Estudo de A Sentinela, Você Terá Fé Suficiente?, Semana 24-30 de janeiro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.

Estudo de A Sentinela, Você Terá Fé Suficiente?, 24-30 de janeiro de 2022, Comentários e Respostas.

1. Que pergunta provavelmente faremos a nós mesmos?

A questão é: serei capaz de permanecer fiel quando ocorrer a destruição da religião falsa, o ataque de Gogue de Magogue e a guerra do Armagedom?

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A questão é: serei capaz de permanecer fiel quando ocorrer a destruição da religião falsa, o ataque de Gogue de Magogue e a guerra do Armagedom?

É normal fazer-se esta pergunta porque sabemos o que vai acontecer no futuro o caos em que o mundo estará imerso as mudanças que haverá dificuldades ataca se estuda estas coisas e é normal sentir algum medo, também ser uma experiência nova para nós, nunca antes experimentamos algo em tal extensão e não sabemos como vamos enfrentá-lo, por isso é normal considerarmos se seremos capazes de permanecer fiéis em tal situação, mas embora não possamos saber exatamente como vai ser ou como vamos reagir, podemos controlar nossos medos, nossas angústias, como disse Jesus, mostrando fé pois agora é o melhor momento para fortalecer nossa fé. 

2. Como podemos fortalecer nossa fé, e o que vamos discutir neste artigo?

Seremos capazes de fortalecer nossa fé analisando como procedemos ou enfrentamos os problemas que temos agora, para percebermos quais aspectos de nossa fé podemos melhorar. E neste artigo, veremos quatro situações que indicam que os discípulos de Jesus precisavam de mais fé, bem como como enfrentar problemas semelhantes hoje e como eles nos preparam para o futuro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vamos analisar precisamente como os discípulos de Jesus enfrentaram diferentes testes e Jesus os encorajou a ter mais fé e também como suportar problemas semelhantes como eles semelhantes às montanhas hoje, pois esses testes vão nos preparar para o futuro.

Seremos capazes de fortalecer nossa fé analisando como procedemos ou enfrentamos os problemas que temos agora, para percebermos quais aspectos de nossa fé podemos melhorar. E neste artigo, veremos quatro situações que indicam que os discípulos de Jesus precisavam de mais fé, bem como como enfrentar problemas semelhantes hoje e como eles nos preparam para o futuro.

FÉ QUE DEUS NOS DÁ AS COISAS QUE PRECISAMOS

3. Conforme lemos em Mateus 6:30, 33, o que Jesus deixou claro sobre a fé?

Jesus deixou claro que, se tivermos uma "forte fé em Jeová", vamos colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas e confiar nele para cuidar de nos fornecer o que precisamos. Portanto, por mais difícil que seja a situação por falta de emprego ou problemas financeiros, devemos ter certeza de que Jeová não nos abandonará e nos ajudará materialmente, isso nos aproximará dele e nossa fé se fortalecerá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como ele diz, precisamos de uma forte fé de que Jeová vai cuidar de nos suprir com o que precisamos e de qualquer forma, ele com certeza proverá para nós, mas temos que estar completamente convencidos de que Jeová não vai falhar. se tivermos essa segurança então estaremos livres para nos concentrar na coisa mais importante como diz Mateus 6:33 em buscar primeiro o reino e depois além disso Jeová nos dará coisas materiais.

Sabemos que Jeová é quem cuida para que nossas necessidades básicas sejam cobertas pelas expressões que Jesus usa ele diz se Deus veste, ele não vai vestir você e o versículo 33 diz então você receberá mostrando que Jeová é quem intervém e quem cuida de nós.

É difícil para qualquer um não ter o que comer para não ter comida, talvez seja mais difícil para nossa família, nossa esposa, nosso filho, não ter, é quando quem mais amamos não tem, é quando podemos perder o rumo e mudar de prioridades, então pela necessidade podemos pensar que podemos aceitar um trabalho que coloca Jeová em segundo plano, a fé entra aqui Mateus 6:33 se colocarmos Jeová em primeiro lugar sabemos que ele vai alimentar e cuidar de toda a família.

Colocar-nos nas mãos de Jeová criará um ciclo repetitivo porque vendo como Jeová nos sustenta queremos colocá-lo em primeiro lugar e fazer mais coisas por ele e por sua vez ele continuará nos apoiando, então o resultado de tudo isso é que nossa fé ser fortalecido.

4, 5. O que tem ajudado uma família a lidar com a preocupação de como conseguir o que é necessário para viver?

O que os ajudou a colocar os assuntos espirituais em primeiro lugar. Essa família, apesar de sua situação difícil, assiste a todas as reuniões e prega. Com grande fé em Jeová, eles viram como ele cuida deles por meio dos irmãos na congregação que lhes fornecem as coisas de que precisam ou ajudam seu pai a encontrar trabalho. Às vezes, eles também recebem ajuda do trabalho humanitário da filial. A filha mais velha expressa que: "comove-a ver como a mão de Jeová tem estado com eles, diante das dificuldades que passaram e isso os preparou para as provas mais difíceis que virão no futuro".

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, a família Castro mencionada neste exemplo está passando por terríveis dificuldades econômicas e ainda assim sua fé em Jeová e ver como quando ele coloca o reino em primeiro lugar, Jeová lhes dá o que eles precisam os faz continuar a colocar o reino em primeiro lugar.

E a experiência mostra o que significa um forte porque, como foi mencionado agora, os irmãos dependem de Jeová, não para viver, mas para sobreviver para ter o que é necessário para o dia que é a ração do chefe da família e tem ser muito difícil como foi dito no parágrafo anterior mas é curioso que mostrem a sua fé não só porque pedem a Jeová mas porque agem em harmonia com esse pedido não deixam de assistir às reuniões em que não deixam de participar a pregação que é a forma como eles de uma forma prática estão demonstrando sua fé absoluta em Jeová.

E essa experiência também nos mostra que enquanto Satanás usa essa preocupação em obter o que é necessário para criar ansiedade, Jeová realmente a transforma em uma oportunidade para criar confiança e fé e isso é precioso porque uma relação muito próxima é criada entre confiança e fé. com ver claramente a mão de Jeová em sua vida e isso é algo que ele nunca esquece. 

6. Se você está passando por problemas financeiros, como pode fortalecer sua fé?

Podemos fortalecer nossa fé: orando a Jeová, lendo e meditando nas palavras que Jesus disse em Mateus 6:25-34. Esses textos não garantem uma vida confortável, mas nos dão a certeza de que, se colocarmos Jeová em primeiro lugar na vida, ele cuidará de nós. Da mesma forma, devemos pensar em como Jeová cuida de irmãos que estão ocupados em atividades teocráticas ou que ajudaram outros em situações semelhantes às nossas, isso nos fará ter confiança de que ele também cobrirá nossas necessidades básicas. Portanto, devemos ter fé no poder salvador de Jeová.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Por exemplo, orar a Jeová lendo e meditando nas palavras de Mateus 6:25 a 34 e pensando em exemplos atuais de como Jeová cuida daqueles que colocam o reino em primeiro lugar.

Gosto muito deste parágrafo porque diz que podemos transformar um problema em benção e podemos alcançá-lo com algo que está ao nosso alcance orar a Jeová todos podemos fazê-lo ler a palavra de Deus meditar nela então é só subir para nós para transformar um problema em uma bênção

Sim, como eu disse no início do artigo, podemos fazer com que isso nos dê forças para seguir em frente e Habacuque 3:17 e 18 nos cita que embora os campos não fornecessem comida, mesmo que não houvesse animais nos estábulos e canetas, continuaria feliz e feliz porque sabemos que Jeová é o Deus da nossa salvação quando já a experimentamos somos capazes de superar provas maiores.

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: Uma família enfrenta problemas econômicos. 1. Eles oram juntos antes de comer a pouca comida que têm. 2. Mais tarde naquele dia, eles saem pregando de casa em casa.

Mesmo quando tivermos problemas financeiros, nossa fé nos ajudará a manter o foco nos interesses do Reino. (Ver parágrafos 3 a 6).

Bem, vemos ali uma família verdadeira, com poucos recursos materiais, certamente com preocupações, mas muito claramente estão colocando os interesses do rei em primeiro lugar, e é isso que Jeová espera ver de nós, essa é a confiança que tem sido dada fé absoluta em Jeová que ele não apenas o reino é um arranjo para a humanidade, mas que ele se comprometeu com cada um de nós quando Jeová vê esse compromisso, ele responde. 

FÉ PARA SUPORTAR TEMPESTADE MUITO FORTE

7. De acordo com o relato de Mateus 8:23-26, como uma forte tempestade testou a fé dos discípulos?

Embora alguns discípulos fossem bons marinheiros, desta vez a situação saiu do controle, como diz a história bíblica, essa forte tempestade faz com que as ondas comecem a bater no barco e ele comece a "encher de água", então eles estão em perigo, então acordam Jesus e pedem-lhe que os salve, mas ele diz: «Homens de pouca fé, porque tens tanto medo?». Com essas palavras Jesus os fez saber que se sua "fé fosse sólida" eles estariam convencidos de que Jeová era perfeitamente capaz de protegê-los e salvá-los.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Como pudemos ler, os discípulos iam à beira-mar, irrompeu uma tempestade muito forte e, embora fossem pescadores habilidosos, certamente haviam vencido muitas tempestades, mas aquela os assustou, no entanto, embora também tivessem vi muitas provas de como Jesus tinha poder, por exemplo, curando os enfermos.Essa tempestade o fez perder um pouco a fé, tão assustado que pediram a Jesus que o salvasse.

E o parágrafo apontava para algo muito interessante e é que apesar de terem fé mas não o suficiente, os discípulos focaram neles e perderam de vista o papel de Jeová que poderia resolver perfeitamente a situação para proteger seu filho mas eles não focaram nisso então eles tiveram fé, mas não o suficiente, por assim dizer, sua fé naufragou naquele momento e foi afogada pela tempestade. 

8, 9. Como a fé de Anel foi testada e o que a ajudou?

A fé de Anel foi posta à prova quando o furacão Maria atingiu seu país Porto Rico, devido a este furacão ela ficou sem casa e sem emprego. Anel expressa que o que ajudou foi: aprender a confiar em Jeová por meio da oração e não deixar que a ansiedade a paralisasse. Mas, além disso, o que ele também fez foi ser obediente. Ele conta que: Seguir as instruções da organização o ajudou a manter a calma, o encorajamento e a ajuda material que recebeu dos irmãos o fizeram ver as mãos de Jeová. Ela percebeu que ele lhe deu muito mais do que ela poderia imaginar, e sua fé foi muito fortalecida.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, pudemos ler no parágrafo que ela teve que enfrentar uma grande perda como resultado do furacão Maria que atingiu Porto Rico em 2017 e ficou desabrigada e sem emprego, ou seja, sem o essencial para poder para continuar vivendo, ela estava em uma situação muito difícil.

Ela também diz que isso a ajudou a ser obediente neste momento ela recebeu instruções dos irmãos que foram ajudá-la e seguir essas instruções a ajuda a manter a calma.

10. O que você pode fazer se estiver lidando com uma forte tempestade?

Se estamos sofrendo com uma “tempestade”, seja um desastre natural ou algum grave problema de saúde, não devemos permitir que ela nos roube a nossa confiança em Jeová, mas devemos nos aproximar dele, orar a ele e contar ele o que sentimos, e seguindo o conselho do Salmo 77:11,12 "temos que lembrar, meditar e refletir sobre os atos maravilhosos que Jeová fez por nós no passado", isso fortalecerá nossa fé e nos dará a segurança que nosso Deus amoroso nunca e nunca nos deterá.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, abra nossos corações a Jeová, expresse o que sentimos, não permitindo que esse tormento, por assim dizer, passe por cima de nós e nos roube a confiança que temos em nosso Deus, mas medite nas ocasiões em que Jeová nos ajudou no passado e que não vai continuar ajudando no futuro.

É muito bonito como o Salmo 77 explica porque às vezes as pessoas tendem a esquecer como Jeová nos ajudou no passado, mas se meditarmos e refletirmos sobre como Jeová nos ajudou no passado continuamente, manteremos isso em mente para quando o mais complicado situações. 

11. Por que devemos estar determinados a ser obedientes àqueles que nos orientam?

Porque Jeová e Jesus pedem que sejamos obedientes e confiemos naqueles que foram designados para nos liderar. Talvez, às vezes, as instruções que eles nos dão não nos pareçam lógicas, mas devemos lembrar que na Bíblia há muitas experiências que mostram que Jeová abençoa e salva aqueles que são obedientes. Portanto, meditar nesses exemplos nos ajudará a estar mais determinados a cooperar com as instruções da organização tanto agora quanto no futuro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Porque Jeová e Jesus pedem que sejamos obedientes e confiemos naqueles que foram designados para nos liderar. Talvez, às vezes, as instruções que eles nos dão não nos pareçam lógicas, mas devemos lembrar que na Bíblia há muitas experiências que mostram que Jeová abençoa e salva aqueles que são obedientes. Portanto, meditar nesses exemplos nos ajudará a estar mais determinados a cooperar com as instruções da organização tanto agora quanto no futuro.

E é verdade que às vezes as instruções que temos que obedecer podem não parecer lógicas para nós, mas como o parágrafo menciona, essas instruções vêm da organização de Jeová ou como diz aqui é em quem Jeová e Jesus confiam e temos exemplos do passado que mostram que obedecer mesmo que não pareça lógico no final pode salvar nossas vidas.

De fato, é exatamente o que a Bíblia demonstra em Êxodo, os israelitas, precisamente guiados por Moisés, vão justamente para uma área no deserto que parece que iam cair vítimas do exército de Faraó ou no caso de Josafá nas segundas crônicas quando recebeu as instruções não parecia tão lógico mas ele enfrenta um grande exército de moabitas e amonitas mas colocando cantores na frente, mas como nossa fé tem sido comentada é colocada à prova quando temos que obedecer a homens que são realmente representantes de Jeová por meio de sua organização, essa é uma das maneiras mais importantes de mostrarmos nossa obediência a Jeová. 

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: 1. Um casal olha com preocupação para os enormes danos causados ​​por uma tempestade muito forte. 2. Em outra ocasião, conversam animadamente com os irmãos que os ajudam a reconstruir sua casa.

A fé forte nos ajuda a enfrentar fortes tempestades, sejam literais ou figurativas. (Ver parágrafos 7 a 11).

Vemos uma família que perdeu tudo o que tinha devido a um desastre natural, mas também vemos como depois de ver a ajuda de Jeová por meio de sua organização é como fortalecer a fé. 

FÉ PARA APOIAR INJUSTIÇAS

12. De acordo com Lucas 18:1-8, qual é a relação entre ter fé e suportar a injustiça?

Jesus mostrou que a fé e a injustiça duradoura andam de mãos dadas. Nessa história, ele conta que uma viúva teve um conflito, por isso ela implora e insiste, vez após vez, a um juiz injusto que lhe faça justiça. Durante esse tempo, ela suporta a injustiça até que o juiz finalmente a ajuda. Jesus disse que, em contraste, "Jeová é um juiz justo". Ele sabe quando sofremos injustiças, mas temos que mostrar com paciência e perseverança que temos uma fé forte como a da viúva. Uma fé que nos faz perseverar e ter certeza de que mais cedo ou mais tarde Jeová nos ajudará e fará justiça por nós.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, ter fé e ter fé que Jeová está atento às nossas necessidades e injustiças nos ajuda a perseverar e o exemplo da viúva é claro a viúva suportou a viúva perseverou e por isso um juiz injusto a ouviu, porque com muito mais razão Jeová quem é realmente apenas essa história que Jesus conta é realmente uma promessa de que Jeová conhece nossas dificuldades e fará com que a justiça seja feita a nós mais cedo ou mais tarde, então de nossa parte temos que suportar. 

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: 1. Em um hospital, uma irmã ouve com grande preocupação um médico que está falando sobre a doença de seu marido. 2. Mais tarde naquele dia, ela ora silenciosamente ao lado da cama onde seu marido está.

Se persistirmos em oração, nossa fé será fortalecida. (Ver parágrafo 12).

Uma das situações mais difíceis de lidar é quando um familiar adoece, talvez o médico ali esteja informando a irmã de um prognóstico pouco animador ou talvez esteja insistindo para que o familiar aceite uma transfusão de sangue ou talvez esteja lhe negando algum tratamento médico por não aceitá-la, é uma situação bastante injusta, mas na foto da direita vemos que a irmã está se refugiando em oração recorrendo a Jeová por sua ajuda de seu guia para enfrentar a situação difícil, então ficamos sabendo que podemos ter o certeza de que mais cedo ou mais tarde Jeová responderá às nossas orações porque, assim como o Senhor Jesus, ele não é injusto com aqueles que demonstram fé e se refugiam nele. 

13. Como a oração ajudou uma família que foi vítima de uma injustiça?

Essa família teve que fugir de sua aldeia porque foi atacada por soldados, mas no caminho encontraram um bloqueio na estrada e os soldados ameaçaram matá-los. As meninas, para acalmar a mãe, oraram em voz alta a Jeová, e isso foi respondido imediatamente, porque ele fez o comandante soltá-las e disse-lhes "que vão em paz e que Jeová, seu Deus, as proteja". Esta é a prova do poder e valor da oração.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, pode-se dizer literalmente que a oração salvou suas vidas diante de um bloqueio militar onde o exército ameaçou matá-los. A irmã estava passando muito mal, mas sua filha rezou em que repetiu muitas vezes o nome de Jeová e o oficial do exército. Comovido, ele permitiu que eles passassem quando percebeu que eram uma família verdadeiramente espiritual, como disse o homem, vá em paz com seus pais, disse à filha, e que o Senhor seu Deus a proteja.

14. O que pode testar nossa fé e o que nos ajudará a perseverar?

O que pode testar nossa fé é que nossas orações recebem uma resposta rápida ou espetacular. Mas o que nos ajudará a perseverar é continuar orando com confiança a Jeová, convencidos de que ele não nos abandonará e que, no devido tempo e de alguma forma, ele responderá às nossas orações.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Às vezes, nossas orações podem não ser respondidas da maneira ou na hora que queremos e isso pode colocar nossa fé à prova. No entanto, se continuarmos a orar a Jeová com constância e confiança e pedirmos seu espírito santo, temos a força para suportar essas orações.testes que enfrentamos.

O parágrafo fala de 1 não subestimar 2 continuar orando 3 continuar orando a Jeová para que entendamos que sem oração nunca seremos capazes de superar as provas de fé, assim como um aparelho elétrico está morto ou inútil sem eletricidade porque a fé sem a oração, por assim dizer, é como se estivesse desconectada da fonte de sabedoria e força de Jeová, então como é bom usá-la ao máximo. 

FÉ PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS

15. De acordo com Mateus 17:19, 20, que problema os discípulos de Jesus tiveram?

Essa história conta que os discípulos de Jesus, em certa ocasião, não conseguiram expulsar demônios, ele explicou a eles que o problema era porque: ele precisava de mais fé, para que pudessem mover obstáculos do tamanho de montanhas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, Jesus lhes disse que eles tinham pouca fé óssea, às vezes não tinham fé suficiente para enfrentar certas situações.

Da mesma forma também podemos pensar que superamos problemas que nos parecem simples, mas pode haver problemas maiores nos quais precisamos de mais fé para poder superá-los. 

16. Como a fé ajudou Geydi a enfrentar uma tragédia dolorosa?

Apesar de seu grande pesar pelo assassinato do marido, a fé da irmã Geydi a mantém ocupada servindo a Jeová. Então ela reza para ele e ele lhe dá a paz que ela precisa. Além disso, ela vê como Jeová cuida dela por meio de sua família e dos irmãos da congregação. Ela diz que “o que ela viveu a ensinou que não importa qual teste venha no futuro, ela será capaz de enfrentá-lo com a ajuda de Jeová, Jesus e a organização”.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Bem, ela enfrentou uma grande prova quando seu marido foi assassinado e o que ela fez para enfrentá-lo foi primeiro recorrer a Jeová através da oração para ver como sua família, os irmãos, agora Jeová os usava para cuidar dela e também se manter ocupado em o serviço de Jeová e isso aliviou sua dor.

ILUSTRAÇÃO: 

Série de imagens: 1. Uma irmã chora enquanto segura na mão uma gravata do marido falecido. 2. Mais tarde naquele dia, você assiste a uma reunião congregacional e levanta a mão para fazer um comentário.

Nos momentos mais dolorosos, a fé nos ajudará a nos manter ocupados servindo a Jeová. (Ver parágrafo 16).

Vemos uma irmã que está passando por um dos piores momentos de sua vida, muito doloroso, a perda de um ente querido, possivelmente a coisa mais importante em sua vida, foi o reino, são apenas lembranças, e agora ela vai para ir à reunião, ela se lembra possivelmente do momento em que ajudou o marido a escolher a gravata e longe de se zangar com Jeová ou culpá-lo, tirando dela as coisas que o faziam sofrer, ele foca sua vida em servir a Jeová porque isso o alivia, ele não duvida, vai à reunião e não só vai mas participa com alegria, é verdade que não tem a mulher à sua direita mas à sua esquerda está a conseguir fortalecer um irmã porque ela está olhando para ele com uma extensão da força que você está me dando, então sua fé, além de encorajá-la, ele também está incentivando a congregação.

17. O que podemos fazer quando nos deparamos com um obstáculo que parece uma montanha?

Se o obstáculo é a perda de um ente querido, devemos gastar tempo fortalecendo nossa fé lendo relatos bíblicos que falam da ressurreição. Por outro lado, se o obstáculo é a tristeza pela expulsão de um parente, devemos estudar para nos convencermos de que a disciplina de Jeová é sempre a melhor. Pero sea cual sea el problema, no debemos aislarnos, más bien, tenemos que seguir adelante, aferrarnos a Jehová, a nuestros hermanos y seguir constantes con nuestras actividades espirituales, y cuando nos demos cuenta cómo Jehová nos ayuda, nuestra fe en él se hará mais forte.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

E aqui está uma série de atividades que podemos fazer para seguir em frente diante dos problemas, aqui, por exemplo, é participar de atividades que nos ajudam a perseverar, mesmo com lágrimas, também assistir às reuniões, pregar, ler a Bíblia, porque todos essas atividades continuarão a nos ajudar a enfrentar todos esses problemas não é e vale a pena porque diz que nosso relacionamento com Jeová será fortalecido, que é o que todos nós precisamos.

Já vimos no artigo que uma das coisas que Jeová faz para nos ajudar é usar os irmãos para não querermos nos isolar como diz Provérbios 18:1, queremos estar perto da congregação porque Jeová pode ajudar nós através de nossos irmãos. 

“DÁ-NOS MAIS FÉ”

18. Se você perceber que tem uma fraqueza em sua fé, o que pode fazer?

Devemos ver isso como uma oportunidade de pedir a Jeová que "nos dê mais fé". Além disso, precisamos meditar nos exemplos deste estudo e nos lembrar das diferentes maneiras pelas quais Jeová nos ajuda. Se permitirmos que ele nos ajude nas provações atuais, teremos mais confiança de que ele também nos ajudará em quaisquer provações que venham no futuro.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Pues darnos cuenta de que tenemos una debilidad en la fe no es necesariamente malo porque nos hemos dado cuenta y podemos trabajar en ellos así que es el momento de hacer como los Apóstoles y pedir más fe y también de reflexionar en los ejemplos que hemos visto en este artigo.

Quando nos deparamos com uma prova, não pensemos que será um fardo muito grande para nós porque, como diz o parágrafo, Jeová quer nos ajudar, então o que temos que fazer é permitir que ele nos ajude a carregar esse fardo através da oração dos irmãos. 

19. Do que Jesus tinha certeza, e o que você pode ser?

Jesus tinha certeza de que com a ajuda de Jeová as provações podem ser vencidas, razão pela qual ele disse em João 16:33 que "ele venceu o mundo". Além disso, a bíblia diz que haverá uma grande multidão que sobreviverá à grande tribulação graças a uma forte fé, para que possamos ter certeza de que com a ajuda de Jeová podemos fazer parte desses sobreviventes.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ele tinha certeza de que seus discípulos tinham uma fé forte e que graças a essa fé eles seriam capazes de superar qualquer prova que lhes fosse apresentada no futuro e também tinham certeza de que muitas outras pessoas poderiam fazê-lo e receber a vida eterna, então, se também tivermos esse tipo de fé, também podemos desfrutar desta vida que Jeová nos promete.

Jesus também sabia que como ele mencionou em João 16:33 que teremos sofrimento neste sistema, mas que se formos corajosos e tivermos fé no final, podemos dizer como ele que vencemos o mundo. 

O QUE VOCÊ RESPONDE?

Como você pode se preparar para futuras provas de fé?

Podemos nos preparar observando como lidamos com as provações que temos agora, para que possamos ver onde podemos melhorar em nossa fé. Devemos deixar claro que, se suportarmos fielmente as provações com a ajuda de Jeová, teremos mais força para eventos futuros.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Vimos que o que podemos fazer é analisar como enfrentamos provações agora no presente e fazendo isso o que podemos ver e descobrir quais aspectos de nossa fé podemos melhorar e, portanto, pedir ajuda a Jeová para nos dar mais fé.

Que quatro provações podemos enfrentar agora e como elas podem nos ajudar?

Os quatro testes são: 1) Problemas econômicos. 2) As tempestades da vida, sejam literais ou figurativas. 3) As injustiças. 4) Obstáculos do tamanho de montanhas. Podemos suportar todas essas provas, suportá-las com a ajuda de Jeová, temos que ter fé que “Jeová é maior e superior” do que qualquer uma delas. Tenhamos certeza de que não importa qual prova venha a acontecer no futuro, seremos capazes de enfrentá-la com a ajuda de Jeová, que é perfeitamente capaz de nos proteger.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Faça um teste por exemplo pode ser problemas econômicos e nesse caso podemos confiar que Jeová vai cuidar de nós e se confiarmos nele e colocarmos o reino em primeiro lugar veremos como ele responde essas orações nos dá o que precisamos e nossa fé é fortalecido.

Também falamos de tempestades muito fortes que podem ser literais e figurativas, falamos de injustiças que podemos sofrer na vida ou obstáculos que parecem montanhas.

Por que você pode ter certeza de que é possível permanecer fiel?

Porque seguimos o exemplo de Jesus, que derrotou o mundo e também porque a Bíblia nos garante que haverá sobreviventes da grande tribulação, por isso queremos "ser fortes, sólidos na fé" para fazer parte desses sobreviventes fiéis.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Já vimos vários motivos mas gosto muito e toca meu coração a confiança que Jesus e Jeová têm em nós, o próprio Jesus disse eu venci o mundo em João 16:33 Jesus também está convencido de que enquanto nos apoiarmos Jeová, podemos vencer todo tipo de prova, desde que tenhamos fé nele.

Comentários