TEXTO DIÁRIO, A partir de hoje quarta-feira, 22 de dezembro de 2021, A pessoa de confiança sabe guardar uma confiança (Prov. 11:13).

TEXTO DIÁRIO, quarta-feira de hoje, 22 de dezembro de 2021

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021

Quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

A pessoa confiável sabe como manter uma confiança (Pv 11:13).

Os anciãos em particular devem seguir este princípio. Eles sabem que não devem revelar as “conversas confidenciais” dos irmãos na congregação. Se o fizessem, perderiam a confiança de outras pessoas e prejudicariam sua reputação. Aqueles com responsabilidades na congregação não podem ser "falsos" ou "falsos" (1 Timóteo 3: 8; nota de rodapé). Ou seja, eles não devem enganar os outros ou estar inclinados a fofocar. Se um ancião ama sua esposa, ele não a sobrecarregará com informações que ela não precisa saber. A esposa de um ancião pode ajudar a manter a boa reputação do marido. Como? Não o pressionando para falar sobre coisas confidenciais. Dessa forma, ela não apenas apóia o marido, mas também mostra respeito por aqueles que confiaram nele. Mais importante ainda, deixa Jeová feliz, pois assim contribui para a paz e a unidade da congregação (Rom. 14:19). w20.03 22 pars. 13, 14

Que lições nos ensinam o mau exemplo de Elifaz, Bildade e Zofar?

O mau exemplo de Elifaz, Bildade e Zofar nos ensina várias lições. Primeiro, que não devemos julgar nossos irmãos (Mt 7: 1-5). Em vez disso, devemos ouvi-los cuidadosamente antes de falar. Só então entenderemos o que está acontecendo com eles (1 Pedro 3: 8). Em segundo lugar, quando falamos, devemos ter certeza de que nossas palavras são boas e verdadeiras (Ef 4:25). E terceiro, que Jeová está muito interessado no que dizemos uns aos outros.

O que aprendemos com o exemplo de Elihú?

O quarto homem a visitar Jó foi Eliú, um parente de Abraão. Enquanto Jó e os outros homens falavam, Eliú ouvia. Aparentemente, ele prestou muita atenção ao que eles disseram, dando a Jó um conselho compassivo, mas claro, que o ajudaria a mudar de ideia. - Jó 33: 1, 6, 17. O mais importante para Eliú era buscar a honra de Jeová, não a sua própria ou a de qualquer outra pessoa. - Jó 32:21, 22; 37:23, 24. Seu exemplo nos ensina que há um tempo para ficar quieto e ouvir (Tiago 1:19). Também aprendemos que nossa principal preocupação no aconselhamento deve ser honrar a Jeová e não a nós mesmos.

Como mostramos que apreciamos a capacidade de falar?

Demonstramos nossa gratidão pela habilidade de Jeová de falar por seguir o que a Bíblia diz sobre quando falar e o que dizer. Inspirado pelo sábio Rei Salomão, "Como maçãs de ouro em ornamentos de prata, assim é a palavra falada no tempo certo" (Prov. 25:11). Se ouvirmos os outros com atenção e pensarmos antes de falar, nossas palavras serão como aquelas maçãs de ouro: preciosas e de grande valor. Assim, quer falemos muito ou pouco, encorajaremos outros com nossas palavras e faremos Jeová orgulhoso de nós (Pv 23:15; Ef 4:29). Sem dúvida, não há melhor maneira de mostrar nossa gratidão por este presente de Deus.

Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.

Comentários