Faca Seu Melhor No Ministerio 2022, Semana 24-30 de janeiro, Discurso, Lição 20, Tarefa Preparada.

Faca Seu Melhor No Ministerio: 24 a 30 de janeiro de 2022, Discurso, Lição 20, Tarefa Preparada.

Fala (5 min.): ia 43, 44 pars. 5-9. Título: O que é uma família? (a lição 20).

O conceito de família pode ser definido como aquele grupo de pessoas que são parentes umas das outras. Quando pensamos em família, tradicionalmente podemos pensar em pais, filhos e avós. E depois disso vamos para parentes mais distantes.

Embora seja verdade que esta pode ser a definição tradicional do que consideramos e pensamos que é uma família, a Bíblia nos mostra que não precisa necessariamente ser assim, ou tão extensa. Mas pode ser formado por duas pessoas, como Rute e Noemi, e neste caso, entre sogra e nora.

Na verdade, uma família é aquela que mostra amor verdadeiro e leal e está sempre lá para ajudar e apoiar. Seja formado por pessoas de sangue, afinidade, adoção ou muitos outros motivos. Nós nos cercamos daqueles que consideramos família.

Por exemplo, escolhemos o povo de Deus como nossa família espiritual. Eles são todos nossos irmãos espirituais, não compartilhamos sangue, mas compartilhamos as mesmas crenças e estamos sempre dispostos a ajudá-los em tudo o que precisam e apoiá-los. Desta forma, estamos demonstrando verdadeiro amor leal à nossa família espiritual e colhendo grandes bênçãos enquanto vamos ler, se você me acompanhar, em Marcos 10:29,30:

“Disse-lhes Jesus: “Asseguro-vos que não há ninguém que tenha saído de casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por mim e pelas boas novas que não recebo agora, neste tempo, 100 vezes mais — casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, embora com perseguições — e, no sistema vindouro, a vida eterna”.

De fato, Rute se saiu muito bem trabalhando para um homem bondoso provido por Jeová como Boaz, para quem ela trabalhava em seus campos obtendo bastante comida para ela e Noemi, e trabalhando em um ambiente harmonioso com outras moças por ficar longe dos proprietários de terras. Más intenções. Essa família, Rute e Noemi, viram essas grandes bênçãos de Marcos 10:29,30 assim como o povo de Deus as vê quando se ajudam e se refugiam na família espiritual que temos em nossas congregações.

Temos uma ampla família espiritual em todo o mundo. Além do nosso círculo mais próximo e íntimo de pessoas que consideramos nossa família. Sempre que precisamos, podemos contar com uma família muito maior, e assim como Boaz, Jeová colocou à nossa disposição, e é seu amado povo espiritual.

Fazemos parte desta família, e como tal, devemos e está no nosso coração ajudar e apoiar sempre os nossos irmãos, é isso que nos impulsiona o amor leal que sentimos por eles. Uma ajuda desinteressada e sincera, assim como ajudamos um pai ou mãe querido, um irmão de sangue, um avô ou avó... da mesma forma, ajudamos nosso irmão espiritual, porque ele faz parte de nossa família do outro mundo.

Enquanto estamos prontos para ajudá-los, estamos sendo observados por Jeová, que fica extremamente satisfeito com nossos esforços e escreve em sua memória eterna os sinceros bons gestos que temos para ajudar uns aos outros. Assim está registrado em Provérbios 19:17 que vamos ler:

“Quem se compadece do necessitado faz um empréstimo a Jeová, e ele o recompensará por isso.

E não estamos falando apenas da vida eterna, mas de muitas outras bênçãos que podemos ver no nosso dia a dia. Como no caso de Rute e Noemi, por menor que seja nossa família mais íntima, o amor leal sempre reinará entre nós. Ou, como Jesus disse, os que não têm família a encontrarão na congregação cristã.

Rute e Noemi, como lemos em Marcos 10:29,30, receberam muito mais do que receberam. Essas mesmas bênçãos são desfrutadas por servos fiéis de Deus em nossas vidas, até que chegue a última parte da promessa de Marcos 10:30, que é a vida eterna.

A família, irmãos e irmãs, é um tesouro valioso que Jeová nos deu e pelo qual devemos lutar e mostrar amor leal uns aos outros. São pessoas que sempre estarão ao nosso lado quando precisarmos... e nesse sistema de Satanás precisamos desse amor em grandes doses. Vamos cuidar da nossa família, tanto a mais próxima quanto a nossa família espiritual. Não apenas teremos grandes bênçãos e cuidaremos uns dos outros, mas esse amor leal leva à vida eterna.

Comentários