TEXTO DIÁRIO, Terça-feira de hoje, 23 de novembro de 2021, O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa (Jer. 17: 9).
TEXTO DIÁRIO, terça-feira de hoje, 23 de novembro de 2021
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2021
Terça-feira, 23 de novembro de 2021
O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa (Jr 17: 9).
Jacó amava todos os seus filhos, mas tinha uma afeição especial por Joseph, de 17 anos. Como o resto de seus filhos reagiu? Eles tinham inveja de Joseph e, como consequência, o odiavam. Eles o venderam como escravo e contaram a seu pai que um animal selvagem havia matado seu filho favorito. A inveja resultou em quebrar a paz familiar e quebrar o coração de seu pai (Gênesis 37: 3, 4, 27-34). A inveja aparece entre as perigosas "obras da carne" que podem impedir uma pessoa de herdar o Reino de Deus (Gálatas 5: 19-21). Como regra, esse sentimento prejudicial é a raiz de rixas, brigas e explosões de raiva. O caso dos irmãos de José mostra os danos que a inveja causa nas relações e como perturba a paz de uma família. Embora nunca nos comportássemos como os irmãos de José, não devemos esquecer que todos temos um coração imperfeito e traiçoeiro. Portanto, não é à toa que às vezes sentimos inveja. w20.02 14 pars. 1-3
O que pode nos ajudar a combater a inveja?
Podemos combater a inveja sendo humildes e satisfeitos com o que temos. Assim, não deixaremos um lugar no coração onde ele possa crescer. Se formos humildes, não teremos uma opinião muito elevada de nós mesmos e não pensaremos que merecemos mais do que os outros (Gl 6: 3, 4). Quem está satisfeito com o que tem fica satisfeito e não se compara com os outros (1 Timóteo 6: 7, 8). Quem é humilde e satisfeito fica feliz por quem recebe o bem.
De acordo com Gálatas 5:16 e Filipenses 2: 3, 4, o que o espírito santo nos ajudará a fazer?
Precisamos do espírito santo de Jeová para evitar desenvolver esse sentimento prejudicial e, em vez disso, ser humildes e satisfeitos. - Leia Gálatas 5:16; Filipenses 2: 3, 4. O espírito de Deus nos ajuda a examinar nossos pensamentos e motivos mais íntimos. Com a ajuda divina, podemos substituir pensamentos e sentimentos prejudiciais por outros edificantes (Salmos 26: 2; 51:10). Vejamos os exemplos de Moisés e Paulo, que conseguiram superar a inclinação para a inveja.
Que situação colocou Moisés à prova? (Veja o desenho na capa).
Moisés tinha muita autoridade sobre o povo de Deus, mas ele não considerava que ele era o único que deveria ter esse privilégio. Por exemplo, em certa ocasião, Jeová tomou parte de seu espírito e o deu a um grupo de anciãos israelitas que estava perto da tenda de reunião. Logo depois, Moisés soube que dois élderes que não haviam ido à tenda de reunião também receberam o espírito santo e começaram a agir como profetas. Como você reagiu quando Josué pediu para impedi-los? Ele não tinha inveja de Jeová ter notado esses dois homens, mas ficou feliz por eles terem recebido a honra de profetizar. - Núm. 11: 24-29. O que aprendemos com Moisés?
Todos os direitos reservados Copyright © 2020 Watch Tower Bible and Tract Society da Pensilvânia JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário