Estudo de Livro de Congregação, Semana de 13 a 19 de dezembro de 2021, Capítulo 17, Parágrafos 9 a 14, Respostas.

Estudo de Livro de Congregação, 13 a 19 de dezembro de 2021, Capítulo 17, Parágrafos 9 a 14, Respostas.

Estudo Bíblico de Congregação (30 min.): Rr ch. 17 par. 9-14.

9. Que semelhanças existem entre o que acontece com Gog de Magog e o que acontece com “os reis de toda a terra habitada”?

“Os reis de toda a terra habitada” (leia Apocalipse 16:14, 16; 17:14; 19:19, 20). No livro do Apocalipse, o ataque dos "reis da terra" é predito contra o "Rei dos reis", Jesus em sua posição celestial. Mas, como não podem alcançar os céus, os rebeldes atacam os seres humanos que apóiam o Reino. Então, "os reis da terra" são derrotados na batalha do Armagedom. Então, eles chegaram ao fim depois de atacar o povo de Jeová. E isso é semelhante ao que acontece com Gog de Magog. *

10. A que conclusões podemos chegar sobre a identidade de Gog de Magog?

Em vista de tudo isso, a que conclusões podemos chegar sobre a identidade de Gog? Em primeiro lugar, esse Gog não é um espírito. E em segundo lugar, aquele Gog representa as nações que irão atacar o povo de Deus em breve. Sem dúvida, essas nações formarão uma coalizão, ou seja, de alguma forma se tornarão aliadas. Porque? Porque, visto que o povo de Deus está em todo o mundo, as nações terão que concordar em atacá-lo juntas (Mt 24: 9). Mas lembre-se de que o cérebro por trás desse ataque maligno será, na verdade, Satanás. Ele tem influenciado nações por muitos anos para se oporem à adoração verdadeira (1 João 5:19; Ap 12:17). Agora, a profecia de Ezequiel sobre Gogue de Magogue enfoca o papel que as nações da Terra desempenharão no ataque ao povo de Jeová. *

O que "a terra" representa?

11. Como a profecia de Ezequiel descreve “a terra” que Gogue invadirá?

Como vimos no parágrafo 3, Gog de Magog provocará a grande fúria de Jeová ao invadir uma “terra” muito valiosa para Deus. A que terra ele está se referindo? Voltemos à profecia de Ezequiel (leia Ezequiel 38: 8-12). Lá está escrito que Gog invadirá "a terra de um povo que foi restaurado" e "reunido entre as nações". Observe que também fala dos habitantes daquela terra, aqueles que adoram a Jeová. Ele diz que "vivem com segurança [...] em populações indefesas, sem muros, grades ou portas" e que são um povo "que acumula riquezas". Esta é a terra em que vivem os que dão adoração pura a Jeová em todo o planeta. Como podemos saber o que esta "terra" representa?

12. Que restauração ocorreu na terra de Israel nos tempos bíblicos?

Considere a restauração que ocorreu no antigo Israel, a terra onde o povo escolhido de Deus viveu, trabalhou e adorou a Jeová por séculos. Quando os israelitas foram infiéis, Jeová predisse por meio de Ezequiel que sua terra seria devastada e desolada (Ezequiel 33: 27-29). Mas ele também previu que um grupo de judeus arrependidos voltaria do exílio na Babilônia e restauraria a adoração pura naquela terra. Graças à bênção de Jeová, a terra de Israel seria transformada e floresceria “como o jardim do Éden” (Eze. 36: 34-36). Esse processo começou em 537 aC, quando um grupo de judeus exilados voltou a Jerusalém para restaurar a adoração verdadeira em sua amada terra.

13, 14. a) O que é a terra espiritual? b) Por que esta terra é tão valiosa para Jeová?

Hoje, os servos de Deus estão testemunhando uma restauração muito semelhante. Como vimos no capítulo 9, o povo de Deus foi libertado em 1919 de um longo cativeiro em Babilônia, a Grande. Naquele ano, Jeová conduziu seus adoradores a uma terra espiritual. O que isso significa? Para o paraíso espiritual: uma situação espiritualmente próspera e segura, um ambiente onde adoramos o Deus verdadeiro realizando várias atividades espirituais. Nesta "terra", vivemos juntos em segurança e desfrutamos de paz e harmonia (Pv 1:33). Recebemos muito alimento espiritual e temos um trabalho que amamos: proclamar o Reino de Deus. As palavras deste provérbio se cumprem em nós: "A bênção de Jeová é o que enriquece, e com ela ele não traz dor" (Provérbios 10:22). Não importa em que canto do planeta vivemos,

Esta terra espiritual vale muito para Jeová. Porque? Porque ele vê seus habitantes como "as coisas valiosas de todas as nações"; eles são as pessoas que ele trouxe para a adoração pura (Ageu 2: 7; João 6:44). Eles fazem o possível para revestir-se da nova personalidade, a personalidade que reflete as altas qualidades de Deus (Efésios 4:23, 24; 5: 1, 2). Eles dão adoração pura a Deus e se entregam completamente ao seu serviço; Eles fazem isso de maneiras que honram você e mostram seu amor por você (Rom. 12: 1, 2; 1 João 5: 3). Podemos imaginar como Jeová deve ficar feliz ao ver seus servos trabalhando arduamente para embelezar a terra espiritual? Que privilégio nós temos! Por priorizar a adoração pura em nossa vida, não apenas embelezamos o paraíso espiritual, mas também alegramos o coração de Jeová. - Provérbios 27:11.

ILUSTRAÇÃO

Imagens dos servos de Jeová: 1. Testemunhas conversando no Salão do Reino. 2. Testemunhas trabalhando na manutenção de um Salão do Reino. 3. Uma Testemunha orando em uma cela de prisão. 4. Um casal visitando uma Testemunha de Jeová muito doente no hospital.

Não importa onde vivamos, estaremos na terra espiritual, desde que apoiemos de todo o coração a adoração pura. (Veja os parágrafos 13 e 14.)

Comentários