Encontré Joyas Espirituais 2021, Semana De 27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022, Juízes 13 a 14, Respostas.
Encontré Joyas Espirituais: 27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022, Juízes 13 a 14.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Jz 14: 2, 3. Por que esse filisteu foi “o certo” para Sansão? (w05 15/3 26 ¶1)
Porque somente assim o propósito de Jeová seria cumprido, isto é, em harmonia com a orientação do espírito de Deus, visto que isso o motivou a agir, visto que assim Sansão teria a oportunidade de lutar contra os filisteus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este filisteu era o certo para Sansão porque estava relacionado com a realização de um fim, um propósito, um objetivo e que, como Juízes 14: 4 diz, Sansão estava procurando uma oportunidade de ir contra os filisteus que estavam dominando Israel e Jeová Ele queria agir com justiça, então este filisteu era o certo.
Visto que aquela mulher era a pessoa indicada para atingir um fim ou propósito que era agir contra os filisteus, tudo isso graças ao espírito de Jeová que motivou seu estranho pedido, bem como toda a sua carreira como juíza em Israel.
Não é porque ela era "bonita, charmosa e atraente", observa McClintock e a Cyclopedia de Strong, "mas porque era adequada para a busca de um fim, propósito ou objetivo". Que? Juízes 14: 4 explica que Sansão "estava procurando uma oportunidade contra os filisteus". Então era por isso que ele se interessava por mulheres. À medida que ele crescia, “o espírito de Jeová começou a movê-lo”, isto é, a incitá-lo a agir. - Juízes 13:25. Portanto, o espírito de Jeová foi a força motriz por trás de seu pedido estranho, bem como toda a sua carreira como juiz em Israel.
O contexto desses versículos nos ajuda a entender por que esse filisteu estava "certo" para Sansão. Lembremo-nos de que Jeová escolheu Sansão como juiz e libertador de seu povo, de modo que ao se tornar adulto, em Juízes 13:25 está escrito que "o espírito de Jeová começou a impeli-lo", isto é, a incitá-lo a agir para liderar Ele cumpriu essa missão, e em Juízes 14: 4 ele explica que Sansão "estava procurando uma ocasião contra os filisteus, de modo que se revelou a ocasião certa" para esse fim ou propósito. Desse modo, o espírito de Jeová estava trabalhando em Sansão para libertar Israel do jugo dos filisteus.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Juízes 13: 1. Ele menciona que os israelitas mais uma vez falharam com Jeová ao abandonar a Deus e a adoração verdadeira. Isso nos ensina uma lição valiosa que, se deixarmos Jeová e a congregação, perderemos, é de vital importância cuidarmos bem de nós mesmos e não permitirmos nada ou ninguém para nos fazer deixar Jeová e a adoração verdadeira.
Juízes 13: 2-5. Vemos o respeito que Jeová tem pelas mulheres e como ele também deu privilégios a seus servos fiéis, como aconteceu com a esposa de Manoá, com isso aprendemos que todos devemos tratar nossas queridas irmãs com grande dignidade e respeito.
Juízes 13: 4. Vemos que Jeová enviou instruções precisas a essa mulher sobre sua gravidez e saúde no leste. Notamos como Jeová valoriza a vida e é um conselho que devemos seguir, especialmente as mulheres cristãs que estão pensando em engravidar. Eles têm que cuidar de sua dieta para o bem-estar de seu futuro bebê.
Juízes 13: 5. Antes mesmo de Sansão ser concebido, Jeová determinou que ele realizaria uma tarefa específica. Desde o momento de seu nascimento, ele teria que ser um nazireu, alguém designado para um tipo especial de serviço sagrado.
Juízes 13: 1-8. Mostra que Jeová não libertou os israelitas das consequências de suas ações, mas com o tempo ele sempre providenciou uma saída, isso nos ensina que Jeová é um Deus compassivo, que de uma forma ou de outra nos fornecerá os meios que nós precisamos nos arrepender se falhamos em alguma coisa, mas isso não nos livrará das consequências de nossos erros.
Juízes 13: 8. Mencione algo que todos os pais devem fazer, e é que sabemos que não é fácil criar filhos e menos no tempo do fim, mas eles não estão sozinhos e como Manóah devem pregar a Jeová seu guia e segui-lo na ordem para educar seus filhos da maneira correta.
Juízes 13: 9. Ele nos ensina sobre Jeová que é um Deus humilde, pois podemos ver que se dá ao trabalho de ouvir seres humanos imperfeitos como nós, e mais ainda nos responde, para que possamos sempre nos voltar para ele, com o confiança de que ele ouvirá e ajudará.
Juízes 13: 13-16. A hospitalidade, conforme ilustrada na Bíblia, reflete a bondade para com alguém que amamos ou também para com um estranho.No caso de Manóah e sua esposa, embora não soubessem disso, foram hospitaleiros com um anjo de Jeová. Isso me ensina que a verdadeira hospitalidade transcende divisões e discriminações impostas pelo medo e preconceito. Em vista do espírito egoísta e divisivo que existe no mundo, é muito importante que os servos de Deus sigam "o caminho da hospitalidade" e tomem a iniciativa de ser gentis e prestativos com "todos" quando surgem oportunidades para fazê-lo.
Juízes 13:15. Vemos algo que nos tempos bíblicos era frequente, que era muito comum alguém convidar outras pessoas para comer em sua casa em sinal de paz e amizade, isso nos ensina a ser hospitaleiros, talvez com um novo irmão em nossa congregação ou com o superintendente viajante, para fortalecermos nossos laços de amor fraternal.
Juízes 13:16. O anjo de Jeová disse-lhe que não provasse nada de sua comida, mas, em vez disso, fizesse uma oferta queimada a Jeová. Podemos aprender uma lição com isso hoje. Tudo o que pessoalmente temos e conquistamos na vida devemos e temos que agradecer a Jeová, que tornou isso possível.
Juízes 13: 16-18. Nos ensina que os anjos são realmente humildes e querem que Jeová leve todo o crédito, como vemos neste caso, da mesma forma que nós, independentemente de nossas habilidades, nunca esquecemos que tudo é graças a Jeová e lhe damos glória por isso .
Juízes 13:18. O fato de não haver mais nomes mencionados era uma proteção contra serem indevidamente honrados e adorados. Jeová enviou anjos como agentes para agir em seu nome, não em seu próprio nome. Por esse motivo, quando Jacó perguntou a um anjo seu nome, ele se recusou a dá-lo a ele, isso nos ensina que não devemos buscar ser famosos na congregação, nem tentar fazer com que todos saibam quem somos e como somos bons, em vez disso, queremos dar glória a Jeová.
Juízes 13:22. Aqui encontramos a reação típica que os servos de Jeová tiveram quando viram um anjo, neste versículo Manóah e sua esposa pensam que vão morrer porque viram a Deus, embora na realidade Manóah não tivesse visto Jeová Deus, ele pensava assim porque ele viu o porta-voz pessoal materializado de Deus, reações como essas podem ser encontradas em várias partes da palavra de Deus.
Juízes 13:24. Visto que Jeová cresceu abençoando o pequeno Sansão, é importante que peçamos a bênção de Jeová para os pequeninos na congregação, eles são o futuro das congregações, Jeová tem expectativas colocadas sobre eles.
Juízes 14: 2. Sansão “viu” uma mulher filistéia, ao revisar a história de Sansão e de muitos servos de Deus vemos que não controlar o que viram os fez cair em armadilhas mortais, acabaram roubando, desobedecendo e, portanto, se sobrecarregando e a dor de seus entes queridos, é importante que tenhamos especial cuidado com o que vemos, caso contrário, poderemos perder muitas bênçãos em nossas vidas.
Juízes 14: 2-4. Assim como os pais de Sansão não entenderam por que ele havia tomado como esposa uma mulher de outra cidade que os oprimiu. Podemos receber instruções hoje que talvez não entendamos a princípio, mas são dadas para a vontade de Jeová. É por isso que devemos confiar em sua Palavra, mesmo quando não sabemos por que uma coisa ou outra acontece.
Juízes 14: 6. Destaca que, com a ajuda de Jeová, um leão poderoso não era mais feroz para Sansão do que um bode para qualquer um, e isso é o que acontece quando temos a bênção de Jeová e, portanto, com sua ajuda, portanto, em face de qualquer adversidade. Não desanimemos , lembrando-se de que Jeová está do nosso lado e nos ajudará por meio de seu espírito santo.
Juízes 14: 8. Muita gente se pergunta como foi possível que Sansão tenha encontrado um enxame de abelhas dentro do corpo do leão, a história diz que Sansão voltou "depois de algum tempo" ou, segundo o texto original em hebraico, "depois de dias", frase que pode se referir a um período de até um ano, o tempo decorrido foi suficiente para que os insetos, pássaros ou outros necrófagos consumissem a maior parte da carne, e para o forte sol secar o resto, o tempo também teria permitido que as abelhas não apenas formassem sua colméia no cadáver do leão, mas também havia produzido uma boa quantidade de mel.
Juízes 14: 9. Sansão não contou a seus pais que havia matado um leão com as próprias mãos, ou que o mel vinha dele. Com essas passagens, podemos aprender uma lição para nós mesmos hoje. Não devemos passar a vida fingindo tudo o que temos ou conquistamos, se temos muito é porque Jeová o permitiu ... e em vez de comentar, sejamos humildes, ajudemos os outros e demos graças a Jeová.
Juízes 14:10. A bíblia diz que Sansão deu um banquete para seu casamento; Por ser assim que os jovens costumavam fazer, isso nos ensina que não é ruim celebrar uma festa de casamento, desde que não nos esqueçamos dos princípios de Jeová ao organizá-la, e também devemos lembrar que, como servos de Jeová, nós deve ser simples e não ostentoso.
Juízes 14: 12-14. Sansão usou um enigma ou enigma para os filisteus. Em nossa sociedade os enigmas são um hobby, nessas nossas mentes têm a incrível capacidade de relacionar ideias, usar a lógica e, portanto, resolver enigmas. Isso me ensina que há muitos enigmas na Bíblia que estão diretamente relacionados aos propósitos de Jeová. E, embora para alguns que procuram a resposta possa ser desconcertante, a verdade é que leva tempo e meditação para entendê-la, mas acima de tudo precisamos confiar em seu Autor, Jeová, que pode revelar seu verdadeiro significado.
Juízes 14:15. Para saber o que era o ensino, eles tentaram e acabaram fazendo com que sua esposa o traísse. Trair é uma das coisas que Deus odeia e, além disso, um relacionamento se baseia na confiança. Não há lugar para engano em um casamento cristão. Devemos ser leais ao nosso cônjuge assim como Jeová deseja.
Juízes 14: 16-17. A mulher que seria a esposa de Sansão o acusou de não amá-la, pressionou-o chorando até que ele não aguentou mais e lhe revelou o enigma. Isso me ensina que, embora as mulheres geralmente sejam mais emocionais e mais inclinadas a expressar seus sentimentos, os "servos de Jeová" devem evitar o choro ou cutucadas indesejáveis para conseguir o que querem. A mulher que faz isso pode alcançar seu propósito, mas perde emocional e espiritualmente.Os cristãos nunca devem recorrer a essas táticas prejudiciais, sabendo que terão um resultado adverso em seu relacionamento com Jeová.
Juízes 14: 15-18. A conhecida tarefa de arar era freqüentemente usada como base para as ilustrações e nesta passagem podemos ver exatamente que, quando os filisteus persuadiram a esposa de Sansão a obter a resposta para seu enigma, Sansão disse que eles haviam "arado com sua vitela ', isto é, eles usaram para seu serviço alguém que deveria tê-lo servido.
Juízes 13: 17-18. Quando Manóah quis saber o nome do anjo de Jeová para honrá-lo, ele não revelou seu nome a ela. Isso prova que os anjos são humildes e reconhecem que estão a serviço de Jeová e não esperam ser objeto de devoção ou adoração por nenhum ser humano. Isso me ensina que devemos ter cuidado para não dar aos anjos proeminência indevida. Na adoração pura, não há lugar para orar ou adorar anjos; nem mesmo de forma relativa. Os cristãos adoram apenas a Jeová e apresentam nossas petições em nome de Jesus.
Juízes 14:20. Aqui é mencionado que a esposa de Sansão era casada com um dos rapazes que o acompanhavam no banquete, ela foi chamada de esposa porque assim que o casamento foi arranjado e as partes contratantes ficaram noivas, eles foram considerados como se estivessem unido em casamento, embora Sansão nunca tenha se casado com uma certa mulher filistéia, mas apenas tenha sido noivo dela, ela é chamada de esposa dele.
Comentários
Postar um comentário