Encontré Joyas Espirituais: 13 a 19 de dezembro de 2021, Juízes 8 a 9.
Vamos Encontrar Pérolas Escondidas (10 min.)
Qui 8:27. Gideão adorou o éfode que ele fez? (it-1763 parágrafo 6).
Não, a bíblia não diz isso, e temos certeza de que não, porque ele é mencionado entre a grande nuvem de testemunhas fiéis mencionada pelo apóstolo Paulo, embora Gideão tenha feito este éfode com um motivo adequado, isso desviou a ideia Os israelitas prestaram atenção à adoração verdadeira e acabaram cometendo idolatria.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não, na verdade, as intenções de Gideão eram boas e ele pretendia dar a Jeová o crédito da vitória. No entanto, os israelitas adoraram esse Éfode e se tornaram culpados de imoralidade. Não é assim com Gideão, que, como diz Paulo, está entre as grandes Testemunhas de Jeová fiéis dos tempos pré-cristãos.
Apesar das boas intenções de Gideão de comemorar a vitória que Jeová concedeu a Israel e honrar a Deus, o éfode "serviu de laço para Gideão e sua casa", porque os israelitas o adoraram e, portanto, se tornaram culpados de imoralidade espiritual. No entanto, a Bíblia não diz que o próprio Gideão o adorava; Em vez disso, o apóstolo Paulo menciona especificamente isso entre a "grande nuvem" de fiéis Testemunhas de Jeová dos tempos pré-cristãos.
Embora Gideão tenha construído o éfode para comemorar a vitória que Jeová concedeu a Israel e para honrar a Deus, isso não significa que ele também passou a adorar esse monumento como os israelitas.
Além disso, o fato de ele ser mencionado no capítulo 11 de Hebreus mostra que durante toda a sua vida ele foi um servo fiel de Jeová.
Que pérolas espirituais você encontrou sobre Jeová, o ministério e outros tópicos na leitura da Bíblia desta semana?
Juízes 8: 1-3. Vemos que quando os efraimitas tentam lutar com Gideão, ele responde com brandura, o que consegue tranquilizá-los, isso nos deixa um exemplo claro de como devemos reagir quando alguém nos provoca, talvez um irmão tenha se sentido ofendido por algo, ou ao pregar, alguém nos trata mal, devemos sempre ser gentis e mostrar autocontrole. Ficamos sabendo que os efraimitas tinham o orgulho ferido por não terem sido convidados desde o início para lutar ao lado de Gideão, ficaram tão preocupados em proteger a honra de sua tribo que nem pensaram no mais importante, e isso pode acontecer conosco quando podemos não ser considerados para nenhuma designação ou privilégio, mas não devemos dar mais importância em proteger nossa honra do que em honrar a Jeová.
Jueces 8:2. Quizás otras personas se hayan encolerizado con nosotros y nos traten con hostilidad. Reconozcamos dichos sentimientos y hagamos lo posible por comprender su punto de vista. ¿Pudiera ser que de alguna manera hayamos contribuido a que se sientan así? En ese caso, ¿Por qué no admitir la culpa que tuvimos en crear la dificultad e indicar a la persona que lamentamos haber contribuido al problema? Unas cuantas palabras bien pensadas pudieran restablecer una relación deteriorada. Algunos de los que estén molestos tal vez solo necesiten que les confirmemos bondadosamente nuestra amistad. La Biblia señala que «Donde no hay leña, se apaga el fuego». No hay duda de que las palabras bien escogidas y expresadas con el espíritu apropiado pueden «Apartar la furia» y ser una curación.
Juízes 8: 2-3. Ensina-nos a ser empáticos e humildes, por isso se temos alguma diferença com alguém devemos tentar ver as coisas pela sua perspectiva, ou mesmo para acalmar a luta podemos dar os parabéns à pessoa por algo que fez bem, mas para isso precisamos humildade, especialmente se Obviamente a outra pessoa está errada, mas manter a paz com certeza é muito mais importante do que provar que estamos certos.
Juízes 8: 4. Mesmo cansados, eles continuaram a perseguir o inimigo. O cansaço é natural para nós, humanos imperfeitos. E é bom de vez em quando parar e ganhar força. Mas não deixemos de perseverar no nosso serviço, estamos nos últimos dias e é agora que devemos dar tudo. Quando o paraíso chegar teremos muito tempo para descansar e curtir.
Juízes 8: 6. Os príncipes de Sucot recusaram-se a ajudar os homens cansados de Gideão. O povo de Deus é muito diferente e sempre temos que estar dispostos a ajudar uns aos outros. Principalmente quando nos pedem ajuda. Se o fizeram, não é fácil pedir ajuda, é porque é muito necessário e devemos cuidar ainda mais dos nossos irmãos nestas situações, eles farão o mesmo conosco.
Juízes 8: 6-8. Gideão esperava receber apoio de seus irmãos, um pouco de pão e água, e vemos que eles falharam quando ele mais precisava deles, nem acreditavam que Gideão alcançaria seu objetivo, Jeová ajudou Gideão a alcançar a vitória, isso nos ensina que estes coisas acontecem E poderia acontecer conosco também, mas em vez de desistir, queremos nos apoiar em Jeová como Gideão fez e veremos como Jeová nos dá a vitória, mesmo que outros não acreditem que somos capazes de alcançá-la, Jeová ressuscita o humilde e humilha o orgulhoso.
Juízes 8:20. Ter medo de ser jovem para fazer algo ou assumir responsabilidades na congregação é normal. Não devemos pressionar nossos jovens a assumirem mais responsabilidades se não estiverem preparados, devemos dar-lhes tempo, eles se qualificam e dão o passo quando estão prontos.
Juízes 8:23. Depois de derrotar Midiã, o povo queria fazer Gideão rei, mas ele foi modesto e humilde e reconheceu que não estava em seus planos ser rei, mas que Jeová é o único que tem esse direito, a resposta de Gideão refletiu o que ele Jeová Deus o próprio pensou em Israel ter um rei humano, e isso pode ser visto ainda mais claramente na resposta de Deus a Israel com relação ao desejo manifestado nos dias do profeta Samuel por um rei.
Juízes 8:27. Fazendo uma comparação com este versículo. Em nossa própria casa também podemos ter objetos ou ferramentas que podem constituir uma armadilha para nós e nossa família. O mais claro é a internet, mas também consoles de vídeo com certos jogos e outros objetos que se não os colocarmos em bom uso seguindo as normas bíblicas podem se tornar uma armadilha em nossa adoração pura.
Juízes 8:30. Um fato curioso e interessante é que Gideão é o homem que mais teve filhos na Bíblia, de acordo com o registro eram 70 filhos.
Juízes 8:33. Diz que quando Gideão morreu os israelitas se desviaram novamente da adoração verdadeira, isso mais uma vez nos lembra que não devemos ser seguidores dos homens, porque aparentemente foi isso o que aconteceu com Israel, e se fizermos o mesmo que eles, então assim que a pessoa que estamos seguindo não está mais na congregação, então esfriaremos espiritualmente.
Juízes 8:34, 35. Muitos daqueles israelitas se esqueceram de todo o bem que Jeová e Gideão fizeram por eles, isso poderia acontecer conosco também, talvez tenhamos ajudado outros, talvez tenhamos feito sacrifícios por eles e com o passar do tempo isso não era mais feito por eles, em vez de tornando-se amargos, devemos confiar em Jeová e continuar servindo nossos irmãos, Jeová nos abençoará por imitá-lo, visto que não se esquece de tudo o que fazemos por ele e pelos irmãos.
Juízes 9. O capítulo 9 do livro de Juízes destaca a importância da humildade. Lá encontramos uma parábola contada por Jotão, filho de Gideão. A história começa assim: "Uma vez, as árvores foram ungir um rei sobre si mesmas." A oliveira, a figueira e a videira representavam homens honrados que nunca procuraram reinar sobre seus irmãos israelitas. Em vez disso, o cambrón —que só serve para lenha representava o reinado de um assassino faminto de poder: o orgulhoso Abimélec. Este homem deu-lhes "como príncipe de Israel por três anos", mas finalmente sofreu uma morte violenta, por isso é sempre importante ser uma pessoa humilde.
Juízes 9: 5. Gideão teve um filho muito mau e ambicioso que, devido ao desejo de poder e riqueza, conseguiu eliminar 70 de seus irmãos, é impressionante como o desejo de poder corrompe as pessoas, que nunca ferimos ninguém pelo desejo de privilégio Em vez disso, peçamos a Jeová que encha nosso coração e nos ajude a continuar a crescer no amor por ele e por nossos irmãos e irmãs.
Juízes 9: 8. Até o final, nos ensina que para sermos amigos de Deus, temos que ser humildes, pois aí encontramos uma parábola que Jotão, filho de Gideão, contou, a história diz que uma vez, as árvores foram ungir um rei sobre si mesmos., a oliveira, a figueira e a vida representavam homens honrados que nunca procuraram reinar sobre seus irmãos, em vez disso, o cambron representou o reinado da orgulhosa Abimelec, que teve um final muito desastroso, por isso é sempre melhor ser humilde.
Juízes 9: 8-15. Ajuda-nos no ministério porque nos mostra como ser melhores professores, e uma das chaves é aprender a usar as ilustrações corretamente, pois assim podemos alcançar mais facilmente o coração das pessoas.
Juízes 9:22. Em diante. Abimelech governou por três anos. Mas depois desses anos houve inimizade e eles o traíram. Podemos ser objeto de injustiça neste sistema por qualquer pessoa ou organismo, e anos podem passar. Mas a justiça de Deus sempre estará presente e responsabilizará nossos opressores pelas injustiças sofridas.
Juízes 9:33. De vez em quando, são fornecidas indicações mais precisas sobre o tempo. Por exemplo, Abimeleque, o filho violento do juiz Gideão, foi aconselhado a se lançar contra a cidade de Siquém "pela manhã [...] assim que o sol brilhar". Obviamente, havia uma razão estratégica por trás disso. A luz ofuscante do sol nascente atrás das forças de Abimelec deve ter tornado muito difícil para os defensores de Siquém distinguir o exército atacante "nas sombras das montanhas".
Juízes 9: 56-57. Deus fez com que a maldade desses homens viesse sobre eles, o texto menciona que até o oposto de uma bênção caiu sobre eles pelo dano que fizeram aos seus irmãos, isso nos ensina que quem fere os outros está carregando um julgamento sobre si mesmo, todos os o dano que ele faz vai voltar, porque Jeová não abençoa os ímpios nem os pronuncia juntos, a menos que se arrependam e corrijam o dano feito, visto assim, é melhor para nós sermos bons com todos.
Muito bom estou aprendendo muito os comentários,vem me fortalecendo cada vez mais.obrigado irmão,jeova te abençoe,sempre
ResponderExcluirGosto muito das explicsoações dos sirmãos só que as vezes fica muito grande os comentários
ResponderExcluir