física devido à crise econômica. Isso me convence a cada vez do grande amor que temos. E sobre as necessidades que acontecem em cada país.

Comentários