Estudo de A Sentinela, Recém-casados, Concentre Sua Vida em Servir a Jeová, Semana de 17 a 23 de janeiro de 2022, Comentários e Respostas Práticas.
Estudo de A Sentinela, Recém-casados, Foque sua vida em servir a Jeová, 17-23 de janeiro de 2022, comentários e respostas.
1, 2. (a) Por que os recém-casados devem confiar em Jeová? (Salmo 37:3, 4).
Porque o casal está enfrentando uma nova etapa em suas vidas e se confiarem em Jeová tomarão boas decisões, seu casamento ficará mais forte e serão mais felizes. Como diz o Salmo 37:4, eles devem aprender a “deleitar no Senhor e ele lhes concederá os desejos de seus corações” para que sejam felizes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Para ser feliz, no parágrafo vemos quatro vezes expressões semelhantes e no texto que acabamos de ler diz que daria o desejo do seu coração e é o desejo de todo casal ser feliz com seu parceiro.
E, além disso, os novos casamentos precisamente nessa época têm que tomar provavelmente as decisões mais importantes de suas vidas e as decisões que tomarem terão efeito ao longo dos anos, de modo que o melhor conselheiro pode ter que ouvir os princípios e conselhos que Jeová, o pai da família universal, tem para nos dar.
b) O que veremos neste artigo?
Neste artigo, veremos exemplos de homens e mulheres fiéis mencionados na Bíblia e as lições que eles nos deixaram para a vida e o casamento. Também veremos o que aprendemos com alguns casamentos hoje.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Analisaremos algumas situações que alguns casamentos enfrentam, teremos exemplos de homens e mulheres fiéis que são citados na Bíblia, eles nos deixam algumas lições para o casamento.
E também veremos como também podemos aprender com alguns casamentos de nossos dias.
QUE DIFICULDADES PODEM ENFRENTAR OS RECÉM-CASADOS
3, 4. Que dificuldades os recém-casados podem enfrentar?
Eles podem enfrentar a dificuldade da "pressão exercida sobre eles por parentes ou amigos que esperam que eles levem uma vida normal". Isso significa que eles devem ter filhos o mais rápido possível ou são aconselhados a comprar uma casa e enchê-la de coisas bonitas. Isso pode levar os recém-casados a tomar decisões como trabalhar horas extras para pagar dívidas contraídas, o que significaria que teriam menos tempo para estudo pessoal da Bíblia, adoração em família e ministério ósseo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pode ser que recebam conselhos sobre o estilo de vida normal, que sejam pressionados a começar a ter filhos o quanto antes, ou que comprem muitas coisas para a casa.
E no final todas as nossas decisões têm consequências, por exemplo se compramos um imóvel no final o que fazemos é adquirir uma dívida e no final essa dívida tem que ser paga então talvez negligenciamos nossa rotina simplesmente porque temos que trabalhar horas extras e em breve.
Assim, embora ter filhos ou possuir uma casa não seja algo ruim em si, o que realmente pode causar uma dificuldade é a que custo essas coisas são feitas, como o parágrafo explica, por exemplo, todas aquelas coisas que tomam nosso tempo Do estudo pessoal , o culto familiar ou o ministério podem se tornar problemas reais para os recém-casados.
As decisões que se toma afetarão nossa rotina espiritual no final do parágrafo também fala de outro incentivo se nossas decisões não forem sábias diz que perdemos oportunidades preciosas de fazer mais no serviço de Jeová.
ILUSTRAÇÃO:
Alguns recém-casados falam sobre sua situação financeira.
Que decisões podem impedir os recém-casados de fazer mais em seu serviço a Jeová? (Ver parágrafos 3 e 4).
E o que os jovens casais podem aprender aqui é evitar problemas como o que vemos na imagem, tendo que lidar com o pagamento de contas que chegam todo mês, já que o valor que temos que pagar também vai depender de quanto complicamos a vida adquirindo coisas ou por exemplo uma hipoteca ou um empréstimo no banco porque você tem que pagar, então você tem que pensar muito bem para se libertar ou ter mais tempo como foi muito bem indicado no parágrafo porque em para poder servir mais plenamente a Jeová.
Você também pode perceber um certo estresse ou preocupação neste casamento devido a essas preocupações materiais ou econômicas, talvez o contraste claro seja visto com as imagens que você também tem lá na pracinha porque feliz, feliz abraçado e esse ambiente poderia ser evitado se ao mesmo tempo as decisões tivessem sido melhores porque teriam sido outras, é por isso que é um fator importante a ter em conta.
5. O que você aprende com o exemplo de Klaus e Marisa?
Este casamento comenta que os dois trabalhavam em tempo integral para levar uma vida confortável. Ele diz que em um sentido material eles tinham ainda mais do que precisavam, mas em um sentido espiritual eles não tinham objetivos, Klaus expressa com franqueza que eles levaram uma vida complicada e estressante. Então isso nos ensina que "a felicidade no casamento não depende de focar ou conseguir coisas materiais".
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nossa vida gira em torno de coisas materiais que não podemos ser pessoas felizes, e isso é explicado pela experiência de Klaus e Marisa diz que como recém-casados ambos trabalham em tempo integral para poder levar uma vida confortável e Klaus confessa que no sentido material tínhamos tudo o que tínhamos necessário, mas no sentido espiritual não tínhamos objetivo.
E também é interessante porque além de não serem felizes eles tinham uma vida complicada e estressante e tudo porque estavam vazios de objetivos espirituais.
Acho interessante que ele mencione que o problema não é que eles vão faltar às reuniões ou que eles não têm culto familiar que não possam pregar, o problema é que eles não têm metas, então sua visão espiritual foi afetada e a partir de agora Por alguns anos não se viam fazendo mais do que pregar se não se viam talvez pagando uma carta ou comprando mais coisas, por isso o cuidado que se deve ter com eles é muito ocupado em conseguir coisas materiais.
COMO O REI JEOSFÁ, CONFIE EM JEOVÁ
6. Com base no conselho de Provérbios 3:5, 6, como o Rei Josafá lidou com uma situação muito difícil?
O rei Josafá enfrentou uma situação muito difícil: ele, sua família e o povo estavam sendo ameaçados pelo enorme exército de Amom, Moabe e região montanhosa de Seir, mas como Provérbios 3:5,6 diz que ele confia em Jeová e através uma oração humilde, ele pediu ajuda e força. Uma das palavras de Josafá a Jeová foi que "eles não sabiam o que fazer, mas seus olhos estavam voltados para ele", isso revela que ele tinha total confiança em Jeová
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, apesar de ter acumulado um poderoso exército de mais de 1 milhão de soldados, ele não confiava nessas possibilidades em si mesmo, mas foi, como lemos em provérbios 3:5 e 6, ele foi ao Senhor, eu confio ele e pediu-lhe ajuda diante dessa ameaça que pairava sobre a nação dos exércitos de Amón Moab e a região montanhosa de Seir.
E também é muito interessante a oração que Josafá faz que está na segunda crônicas capítulo 20 versículo 12 ele menciona que não podemos com essa multidão mas nossos olhos estão voltados para você ou seja Josafá sabia que para ter sucesso ele dependia da ajuda de Jeová e isso é a mesma coisa que precisamos.
Muitas vezes nos dizem nas publicações o quão importante é cuidar não só dos nossos irmãos, mas com nossos irmãos. Eu amo isso e realmente é o que Josafá fez em segunda crônicas 20:5 onde esta oração é mencionada lá diz que foi colocado de pé no meio da congregação de Judá e Jerusalém, ou seja, ele reuniu todos os homens mulheres crianças que estariam preocupados com aquele ataque por causa daquela ameaça que era tão boa que Josafá certamente também orou por ele por dentro, mas é bom que ele também reúna todos e faça uma oração juntos, isso é algo que os recém-casados também podem levar em consideração.
Este Rei estava ciente de sua responsabilidade ele tinha que cuidar de uma nação inteira e ele fez o parágrafo dizer tudo o que podia para proteger o povo de tudo que tinha que vir e nas crônicas segundas 20 em 6 ele menciona sua confiança em Jeová lá ele diz que em suas mãos há força e poder e ninguém pode contra você aí você pode ver como ele confiou absolutamente em Jeová da mesma forma que eles podem fazer casamentos.
7. Como Jeová respondeu à oração de Josafá?
Jeová respondeu a Josafá por meio do levita Jaaziel e lhe disse: "Tomem seus lugares, fiquem quietos e vejam como Jeová os salva". Assim, o rei e o povo saíram juntos desarmados ao encontro de seus inimigos, eles cantavam e com plena confiança em Jeová, e assim como ele havia prometido, ele fez com que esses inimigos se atacassem e matassem uns aos outros.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sim, por meio de um levita, ele lhe disse para tomar o seu lugar, ficar parado e ver como Jeová o salva.
Vejamos também a plena confiança que Josafá depositou em Jeová vemos que ele não colocou seus melhores soldados na linha de frente mas sim homens desarmados que cantavam e vemos como Jeová cumpriu sua promessa da mesma forma se depositarmos toda nossa confiança em Jeová podemos ver como Jeová derrota nossos inimigos e cumpre sua promessa.
E ele também mostra confiança com detalhes que ele diz que teve que sair para encontrar seus inimigos, eles não estavam perto dos muros onde se algo desse errado eles poderiam voltar rapidamente e correr para se proteger, ele diz que a batalha foi 30 quilômetros ao sul de Jerusalém vemos que eles estavam totalmente desprotegidos com os cantores diante de tanta confiança em Jeová mas vemos que Jeová não os abandonou.
8. O que os maridos podem aprender com o exemplo de Josafá?
Podemos aprender que, quando surgem problemas em nossa família, devemos evitar a tendência de confiar em nossas próprias forças, mas devemos imitar o exemplo de Josafá, que confia em Jeová e demonstrou isso com ações. Portanto, temos de orar sinceramente a Jeová em particular e também junto com nossa esposa pedindo ajuda, buscar sua orientação por estudar sua Palavra e as publicações fornecidas por sua organização e aplicar os conselhos que encontramos. Devemos ter certeza de que, assim como Jeová não abandonou Josafá, ele também não nos abandonará.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em primeiro lugar, nós, maridos, vimos como Josafá pode orar em particular para pedir ajuda a Jeová, orar de coração com sua esposa e também buscar a ajuda de Jeová ao estudar sua palavra e publicações.
E isso não significa que não se deva fazer o máximo esforço como Jehoshafat fez no início, ele fez tudo o que podia para proteger o povo, como maridos também temos que fazer tudo ao nosso alcance para proteger o casamento, mas depois são situações em que aqueles de nós que têm que confiar em Jeová deixar o assunto nas mãos dele como foi dito e esperar que Jeová aja.
Johosafat admitiu em uma oração pública que ele e as pessoas se sentiam vulneráveis e que estavam com medo de não saber o que fazer, é possível que às vezes aconteça conosco como marido que não sabemos o que fazer e até se assuste e peça a Jeová direção e força para enfrentar um problema e não devemos nos envergonhar que nossa esposa ouça nossas orações para que ela também veja que confiamos em Jeová e que com certeza ele nos ajudará assim como fez com Josafá.
E outra lição que podemos aprender com Josafá é que no final essa confiança que ele tinha com Jeová foi demonstrada em ações, portanto no final os noivos e neste caso os cônjuges têm que demonstrar essa confiança com ações, não apenas dizendo e podemos ter certeza de que sim, como diz o Salmo 37:28, porque Jeová sempre estará com eles porque foram leais.
COMO O PROFETA ISAIAS E SUA ESPOSA, FOQUE SUA VIDA EM SERVIR A JEOVÁ
9. O que se pode dizer sobre o profeta Isaías e sua esposa?
Isaías foi um profeta e parece que sua esposa realizou uma tarefa semelhante, pois na Bíblia ela é chamada de "a profetisa". O que nos mostra que esse casal focou sua vida em servir e adorar a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ambos concentraram suas vidas em servir a Jeová, e fizeram isso em um ambiente que não era propício para a adoração a Jeová porque naquela época a nação de Judá estava em um estado moral deplorável e especialmente nos dias do Rei Acabe até mesmo os príncipes do povo se revoltaram e o povo não adorava a Jeová.
10. Para fortalecer o desejo de dar o melhor de si no serviço de Jeová, por que é bom que os casados estudem as profecias bíblicas?
Porque estudando as profecias e vendo como elas sempre se cumprem, fortalecerá sua fé e os convencerá de que vale a pena participar do cumprimento de algumas delas, como pregar por toda a Terra antes do fim.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Estudando juntos as profecias bíblicas, eles verão como seu cumprimento ocorreu e isso fortalecerá sua fé e também verão como podem até participar pessoalmente do cumprimento de algumas dessas profecias.
Além disso, ajudará o casal a ter seu senso de urgência muito presente, eles fariam todo o possível, por exemplo, a tarefa de fazer discípulos será vista como uma tarefa urgente.
Também é bom para os casados meditar no capítulo 19 do livro Pure Worship porque fala sobre o rio de bênçãos que se pode receber ao colocar o reino em primeiro lugar e é isso que pode acontecer nos casamentos.
ILUSTRAÇÃO:
O mesmo casal estudando a Bíblia e as publicações que a organização de Deus nos dá.
Os recém-casados podem concentrar sua vida em servir a Jeová orando e estudando sua Palavra. (Ver parágrafos 8 e 10).
E isso é o que vemos na fotografia que aparece no parágrafo 10, lá você pode ver o mesmo casal de antes que estava estressado porque estão diferentes agora que estão estudando uma profecia juntos, a profecia do livro da adoração pura que lhes permite fortalecer sua fé uma fé cada um na pessoa, mas juntos para então estabelecer metas conjuntas nas quais possam participar.
COMO PRISCILA E AQUILA, COLOQUE OS INTERESSES DO REINO EM PRIMEIRO LUGAR
11. O que Priscila e Áquila foram capazes de fazer, e por quê?
Esse casal é um bom exemplo porque coloca os interesses do Reino em primeiro lugar na vida. Como diz Romanos 16:3, eles eram “colaboradores de Cristo”, não permitindo que as circunstâncias alteradas os paralisassem ou colocassem seu serviço a Jeová em segundo plano. Embora certamente não fosse fácil ter que deixar Roma, quando o imperador ordenou que os judeus saíssem, eles o fizeram e encontraram um novo lugar para morar e montar seu negócio de fabricação de tendas, mas também deram importância à ajuda à congregação e colaborar com o apóstolo Paulo para fortalecer os irmãos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
As mudanças em sua vida foram capazes de manter o foco em ser viajantes.
E não pensemos que tal mudança deve ter sido muito fácil vamos pensar que eles viviam em Roma Roma era a capital do império no primeiro ciclo eles não podiam ver nada uma cidade com mais conforto do que aquela cidade de Roma no entanto embora fossem forçados pelo imperador a deixar a cidade eles não tentaram recuperar seu estilo de vida anterior em busca de uma vida fácil, mas agora eles seguiram verdadeiros apoiadores do apóstolo Paulo para fortalecer as congregações sem dúvida uma mudança muito grande.
E vemos essa atitude em Romanos capítulo 16 versículo 3 a 5 ai vemos como ele tem um espírito prestativo pois ele diz que eles ofereceram a casa deles para que a congregação tivesse um lugar para se reunir, então mesmo sendo mudanças onde eles tinham que mudar de um lugar para outro também mudou para lugares onde poderiam ser úteis, onde poderiam ser de grande ajuda.
Antes dessas grandes mudanças, também a partir do exemplo de Priscila e Áquila, também podemos ver que às vezes um pequeno objetivo ou um pequeno primeiro passo pode ser bom para passos maiores depois porque no início eles eram simplesmente hospitaleiros com o apóstolo Paulo, mas de claro que tinham que trabalhariam juntos fazendo tendas que teriam conversas profundas conversas espirituais o depoimento completo diz que a presença de Pablo teve um excelente efeito nos hábitos espirituais daquele casal e talvez por causa desse pequeno primeiro passo ele mais tarde tornou possível outros a tomar como foi comentado ajudando a fortalecer uma nova congregação viajando para Éfeso e depois para Roma.
Podemos aprender muito com esse casal cristão, outro detalhe é que sempre que seus nomes são mencionados, os dois são mencionados juntos, eram uma verdadeira equipe, faziam todas as suas atividades espirituais juntos, como é lindo quando os casais têm uma rotina como isso, Jeová abençoou seu trabalho de muitas maneiras uma delas é que parece que pelo menos dois livros bíblicos foram escritos em sua casa.
12. Por que os casados devem estabelecer alvos espirituais?
Porque se você estabelecer alvos espirituais e definidos no seu serviço a Jeová e se esforçar para alcançá-lo, terá mais oportunidades de ver o espírito santo em ação. Foi o que Russell e Elisabeth fizeram, esse casal de namorados falou sobre seus objetivos espirituais e então, quando se casaram, não permitiram que certas decisões os impedissem de alcançar seus objetivos, então eles puderam se mudar para a Micronésia para servir e pregar lá.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque isso nos ajudará a sempre colocar os interesses do reino em primeiro lugar e, ao mesmo tempo, poderemos ver de maneira mais real como o espírito santo atua em nosso casamento.
E vemos como deveriam ser as metas, o parágrafo comenta que deveriam ser objetivos definidos e mais adiante no exemplo vemos como comentaram que eram metas específicas, se tivermos metas específicas anteriores no namoro vamos ter certeza que podemos cumprir eles em casamento.
E isso se destaca muito bem, neste exemplo de Russel e Elizabeth eles estabeleceram metas naquele momento inicial no namoro que lhes permitiu se adaptar constantemente independentemente das circunstâncias para alcançar esse objetivo e finalmente quando se casaram para poder alcançar objetivos espirituais neste caso, e servir em um local de necessidade, de modo que as circunstâncias mutáveis não afetaram seu objetivo final.
13. De acordo com o Salmo 28:7, o que acontecerá se confiarmos em Jeová?
Como diz este Salmo, “confiando de todo o coração em Jeová e fazendo dele nosso e nosso escudo, receberemos sua ajuda e seremos felizes”. Portanto, se nos esforçarmos para alcançar nossos objetivos espirituais, receberemos muitas bênçãos de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Você receberá muitas bênçãos e, como vimos no salmo, você verá como Jeová cuida de você, sua confiança nele aumentará e você será verdadeiramente feliz.
ILUSTRAÇÃO:
O casal escreve suas metas espirituais em um calendário de parede.
Os recém-casados podem concentrar sua vida em servir a Jeová por estabelecer alvos espirituais. (Ver parágrafo 13).
E temos uma foto para este parágrafo que ilustra muito bem tudo isso que estamos falando, por exemplo, vemos que neste quadro que eles têm fica muito claro como a vida deles está centrada em servir a Jeová como eles estabeleceram metas que nós veja que o objetivo da Tailândia está muito próximo e eles já o marcaram em vermelho, mas vemos que antes em sua vida eles já fizeram tudo o que vimos neste parágrafo, eles dedicam tempo à noite de culto familiar às quintas-feiras ter um horário de pregação bem estabelecido o trabalho não é a coisa mais importante na vida deles e mesmo depois de atingir a meta vemos que eles continuam preenchendo esse horário e não deixam de lado aquelas coisas que já faziam, então nós também pode aprender muito com esta foto.
De fato, a vida deles está centrada em servir a Jeová porque eles priorizam os assuntos espirituais sobre os melhores, como o trabalho, então eles focam suas vidas em objetivos pequenos que os ajudarão a alcançar o objetivo maior, como estudar a Bíblia juntos, sair para pregue, apoie-a, organize a pregação com a congregação e outros objetivos pequenos, mas que os ajudem a continuar avançando para alcançar esse objetivo final.
COMO O APÓSTOLO PEDRO E SUA ESPOSA, CONFIE NAS PROMESSAS DE JEOVÁ
14. Como o apóstolo Pedro e sua esposa mostraram sua confiança na promessa de Mateus 6:25, 31-34?
Eles mostraram isso por suas ações. Por exemplo, quando Pedro, que vivia da pesca, recebeu e aceitou o convite para pregar ao lado de Jesus, teve que tomar essa decisão com o apoio de sua esposa. Isso significa que eles seguiram o conselho de “não se preocuparem desnecessariamente com comida ou roupas, antes, colocaram o Reino em primeiro lugar”. Além disso, o conselho de Pedro às esposas e maridos mostra que ele tinha força moral para dá-lo por causa da ajuda e do bom exemplo de sua esposa.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Naquela época eles tinham que tomar uma decisão no caso de Pedro com uma família e ele tinha que decidir se seguia ou não Jesus, então vê-se que ele seguiu o conselho porque valorizou a situação e colocou os interesses do reino primeiro com plena confiança em Jeová na promessa de Jeová de que nem ele nem sua família faltariam para nada.
Gosto do exemplo da esposa de Pedro em 1 Pedro 3:6, com certeza Pedro, pensando nela, disse que não sei se seriam dominados pelo medo referindo-se às irmãs e a verdade é que as irmãs que estão ali cheias o tempo e o serviço em outros lugares não são dominados pelo medo de perder sua casa ou perder sua família, mas sempre expandem seu ministério e o fazem para servir a Jeová.
E a confiança, claro, foi muito porque em Lucas 5 também 1 a 11 nesta história vê-se que tanto Zebedeu quanto seus filhos tinham sócios neste negócio de pesca e que eles também tinham mais de um barco o que mostra que provavelmente o os negócios estavam indo muito bem, então quem deu esse passo certamente mostrou confiança em Jeová.
15. O que você aprendeu com a experiência de Tiago e Esther?
Aprendemos que anos de casamento não são uma barreira para servir ainda mais a Jeová. Tiago e Esther são um casal que já estava casado há alguns anos e leram artigos sobre casais que serviram em lugares onde havia necessidade, isso os encorajou e eles se mudaram para o Paraguai, ela comenta que eles adoram o texto de Efésios 3 :20 onde «Jeová Ele nos garante que nos dará muito mais do que pedimos. E em seu serviço a Jeová sempre viram esta promessa cumprida neles. Então, esse exemplo nos faz ver que os casados devem ter o desejo de sempre fazer mais para servir a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É que quando alguém está nas mãos do Senhor, é o melhor lugar onde se pode estar, cumprem-se as palavras de Malaquias 3:10, que diz: põe-me à prova, isto diz o Senhor dos exércitos e tu veja que eu abro as comportas do céu e derramei bênçãos sobre você até que nada lhe falte, como se Jeová estivesse nos dizendo, vamos dar o passo, coloque-se em minhas mãos, tenho bênçãos preparadas para você além do que você pode imaginar, e este exemplo demonstra isso claramente.
Exemplo do parágrafo e também na série de artigos que são mencionados foram oferecidos de boa vontade, vamos aprender que esses irmãos que puderam servir em maior grau não foi porque tiveram as condições perfeitas para alcançá-lo, mas sim eles estavam fazendo mudanças pouco a pouco tomando pequenas decisões que no final Jeová abençoou e que permitiu que eles viessem servir a Jeová como eles fizeram.
E o resultado, que é um denominador comum em todas as experiências que podemos ler, é muito semelhante ao que vemos nesta experiência que temos no parágrafo, Efésios 3:20 diz que Jeová faz infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pode nos fazer chegar a alcançar coisas que nem imaginávamos e isso pode nos ajudar também a poder dar o passo de servir mais a Jeová.
16. A quem podem recorrer os jovens casais que estão considerando seus objetivos na vida?
Casais jovens podem se beneficiar da experiência de casais que serviram em tempo integral ou casais espiritualmente maduros. Você pode perguntar a eles sobre situações que vivenciaram que os fizeram confiar em Jeová, isso os ajudará a analisar seus objetivos e ter o desejo de alcançá-los.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bom, como mostra na imagem, um desses um desses auxílios podem ser casais experientes que sempre colocaram Jeová em primeiro lugar, até porque já serviram em tempo integral se tivermos a oportunidade e conhecemos alguns e vemos na imagem como eles são prestando atenção estão felizes e acima de tudo estão aprendendo.
Provérbios 22:17 diz preste atenção e ouça as palavras dos sábios que me lembra outro provérbio 13:20 que diz que quem anda com sábios se tornará sábio então ele vai até esses irmãos de experiência que demonstraram ao longo de suas vidas sermos pessoas sábias do ponto de vista de Jeová, com certeza nos tornarão sábios e, no caso de casais mais jovens, serão ajudados a estabelecer alvos espirituais.
Um fator chave é a confiança em Jeová, talvez seu casal recém-casado possa ter certas dúvidas, como vemos na imagem, é como se o casal mais velho estivesse ensinando-os ao longo de suas vidas, todas essas fotografias, diferentes situações em que viram o mão de Jeová É como antes também em comparação com as profecias e o efeito fortalecedor que ela tem que ajudará o casal recém-casado a ter essa confiança e começar a dar os primeiros passos.
Comentando a imagem, podemos imaginar que este casal tem algum objetivo específico, talvez pelas outras fotografias que temos visto, parece que pretendem mudar-se para outro país ou aprender outra língua, escolheram este casal que é agora mostrando a eles fotos de suas missões em outros países, procurando especificamente por alguém que possa nos motivar a continuar perseguindo nossos objetivos.
ILUSTRAÇÃO:
O casamento conversa com um casal mais velho enquanto eles olham para um álbum de fotos.
Os recém-casados podem concentrar sua vida em servir a Jeová por buscar conselhos de cristãos maduros. (Ver parágrafo 16).
17. O que aconteceu com Klaus e Marisa, e o que aprendemos com o exemplo deles?
Esse casal comenta que saiu de casa e se ofereceu para colaborar com a construção da filial da Finlândia. Mas, eles ficaram desapontados quando descobriram que só poderiam ficar naquele país por seis meses. No entanto, logo depois foram convidados para um curso de árabe e agora atuam na área árabe em outro país. Ela diz que é verdade que “é muito assustador sair da zona de conforto e confiar totalmente em Jeová. Mas eles descobriram que ele sempre ajuda de maneiras inesperadas. Este exemplo nos ensina que podemos ter certeza de que em qualquer lugar e circunstância Jeová sempre nos abençoará por confiarmos nele de todo o coração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, finalmente se colocaram à disposição da filial de filandia para a construção e foi assim por 6 meses, mas finalmente parecia que as grandes decisões que haviam tomado não iam adiantar muito, mas não foi assim, uma nova porta de atuação foi aberta, que era aprender um novo idioma para servir em outro território tão diferente e que nos ensina que Jeová pode nos surpreender se nos colocarmos em suas mãos.
E pode ser semelhante no nosso caso, percebemos que não somos completamente felizes no casamento porque nos concentramos em obter coisas materiais, mas não devemos desanimar se agora podemos mudar o rumo de nossas vidas e sair dessa zona de conforto e comece a trabalhar para definir e alcançar esses objetivos espirituais.
18. O que os casados podem fazer para continuar confiando em Jeová?
Os casais podem avaliar se estão fazendo o possível para mostrar a Jeová que apreciam as dádivas que ele lhes deu. Portanto, eles devem continuar a orar a Jeová, buscar princípios bíblicos para ajudá-los a aplicá-los em sua situação e seguir seus conselhos. Se você concentrar sua vida em servi-lo, terá um casamento verdadeiramente feliz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Pergunte a si mesmo o que o parágrafo menciona, discuta o que eles estão fazendo com suas vidas e se estão fazendo o possível para agradecer a Jeová pelas dádivas que ele lhes dá.
E devemos mostrar humildade para levar o assunto a Jeová em oração, gastar o tempo que for necessário para buscar os princípios que se aplicam, e então é hora de seguir o conselho que encontrarmos.
O QUE VOCÊ APRENDEU COM ESTES SERVOS SOBRE CONFIANÇA EM JEOVÁ?
O profeta Isaías e sua esposa
Esse casal se concentrou em servir e adorar a Jeová, então aprendemos que devemos fazer o nosso melhor para servir a Jeová. Algo que nos ajude a estudar as profecias bíblicas, pois o fato de vermos como elas se cumprem nos fortalecerá e nos incentivará a participar e dar o nosso melhor em nosso serviço a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Bem, com eles aprendemos que não importa quais fossem suas circunstâncias, mas para eles o mais importante era adorar a Jeová e uma aplicação que vimos também é que nos ajudará muito a analisar não só os servos do passado, mas também profecias bíblicas porque isso fortalece nossa fé em que Jeová sempre faz o que diz e isso nos ajudará a dar o nosso melhor em servir a Jeová.
Priscila e Áquila
Aprendemos que esse casamento, embora suas circunstâncias mudassem, sempre colocava os interesses do Reino em primeiro lugar. Assim, ela nos ensina que quando um casal estabelece alvos definidos no serviço a Jeová e se esforça para alcançá-los, eles têm mais oportunidades de ver o espírito santo em ação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Que devemos colocar os interesses do reino em primeiro lugar, Jeová vai nos dar o que precisamos, vamos ser felizes em nossos casamentos e para conseguir isso temos que estabelecer metas definidas para lutar e fazer o nosso melhor para alcançá-los.
Em primeiro lugar, lançaram uma boa base e quando veio uma primeira mudança inesperada, adaptaram-se e continuaram a colocar os interesses do reino em primeiro lugar, mas dadas as sucessivas mudanças que tiveram nas suas vidas, foram muitas e durante muito tempo. eles também continuaram fazendo o mesmo. .
O apóstolo Pedro e sua esposa
Pedro e sua esposa confiaram na promessa de que Jeová lhes daria o que precisavam e colocaram o Reino em primeiro lugar. Ela apoiou o marido quando Jesus o convidou para pregar e foi “um bom exemplo, para que Pedro tivesse autoridade moral para aconselhar mulheres e homens”. Isso nos ensina que, se os casados se concentrarem em servir a Jeová, Ele cuidará de nós e dará muito mais do que pedimos, confiando nele de todo o coração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando aparentemente damos um salto no vazio e dependemos totalmente de Jeová, ele sempre cuida de nós e nos dará muito mais do que precisamos e imaginamos em todos os sentidos.
Comentários
Postar um comentário