Estudo de Livro de Congregação, Semana de 24 a 30 de janeiro de 2022, Capítulo 19, Parágrafos 7-15, Respostas sublinhadas.
Estudo de Livro de Congregação, 24-30 de janeiro de 2022, Capítulo 19, Parágrafos 7-15, Respostas Sublinhadas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): rr cap. 19 par. 7-15.
7. O que a imagem das árvores na margem do rio garantia aos judeus exilados?
Árvores que alimentam e curam. E o que podemos dizer sobre as árvores nas margens do rio? Não é verdade que dão cor e beleza à paisagem da visão? Mas também significam algo. Ezequiel e os demais judeus devem ter adorado a ideia de provar o fruto daquelas árvores. Imagine: uma nova colheita a cada mês! Mas, além disso, essa bela imagem lhes garantia que Jeová também os alimentaria espiritualmente. E algo mais? Sim, o relato diz que as folhas daquelas árvores serviriam para “curar” (Ez 47:12). Jeová sabia que, acima de tudo, os exilados que retornassem à sua terra precisariam de cura espiritual, e foi exatamente isso que ele lhes prometeu. Outras profecias de restauração descrevem como ele fez isso, e o capítulo 9 deste livro explica isso.
8. Por que podemos dizer que a visão de Ezequiel teria um cumprimento maior?
No entanto, como discutimos no capítulo 9, os exilados que retornaram a Jerusalém só desfrutaram dessas bênçãos por um tempo, e eles mesmos eram os culpados. Como Jeová poderia continuar a abençoá-los se eles não fizessem nada além de desobedecer, voltar aos seus velhos hábitos e desprezar a adoração pura? A má conduta desses judeus desmoralizou e decepcionou aqueles que foram fiéis. Apesar de tudo, esses adoradores leais de Jeová sabiam que suas promessas nunca falham, que sempre se cumprem (leia Josué 23:14). Sim, a visão de Ezequiel teria um cumprimento maior um dia, mas quando?
O rio está fluindo agora
9. Quando a visão de Ezequiel do templo teria um grande cumprimento?
Como vimos no capítulo 14 deste livro, a visão de Ezequiel do templo tem um cumprimento maior “na última parte dos dias”, uma época em que a adoração pura se destacaria ou seria exaltada como nunca antes (Is 2:2). . Como esta parte da visão de Ezequiel está sendo cumprida agora?
10, 11. (a) Que rio de bênçãos temos agora? (b) Como o fluxo de bênçãos aumentou para atender às necessidades espirituais nos últimos dias?
Um rio de bênçãos. De que bênçãos a água que flui da casa de Jeová nos lembra hoje? Na verdade, traz à mente tudo o que nos torna espiritualmente saudáveis e bem nutridos. E a bênção mais importante de todas é o sacrifício de Cristo. Esse sacrifício tem o poder de nos purificar, ou seja, possibilita que nossos pecados sejam perdoados. Além disso, os ensinamentos puros da Palavra de Deus são comparados à água que purifica e dá vida (Efésios 5:25-27). Como essas bênçãos estão fluindo agora?
Em 1919, havia apenas alguns milhares de servos de Jeová , e eles ficaram muito felizes de receber o alimento espiritual de que precisavam. Desde então, o povo de Deus não parou de crescer ; hoje é composto por mais de oito milhões de pessoas. E as águas puras da verdade ainda fluem? Claro que sim! Podemos dizer que temos uma avalanche de informações sobre questões espirituais. Desde o século passado, o povo de Deus tem desfrutado de uma enxurrada de bilhões de Bíblias, livros, revistas, panfletos e folhetos. Assim como o rio na visão de Ezequiel, o fluxo da água pura da verdade cresceu muito rápido para satisfazer a sede espiritual sempre crescente sentida por pessoas sinceras em todo o mundo.É por isso que imprimimos publicações bíblicas há muito tempo. Agora, graças ao nosso site jw.org, todas essas informações estão disponíveis eletronicamente em mais de mil idiomas. Como essas águas da verdade influenciam as pessoas de bom coração?
12. a) Pelo que você viu, como os ensinos bíblicos beneficiaram as pessoas? (b) Que aviso oportuno a visão nos transmite hoje? (Veja a nota).
Água que dá vida. Ezequiel ouviu o seguinte: "Por onde passar o rio, tudo viverá" . Pense em como a água da verdade beneficiou todos os que entraram na terra espiritual restaurada. Os ensinamentos da Bíblia deram vida e saúde espiritual a milhões de corações, pessoas que aceitaram a verdade de bom grado. Mas a visão também transmite algo que serve de alerta para nós hoje: alguns param de aceitar as verdades bíblicas. Em um ponto eles fecham seus corações e se recusam a aceitar essas verdades e colocá-las em prática. Essas pessoas são como os “pântanos e poças de lama” do Mar Morto que Ezequiel viu na visão. * Que isso nunca aconteça conosco! (Leia Deuteronômio 10:16-18).
13. Que lições as árvores da visão nos ensinam hoje?
Árvores que alimentam e curam. As árvores ao longo do rio nos ensinam alguma lição encorajadora? Claro! Aquelas árvores produziam frutos deliciosos a cada mês e suas folhas tinham poderes curativos (Ez 47:12). Isso nos lembra que servimos a um Deus generoso, que nos alimenta e cura da maneira mais importante que existe: espiritualmente. O mundo hoje está espiritualmente doente e faminto. Em vez disso, pense em tudo o que Jeová nos dá. Você já se sentiu satisfeito e feliz depois de ler um artigo em nossas revistas, cantar o último cântico de uma assembléia ou depois de assistir a um vídeo ou programa em nosso canal de televisão? Como estamos bem alimentados! (Isaías 65:13, 14). Todo este alimento contribui para a nossa saúde espiritual. Os bons conselhos que recebemos — solidamente baseados na Bíblia — nos ajudam a combater a imoralidade sexual, a ganância e a falta de fé , entre outros inimigos da espiritualidade. Além disso, Jeová nos fornece o que precisamos para nos curar quando, por causa de um pecado grave, ficamos espiritualmente doentes (leia Tiago 5:14). Como indicam as árvores na visão de Ezequiel, somos realmente muito bem cuidados.
14, 15. (a) Que lição podemos aprender dos lugares lamacentos que Ezequiel viu? (b) Como o rio de bênçãos na visão nos beneficia agora?
Por outro lado, aprendemos algo importante com os lugares lamacentos que a água não curou. Não queremos ser como as pessoas deste mundo doente, que não permitem que Deus as cure (Mt 13:15). Nunca façamos isso, porque Jeová pararia de derramar suas bênçãos sobre nós. E a verdade é que temos o prazer de desfrutar do rio de bênçãos da visão de Ezequiel. Podemos nos lembrar desse rio quando bebemos avidamente a água pura da verdade bíblica , quando saímos pregando e compartilhamos essa água com outros, ou quando recebemos a ajuda, o conforto e os conselhos carinhosamente dados a nós pelos anciãos, que foram treinados pelo escravo fiel. Não importa para onde vá, esse rio dá vida e cura.
E quanto ao futuro cumprimento dessa visão? Como veremos, o rio fluirá como nunca antes no Paraíso.
Comentários
Postar um comentário