Estudo de Livro de Congregação, Semana de 17 a 23 de janeiro de 2022, Capítulo 19, Parágrafos 1-6, Quadro 19A e Respostas.
Estudo de Livro de Congregação, 17-23 de janeiro de 2022, Capítulo 19, Parágrafos 1-6, Quadro 19A e Respostas.
Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr seção 5, cap. 19 par. 1-6, vídeo e caixa 19A.
"Onde o rio passar, tudo viverá"
IDÉIA PRINCIPAL: A visão de um rio fluindo do templo: seu cumprimento no passado, presente e futuro
ANÁLISE DO VÍDEO E RESPOSTAS AOS PARÁGRAFOS
Um rio que dá vida por onde passa, uma terra dividida entre seus habitantes para que todos possam usufruir de suas riquezas, uma administração terrena que reflete o amor de Jeová em seu modo de governar.
Na última seção do livro Adoração Pura, discutiremos ensinamentos consoladores como esses. Ezequiel 43: 7, dá um título à seção 5: "Residirei para sempre no meio do povo". No primeiro capítulo desta seção, falaremos sobre um rio muito especial que Ezequiel viu na visão do templo.
O título do capítulo é "Por onde passar o rio, todos viverão" e é baseado em Ezequiel 47: 9. Junte-se a mim na leitura. “Onde quer que as águas fluam, multidões de seres vivos poderão viver. Haverá peixes em abundância, porque essa água passará por ali. A água do mar será curada e, por onde o rio passar, tudo viverá.
Ao estudar este capítulo, pense sobre isso: Como a visão de Ezequiel do rio foi cumprida no passado? Como essa visão está sendo cumprida no presente? Milenar de Cristo? Você gosta de se imaginar no Paraíso cercado por seus entes queridos?
Aprender mais sobre o rio da visão permitirá que você experimente essa cena mais de perto. Esperamos que este capítulo encha seu coração com essa esperança.
1, 2. De acordo com Ezequiel 47: 1-12, o que Ezequiel viu e o que descobriu? (Veja o desenho no início).
Ezequiel viu água cristalina saindo do edifício sagrado. Ezequiel percebeu que a água foi ficando mais profunda, até se tornar um rio. No final Ezequiel descobre que o rio desaguava no Mar Morto, e que por onde o rio passava, estava cheio de peixes e cresciam árvores, significava que a água salgada sem vida do mar estava curada e limpa. Os frutos e suas folhas que as árvores produziam tinham poderes curativos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ezequiel viu um fluxo de água cristalina sair do edifício sagrado, desde a entrada do santuário, passando por ele até sair por uma área próxima ao portão leste. Esta água cristalina flui para o Mar Morto, limpando-o e dando-lhe vida na forma de peixes e árvores ao longo de suas margens com folhas curativas e frutas contínuas. Esta vida em um lugar onde não havia dá esperança a Ezequiel.
Ele viu que a água estava saindo do prédio, vai da entrada pelo meio do templo e sai perto da porta ao leste, então ele descobre que a água continua subindo à medida que se afastam do prédio até torna-se mais profundo, descobriu também que esta água dá vida porque quando passa pelo mar morto a água cura e se enche de peixes.
O que o rio da visão significava para os exilados?
3. Por que não é possível que os judeus do tempo de Ezequiel pensassem que o rio da visão era literal?
Porque as palavras de Ezequiel os lembravam de outra profecia de restauração. Como a profecia de Joel, os judeus exilados não esperavam que essas palavras se cumprissem. Da mesma forma, é provável que aqueles judeus pensassem que a visão de Ezequiel não se referia a um rio real.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos dizer que há duas razões. A primeira, porque os judeus exilados já consideravam uma profecia anterior de Joel sobre vinho doce e leite que não poderia ser literal e a de Ezequiel é semelhante a esta. E a segunda razão é que eles sabiam que era impossível, porque em certas áreas a água teria que subir morro acima no caminho de Jerusalém para o Mar Morto.
Porque anteriormente o profeta Joel também falou de uma profecia semelhante onde ele diz que as montanhas pingariam vinho doce e água fluiria da casa de Jeová assim como eles não esperavam que as montanhas pingassem vinho doce da mesma forma que eles pensavam que profecia era literal.
CAIXA DE FATOS 19A: Rios de Bênçãos de Jeová
Vamos analisar algumas passagens bíblicas que usam as palavras rio e água para representar as bênçãos que vêm de Jeová. Juntos, esses versículos nos dão informações muito animadoras sobre os meios que Jeová usa para nos abençoar. O que queremos dizer?
JOEL 3:18. Esta profecia nos fala de uma fonte que nasce no santuário do templo e irriga o ressequido “vale das Acácias”. Assim, Joel e Ezequiel viram um rio que enchia de vida uma área árida. Em ambos os casos, o rio flui da casa de Jeová, ou seja, do templo.
Zacarias 14:8. O profeta Zacarias vê “águas vivas” fluindo da cidade de Jerusalém. Metade da água flui para o "mar do leste" ou o Mar Morto e a outra metade para o "mar do oeste" ou o Mediterrâneo. Jerusalém era “a cidade do grande Rei”, Jeová (Mt 5:35). Ver o nome dessa cidade na profecia de Zacarias nos faz pensar no futuro, quando Jeová governará toda a Terra. Há anos entendemos que as águas dessa profecia indicam que Jeová abençoará dois grupos de humanos fiéis no Paraíso: os que sobreviverem à grande tribulação e os que serão ressuscitados depois.
Apocalipse 22:1, 2. O apóstolo João vê um rio simbólico muito parecido com o que Ezequiel viu. Mas há uma pequena diferença: o rio que João vê não flui do templo, mas do trono de Jeová. Portanto, esta visão como a de Zacarias parece focar nas bênçãos que o governo de Deus trará durante o Milênio.
Tirando essa diferença, tanto as bênçãos que fluem do trono de Jeová quanto as representadas pelo rio que Ezequiel viu vêm de Jeová e alcançam todos os fiéis.
SALMO 46: 4. Aparentemente este mesmo versículo cobre dois aspectos: adoração e governo. Aqui vemos um rio que traz alegria à “cidade de Deus”, que sugere governo e realeza, e também traz alegria ao “santo e grande tabernáculo do Altíssimo”, que transmite a ideia de adoração pura.
Juntas, essas passagens nos asseguram que Jeová abençoará a humanidade fiel de duas maneiras. Em primeiro lugar, nos beneficiaremos do seu governo. Segundo, nos beneficiaremos do seu sistema de adoração pura. E ambos os benefícios serão eternos. Por isso, queremos continuar buscando a “água viva” que vem de Jeová Deus e seu Filho, ou seja, os meios que eles nos oferecem com tanto amor para que tenhamos a vida eterna (Jr. 2:13; João 4:10). ).
4. a) Que bênçãos os judeus esperariam receber ao ouvir sobre o rio na visão de Ezequiel?
Eles esperavam uma torrente de bênçãos, a visão de Ezequiel deve ter levado os judeus a concluir que Jeová derramaria bênçãos espirituais.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este rio da visão de Ezequiel é sobre um rio de bençãos, a Bíblia usa rios e água para representar as bençãos que Jeová derrama e que o povo de Deus daquele tempo chegou a conclusão de que teria novamente orientação espiritual por seus sacerdotes e uma purificação de seus pecados novamente enquanto a adoração pura for mantida.
A bênção de ser mais uma vez um povo que tinha a aprovação de Jeová, que teria a ajuda de sacerdotes para continuar recebendo orientação espiritual e adoração pura seria restabelecida com seus sacrifícios no templo.
b) Que uso algumas passagens bíblicas dão às palavras rio e água, e que garantia isso nos dá? (Veja o quadro “Rios de bênçãos de Jeová”.)
Algumas passagens bíblicas usam água e rios muitas vezes, representando as bênçãos que Jeová derrama sobre seu povo. Esses versículos nos dão informações muito animadoras sobre os meios que Jeová usa para nos abençoar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os rios e águas de Joel, Zacarias, Apocalipse e Salmo estão relacionados à vida e alegria, esperança. Eles nos dão a garantia de que Jeová abençoa seu povo com esses rios. Nós, por buscarmos esta água viva com nossa adoração pura, teremos duas bênçãos: estar sob o governo celestial de Jeová e seu sistema de adoração pura, ambos benefícios eternos e que conduzem à vida eterna.
Quando a Bíblia fala do rio e da água, ela se refere às bênçãos de Jeová, nos dá a garantia de que Jeová abençoará a humanidade de duas maneiras por meio de seu governo e de sua adoração pura.
5. Como essa visão confirmou que sempre haveria bênçãos suficientes para todos?
Porque a população judaica aumentaria depois de retornar à sua terra; bênçãos também aumentariam para atender a todas as necessidades.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso foi confirmado porque esse fluxo de água começou a ser tão poderoso que Ezequiel teve que nadar em vez de andar. Isso indica que as bênçãos de Jeová aumentariam à medida que a população judaica aumentasse. Para que as necessidades da sua cidade sejam sempre atendidas, independente do seu tamanho.
Confirma isso porque, à medida que se afastavam do edifício sagrado, a água aumentava seu fluxo e isso porque a população aumentaria e precisaria mais da ajuda de Jeová.
6. a) Que promessa consoladora transmitiu esta imagem profética?
Esta imagem transmite uma bela promessa, transmite que é uma água que dá vida, porque por onde o rio passar, tudo viverá.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A promessa reconfortante que podemos ter é que todo o povo de Deus, todos que estão realizando adoração pura, verão vida e prosperidade. Você terá um rio de bênçãos de Jeová que se traduzirá em vida eterna em condições perfeitas, como sabemos.
A promessa de adoração pura encheria o povo de Deus de prosperidade e vida.
b) Que aviso a visão emitiu? (Veja a nota).
A visão advertiu que as águas vivificantes não atingiriam algumas áreas lamacentas. Esses lugares ainda seriam salgados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Essa mesma visão tem uma ressalva. E é que esse rio não deu vida a todo o Mar Morto, havia áreas que continuariam salgadas e não teriam as bênçãos de Jeová. Como o anjo disse, essas áreas ainda seriam salgadas. Ou seja, as pessoas que não estão sob a adoração pura de Deus e não se aproximam Dele, não terão essas bênçãos, essa vida que Jeová dá somente ao seu povo.
Por mostrar que a água corrente não enchia todas as áreas do mar e que algumas permaneceriam, serviu de aviso de que haveria pessoas que não aceitariam as bênçãos de Jeová.
Comentários
Postar um comentário