Estudo de Livro de Congregação, Semana de 24 a 30 de janeiro de 2022, Capítulo 19, Parágrafos 7-15, Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 24-30 de janeiro de 2022, Capítulo 19, Parágrafos 7-15, Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): rr cap. 19 par. 7-15.
7. O que a imagem das árvores na margem do rio garantia aos judeus exilados?
A imagem garantia muitas coisas aos judeus exilados, uma delas era poder saborear o fruto das árvores todos os meses, mas Jeová não só se referiu a isso, mas também garantiu que Jeová também os alimentaria espiritualmente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como vemos em Ezequiel 47:12, isso lhes garantia uma nova colheita a cada mês e que Jeová também os alimentava espiritualmente. Jeová sabia que os exilados que retornassem à sua terra precisariam de cura espiritual e foi isso que ele lhes prometeu, pois as folhas daquelas árvores serviriam para curar.
Bem, tanto Ezequiel quanto os outros judeus certamente adoraram a ideia de saborear o fruto daquelas árvores, uma nova colheita a cada mês. Além disso, essa bela imagem lhes garantia que Jeová também iria alimentá-los no sentido espiritual e a história conta que aquelas folhas serviriam para curar, para curar. Sabemos que uma cura não é só física, existe também uma cura emocional, uma cura mental e até espiritual. Então, quando Jeová abençoa, ele o faz de todas as maneiras. Jeová sabia que, acima de todos os exilados que iriam retornar, eles precisariam de uma cura espiritual e foi exatamente isso que ele lhes prometeu.
8. Por que podemos dizer que a visão de Ezequiel teria um cumprimento maior?
Porque como diz no capítulo 9, os judeus exilados voltariam para Jerusalém, Jeová cumpriu essa promessa e a cumpriria com uma condição: que o povo continuasse sendo obediente e fiel a ele. Infelizmente, algum tempo depois, os judeus tornaram-se desobedientes e rebeldes novamente. Mas, as palavras de Jeová sempre se cumprem. Assim, essas promessas teriam um cumprimento maior e com efeitos duradouros na parte final dos dias.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A visão de Ezequiel com as bênçãos de Jeová e suas promessas perfeitas e eternas tem um cumprimento maior para todos os servos fiéis de Jeová naquela época e agora. Naquela época, essas bênçãos eram limitadas porque continuavam a desobedecer a Jeová repetidas vezes, com a restauração da adoração pura, a visão de Ezequiel teria um cumprimento maior.
Por já sabermos que isso não se cumpriu plenamente naquele tempo, os exilados que retornaram a Jerusalém desfrutaram apenas por um tempo dessas bênçãos e os culpados eram muitos deles, que não os julgamos, pois mais uma vez obedeceram a Jeová, eles voltaram aos seus velhos hábitos de subestimar a adoração pura e retornar à idolatria, aos rituais, às práticas que levavam à má conduta porque desmoralizavam e decepcionavam aqueles que eram fiéis. No entanto, os verdadeiros adoradores de Jeová sabiam que suas promessas nunca falham e sempre são cumpridas. Então como seria isso se diz que a palavra do Senhor sempre se cumpre, sem dúvida que isso ia ter um cumprimento maior. A palavra de Jeová não para no começo,se não se cumprir e tiver mais veracidade como dizer que o sol vai nascer amanhã, podemos confiar mais na palavra de Jeová do que no nascer do sol de amanhã.
O rio está fluindo agora
9. Quando a visão de Ezequiel do templo teria um grande cumprimento?
Quando o fim estiver próximo, ocorrerá o maior cumprimento da visão de Ezequiel do templo. Será quando estivermos em um tempo, que a adoração pura se destacará.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A visão de Ezequiel seria cumprida em maior grau na parte final de nossos dias, onde a adoração pura é restaurada e elevada como nunca antes, conforme mencionado em Isaías 2:2.
Esta visão do templo de Ezequiel tem um grande cumprimento na parte final dos dias, uma época em que a adoração pura viria à tona e seria exaltada, como nunca antes, e que acreditam que estamos vivendo naquele tempo na parte fim dos dias
10, 11. (a) Que rio de bênçãos temos agora?
A bênção mais importante que temos agora é o sacrifício de Jesus. Esse sacrifício nos purifica, torna Jeová capaz de perdoar nossos pecados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos um rio de bênçãos, seus servos atuais podem ser espiritualmente saudáveis e bem alimentados. Temos a grande bênção que Deus fez por nós por amor, dando a vida de seu filho em sacrifício para que possamos nos purificar de nossos pecados e sermos salvos para a vida eterna.
A bênção mais importante de todas é o sacrifício de Cristo. Esse sacrifício tem o poder de nos purificar, ou seja, possibilita que nossos pecados sejam perdoados.
(b) Como o fluxo de bênçãos aumentou para atender às necessidades espirituais nos últimos dias?
Desde 1919, o número de servos de Jeová tem aumentado. Desde aquele ano, o número de Testemunhas de Jeová não parou de crescer, graças a isso, as informações sobre assuntos espirituais vêm crescendo. Como diz a visão de Ezequiel, o fluxo de água estava crescendo rapidamente, é assim que a sede espiritual dos servos ao redor do mundo pode ser satisfeita.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Cresceu muito rapidamente, de alguns milhares de servos de Jeová em 1919 para mais de oito milhões hoje. E cada um deles tem o alimento espiritual de que precisa graças aos milhões de publicações impressas e agora digitais do jw.org. Tanto as informações espirituais quanto os servos fiéis de Jeová cresceram rapidamente como o fluxo do rio na visão de Ezequiel.
Podemos dizer que temos uma avalanche de informações sobre questões espirituais. Assim como o rio na visão de Ezequiel, o fluxo da água pura da verdade cresceu muito rápido para satisfazer a sede espiritual cada vez maior sentida por pessoas sinceras em todo o mundo.
12. a) Pelo que você viu, como os ensinos bíblicos beneficiaram as pessoas?
Eles beneficiam todas as pessoas, nos dando vida e saúde espiritual, são apenas as pessoas que aceitaram a verdade e Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A Palavra de Deus tem ajudado muitas pessoas que abriram seus corações para receber ensinamentos bíblicos e cujas vidas mudaram completamente para melhor, até mesmo devolvendo-lhes a vida e o desejo de viver e lutar pelas promessas que Jeová nos dá.
Os ensinamentos da Bíblia deram vida e saúde espiritual a milhões de corações, pessoas que aceitaram a verdade de bom grado.
(b) Que aviso oportuno a visão nos transmite hoje? (Veja a nota).
Há muitos avisos, como há pessoas que abandonam Jeová. Em algum momento eles fecham seus corações e não querem mais aceitar as verdades. Essas pessoas se tornam como os “pântanos e poças de lama” que dizem na visão.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Há também um aviso, e é que algumas pessoas que abriram seus corações podem fechá-los a qualquer momento e negar a palavra de Deus. Essas pessoas seriam como uma das áreas do Mar Morto que não tinham vida. Ou a rede de pesca da parábola de Jesus, que havia muitos peixes, mas nem todos eram bons e são descartados porque se desviam da pura adoração a Deus.
A visão também transmite algo que serve de alerta para nós hoje: alguns param de aceitar as verdades bíblicas. Em um ponto eles fecham seus corações e se recusam a aceitar essas verdades e colocá-las em prática. Essas pessoas são como os “pântanos e poças de lama” do Mar Morto que Ezequiel viu na visão.
13. Que lições as árvores da visão nos ensinam hoje?
Essas árvores nos ensinam muitas coisas, por exemplo, na visão elas dizem que os frutos das árvores são deliciosos e dão frutos todo mês e as folhas das árvores tinham poderes curativos. Essa visão nos lembra que servimos a Jeová, e ele nos alimenta, ele também nos cura espiritualmente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso nos lembra que servimos a um Deus generoso, que nos alimenta e cura da maneira mais importante que existe: espiritualmente. Os bons conselhos que recebemos — solidamente baseados na Bíblia — nos ajudam a combater a imoralidade sexual, a ganância e a falta de fé, entre outros inimigos da espiritualidade. Além disso, Jeová nos fornece o necessário para nos curar quando, devido a um pecado grave, ficamos espiritualmente doentes.
As árvores da visão nos ensinam que Jeová sempre nos mantém bem alimentados com frutos abundantes como essas árvores. Na verdade, nos sentimos exultantes com todo o alimento espiritual que temos: revistas, músicas, assembleias, transmissões, etc. Nossa saúde espiritual é sólida com todos esses recursos e seus conselhos para combater os males desse sistema.
14, 15. a) ¿Qué lección aprendemos de los lugares llenos de lodo que vio Ezequiel?
Una de las lecciones que aprendemos, seria de no ser como los lugares llenos de lodo que el agua no sanó. Porque no queremos parecernos a algunas personas, que están en este mundo enfermo y lleno de maldad, estas personas no quieren que Jehová los ayude y los cure. Nosotros no debemos hacer eso, porque Jehová dejaría de derramar bendiciones sobre nosotros.
COMENTARIOS ADICIONALES
Não queremos ser como as pessoas deste mundo doente, que não permitem que Deus as cure. Nunca façamos isso, porque Jeová pararia de derramar suas bênçãos sobre nós.
Aprendemos e isso nos lembra que não queremos estar nesses lugares, não queremos ser pessoas que não se deixam ensinar ou moldar por Jeová, pois assim estaríamos negando a verdade e nos afastando das bênçãos que Jeová derrama sobre seus servos fiéis.
(b) Como o rio de bênçãos na visão nos beneficia agora?
Isso nos beneficia de várias maneiras, como quando pregamos e podemos compartilhar essa água com outros irmãos, ou quando eles nos ajudam, nos confortam, quando precisamos. e também quando os mais velhos, que têm experiência, nos aconselham. Saberemos que não importa para onde vá, aquele rio dá vida e cura qualquer um.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos nos lembrar desse rio quando bebemos avidamente a água pura da verdade bíblica, quando saímos para pregar e compartilhamos essa água com outros, o consolo e o conselho carinhosamente dado a nós pelos anciãos. Não importa para onde vá, esse rio dá vida e cura.
Nos sentimos muito bem e esse rio de bênçãos da visão de Ezequiel nos dá vida e cura porque somos edificados pelo serviço de Deus, seja no ministério, nas reuniões, com a ajuda, consolo e conselho dos anciãos. Quando bebemos da água pura da verdade, esquecemos todos os males deste sistema e servimos alegremente a Jeová.
Comentários
Postar um comentário