TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022, “O que os pais podem aprender com o exemplo de Manóah e sua esposa?” Discurso preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 27 de dezembro de 2021 - 2 de janeiro de 2022, "O que os pais podem aprender com o exemplo de Manóah e sua esposa?" , Discurso preparado.
"O que os pais podem aprender com o exemplo de Manóah e sua esposa?" (10 min.)
O verdadeiro valor de algo pode ser difícil de perceber. Referimo-nos aos diamantes como exemplo, embora brilhem lindamente quando são lapidados. Quando encontrado em bruto, dificilmente tem um brilho fraco e leva um processo longo e cuidadoso para torná-lo uma joia preciosa.
É possível que um diamante se pareça com crianças. Por quê? porque quando eles acabam de nascer você não sabe realmente como eles vão reagir a diferentes situações, o tipo de decisões que vão tomar e a vida que vão levar. É aqui que entra, por assim dizer, um bom artesão, um bom joalheiro, uma pessoa que deve saber muito bem polir este diamante ou o seu filho, os pais.
Nesta seção de Tesouros da Bíblia, vamos falar sobre o título: "O que os pais podem aprender com o exemplo de Manoá e sua esposa?" Na Bíblia, as crianças recebem algumas qualificações de que são um presente de Jeová, que são uma herança de Jeová, que são como flechas que devem ser muito bem dirigidas. Mas tudo isso indica cuidado, gerenciamento. O forte desejo de fazer o que Jeová diz a respeito dessa criança resplandece diante de Jeová.
Para isso vamos analisar o exemplo de Manoah, um homem casado com uma mulher que não podia ter filhos. De repente, algo incrível acontece em suas vidas.
VAMOS LER: Juízes 13: 6.
Então a mulher foi e contou ao marido. Ele disse: “Um homem do Deus verdadeiro veio me ver. Sua aparência era muito impressionante, ele parecia um anjo do verdadeiro Deus. Não perguntei de onde ele vinha, e ele não me disse seu nome.
Esse evento mencionado no versículo 6 foi algo especial, porque naquela época, por quase 40 anos, os israelitas foram deixados nas mãos dos filisteus por fazerem coisas que eram erradas aos olhos de Jeová. Agora a situação é um pouco diferente. Um anjo de Deus se apresenta à esposa de Manoá.
Todos podemos entender perfeitamente que nem todos seriam visitados por um ser divino, por isso parece que se destacaram, foram exemplares no modo de adorar a Jeová. Os filhos de hoje, sem dúvida, prestam muita atenção à lealdade de seus pais. É impossível um pai hoje falar para o filho, ler a Bíblia, ler as revistas, preparar as reuniões, se o pai não fizer ele tem que se destacar.
O joalheiro, o artesão que trabalha na joalheria com pedras preciosas, tem que ter muito cuidado no que faz, pois um erro pode ser fatal ao destruir uma peça valiosa que poderia ir para uma coleção especial. Mas por que esse anjo teve que visitar a esposa de Manoá? Porque anunciei que ia ter um filho. Portanto, ao compartilhar esta notícia com seu marido, certamente deve ter havido uma mistura de sentimentos. Que fazemos? Será verdade? Depois que descobriram que isso era verdade, ele tinha muitas perguntas a fazer.
VAMOS LER: Juízes 13: 8.
Manóah implorou a Jeová: "Desculpe-me, Jeová, mas por favor, deixe o homem do Deus verdadeiro que você acabou de enviar vir novamente para nos explicar o que devemos fazer com o nascituro."
Embora esta notícia certamente tenha deixado esses pais muito felizes, eles ficaram muito preocupados porque se um ser divino intervinha, isso significava que havia algo especial no que eles deveriam fazer. Por isso, pedem a Jeová que os ajude a criar o filho como deveria ser.
Os pais hoje também têm uma séria responsabilidade se forem considerados uma herança, uma dádiva de Jeová, porque têm de administrar isso muito bem, e a melhor pessoa no universo que pode liderar uma paternidade excelente é Jeová Deus. Como os pais hoje podem receber aquela orientação que Manóah também pediu?
Quando Manóah pediu a Jeová este pedido para que o Anjo voltasse, sua oração foi atendida, e quando o anjo estava novamente diante deles, ele perguntou diretamente: Que tipo de vida a criança vai levar? O que ele vai fazer? E suas respostas foram respondidas. É o que deve ser feito dentro do círculo familiar.
Como pais, é você quem deve conduzir seus filhos no caminho certo. Claro, é que às vezes crianças e jovens vão tomar decisões que vão ser erradas e isso pode afetá-los, se não por um momento, também pode ser para o resto de suas vidas. Infelizmente, no ambiente em que vivemos, as pessoas criaram certas regras que vão contra o que Jeová disse a respeito da responsabilidade dos pais.
Queremos dizer que se pensa que as crianças não devem ser corrigidas, não devem ser informados de nada além do que pensam ou acreditam ou querem fazer, porque podem receber problemas psicológicos. No entanto, a Bíblia diz claramente que Jeová deu autoridade aos pais para corrigirem os filhos, não importa a idade deles enquanto vivessem sob seu teto.
VAMOS LER: Juízes 14: 1-4.
Sansão então desceu para Timna e lá ele viu uma mulher filistéia. 2 Então ele foi até seus pais e disse-lhes: “Vi um filisteu em Timna que me chamou a atenção. Eu quero que eles me façam casar com ela ”. 3 Mas seus pais lhe perguntaram: “Não há mulher alguma entre seus parentes ou em toda a nossa cidade? Por que você tem que encontrar uma esposa entre aqueles filisteus incircuncisos? " Mas Sansão disse a seu pai: "Pegue-a para mim, porque ela é a única para mim." 4 Seus pais não perceberam que isso vinha de Jeová, que estava procurando uma oportunidade de agir contra os filisteus, visto que naquela época os filisteus governavam Israel.
Se estamos falando aqui de uma fase adulta de Sansão, mas que eles viviam sob a casa de seus pais, então eles não hesitaram em fazer a correção necessária porque era a coisa certa a fazer. A lei dizia que eles deveriam se casar entre os membros dos servos de Deus. Mas aqui estamos falando de um filisteu.
Quando os diamantes são lapidados, eles precisam passar por um certo atrito para que tenham aquela qualidade, aquela pureza tão desejada. As crianças também precisam receber correção em certos momentos, porque Jeová lhes deu autoridade, e isso pode ser usado pessoalmente, com publicações, com a Palavra de Deus, para que essa criança seja o que Jeová realmente espera, um cervo leal dele.
Certamente Manoá e sua esposa não levaram a sério a criação de alguém que era responsabilidade deles e que vinha de Jeová. Hoje os pais também têm uma responsabilidade séria.
E, como pode ser visto na fotografia de nosso guia de atividades, eles devem adorar em família, ajudá-los a serem joias preciosas perante Jeová e tudo isso não só trará honra aos pais, mas também exaltará acima de todas as coisas. amor perfeito de Jeová.
Comentários
Postar um comentário